sexta-feira, 4 de março de 2011

Samba do avião

No domingo, Ênio Vecchi protagonizou uma cena no mínimo estranha: antes da partida de seu time, o Vitória, pelo NBB3 contra o Limeira o treinador procurou desesperadamente uma televisão para acompanhar a final da LBF, que acontecia em São José dos Campos. Para quem não lembra, Ênio é o técnico da seleção feminina que disputará o Pré-Olímpico em 2011.

O que acontecia ali era óbvio: sem o menor contato com o basquete feminino, qualquer chance de analisar as meninas que serão comandadas por ele é válida (e fundamental). Por isso estranha que a Confederação não tenha aproveitado o período sem jogos no NBB (de 27/2 até 11/3) para organizar uma viagem de Ênio Vecchi (tal qual acontece com Rubén Magnano e Neto, agora nos EUA, diga-se de passagem) à Europa. Seria uma oportunidade excelente para o treinador conversar com Franciele, Érika, Cris e Gilmara, por exemplo. Isso, claro, sem falar na surreal ausência do técnico nos treinos de Tarallo na Sub-19 (de Damiris, Tássia, Aruzha, Joice e Izabella) em Jundiaí (será que a CBB sabe que lá está o futuro da modalidade?).

Sinceramente, é difícil de acreditar que Ênio tenha capacidade de convocar e treinar bem a seleção. Ele não conhece as atletas, não tem a menor intimidade com o feminino e a CBB tampouco ajuda nessa integração. Quase sempre deixadas em segundo plano, as meninas agora terão que se acostumar à posição de serem convocadas no escuro. Faz parte da gestão da entidade. Há quem goste...

17 comentários:

Jonathan Soares disse...

Mas um Belo Texto, Parabens Pelas Criticas, Concordo Com voçê. Sera a Decadencia do Basquete Feminino no Brasil ? Pelo Visto CBB Que qu isso Aconteça.

Abs, Jonathan Soares (Quero a Resposta) hahaha

Anônimo disse...

'Tô andando pro Ênio...
Que virada foi essa do Orlando!!!
Miami 'tá parecendo aquele 'ataque dos sonhos' do Flamengo de 95... Com tudo para micar...

Anônimo disse...

Outro dia eu estava pensando nisso também Bala, mas o Enio é mais um testa de ferro da Hortencia como foi o Colinas. A seleção para o pré olimpico já está definida pelos interesses empresariais de Hortencia e Janeth.Esse circo todo é "só para ingles ver". Uma pena. Já me conformei que mais uma vez perdemos a oportunidade de alavancar a modalidade no pais, pois esses danos causados na gestão da "rainha" ainda irão refletir daqui a muitos anos na frente ( e depois não adianta dizer que a geração não é talentosa, pois quem ainda levará a culpa serão essas jogadoras guerreiras que estão no país e ainda insistem em defender a modalidade jogando aqui.). A solução é esperar que o mandato da Hortencia acabe e torcer para que assuma alguém realmente comprometido, ético e profissional, que organize a modalidade e devolva a essa todo o respeito que o basquete feminino brasileiro merece.

Fernando Santos disse...

Critica e lobby num mesmo post?

Não entendi o aparecimento de nomes que até entao nao foram nem de longe "soprados"... enfim!

nem vou comentar a critica!

Anônimo disse...

falando em NBA, e verdade que nao tem camisa do knicks com o nome do carmelo pra vender ?

Marco Antonio disse...

Perfeita a análise do anônimo acima:

1- Enio Vecchi é mais um testa de ferro

2- A convocação das atletas já está definida de acordo com os interesses empresariais de Hortência e Janeth

3- Quando o resultado de todo esses deslabros aparecerem nas competições, a culpa cairá sob os ombros das atletas

4- A gestão da (ex)rainha causará danos por longos anos ao basquete feminino

5- Só nos resta esperar que alguém ético, profissional e comprometido com o basquete assuma logo em seguida para consertar o estrago que a gestão de Hortência está causando ao basquete feminino

Para finalizar uma pergunta:

Será que Hortência e Janeth não temem em manchar o passado glorioso de grandes atletas que foram, ao entrar para história como as piores coisas que aconteceram para o basquete feminino?

Anônimo disse...

O discurso de que a meta são os Jogos de 2016 da Hortência não é por acaso... No fundo ela tem consciência de que todas as besteiras que ela e Janeth estão fazendo podem custar a desclassificação do Brasil para as Olimpíadas de 2012.

