quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O fim dos Nacionais na Europa?

O cidadão do nariz avantajado é Jordi Bertomeu, diretor executivo da Euroliga. E ele tem um plano ambicioso. Lançar, em 2009, um torneio com 24 equipes nas bases da atual Euro, mas com uma "singela" diferença: com jogos no meio e nos finais de semana, o que inviabilizaria as ligas nacionais, já que Tau, Real Madrid, Barcelona (Espanha), Siena (Itália), Maccabi (Israel), CSKA (Rússia), Olympiacos e Panathinaikos (Grécia) gostaram da idéia e dos moldes da competição, que teria 16 vagas cativas, 7 procedentes do que ainda restaria dos campeonatos nacionais e a outra para o atual campeão.

Não há dúvida de que esse é mais um passo dos europeus para tornar o basquete ainda mais forte por lá. Duas das exigências de Jordi para a nova competição são: cada ginásio deve ter capacidade para mais de 10 mil pessoas e a folha de pagamento dos clubes deve superar os 7 milhões de euros anuais.

Mas ficam algumas perguntas: E as ligas nacionais? Até que ponto a criação de um torneio continental não tira o peso das rivalidades nacionais que movimentam o basquete em seus respectivos países? Com a transformação dos Nacionais em torneios decorativos, como fica o abastecimento da modalidade em relação a novos praticantes?

O pessoal da FEB (Federação Espanhola) já se manifestou drasticamente contra, alegando que o que sustenta o basquete espanhol inteiro é a popularidade da Liga ACB entre os seus afiliados. É um argumento plausível pacas, mas o cidadão da foto não está muito preocupa com isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não sou a favor que campeonatos ou ligas nacionais substituem ou mesmo acabem com os campenatos estaduais, apesar de que aqui no Brasil somente existe um campeonato de nivel o paulista, o resto é uma vergonha, são campeonatos de uma equipe, ou seja, começa o campeonato ja se sabe quem vai ser o campeão.
Hoje assisti o jogo Limeira x Franca, jogaço, espero que nada aconteça com essa liga para que possamos assistir aqui no Rio grandes jogos entre o mengão e essas equipes.
Gustavo Junior