domingo, 27 de março de 2011

Frevo bom

Não é muito correto analisar basquete apenas por estatística, mas vale uma pequena análise sobre o título conquistado por Pernambuco no Brasileiro Sub-19 da Região Nordeste (ontem o Estado fez 51-49 contra os paraibanos, donos da casa, para ficar com o caneco).

O que chama a atenção no invicto time da técnica Mônica dos Anjos é o desempenho equilibrado nos números. Com exceção de Augusto (32 por jogo), ninguém jogou mais de 23 minutos por partida (para ser mais exato, nove atuaram por 14 ou mais minutos) e o resultado foi simples: os pernambucanos venceram, com exceção de uma partida, todos os últimos períodos das partidas. Outra prova do jogo coletivo da equipe vem na pontuação (Augusto, o melhor cestinha, teve 14,6 e foi o único a se sair com dígitos-duplos - os outros não passaram de 8,4).

Outro bons dados vêm nos tiros de três pontos e na defesa. Ao contrário do que quase sempre acontece no país, Pernambuco (o segundo menor índice da competição) não abusou dos tiros longos (apenas 14,4 por partida ou 22,2% dos arremessos totais do time) e levou apenas 47,4 pontos por jogo (menos vazada do torneio). Se isso não bastasse, a marcação provocou, em média, 25 erros dos adversários.

Insisto que analisar esporte apenas por estatística é uma loucura, mas confesso que fiquei animado com o que os números me disseram. Que o bom nível de jogo de Pernambuco no Sub-19 represente o começo de uma evolução contínua da modalidade no Nordeste. Mais do que nunca o Brasil precisa de mais gente praticando basquete.

4 comentários:

Fábio Barcelos disse...

Parabéns a treinadora Mônica dos Anjos e a você Bala, pois está antenado e valorizando todos os profissionais que fazem bons trabalhos.
Com certeza temos basquete de qualidade nos 4 cantos do país.

Abraço do Xará, Fábio Barcelos - ABASCA-RJ

Guto Sousa disse...

Na verdade, Pernambuco também venceu o 4o. quarto da final, contra a Paraíba (17 a 12). O único revez no período final veio na terceira rodada, na disputa contra o Rio Grande do Norte, quando os pernambucanos entraram com vantagem de 53 a 40 no placar e perderam o quarto por 25 a 19.

Igor Castelo disse...

Excelente trabalho vem sendo feito pela treinadora Mônica, tanto no Colégio Santa Emília quanto na seleção.

Fabio Oliveira disse...

Parabens ao time de Pernambuco, mas so para abrir um parentese aqui, a cesta final de pernambuco veio depois de um erro gritante da arbitragem que não deu volta de bola. o video do minuto final do jogo ta no youtube, http://www.youtube.com/watch?v=nlI6EvRMhlM&feature=player_embedded