quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Canto Greggoriano

Eu sei. Vai dar muito pano para manga, e a caixinha de comentários vai me detonar. Mas vamos lá: o que Gregg Popovich fez na partida de ontem entre Spurs e Phoenix Suns é absolutamente lamentável e patético para um treinador de sua estirpe. Não sou contra o hack-a-shaq (medida em que os adversários fazem faltas no pivô, que é péssimo da linha de lance-livre). Há momentos da partida em que a artimanha é "cabível", acho eu.

A atitude do (ótimo) técnico do San Antonio é de uma mesquinharia absurda. Fazer falta em O'Neal com cinco segundos do primeiro jogo da temporada, como que para mostrá-lo o que lhe esperaria no futuro, talvez mostre o que Pop sobre a modalidade. Algo como um "eu posso fazer TUDO para vencer". Para quem pensa assim, ele é um gênio. Para mim, um torpe seguidor da boçalidade em uma modalidade que não precisa de tal atitude para crescer e ganhar espaço.

A falta faz, sim, parte do jogo. Absusar deste direito para vencer uma partida ou intimidar o seu adversário, não. Já passou da hora de a NBA agir contra isso. A tal manobra mancha o espetáculo e abre espaço para palhaços como Popovich agirem livremente. Abaixo a imagem do lance, e saio fora antes que a caixinha me destrua por completo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Fala Fábio tb achei ridículo... mudando de assunto... vc não está esquecendo de publicar nada ??? a mangueira venceu ontem, vc sabia ??? rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Cara depois vou bater um papo contigo sobre santo andré... foi show de bola... a lais foi 10, arilza, ana etc.

fábio balassiano disse...

oi, anônimo. não esqueci não, rapaz. Mas não fui ao jogo, e não dá pra ficar escrevendo sobre a Mangueira sempre. Há muito assunto pra tocar. mas de todo modo, estarei no ginásio amanhã, para ver contra s. caetano.
o email está aberto para falar sobre sto andré.
abs, fábio.

Anônimo disse...

Pô, Bala!
Achei sensacional a jogada do Hack a Shaq logo no início! O maior tapa na cara da liga que insiste em não mudar a regra.
Bastava dar a falta e a posse de bola nas jogadas intencionais que tudo estaria resolvido.
Um pouco de senso de humor é sempre bom...
Abração!
Roby

Anônimo disse...

Balassa,
também acho ridículo essa atitude. Mas como disseram no comentário acima, foi um "tapa na cara da liga" que se omite qto à essa a "arma secreta".
Não sou contra, mas fazê-la, agora, nesta altura, é ridículo.
Abraço

fábio balassiano disse...

wayand e roby, acho que a questão não é senso de humor - algo que até tenho. Sinceramente, não consigo ver a atitude do popovich como um "tapa na cara da liga", até porque essa é uma jogada que ele "precisará" mais pra frente.

acho que ele fez na sacanagem mesmo.

e, na boa, dá pra esperar bom humor do popovich, que mal sabe sorrir? o tim duncan disse que traz "alegria ao campeonato". sei não...

de todo modo, vale pelo debate.
abs, fábio.

Anônimo disse...

que é isso, vc q não está prestando atenção então, Bala... desde outubro, o Popovich:

- apareceu com uma barba digna do Yeti;
- disse que a pré-temporada "é divertida";
- fez uma falta no Shaq com menos de um minuto jogados, sorriu e fez dois "joinhas" pro pivô, em sua melhor imitação de Fonzie. "Eeeey!"

ele não tinha senso de humor, mas no último mês, fez mais graça que o Jerry Seinfeld

acho q ninguém gosta dessa tática de faltas, é ridículo mesmo, e depois, nesse jogo mesmo, o Pop usou da tática de novo, desta vez pra valer. mas eu consigo perdoar essa da primeira posse da temporada, foi engraçado, nem que tenha sido engraçado por ser inacreditável e ridículo.

Anônimo disse...

adendo: eu acho q o Pop deve ter perdido a cabeça quando viu o Ginóbili se machucar nas Olimpíadas, ficou louco de vez e resolveu aloprar pelo resto do ano. de repente ele volta a ser o Pop de sempre quando o Ginobili voltar. sei lá

Unknown disse...

um pouco de senso de humor não faz mal a ninguem, né? até mesmo se tratando do pop. temos que tentar sempre ver as coisas pelo lado bom, afinal a vida já é seria demais, portanto, não que seja a favor da tatica,só que discordo profundamente do "palhaço" que voce usou, trata-se de um tecnico vitorioso, e devemos no minimo respeita-lo.
Renan Frias

Messo disse...

Eu naum sou contra o Hack-a-Shaq.. o kra tah na quadra e pode fazer tudo desde de q seja do jogo... agora cabe aos juizes dar uma falta anti-deportiva... aí tah o grande erro...

Sobre o jogo de quarta eu vi com muito humor o q aconteceu.... não acho q tenha sido um aviso...

Cabe aos juizes agora num eventual confronto Spurs e Suns prever esse tipo de atitude e punir com severidade esse tipo de lance...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Srs,

é o seguinte, a falta foi feita em 5 segundos porque o Oneal disse que o Popovich iria pagar:

"The only thing I call cowardly is when you're up by 10 and do it. That's a cowardly move. I didn't say nothing last year, but that's a coward move. They should really do something about that. When you're down, I can see using it as a strategy, but when you're up 10, 15 points, there's really no need for that. I was fine with that. It doesn't work. It may work in a series, but it's not going to get you to the championship. San Antonio tried it, but they went home a couple weeks after we went home. I just have to go to the line and make them pay. And I will." Shaquille Oneal

Então depois de ser chamado de covarde o Pops dever tre pensado: "Vou dar uma sacaneada", nada maos justo.

Anônimo disse...

Acho q foi um dos momentos mais engraçados q eu já vi na NBA
quem esperaria uma brincadeira dessa vinda do Pop
foi hilário