quinta-feira, 24 de março de 2011

Como não ser case de marketing

Pouco depois de assumir a diretoria de marketing da Confederação Brasileira, José Carlos Brunoro foi entrevistado (em 14 de maio de 2009) pelo site Máquina do Esporte, que trazia o seguinte na matéria: "O planejamento ainda depende de um diagnóstico geral que está sendo feito, e deve ficar pronto daqui a cerca de 40 dias".

Como vocês devem ter reparado, mais de 20 dias se passaram (na verdade, quase dois anos, né), nenhum planejamento foi apresentado e pouca coisa mudou na gestão de comunicação/marketing da Confederação Brasileira. Mudou tão pouco que até o site da empresa de José Carlos Brunoro, a BSB, ainda traz imagem do uniforme da seleção nacional com o antigo patrocinador. Como sabemos, não houve, até agora, sequer uma ação para conquista de novos clientes, massificação do esporte ou geração de novas e diferentes formas de se comunicar com um público que ainda (ainda!) não desistiu de basquete. Com exceção do lançamento das camisas oficiais da Nike (que, como sabemos, organizou toda a festa e a comercialização das peças), pouquíssimo pode ser colocado no (hum) portfólio de Brunoro nos últimos 24 meses. Estranho, não?

A história de José Carlos Brunoro merece ser respeitada, mas se ele tinha vontade de voltar a virar case de sucesso com a retomada do basquete a um lugar de destaque no cenário esportivo nacional, é melhor esquecer. E é melhor esquecer simplesmente porque não se pode avaliar o trabalho do departamento de marketing da CBB. E não se pode avaliar o trabalho do departamento de marketing da CBB porque ele simplesmente inexiste. Repito: quase 24 meses se passaram...

22 comentários:

Anônimo disse...

Não há dúvidas de que Brunoro está no basquete apenas para ter seu próprio case de como ganhar $$$$$.

Nada foi feito até agora....e o nível dos "executivos" colocados (ou mantidos da era Grego)são de baixissima qualidade profissional.

Sei que é difícil, mas já que a CBB contratou uma empresa para gerenciar o basquete (e não está pagando pouco), temos que exigir MAIS, MUITO MAIS.

Dê as caras Brunoro, sua ambição é muito maior que sua capacidade gerencial......PENA PARA O NOSSO QUERIDO BASQUETE BRASILEIRO.

A. AZEVEDO

Anônimo disse...

Fabio.Acho que voce está um pouco
equivocado.As coisas estão aconte-
cendo sim.Só que não estão sendo
divulgadas.É um erro? Não sei.Pode
ser um acerto.

Will disse...

é uma pena e chega a ser desanimador para quem realmente luta pelo basquete brasileiro...

Rafael disse...

Caro anônimo,
Marketing sem divulgação???? Só poder ser piada!!!

Anônimo disse...

Se não são divulgadas, claro que haverão críticas.
Agora que sejam coisas maravilhosas.
Porque até agora o descaso só aumentou.
Pobre basquete feminino.

Anônimo disse...

Coisas acontecendo? O QUE? Tem que explicar os gastos enormes. Quanto ganha a empresa de Marketing? Porque emprestimo no Banco ano passado de 4 milhões?

Anônimo disse...

Esse Brunoro esta tranquilo, pois ele não é cobrado. Tá recebendo o dele e ninguem cobra nada ai o cara vai levando.Realmente muito triste.

Anônimo disse...

anônimo, explica pra gente aí como faz pra ser bom em comunicação sem divulgar, por favor. qual é a mágica?!

bala parabéns por divulgar essas mazelas do basquete brasileiro! muito legal da sua parte.

esse brunoro aí é uma piada sem graça!

arthur

Anônimo disse...

Tudo correto.
Brunoro só esta lá pra beneficio proprio..GRANA meus amigos!!!GRANA
Tudo que entra tem "pedagio" sendo recebido pelo Sr. Brunoro...
È só abrir as contas...quanto menos informação, melhor..pra eles.
....enquanto isso,o "Presidente"...

Bruna Severo disse...

