sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vícios e virtudes

Gostei e não gostei da convocação do Tarallo (foto) para a seleção sub-19 feminina que irá disputar o Mundial sub-19 em julho. Fiquei feliz com uma convocação mais aberta, com 17 atletas, com a efetivação de Joseane, talento já conhecido dos leitores deste blog, e com média de altura da equipe (1,81m).

Por outro lado, não consigo entender o nome da simpática Nayara, da Mangueira (RJ). Pode ser que Tarallo não a conheça, mas a pivô, que evidentemente tem o "benefício da altura" (1,93m), não possui fundamentos prontos, técnica adequada e leitura de jogo para integrar este grupo. Também não entendo porque uma convocação não pode servir de "laboratório" para avaliar meninas de outros estados (16 das 17 jogadoras atuam em São Paulo, o único estado que realmente investe). Por fim, não engulo a resistência da CBB em colocar alguém com experiência, capacidade e traquejo para trazer mais "bagagem" para este time (Barbosa não conta, né). Maria Helena Cardoso, amigos, por quê não?

Enfim, são quase sempre os mesmos elogios e críticas. Também fica o olhar atento na menina Tássia, que terá um bom teste nesta competição.

16 comentários:

Anônimo disse...

Paulistano

O que vc conhece,sabe de basket feminino,para criticar,o Tarallo(bagagem?vc tem?)é um grande treinador da nova geraçào tem conseguido resultados nas competições em foi técnico.O Barbosa não tem bagagem?Por que sempre quando fala no barbosa,voce deprecia o cara? Conheço o seu trabalho,e não é justo suas colocações.Maria Helena????boa técnica,e que mais?Lais,Ferreto,Vendra,Marcio,Borracha,também são bons.Se informe melhor,e se qualifique antes de depreciar profissionais com história.

Anônimo disse...

Paulistano, ao meu ver o Bala não criticou o Tarallo, ele apenas falou que o cara não tem experiencia e nem o nome consolidado no mundo do basquete, o que é um fato... convenhamos que ele ainda não é um treinador top de linha no cenário nacional, pode até vir a ser, mas ainda não é;

concordo que um cara mais experiente ao lado das meninas é sinonimo de investimento na base.

Anônimo disse...

outra coisa... essa seleção brasileira com 16 de 17 meninas de SP é foda mesmo. desse jeito nem os outros estados se desenvolvem e também ninguem encontra talentos em outros estados.

sei que SP esta anos luz a frente dos outros estados no que diz respeito ao basquete, mas uma pré-convocação com uns 20 ou 25 nomes incluindo nem que seja 1 ou 2 do Nordeste, 3 ou 4 do Sul... sei la, com certeza revelaria alguem

Anônimo disse...

paulistano, informe-me melhor antes de puxar saco de pessoas que vcoê não conhece.

TARALLO
- Campeonato Mundial Sub-21
. 8º lugar (Rússia - 2007)

- Copa América - Pré-Mundial Sub-20
. vice-campeão (México - 2006)

- Copa América - Pré-Mundial Sub-18
. 4º lugar (Estados Unidos - 2006)
. 3º lugar (Argentina - 2008)

se vc acha isso bom, meu amigo, então siga em frente...

DECO

Anônimo disse...

PORQUE NÃO COLOCA A KÁTIA??
ELA TEM 7 MENINAS NESTAS SELEÇÕES...

Anônimo disse...

Paulistano


É ,infelismente o desconhecimento e falta de paramentros em nível internacional é fundamental para uma análise desta SR DECO. Portanto ficamos por aqui.

Anônimo disse...

Acho válida a convocação da Nayara, até porque todo mundo fica enchendo o saco porque as seleções de base estão cada vez mais baixas... e a Nayara tbm se destacou no Brasileiro Sub 17 ano passado que não teve fim por causa daquela tragédia toda que teve em Santa Catarina.

No geral gostei da convocação do Tarallo.

Vocês falam em convocar meninas de outros estados mas... as meninas de outros estados foram tudo pra SP, e eu sinceramente não acho válido convocar uma atleta de uma região só pra fazer média com outras regiões. Seleç~~ao brasileira tem que estar as melhores, e as melhores estão em são paulo, que sempre vai buscar atletas de outro estado.

Anônimo disse...

vice campeao em uma copa america,3° e 4° lugar em outras duas nao acho q seja ruim ainda mais para as nossas seleçoes q sao limitadas a treinos soh nu brasil,sem amistosos q realmente possam fazer as meninas evoluirem tecnicamente e taticamente...

qnd o borracha foi tecnico da seleçao q foi p russia em 2007 elas nem pro mundial classificaram...

bom...pode nao ser dos melhores mais tb nao é como dizem as vezes faz bem ver coisas boas tb!!!