Anônimo disse...

fernando, não seja bobo!
o bala só citou atletas que estão na espanha!
nao seja tolo!
logo aqui fazer lobby?!
vai cuidar da sua vida e nao fale asneiras!

chico

Anônimo disse...

O treinador da seleção feminina tem que se sujeitar a ser vaca de presépio, por isso ninguém quis aceitar. O Ênio quis, boa sorte!!!

Anônimo disse...

GUTO

O BASQUETE FEMININO,É SEM DÚVIDA O DEPARTAMENTO PIOR GERIDO DENTRO DA CBB.PENSO QUE É ATÉ DE PROPÓSITO,OU EXISTEM INTERESSES BEM CAMUFLADOS DE SOCIEDADES,OU MESMO DE UMA OMISSÃO GENERALIZADA.O PRESIDENTE SABEMOS QUE É OMISSO(SEMPRE FOI SUA CARACTERISTICA)AGORA O BRUNORO(PORQUE SERÁ ?)SE OMITIR,O DEPTO TÉCNICO FAZER DE CONTA QUE NÃO É COM ELE TAMBÉM,É DEMAIS.E PERMITIR OS ABSURDOS QUE ESTA HOJE,SENHORA,ESTA APRONTANDO É DEMAIS!!!!
OREMOS!!!!

Anônimo disse...

Qual departamento da CBB está bem organizado?

Anônimo disse...

Deixa o cara comecar a trabalhar p depois ver...tao detonando um tecnico q na minha opiniao eh bom, conhecedor do esporte,trabalhador...Ok,nunca trabalhou c feminino....smepre tem uma 1a vez...o Zanon saiu do masculino e fez um belo trabalho em americana no feminino.....esperem,p detonar....e que isso nao aconteca,pois ele ira bem com certeza.sorte enio

Anônimo disse...

Anonimo 20:03,NAO É QUESTÃO DE DETONAR FULANO OU CICLANO, temos que parar com essa visão simplista e limitada de que tudo que está errado e as pessoas apontam é por inveja, preconceito e etc. O basquete feminino brasileiro é muito maior que isso, tem história e tradição,merece respeito e essa questão do Enio é mais uma que está muito errado e pronto ( é impossivel que qualquer pessoa de são consciência veja isso como normal). Seleção não é laboratorio e nem lugar de testes, é um lugar onde tem que estar os melhores e mais aptos da modalidade no país. Será que a experiência Colinas, não serviu de exemplo ainda? Não dá para perceber que dessa maneira a modalidade morrerá cada vez mais? Que esse tipo de ação beneficia meia duzia e prejudica a maioria?Que estamos caminhando a passos largos para o abismo? RESPEITO é só isso que o basquete feminino brasileiro precisa.Bom , mas para um país que terá Tiririca no MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, não há de se admirar que ainda existam pessoas que defendam e sigam as idéias da "rainha" Hortencia.

Anônimo disse...

Anônimo,


Não existe crítica ao trabalho do Enio, até porque ele ainda não começou, mas já deveria ter começado, entendeu?

Fernando

Anônimo disse...

Fabio,a Janete e a Hortencia,sempre
terão um testa de ferro>Tudo para
esconder a falta de capacidade delas.Se as vitórias acontecerem o
mérito é delas senão o Enio vai ter
que responder.Ali tudo é cauculado,
medido e armado.Pobre basquete fe-
minino.Os técnicos competentes são
ultrapassados.

Anônimo disse...

o laranja da hortencia que se cuide daqui a pouco ela toma o suco e joga o bagaco fora como fez com todos que dirigiram o basquete feminino de verdade.E o basquete cada vez mais na merda......
maria

Anônimo disse...

Tardiamente,mas ainda em tempo.Concordo plenamente com tds que dizem q , p a selecao feminina,nada melhor que um(a) tecnico(a) que esteja a par do que acontece.Realmente, selecao num eh laboratorio.N
Nao conheco os meandros e trucagens da CBB ,muito menos ,o que a janeth( q ja chorou na globo,pedindo time)pretende.
Claro, q um Barbosa, bassul,Helena (inha), Pagan...etc...
Soh disse p darem uma chance ao Enio(parece John lennon,rsrs).....
it`s hard..hard..so hard
abrs