terça-feira, 23 de junho de 2009

Ela merece crédito

Na sexta-feira vi o terceiro jogo da semifinal entre Catanduva e Ourinhos, pelo Paulista feminino (69-61 para as visitantes). Na eleição da "melhor da partida" da ESPN-Brasil, Wlamir Marques elegeu Mamá, que fez 17 pontos e 10 rebotes. Tudo bem, ok, ele é o Mestre, mas o julgamento mostra, um pouco, como se pensa basquete neste país.

Naquele dia, Karen (foto) fez sete pontos e foi, disparada, a melhor em quadra. Pela estatística é impossível dizer isso, mas quem viu o duelo sabe do que estou falando: a ala, sem dúvida alguma a melhor defensora do país há algum tempo, anulou Palmira (1-6 dos três pontos e três erros), cobriu as investidas de Fabão (2-7 e cinco erros), incomodou a irmã-e-rival Silvinha (5-16) e mostrou um altruísmo no ataque pouco visto nas quadras brasileiras.

No sábado, na decisiva vitória que garantiu a classificação de Ourinhos, terminou com os seguintes números: 15 pontos, seis assistências, cinco rebotes e duas roubadas. A ala sabe que pode melhorar (no ataque principalmente), mas a seleção feminina precisa dar a Karen a chance de ela demonstrar aquilo que tem de melhor. Se o tempo é de renovação e de falta de craques incontestáveis, que se comece a pensar em um time com senso coletivo invejável e com uma defesa selvagem.

E não existe ninguém que faça isso como Karen Gustavo. Torço muito para que o modo como vemos o basquete por aqui mude rapidamente. Dizer que este é melhor que aquele apenas porque este fez mais pontos que aquele é míope demais. Reduz o basquete a algo que ele realmente não é. Que Paulo Bassul, tão adepto do discurso aqui descrito, tenha um mínimo de coragem e coloque a ala de titular e com tempo de quadra na próxima Copa América. Suas (as do técnico) palavras terão uma aliada de peso dentro das quatro linhas.

14 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe Bala, mas assisti o jogo e não achei ela tão bem assim não. Alias, assisti vários jogos desse Paulista. Assistiria mto atento as finais do Paulista pra ver se chamaria ela pra seleção.. Pq tem jogadora que tá merecendo mais que ela, pode ter certeza. Ah, e titular já é demais!!!

sta.ignorancia® disse...

A Karen tem queimado muito minha lingua durante esses anos e ela pode ser útil na seleção sendo aquela que sempre marca a cestinha adversária. Mas vamos precisar da Iziane e das outras "pontuadoras", pq a Karen no ataque ainda é muito irregular.

fábio balassiano disse...

respeito o seu comentário, mas me estranha porque um comentário assim, tão educado e opinativo, precise ser anônimo.

só para entender melhor: gostaria que você citasse duas atletas da posição 2 que jogam mais que a karen, e os motivos, por favor.

ah, e na boa: no jogo 3 lá de catanduva ela, sim, jogou demais. talvez você esteja olhando apenas para um dos lados da quadra...

um abraço, fábio balassiano.

fábio balassiano disse...

sta.ignorancia®, concordo com vc. a karen precisa, sim, melhorar no ataque. armas ela tem, mas falta-lhe confiança.
acho, sinceramente, que a seleção pode muito bem "viver" ofensivamente de micaela, adrianinha (helen) e érika, usando a karen como uma espécie arma defensiva que o brasil tem.
vários times do mundo têm isso - o lakers, campeão, usou o ariza como válvula de escape defensiva desde o começo da temporada.

se o bassul quiser, e for ousado para isso, estou certo que ela responderia à altura.
mas, insisto: ela precisa de confiança. colocá-la, como quase sempre, só no fogo não resolve de nada.

abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Concordo com voce Bala,a Karen é tamém boa ofensivamente,e já esta com alguma rodagem,participou no mundial em São Paulo,e foi titular no Pan do Rio,além das competições com o Bassul,não vejo igualmente depois da Iziane uma dois melhor do que ela.Só acho um exagero a comparação com o Lakers,afinal não temos nenhum Kobe Briant e nem Paulo Gazol,teria relação se ainda tivessemos a Hortencia,esta sim jogadora de 40 pontos.

jdinis disse...