Anônimo disse...

Doutor Paulistano...

Li a matéria escrita pelo editor desse blog e em momento algum, o mesmo, depreciou o técnico Tarallo... O senhor que pela forma que fala, deve ter uma bagagem sensacional... Aí fica a pergunta: Será que a vossa realeza não é a pessoa certa para mudar o cenário do basquete feminino Nacional ? Uma, vez que, entende tudo sobre o assunto...

Dizer que Maria Helena é boa, só pode ser sacanagem. Ela é muito melhor do que esse tal de Barbosa.

Já o Tarallo tem a fama de ser paneleiro. Não posso concordar com isso, pois seria leviano, enfim, não conheço a forma do coach trabalhar.

Me diga uma coisa, Doutor: " O senhor não acha absurso que a cestinha do paulista e a segunda maior pontuadora na categoria merecia estar na convocação inicial ?

O nome dela é Andressa... os números se encontram no site da Federação Paulista.

Que absurdo!!!!!

Anônimo disse...

Dr.Anonimo


Não sou e não tenho qualquer pretensão de mudar o cenário do basquetebol feminino e muito menos ser realeza.Mas com certeza tenho bom senso, e não estou aqui para discutir nomes,como o da garota Andressa.Me parece que já esteve em seleções de base brasileira,o técnico pode e tem todo o direito de achar que ela não cabe na sua equipe ou nos seus conceitos de basketball.E,aqui também ninguem comparou Maria Helena com o Barbosa,cada um tem seus mérito,erros e acertos.
Portanto Dr Anonimo, acredito que esclarecimentos dados ok.vamos continuar discutindo basquete feminino,é disto que ele precisa.E é importante este site também dar seu espaço para o Basquete feminino.

Anônimo disse...

Nayara segunda reboteira do brasileiro NAO merece estar na seleção?? Quem deve então? Ao menos a chance de estar ela merece sim! Quando ao taralo preciso nem comentar muito, uma única palavra basta : PANELEIRO!

Anônimo disse...

Olha só, convocação é sempre assim, todos tem a sua opinião!
Sobre Nayara, ela tem tudo para ficar entre as melhores do Brasil na sua posição, pois, no nacional sub 17 ela não decepcionou!
Taralo , Mª Helena , Borracha, Barbosa, legal , mas o cara do Rio de Janeiro? Guilherme Vos!
A Mangueira colocou em todas as convocações para sel. brasileira pelo menos uma atleta, será que o trabalho lá é tão inferior assim que o de São Paulo ou ele é um grande profissional e com um mínimo de estrutura, consegue estes feitos?
Sem tc que foi técnico campeão juvenil com a "FRACA " equipe carioca em 2006, se não me engano!
Vamos tc sobre basquete, mas, sem bairrismo ou por pura vaidade. Tenham o conhecimento do que estão escrevendo para não ficar neste bla bla BLA. Tem muitas pessoas querendo o bem deste esporte!
Bom trab a todos
Basquete, eu amo este esporte!

Anônimo disse...

Tarallo PANELEIRO

Anônimo disse...

rsrsrsrs...Ele não é paneleiro na Seleção, é paneleiro no clube...Ano que vem se as meninas quiserem ser convocadas pra Selecao, vão ter que jogar no clube dele!!hehehehe

Anônimo disse...

O Brasil so chegou ao topo porque tinha Paula e Hortencia, e uma estrategista fenomenal chamada Maria Helena Cardoso. Nao adianta reclamar do Taralo ou de qualquer outro... nao produzimos mais jogadoras talentosas como antigamente, e ai nenhum tecnico faz milagre. Se forem ver as estatisticas, verao que Taralo esta em quase todas as finais dos campeonatos que participa em categorias de base. Pode ser que seja interessante "renovar" a comissao, ate ai tudo bem. Mas dizer que ele nao sabe lidar com categorias de base.. eh demais.

Anônimo disse...

Inclusive para reforçar o scrap acima é sempre bom lembrar que Tarallo teve seu aprendizado de basquete, sendo preparador fisico de Maria Helena...e com certeza com ela aprendeu a principal estrategia da treinadora:fortalecer seu time, enfraquecendo os adversarios, retirando deles suas melhores atletas...podendo fazer times A e B
Deve se ressaltar tbm que qdo o Brasil chegou ao topo com trabalho de varios tecnicos, contando com duas atletas diferenciadas.