quarta-feira, 24 de junho de 2009

Memórias globais

Você que tem entre 20 e 30 anos deve se lembrar deste cidadão na foto. Era o ala Wes, que jogou e fez sucesso por aqui na década de 90. Foi ele o último cestinha de uma partida de basquete entre clubes transmitida pela Rede Globo. No dia 1º de fevereiro de 1998 (um domingo), o seu Ribeirão Preto acordou cedo, abriu os trabalhos da manhã da emissora (9h30) e venceu Franca por 77-73. O atleta fez 24 pontos e carregou seu time, que, para a sua tristeza, perderia a final daquele Nacional para o mesmo rival na quinta e decisiva partida por 83-73 com 21 pontos do dominicano Vargas.

Só para traçarmos uma comparação: no jogo que teve transmissão da Globo, houve 32 bolas de três pontos e igual número de desperdícios de bola. Os técnicos de Ribeirão Preto e Franca? Guerrinha e Hélio Rubens Garcia. Dois dos jogadores das equipes? Os agora técnicos Zanon e Chuí. Será que isso explica a queda técnica do nosso basquete?

11 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente a Globo se apoderou do Basquete para evitar que outra emissora pudesse ter êxito com nosso amado esporte.

Imaginem se Record ou Bandeirantes tivessem os direitos de transmissão.......Imos ver pelo menos 1 grande jogo ao vivo por semana.

Mas ifelizmente o $$$ falou mais alto!!!

Anônimo disse...

parece mentira mas lembro desse jogo esse americano jogava bem mas tb era bem peladeiro bala!!! foi o ultimo jogo de clubes na globo!!!!

Sem tv aberta fica quase impossivel..

abraçosss
samuel

Victor Dames disse...

Lembro vagamente desses times jogando, só não lembro de vê-los na tela global...

Agora, deixa ver se entendi bem, Bala: que fator você está afirmando de queda: falta de renovação de técnicos? Ou técnicos com a mesma mentalidade dos anteriores? Ou as duas coisas?

Com tantos problemas, fica até difícil identificar a causa do declínio...

Abraços!

Adriano disse...

32 bolas de 3 no total não é um grande número, 16 pra cada lado, tá bom. Naquele estudo feito pelo Rodrigo no Rebote, não vimos que a média europeia e internacional está em torno de 40/44 bolas de 3 por jogo? Se comparado às 63 bolas de 3 q vimos em jogos da decisão deste ano, era um número pra lá de saudável

Mas 32 erros é demais em qqr lugar do mundo, em qqr época da história

fábio balassiano disse...

victor, quis dizer que são as mesmas cabeças...
abs, fábio

Anônimo disse...

anonimo contra a GLOBO.
A verdade é que foi ofericida a transmissao a Record por primeiro e a mesma pediu 30.000 por jogo sem tv aberta, somente na record news de sabado de manha.
A Band tinha interesse somente de transmissao na Bandsport e nao precisava pagar nada a ela e igual foi a proposta da ESPN.
A unica emissora que ACREDITOU no basquete foi a Globo,nao somente com transmissao, ,porem com projeto muito mais profundo e estrategico para a Liga.
Parabens a Rede Globo por ter acreditado e investido nao somente em transmissao de jogod e sim em acreditar que o basquete era muito maior que um punhado de pessoas que estragaram a modalidade em todos esses anos.

Anônimo disse...

A Globo acreditar no basquete???

Anônimo disse...

o cara acima tá LOUCO ou é empregado da Globo.

Uma mesma realidade pode ter vários pontos de vista........mas acredito mais no que a Globo está somente envolvida para evitar que a RECORD desenvolva um projeto Olímpico ligado ao Basquete.

Anônimo disse...

Então por que a Record não pegou o projeto?
Agora quer surfar junto?
Viva a Globo e parabéns em quem acreditou,pois muito em breve vao colher.
Domingo confirmado TV aberta Globo,
as 10 :00

Victor Dames disse...

Ok, Bala. Foi só pra esclarecer mesmo. E acho que você está certo, difícil mudar a mentalidade assim...

Abraços!

Anônimo disse...

Sera que estas cabeças são tão ruins assim?
Para mim ela são muito acomodadas, não tem aquela fome de evoluir.
Achar que Guerrinha e Chui não entendem nada de basquete , acho que é um exagero.
Mas que o apetite deles esta zerado, não é.