segunda-feira, 22 de junho de 2009

Meus dias em São Paulo

Estive em São Paulo no final de semana (na verdade, São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo e adjacências). Aproveitei o tempo por lá para ver e conversar muito sobre basquete. Cheguei a assistir, antes de partir, ao primeiro tempo da final universitária feminina entre UNIP/São Caetano e Uni Sant'Anna (vitória desta equipe por quatro pontos).

Fiquei feliz ao constatar o crescimento físico e técnico da pivô Nadia Colhado (ela deve aparecer na convocação de Paulo Bassul), a vitalidade da ala Laís (que jogou o Paulista por Guarulhos) e que o técnico Borracha, do time do ABC, ainda não tenha desistido de seus (bons) ideais. Também encontrei, no ginásio do Paulistano, com a ala-pivô Franciele, e fiquei feliz com a sua cabeça no lugar e com a sua determinação neste momento de pré-convocação (ela é nome certo na lista, evidentemente).

No sábado à noite fui ver a semifinal do Paulista Feminino em Santo André, onde, por sorte, encontrei com Walter Roese, assistente-técnico do time masculino de Nebraska e técnico principal da seleção de rapazes que vai à Universíade. Dentro de quadra, vi um péssimo primeiro tempo entre o time da casa e Americana e uma boa segunda etapa. No final, vitória para Americana por 68-64, 2 a 2 na série e decisão do outro finalista (Ourinhos passou por Catanduva por 3 a 1) na terça-feira.

Sobre o jogo, que não teve a ala Lilian (com pneumonia) e Êga (machucada e animada no banco), notei a armadora Natália bem nervosa no começo (ela foi substituída com três minutos), mas fundamental no final (21 pontos e três bolas de três em momentos críticos). Karla (foto), sempre arremessando (20 tentativas), esteve bem com seis pontos nos últimos dois minutos. Micaela e a cubana Ariadna travaram excelente duelo nos dois extremos da quadra. A brasileira, aliás, anda cortando um dobrado para segurar sua rival, mas no sábado ela conseguiu reduzir a sanha da adversária para 14 pontos (4-13). Ponto para Kaé!

O final da partida, aliás, foi tão emocionante quanto mal jogado: os dois times erraram muito, a pivô Vanúzia, de Santo André, falhou nos lances-livres quando restavam dez segundos e a cubana Ariadna reclamou com uma falta de educação terrível sobre uma falta que decididamente não aconteceu a três segundos do final. Depois da partida, a técnica Laís Elena (que tem um domínio tático maior sobre seu time do que Branca tem com Americana) e sua assistente (Arilza) entraram em quadra para reclamar da arbitragem, que, de fato, fora realmente lamentável (para ser educado). Tendenciosa, não. Ruim mesmo!

Sei que o nível pode melhorar, e melhorar muito, mas ao mesmo tempo em que fiquei triste com a falta de público (cerca de 400 andreenses estiveram lá - a maioria saiu direto do futebol e migrou para o ginásio), me alegrei ao ver que as meninas, tão maltratadas pela CBB, ainda não desistiram. Que continuem assim. E quem sabe eu não volte para ver as finais na gelada São Paulo.

10 comentários:

jdinis disse...

Fábio,

Falando em seleção feminina, qual a sua opinião/informações sobre:

- A Alessandra e a Helen voltam?
- Se voltarem não podem ajudar a segurar o estrelismo da Iziane?
- A Adrianinha será convocada e aceitará?
- Uma possível formação com Helen e Adrianinha não qualificaria o passe e diminuiria os erros da seleção?
- Clarissa está cotada?

Abs.

fábio balassiano disse...

jdinis, vamos lá.
1- helen e alessandra voltam
2- sua idéia é boa, mas não sei se a iziane vem.
3- adrianinha será convocada. deve vir.
4- qualificaria, sem dúvida, mas não curto esse lance de 2 armadoras juntas (veja o post de amanhã).
5- clarissa está cotada (deve vir!)

abs, fábio balassiano

KatiaSilene disse...

Bala, quando q é previsto +- para sair a escalação do Bassul?

marcelo marques disse...

a minha seleção feminina

g-adrianinha
g-natalia
pg-iziane
pg-helen
f-chuca
f-fernanda beling
pf-franciele
pf-flavia luiza
c-alessandra
c-erika
c-kelly
c-clarissa
pg-tassia (se estiver recuperada)

titulares
g-adrianinha
pg-iziane
f-chuca
pf-franciele
c-erika

fábio balassiano disse...

katia, a convocação deve sair no começo de julho (dia 5 provavelmente).
marcelo, a tássia ainda não está recuperada.
marcelo, esqueceu da micaela, ou foi opção mesmo? e a karina jacob?

abs, fábio balassiano

marcelo marques disse...

foi opção mesmo

a micaela me decepcionou muito em pequim

e a karina pode ser uma boa opção mesmo

a tassia vai fazer mt falta no mundial sub 19

vc sabe se alguma emissora irá transmitir o mundial sub 19,lusofonia,e aquele outro torenio em portugal(com angola,portugal,brasil,finlandia e holanda)e o torneio tuto marchand em porto rico pré copa america

já mandei e-mail pra espn,bandsport e pra sportv ninguem respndeu ainda

fábio balassiano disse...

nao haverá transmissão, marcelo.
infelizmente.
abs, fábio

Anônimo disse...

Santa Imparcialidade

Bala,infelismente por aqui,ABC,sempre tivemos grandes equipes mas o público nunca foi dos melhores,as vezes quando do Lacta e mesmo o Polti tinhamos nas decisões publicos razoaveis,o mesmo se passou em S.Bernardo e S.Caetano.O nível do campeonato é sofrivel,a tatica carece de técnicos conhecedores, a Lais é disparadamente a melhor,A Branca no outro,lado agora esta vendo como não tão fácil quanto na ESPN,o Uruba é o amigo, e O Ferreto é a correria,sem quaisquer sentido tático,então Bala esta é a realidade.A nossa diretora-Hortencia como sempre não apareceu,aliás há muito tempo que não vejo assistir a um jogo de basquete feminino a não ser os que ela comenta pela Globo(mundial-Olimpiada-Pan(o do Rio).Uma curiosidade, com tantos técnicos no Brasil, que dirigem faculdades e universidades ,nos jogos Universitários, qual a razão para tanto desprestígio aos nossos,colocando um técnico que trabalha na universidade de Nebraska?Não é uma total falta de respeito aos nossos ?

fábio balassiano disse...

Santa Imparcialidade, não acho uma falta de respeito.
o roese é um técnico respeitado, e tem bom trânsito entre os pares do país.
e ele é muitíssimo bom também
abs, fábio

Anônimo disse...

Na minha seleção ou opinião, a Micaela fica com o lugar da Iziane, a Karla no lugar da Chuca e a Nadia Colhado no lugar da Clarissa.

Acho que seria mais produtivo!!!!

A Paulista