De modo geral, as entidades responsáveis pelos principais esportes nacionais são assim.

MEsmo a CBF - ou principalmente ela - é muito desorganizada e desarticulada.

Parece-me um bando de gente que gosta e entende do esporte, mas que não tem competência profissional de gestão.

Como você sabe, não gosto de basquete. Mas certamente me interessaria um pouco mais se tivesse mais informações sobre o esporte através da CBB.

Isso é falta de vergonha na cara e de ter quem cobre essa galera.

Anônimo disse...

Ptrocínio Bradesco, gestão colocou as contas em dia, reformou estatuto, Nike, centros de treinamentos, escola nacional de treinadores, seleções permanentes, Rube Magnano, reformulação brasileiros de base, acompanhamento atletas exterior...ufa cansei..são poucas coisas. Bom era antes!!!

fábio balassiano disse...

anônimo, isso não é comunicação. me desculpe.
e pelo que você me apresenta, são coisas que deveriam ser melhor comunicadas - e não o são.
ou seja, mais falha ainda.

e ninguém diz que bom era antes. não seja leviano.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

fala, bruna, beleza?
concordo integralmente com você.
e é justamente por pessoas como você, que não gostam de basquete, que a CBB deveria agir.
pra mim, pro rodrigo, do rebotes, pro bert, no pbf, não é tão necessário porque a gente se vira, fuça, corre atrás.
o interessante é conseguir chegar aos que não curtem tanto

abs, fábio

Bruna Severo disse...

Fazer e não comunicar é a mesma coisa que não ter feito.

Como é possível ter um projeto de aumentar a visibilidade do basquete e colocá-lo como um dos principais esportes nacionais se você simplesmente não "marketeia" o que faz?

Chega a ser burro, o que eu acho que não é o caso. Ou nego não quer que ninguém comece a mexer muito para não expor alguma coisa - o que leva a outro problema: falta de transparência.

Anônimo disse...

No meu entendimento,a hora do mar-
keting é depois que a casa estiver
arrumada.É isso que está acontecen-
do.Todo mundo quer criticar.A LBF
foi melhor do que se esperava só
que ninguem quer reconhecer.Sempre
querem criticar o que não foi feito
Elogiar o que melhorou nem pensar.

Anônimo disse...

o negócio é grana no bolso, e nada mais.

Anônimo disse...

GUTO
PRÁ COMEÇAR,PARABÉNS BALA,PELA CORAGEM,INDENPENDECIA E COMPETENCIA!VOCE É JOSÉ CRUZ SÃO IMPARCIAIS E NÃO SE OMITEM.
ESCOLA DE TREINADORES,RSRSRS,JA ESTAVA FORMATADA NA GESTÃOANTERIOR,SENDO O MESMO JELEILATTE COMO RESPONSÁVEL.
CAMPEONATOS DE BASE A REESTRUTURAÇÃO EM DIVISÕES JÁ IRIA ACONTECER,SEM CONTAR OS QUE NÃO FORAM REALIZADOS NO ANO PASSADO,ALGUNS SENDO AGORA.
CONTAS EM DIA! RSRSRS!COM UM PATOCINIO DOBRADO DA ELETROBRÁZ QUE FOI ASSINADO NA GESTÃO ANTERIOR,E ASSIMMESMO FOI FEITO UM EMPRESTIMO BANCÁRIO DE 3.000.000,00 PARA FECHAR AS CONTAS.
CENTRO DE TREINAMENTO?FOI CONSTRUIDO ALGUM?
SELEÇÃO PERMANENTE,AH É A PRIMEIRA VEZ ? RSRSRSRS!!!
MAGNANO,BOA CONTRATAÇÃO,CLARO COM DINHEIRO FICA MAIS FÁCIL, A OPÇÃO!E,O COLINAS HEIN!!!!!
ACOMPANHAMENTOS ATLETAS NO EXTERIOR,TAÍ UM NEGÓCIO QUE ESTA SENDO BEM FEITO!!PRINCIPALMENTE PELA CARAVANA NUMEROSA QUE VAI CONTACTAR OS JOGADORES!!TURISMO,AMIGO,TURISMO!E, OS REPASSES DO PROJETO SOCIAL DA ELETROBRÁZ COMO ESTÃO ? ATRASADOS!!!
PATROCINIO DO BRADESCO,PÔ PELO MENOS ISTO NÉ!!E, POR FALAR,AS FEDERAÇÕES AINDA ESTÃO RECEBENDO AS VERBAS MENSAIS VIA BRUNORO?ESTRANHO,PARA NÃO DIZER.....!!!!
E, OS DVDS DA HORTENCIA,TUDO CERTO TAMBÉM,E OS ASPONES QUE CIRCULAM NO 16 ANDAR,TUDO BEM,TAMÉM!
NIKE,LEGAL!!!
UFA CANSEI,MAS VOCE ESTA CERTO DEFENDA MESMO,POIS FALTAM MENOS DE 2 ANOS!!!!
AH! O BRUNORO,DEVERIA ESTAR NO VOLEI,ELE SUA TROUPE,QUE TEM UMA VIVENCIA E CONHECIMENTO NO BASQUETE QUE ASSUSTA!!