Sinceramente não consigo me animar dessa forma com a Karen. Acho uma jogadora que não decide no ataque: não tem penetração, não faz passes decisivos (visão de jogo) e tem um arremesso bom, mas não excelente.

Lembro que a Hortência dizia durante os Jogos de Pequim que o Brasl precisava pontuar, não adiantava somente defender e pegar rebotes. Não temos jogadoras decisivas em número suficiente (ainda mais se a nossa superstar não estiver na seleção).

Acho que a melhor opção, no momento, talvez seja utilizar a Adrianinha junto com a Helen, se for convocada, ou a Natália (tem a Mariana Camargo, que nunca vi jogar e não sei se será convocada). Com isso diminuiríamos o nº de erros (tática que não deu certo em Pequim com Claudinha/Adrianinha).

De qualquer forma, não assisto jogos do feminino em quantidade suficiente para poder dar uma opinião mais embasada. Confio no Bassul.

O que penso ser fundamental para o Brasil é se espelhar no jogo coletivo e controlado da França, que na final do EuroBasket deu um show no time da Rússia (mais alto e com mais estrelas).

Sds.

fábio balassiano disse...

jdinis, concordo com vc.
mas lembre-se: no eurobasket, o jogo era um 57-51, 53-47, essas coisas.
de onde se conclui que a defesa é que está sendo fundamental neste momento.
por isso eu discordo da hortência. o fundamental, neste momento, é defender. atacar a gente sempre soube...

sobre a karen: o arremesso dela não é excelente. mas sua visão de jogo, sim!

abs, fábio

Anônimo disse...

Acho que a Karen precisa, em primeiro lugar, aprender a empunhar a bola corretamente...

Anônimo disse...

A posição 2 realmente é um dos problemas mais sérios da seleção brasileira, principalmente diante da situação crítica do caso Iziane. Quanto a Karen, ela já teve diversas oportunidades de se firmar na seleção. Não acho que a questão seja falta de chance mas sim de característica de cada jogadora. Concordo que ela pode ser uma opção tática para o Bassul, por ter bom posicionamento defensivo e um jogo mais coletivo, mas no time titular precisamos de uma jogadora com talento para definir as jogadas no ataque, pois foi uma das deficiências do time que foi a Pequim. Na verdade, não temos grandes opções entre as atletas que disputam o Campeonato Paulista (vide as estatísticas)então creio que a solução seja analisar as altetas que jogam no exterior e talvez resgatar alguma veterana. Aliás, ao invés de investir na volta da Helen aos 37 anos para jogar como ala, não seria mais interessante fazer essa proposta para a Silvinha, que é mais nova e mais adaptada a posição 2?

Anônimo disse...

Na posição 2 temos a KARLA que é ótima e deve estar na seleção de titular.

Anônimo disse...

Renovação minha gente, pelo amor de Deus!
Karen é uma excelente jogadora e merece a convocação sim!

J.G.

Anônimo disse...

BRUNO

RENOVAÇÃO-ATENÇÃO VEM POR AI-ALESSANDRA E HELEN-DEPOIS VIRÃO HORTENCIA-PAULA-VANIA HERNANDES-SUZETE-MARTA.
ESTA É A RENOVAÇÃO?

Anônimo disse...

EU assisto todos os jogos do Ourinhos ,e posso dizer que a Karen é a mais regular do time.Ela é muito boa na defesa, apesar de não fazer muitos pontos normalemnte, mas o mais importante é quecho ela coerente, não costuma fazer bobagens , como outras jogadoras...
Com certeza ela precisa estar na seleção, e precisa de credito, para ter mais confiança no ataque.
Para mim, não só a Karen, como a Karina são as melhores do Ourinhos no momento.
Boa sorte as duas

Anônimo disse...

Vi que algume falou em KARLA ai....
afff...essa pessoa não tem acompanhado o campeonato paulista memso.
Antigamente quando jogava no catanduva, a Karla botava medo nos adversarios...agora virou uma piada...
na fianl ontem contra o Ourinhos, ela arremessou umas 200 bolas e caiu 2...rsrsrss
karla ja era.Natalia idem.