terça-feira, 22 de março de 2011

Devagar com o andor

É óbvio que após 543 minutos Tiago Splitter está bem melhor na NBA (na temporada 2009-2010 toda ele jogou 1.113 na ACB). Mais seguro e adaptado ao sistema do San Antonio Spurs (ontem houve até jogadas de isolamento para ele no garrafão), o brasileiro participou bem na vitória desta segunda-feira contra o Golden State e anotou o primeiro duplo-duplo de sua carreira na liga (10+14 em 27 minutos). Além disso, duas noites antes ele fora titular pela primeira vez contra o Charlotte Bobcats (8+6 em 24 minutos).

E aí (que surpresa...) a torcida brasileira se animou (com alguma razão, mas esquecendo que contra Detroit, Sacramento, Houston, Dallas e Miami ele jogara apenas cinco minutos ao todo). Com a lesão de Tim Duncan (duas semanas de molho), Tiago deve ganhar minutos antes do playoff começar, mas é bom não exigir demais (vale lembrar, apenas de passagem, que os Spurs têm a melhor campanha da NBA com 57-13).

Splitter sempre teve evoluções graduais (vide a sua história de "degrau em degrau", como ele mesmo gosta de dizer, no Baskonia), e não será agora (ainda mais com Gregg Popovich) que seus números saltarão de singelos 4,1 pontos e 2,8 rebotes para 20+12 nos 12 jogos restantes da temporada regular. Torcer, vale. Cobrar números assustadores de Tiago seria injusto pacas.

17 comentários:

gabi disse...

Belo texto, Bala!
Boa sorte ao Tiago!

Anônimo disse...

brilhante cara!
muito ponderado.
bacana mesmo!
a imprensa fica louca com qualquer coisa

mantenha-se assim!

sucesso sempre


david

Anônimo disse...

Ponderado e realista.
Parabens.
Moraes

Anônimo disse...

Vai Tiago!

luis disse...

perfeito bala

Essa amplitude de rendimento ( num dia faz 18 , no outro 2) o próprio técnico deverá entender. Mas ela deverá estabilizar com o tempo. Caso semelhante está acontecendo com o Fab Melo. Tenho assistido aos seus jogos. Sua presença física ( 2,15m) é impressionante mas, êle próprio se auto detona com faltas desnecessárias . Mas, prefiro ele ao apático e lento JP Baptista. Ja imaginou Splitter e Fab Melo defendendo?? UAU!!!!!!

Anônimo disse...

Alguém está cobrando do Tiago 20 pontos e 12 rebotes por jogo?


Acho que não...



Todos estão felizes pela oportunidade que ele está tendo e torcendo para que ele aproveite esses minutos a mais para continuar evoluindo.

Anônimo disse...

jogou bonito ontem, com garra.
3 steals, man!

Will disse...

realmente foi um otimo texto... mas pra vc Fabio... se todos os jogadores estivessem em disposição hj... qual seria seu quinteto titular da seleção brasileira para o pré olimpico??? (supondo q o varejão estivesse a disposição, só para termos uma ideia de sua opinião sobre os jogadores brasileiros da atualidade)

fábio balassiano disse...

will:
Huertas,
Leandrinho
NÃO SEI
Splitter
Nenê

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Splitter ROY + MVP

Splitter = Novo Tim Duncan

Splitter = 25ppg + 14rpg

luis disse...

Bala, no NAO SEI, cabe direitinho o Marquinhos do Pinheiros.
Cara, para o Brasil o q interessa é o banco........Da uma olhada no último Brasil x USA. Vc acha que tem cabimento descansar o Splitter botando JP Batista....?

Anônimo disse...

o jogo do splitter pode ser baixado aqui: http://bt.davka.info/

fábio balassiano disse...

luis, o splitter tava machucado no mundial, cara.
nao dá pra dizer isso, amigo.

abs, fábio

buena onda social club disse...

A análise está muito boa, mas a quantidade de parenteses é exagerada. Acho que atrapalha a leitura. Enfim...
Saudações

João Pedro Tonhão disse...

Tah ai o cara acostumando com o jeito de jogar dah NBA..
É bom ele aproveitar o final dessa temporada regular, ganhar os minutos q deve ganhar por causa das lesões dos companheiros e aproveitar para pontuar e pegar rebotes.
Deve aproveitar a temporada regular pois nos playoffs não vai ser mtu utilizado. (se tiver lesões ele tem q estar preparados pra presão tbm)
Mas o importante eh pensar no futuro, pensar na próxima temporada. Quando ele irá ter toda a pré-temporada com a equipe, não terá a presão de calouro, estará habituado a NBA e terá Tim Duncan ainda mais baleado pela idade. E ai meus amigos, segurem o cara.
Ahhhh.. E o Nene em, falei q com a saída do carmelo seria melhor pra ele e pro Denver, alguns acharam loucura.. Deu no q deu.. Masssss ainda não eh playoffs xD
Abraço

Unknown disse...

Se jogar os playoffs vai haver uma espécie de "hack a Splitter" devido ao seu péssimo aproveitamento da linha de lance livre. Seria Popovic tomando de seu próprio veneno...rs. Abraços

PauloRJ disse...

Bala, mais importante que ele ter boas estatísticas nesse final de temporada é ele aproveitar os minutos em quadra para pegar o esquema do SPURS e se entrosar com os outros jogadores....

Por melhor que o Splitter seja, por enquanto ele vai ser um role player, e se ele se preocupar em ajudar o time ele vai pegar os rebotes e acabar pontuando em segundas chances nos arremessos dos outros....

Está certo que nós brazucas iríamos preferir que ele estivesse em um time com bastante tempo de quadra, mas acho que ele está em uma excelente escola, com o Popovich e o TD, e daqui ha alguns anos será um dos principais jogadores da equipe em uma franquia que tem sido um exemplo para as outras nas últimas décadas...