terça-feira, 2 de junho de 2009

A voz da caixinha - Henrique Lima

A respeito do debate das divisões de base do Brasil, Henrique Lima fez um genial comentário na caixinha do post "Perdemos para o Uruguai". Reproduzo-o abaixo. Como se vê, estamos muitíssimo mal.

"Desde 2000, o Brasil não vence o Sul-Americano. O último título foi com o Lula, em 1998, na Argentina (campanha 5-1). De lá para cá foram quatro torneios - 2000, 2005, 2007 e 2009, com quatro técnicos diferentes.

Em 2000, com o Lula, vice (campanha 5-2). Em 2005, com o Aga, terceiro (3-2). Em 2007, com o José Henrique Saviani (foto à direita), QUARTO (3-2). Em 2009, com o Gustavo de Conti (foto acima), terceiro novamente (5-1). Logo, em 23 jogos desde 2000 pelo Sul-Americano sub17, nós temos 16 vitórias e 7 derrotas (69% de aproveitamento).

Agora confrontos diretos: Desde 2000, não vencemos no Sub-17 a seleção ARGENTINA. São três jogos e derrotas.(2000, 2005 e 2007). Já o Uruguai, outrora freguês, vencemos somente duas das ultimas cinco. Isso desde de 2000. Logo, temos 2-3 contra os uruguaios (perdemos em: 2005, 2007 e 2009; e vencemos em 2000 e a última em 2007). Ou seja: para dois dos nossos maiores rivais no continente, temos 2 vitórias e 6 derrotas. Aproveitamento ruim de 33,3%.

Finalizando de 1988 para cá. SULAMERICANO SUB 17: 10 torneios disputados. Argentina: 8 títulos e dois vices. Brasil: 2 títulos e 4 vices (o último vice em 2000 e último título em 1998 - lá se vão 11 anos e sobe...). Uruguai: 2 vices nos últimos 3 torneios disputados (2005 e 2009). Venezuela: Vice em 2007.

Agora os dados estão aí, tirem suas próprias conclusões sobre isso".

15 comentários:

peter schiling disse...

Acho mais importante um técnico estrangeiro nas categorias de base do que no adulto.

Anônimo disse...

É Bala nem sempre vc disse que Orlando seria um campeão
é só olhar seu Post para a final do Leste olha só os detalhes dos confronto que vc pôs:

"Com LeBron James e o seu potencial físico em cima de Hedo Turkoglu (sem força e fraco na defesa), o Cleveland leva muita vantagem justamente onde o Orlando é mais deficiente (Mo Williams em Rafer Alston e nos jogadores vindos do banco, por exemplo). Se isso não bastasse, Varejão já provou ser capaz de conter Rashard Lewis no perímetro e dentro do garrafão. A única preocupação da franquia de Ohio fica em como Ilgauskas defenderá Dwight Howard. No banco de reservas, Mike Brown é mais técnico que Stan Van Gundy também. E "psicologicamente" falando, o Cleveland é menos instável que os rapazes da Flórida."

o que aconteceu então Bala

fábio balassiano disse...

é o que sempre digo, querido anônimo: o pior cego é aquele que não sabe ler. escrevi este post que você cita nas apostas para a final, e não retiro.

mas coloquei (e isso você não cita) após a conquista do orlando no leste, o seguinte: "Escrevi aqui há algum tempo que o Orlando tinha time para ir às finais da NBA".

acho que são coisas diferentes. será que você consegue perceber a diferença?

Dizer que VAI ganhar é uma coisa. APOSTAR, como eu faço aqui de brincadeira, outra. Dizer, como eu disse, que o Orlando tinha time para obter o feito, outra completamente diferentes.

Um dia, quem sabe, o cara lá de cima dará visão somente àqueles que realmente souberem utilizá-la na Terra. Seria bem melhor assim. visão turva, ou falta de visão, enche muito a paciência.

um abraço, fábio balassiano.

marcelo disse...

eu tb concordo com um estrageiro tecnico nas categorias de base

e um ex-atleta na gerencia na relação entre a cbb e os atletas o meu voto atualmente seria para o pipoca

Henrique Lima disse...

Ainda não sei o que acho da base. É um caso complicado demais.


Dos números que eu pesquisei,
nem sei o que dizer. Acho que devíamos repensar algumas coisas.
Por isso até que coloquei para cada um tirar sua conclusão pessoal.

Professora Thelma Tavernari, a quem eu tenho como referência na profissão, pelo trabalho, seriedade e paixão pelo esporte, postou no Draft Brasil, algo que achei alarmante e acho que resume bem o sentimento de vários que estao no meio, infelizmete, abaixo entre aspas:

"na verdade é que a importancia que é dada para as categorias infanto-juvenil e cadete É NENHUMA só temos para cumprir tabela para ter adulto."

