sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ele é o cara

No começo da temporada, 88,9% dos gerentes da NBA disseram que "dariam a bola para Kobe Bryant quando o jogo estivesse para ser decidido". Julgavam que o astro do Lakers era o "mais letal" neste tipo de situação. Não é.

Estudo feito pelo ótimo 82games.com mostra que a mão mais mortífera da liga é de LeBron James (foto). Em cinco anos, o astro do Cleveland "matou" 17 últimas bolas (para o site, últimas bolas são aquelas que empatam ou vencem jogos nos 24 segundos finais). Nas últimas duas temporadas, foram 13 acertos em 31 tentativas (aproveitamento cavalar de 41,9% - a média da liga fica em torno de 29% de efetividade). Atrás dele vem Vince Carter, com 16.

Kobe Bryant é o terceiro, mas lidera em outra categoria: a de falhas nos momentos decisivos. Foram 42, contra "apenas" 14 acertos (média de uma comemoração angelina para cada quatro tentativas). Para ser ter uma ideia, Roger Mason Jr., do Spurs, ainda não errou os três tiros decisivos que tentou nesta temporada.

Para aqueles que consideram Carmelo Anthony e Dirk Nowitzki "amarelões", aqui vão bons dados. O ala do Denver tem o melhor aproveitamento nas últimas bolas (48,1% e 13 tiros certos). O alemão do Dallas, com 12 tiros corretos (oitavo no geral), é o terceiro da lista em playoffs (com três bolas acertadas).

O estudo é legal, mas a pergunta persiste: quem você escolheria para arremessar a última bola de uma partida? A caixinha está aberta!

10 comentários:

Jônathas Waldhelm disse...

eu escolheria o Mello.

Wayand disse...

Balassa,
dá a "laranja" pro Kobe e pronto. Tanto faz na 1ª, na 2ª ou na última bola. Dá a "laranja" pra ele...

Osama_Lakers disse...

Kobe, é claro! Ele tem talento, experiência e a mão "calibrada" como ninguém atualmente na NBA.

Marcelo disse...

Paul Pierce

Gabriel disse...

Kobe,sem a menor duvida.Mesmo pq o cara ja tem tres aneis na estante,entao...
Experiencia e espirito vencedor sao pra poucos.Kobe detem isso.

Pedro Trindade disse...

otima estatistica Bala !! Hoje em dia eu daria a bola pro Lebron, mas o ícone histórico é o MJ né... achei duas frases dele sobre decidir jogos que vocês ja devem conhecer mas que são muito legais e ilustram um pouquinho mais o seu post:

"I've missed more than 9000 shots in my career. I've lost almost 300 games. 26 times, I've been trusted to take the game winning shot and missed. I've failed over and over and over again in my life. And that is why I succeed.”

“I never looked at the consequences of missing a big shot . . . when you think about the consequences you always think of a negative result.”

Anônimo disse...

Os últimos jogos que eu vi do Lakers, o Kobe andou mesmo errando umas bolas decisivas. Mas acredito que essa pesquisa onde foi indagado ao técnico "para quem vc passaria a bola decisiva", deve levar em consideração também a experiência do cara. E Kobe tem experiência em play-offs, em alguns jogos decisivos dos play-offs ele andou decidindo, na última bola em campanhas campeãs do Lakers.

Heverton Elias

MarceloCampinas disse...

LeBron James sempre decidiu. Tá ai mais uma prova.

Anônimo disse...

Ainda acho que o estudo não reflete tudo que acontece em quadra. Se for pegar todos os arremessos "clutch" no decorrer do ultimo quarto, na minha opinião o Kobe é o cara. O ultimo geralmente é mais sorte que juízo.

lisangelo disse...

Esses numeros...
Se for pra escolher mesmo, nao passaria nem pro MJ, mas sim pro Paxson...