terça-feira, 9 de junho de 2009

O valor do aprendizado

No dia 7 de junho de 1995, Nick Anderson (foto) teve quatro lances-livres para decidir o jogo 1 das finais entre Orlando Magic e Houston Rockets. Com 70% de aproveitamento na temporada regular, o mínimo que se esperava do ala que já anotara 22 pontos naquela noite era uma conversão. Mas Nick errou os quatro, e viu os texanos vencerem o duelo por 120-118 na prorrogação.

Dois dias depois, há exatos 15 anos portanto, o Orlando, destroçado psicologicamente inclusive por seu técnico (Brian Hill), foi surrado pelo Houston (117-106). No final, inapeláveis 4 a 0 e uma marca injusta na carreira de Nick Anderson (ele nunca mais foi o mesmo).

Mas por que menciono isso agora? É simples. A data do "fatídico" jogo 1 das finais de 1995 é exatamente a mesma da do segundo duelo das finais de 2009 entre Lakers e Orlando (7 de junho). Como ocorreu há 14 anos, Courtney Lee (foto à direita) está sendo crucificado pela cesta que não converteu (e que daria a vitória aos Magic). O time da Flórida pode escolher seu caminho: repetir os erros do passado e morrer mentalmente nos dias seguintes, ou "perdoar" os equívocos de um passado recente e virar a página.

Baixar a cabeça e pensar na partida de domingo não resolve nada. Pelo contrário: nestes momentos em que o duelo mental pesa tanto quanto os ajustes táticos, Phil Jackson, do Los Angeles, já deu mostras de que pode capitalizar bastante. É hora de Stan Van Gundy levantar a confiança de seus rapazes. Ficar criticando Lee, como ele já fez, é que não funciona.

7 comentários:

Guilherme de Paola disse...

Eu acho que vai dar Lakers.
Eu torcia pro Cavs chegar.. Acho o LebRon o melhor de todos, like Federer in tennnis.! rs rs rs

PauloRJ disse...

Bala, você não tem idéia de quanto eu fiquei P! da vida com o Nick Anderson naqueles lances livres...

Existe uma outra diferença em relação aquela série. Estes lances aconteceram no jogo 3, o 1o em Orlando, aonde todo mundo achava que o Orlando ganharia depois de 2 jogos disputados em Houston...depois de ficar por 3 x 0 o Orlando se entregou no jogo 4...
Uma coisa eu tenho que colocar, acho o Saan Van Gundy melhor técnico que o Brian Hill...

PauloRJ disse...

Stan Van Gundy!

fábio balassiano disse...

paulo, legal o seu comentário.

mas o jogo dos 4 lances-livres errados do nick anderson foi o número 1 da série mesmo.
(http://www.basketball-reference.com/teams/HOU/1995_games.html)

e os 2 primeiros jogos daquela série foram em orlando.
depois que a série migrou para houston (2-3-2, em que os 3 seriam no Texas).

mas concordo com vc: o brian hill não é tão bom quanto o stan van gundy.

lembro que o nick anderson ganhou o apelido de BRICK ANDERSON (tijolo). injusto, pois o cara jogava bem.

abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

É engraçado os caras crucificarem um jogador e esquecer que depois o time foi pra prorrogação e perdeu. O time não perdeu naquela jogada, naquele lance o time empatou. Claro que a derrota se deve a uma série de fatores, mas parte dela foi desenhada no tempo extra, quando o time não se impós. E isso não é só culpa do Lee.

Heverton Elias

fábio balassiano disse...

concordo inteiramente com vc, Heverton Elias.
o orlando deu mole nos últimos cinco minutos todos!
tinha que ter matado antes, bem antes.

abs, fábio

Rodrigo disse...

Absurdo criticarem o Lee pelo erro, ou comparar com a amarelada do Anderson. Um lance desses a 0,6 segundos é sempre muito dificil, até Jordan poderia errar uma dessas.