sexta-feira, 4 de março de 2011

Continua promessa

Ninguém tem dúvida que Ricky Rubio é um menino especial. Só alguém especial consegue anotar 51 pontos em uma final de Europeu Sub-16. Só alguém especial consegue ser titular de uma seleção que conquista a medalha de prata em uma Olimpíada aos 18 anos (isso sem falar do Eurobasket do ano seguinte). Só alguém especial consegue ser campeão da Euroliga guiando o Barcelona aos 19 anos. Enfim: Ricky Rubio é especial.

Mas o menino que surgiu para o mundo em 2005 parou de evoluir. Se possui uma visão de jogo absurdamente diferenciada (4,8 passes na ACB e 4,1 na Euroleague - terceira melhor marca do campeonato local e sétima do continental), Rubio não ganhou tanta velocidade, ainda patina na defesa, possui aproveitamento patético nos arremessos e seu físico ainda é abaixo da crítica.

Nesta temporada da Euroliga tem 17,1% nos três pontos e 6,3 pontos. Na ACB, 24% e 5,4 (ele começou a temporada com ridículos 2/15 de fora). Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos seus números caem assustadoramente: os 10,4 pontos, 29% nos chutes de três pontos e 44% nos de dois de 2007-2008 se transformaram 5,4 pontos, 24% e 39% em 2010-2011. Dos 22 jogos do Barça na competição nacional, Ricky obteve dez pontos ou mais em apenas quatro oportunidades (a última foi em 12 de dezembro contra o Valladolid). Na Euro, em 16 oportunidades foram apenas três as ocasiões com dígitos-duplos (nenhuma na segunda fase). Pouco, não?

Ou seja: para quem deveria se desenvolver, o armador parou no tempo. E isso para o seu futuro não é nada bom - seja ele na NBA ou em qualquer outro lugar. Ricky Rubio surgiu como grande fenômeno no começo de século e realmente joga mais do que a grande maioria dos atletas da Europa. Mas se quiser realmente ser um fora de série precisa melhorar, e melhorar demais. É óbvio que para um menino de 20 anos corrigir as falhas é muito mais fácil do que para um cidadão de 34 (vide o agora ótimo arremesso de Derrick Rose), mas Rubio precisa abrir o olho se não quiser ser eternamente uma promessa.

12 comentários:

Anônimo disse...

perfeita a analise!
seus textos estão cada vez mais precisos

isso mesmo! rubio nao evoluiu. se quiser ser excelente precisa ter arremesso! ele nao é rapido e forte q nem o rondo!

edu

Anônimo disse...

Geralmente no quesito armação ou na posição de armador o jogador alcança a maturidade e seu potencial apos os vinte e cinco anos, acho a cobrança precipitada.
Quem acompanha Rubio desde o começo, percebe que embora grande jogador, nunca teve a maturidade como uma caracterisdtica forte.
Não tenho duvida que vira a ser um dos grandes do basquete mundial.

Jonathan Soares disse...

Mas um texto exelente!

Rubio e um Belo Jogador, mas Falta muita coisa a ele como voçê mesmo descreveu no texo. Se ele for pra NBA na proxima tempora Con Certeza vai ser '' destruido'' pelos armadores que são muito Fortes. Eu Acredito Que Raulzinho Possa vim melhor Que Rubio.

Abs, Jonathan Soares.

Anônimo disse...

Não seria bom o Raulzinho se firmar primeiro no basquete nacional, e muito bom jogador,mas se formos compaa´lo a Rubio quando da mesma idade o degrau e abismal, por favor deixem o pobre do Raul(como um homem deve sr chamado) em paz. Se querem fazer comparações, Huertas e o cara da vez, esta moldado e pronto para o sucesso, o menino que saiu do Brasil onde havia aprendido a ser um carregador de bola pontuador, talvs seja hoje o melhor rmador de fato de nossa historia.

Jonathan Soares disse...

não estou comparado ele com estou afirmando que pode vim ser melhor que Rubio no Futuro.

Wayand disse...

FB, um texto legal sobre o Celtics:

http://network.yardbarker.com/nba/article_external/danny_ainge_should_be_thanked_for_making_kendrick_perkins_trade/4291345

abraço!!

fábio balassiano disse...

FW, li o artigo.
entendo tudo o que li lá, mas não dá p acreditar que o boston trocou pq perdeu o marquis daniels.
sério que eles consideravam o daniels um bom reserva pro pierce?

se foi isso eu começo a me preocupar sério com o ainge.

enfim. é cedo demais pra falarmos ainda. vejamos os playoffs.

abs, fábio.

Wayand disse...

achei demais também, mas ainda acho que a troca ajudou os dois. é esperar.
abraço.
excelente post do rubio, parabens.

rao* disse...

bem lembrado quanto ao Rose, o arremesso dele melhorou demais, se tornou uma verdadeira arma pra ele.... estranho ainda não terem corrigido esse "defeito" do Ricky... pra quem se achava o tal, que era bom demais para o Wolves, ateh que ele não está tão bem assim ein?

de qualquer forma, eh mto mais facil ensinar o garoto a arremessar do que a ter a visão de jogo que ele tem, o rapaz ainda tem tempor pra melhorar......

Anônimo disse...

Isso se chama QUEIMAR ETAPAS.

Todos tem pressa demais para levar os caras as alturas, veja Raulzinho , tá um mala se achando, joga bem mas como se acha.

Temos talentos muito promissores, se forem humildes vão aprender sempre e se tornarem brilhantes.

Anônimo disse...

estamos medindo agora armador pelo numero de pontos feitos por jogo?

Anônimo disse...

o rose tem *23 anos