Anônimo disse...

Que exsite uma panela formada por Hortência, Brunoro e Janeth la dentro isso não é naividade pra ninguém. Todos dinheristas ao extremo. Agora porque não é divulgado quanto a empresa de Brunoro recebe por mês para não fazer nada? Quanto Hortência ganha de salário por mês na CBB? Quanto Janeth ganha de salário na CBB e empresariando jogadoras da propia seleção brasileira sem que ninguém tem conhecimento disso como dia Hortência. Será que existe esse numeros para o povo saber, aliás o dinheiro que eles recebem são publicos e deveriam ser abertos para todos ver. Não acham?

Ricardo disse...

Anônimo,




Se o Marketing é para depois que a casa estiver arrumada, então porque gasta-se tanto com Marketing, sendo que praticamente nenhum resultado do Departamento em questão foi apresentado em mais de 2 anos?

Anônimo disse...

Será que o Brunoro colocou a Hortência na CBB de caso pensado?


Tipo: "Eu coloco a doida da Hortência para causar e ninguém vai me encher o saco, enquanto eu coço o mesmo e encho o meu bolso".

Anônimo disse...

volta para o volley brunoro! na CBB vc veio apenas ganhar um dineirinho.

Anônimo disse...

ANONIMO

Me causa nauseas ler sobre Brunoro,CBB etc.
Gostaria que aqueles que colocaram este sr.Carlos Nunes,(qual a sua profissão?Vive de que?,tem sálario de quem e do que?)Devem sim,uma explicação aos seus estados,não é sr.Amarildo(funcionario da Hortencia),sr.Oscar(arauto da moralidade de S.Catarina,que decpção!!!)sr Tony(este já se revoltou)srsCarlos Alberto,do Sergipe e de Alagoas,sr.Telmo(este também já arrumou uma boquinha)do ES, sr.Pres.do Piaui,que deveria pelo menos fazer um mínimo de basquete em seu estado,sr Mauricio,do Tocantins,que comeu e bebeu as custas do sr Grego,traiu e depois levou um pé da bunda do Carlos Nunes,o sr Cláudio Barreto,o sr.Edilson este é outro na mesma situação do sr.Mauricio de To,sem falarmos no Super, e imbatível Reginaldo Sena,o que de fisioterapeuta,se transforma em vice presidente,e diretor das areas médicas,fisioterapeutas,e de preparação física,vai ter competen cia assim, lá na ......!!!!Sem falar no grande presidente Atevaldo,do Acre,que tamém votou no CN, e assim foi escrita ou rasurada mais uma página do basquete brasileiro.
Desculpe Bala, mas a vontade é de ir ao banheiro e c....!!!!
Se der publique,mas não dá para aguentar:André,Luiz Felipe,Hortencia,Janete,Neto(o puxa saco de sempre!!)Colinas,Bruno Lima,Brunoro(e a Portuguesa de Desportos? e Botafogo de R.Preto?,e o Juventus?)Paulinho Vilas Boas,ele afinal foi promovido para baixo ou rebaixado para cima????