domingo, 19 de outubro de 2008

Alto-falante

"A única coisa que eu chamo de covardia é quando um time está ganhando de dez pontos e faz isso (o Hack-a-Shaq). Esta é uma estratégia covarde, o (técnico) Popovich sabe disso, e eu os farei pagar pelo que fizeram"

O desabafo é de Shaquille O'Neal, pivô do Phoenix, reclamando da estratégia pra lá de duvidosa do San Antonio nos últimos playoffs - o jogador, cujo lance-livre é deficiente, era deliberadamente agarrado pelos Spurs. Até acho que o pivô tenha razão nas lamúrias, mas é difícil acreditar que ele ainda consiga fazer algo de muito útil com a bola nas mãos. Com as palavras ele ainda se vira muito bem...

5 comentários:

Anônimo disse...

kkkkk
Sou torcedor do SUNS..
Mas nao acho isso uma covardia, e sim uma estratégia...
é a mesma coisa que vc ta perdendo e faz faltas pro outro time cobrar os lances-livres e o time que esta perdendo, torce pro jogador errar o LANCE-livre..

Simples, eu tbm usaria esse tipo de estratégia

Anônimo disse...

Acho a estrategia valida sim, como tbm acredito q o O´Neil pode fazer muito ainda na NBA, acompanho basquete desde as olimpiadas de 96, vi a carreira inteira dele, e dos jogadores q vi jogar ele eh o melhor de todos, torço para q ele possa recuperar a forma, se livrar de lesoes e fazer uma grande temporada.

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com a opinião de Shaq. Essa estratégia realmente é covarde na minha opinião. É uma estratégia que a regra permite, mas ela beneficia o infrator, que, para ter a posse de bola deliberadamente faz uma falta proposital em um jogador que tem baixo percentual de acertos de lances livres. A falta proposital já é por si contraditória com o espírito do jogo. Você treina a vida toda para ser um bom marcador, para marcar sem fazer faltas, e em um determinado momento do jogo o técnico te manda fazer falta para trocá-la pela posse de bola. O infrator, aquele que em princípio deveria ser punido, leva é vantagem no lance. Resumindo, alguém que comete uma infração do jogo nunca deveria se beneficiar do seu resultado. Isso pra mim é um buraco negro na regra do basquete. É um retrocesso, pois nem sempre foi assim.

Anônimo disse...

Ninguém mandou ele não saber arremessar lance-livre. Faltou o D'Antony tirar o Shaq de quadra quando o time vencia por 10 pontos, se isso não aconteceu, nada mais justo do que o Popovich aproveitar a oportunidade.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:23.
Veja como o resultado dessa estratégia é questionável: o D'Antony ser obrigado a tirar o Shaq, um jogador importante para ele, porque sabe que o adversário vai fazer falta intencionalmente nele para ter de volta a posse de bola. Para mim qualquer estratégia que implique em fazer falta intencionalmente é no mínimo duvidosa. O que questiono é a regra permitir isso, favorecendo quem faz falta de propósito. O que acho interessante é que essas faltas são cometidas com intenção de fazê-las (não se vai para marcar uma jogada, ou para recuperar a bola, se vai com a intenção clara de fazer a falta), todos sabem que é assim, e nunca essas faltas são interpretadas como faltas anti desportivas.