Se as coisas estão deste jeito, o que podemos pensar ? O que devemos pensar ?


A Seleção Sub-17 é uma exceção, com estes resultados ou é a regra da nossa base ?

Enfim, as questões são muitas,
mas quem tem as respostas ?

Anônimo disse...

Bruno

A observação da Telma é bem consistente e mostra em que nível de vivencia de quadra nossos atletas chegam em nível internacional.Mas,o problema maior esta nos técnicos analisem bem,o melhor classificação do Brasil neste ciclo,foi com o Lula de técnico,experiente,rodado,e com conhecimentos de categorias acima,os demais Aga e Saviani -sem comentários 3 e 4 lugar é simplesmente vergonhoso para técnicos sem histórico nenhum para dirigir seleções brasileiras em categoria alguma,não sei quem foi o autor destas ridiculas indicações.O Gustavo poderia ir de assistente de um técnico mais experiente,me parece ser estudioso,porém muito novo para competições internacionais.
O Neto por exemplo que esta na coordenação e é o assistente do adulto deveria ser o técnico,com assistentes mais novos(poderia ser o Gustavo ou outro com condições).Isto sim seria um planejamento decente para as categorias de base,e poderiamos ter melhores resultados em competições pelo menos em nosso continente.
Discordo em relação as criticas aos técnicos brasileiros. Todos estes jogadores que estão na NBA,Espanha,Itália,desde categorias de base e os adultos,são obras do que, DO ACASO?

Anônimo disse...

não vou me identificar, mas é brabo o descomprometimento e uma panela de atletas e falta de oportunidade a atletas de outros estados a não ser de são paulo.
é incrível o número tao grande dos ateltas de sampa.
acho que não é querer criar uma rivalidade com sampa, mas tem jogadores de outros estados tão bom quantos ou melhores do q os de lá e nem são lembrados na hora da convocação.
lamentavel
acho eu que nada mudou!!!
grego = nunes

Anônimo disse...

Esses treinadores (base) não conseguem enxergar o basket de uma forma profissional com ética com planejamento, e sim só por indicações politicas, assim sendo eles seguram seus empregos e mostram suas incopetências e o nosso basket continua monstrando sua competência de ser mediocre, ainda bem que são sempre os mesmos.
Perguntem a eles (treinadores)quantos jogadores novos estão no exterior e todos se destacando (europa e eeuu) só não servem para esses que se dizem TREINADORES.

Anônimo disse...

Que pai não quer? Com certeza essa será a resposta de muitos. Entretanto, em 2007, meu filho jogou contra o Raulzinho e o pai dele, o Raul Togni Neto, estava observando meu filho para a seleção mineira de base. Naquele jogo o meu guri fez mais de 30 pontos e o Raulzinho saiu do banco, jogando pouco.
Mas mais do que campanha e divulgação sobre as qualidades do meu filho, fico relembrando o que eu pensava em 1999, quando Hélio Rubens levou Helinho para seleção, pois achava o Waltinho melhor, mas o homem de confiança – e os títulos de Vasco, Uberlândia e Franca mostram isso – era o Helinho, que obedecia e fazia cumprir a estrutura tática da seleção. Mas carregou o estigma, pois era era filho do técnico e tiveram de ouvir muito... E Helinho era um jogador adulto, rodado, multicampeão já naquela época... Hoje, a seleção convoca 20 jogadores e coloca um moleque de 17 anos na lista? É seleção de base? Não, um dos assistentes técnicos é o pai do moleque. O que deve estar pensando o Jeferson, armador do Paulistano aos 18 anos, seleção brasileira... E o Matheus, de Franca? E os outros armadores que jogaram 28 partidas do Nacional e nem foram lembrados, preteridos por um moleque de 17 anos, que é reserva em seu time...
Olha, Raul Neto, tu nem me conhece, portanto isso pode nem fazer a menor diferença pra ti, pois como nós, tu amas o basquete. Mas falamos de trabalho sério, criticamos o oba-oba que fizeram no passado e, na primeira oportunidade, repetem o processo. Tu queres jogar e eu te apóio nisso. Não sei se esse uso de influência é maneira correta das coisas acontecerem – a gente liga, fala, recomenda quando vê uma injustiça acontecendo, como um cestinha de um campeonato estadual não estar na lista da seleção de seu estado. Agora, no teu caso, nada justifica teu nome estar nessa lista.
Aos Diretor Técnico da CBB, ao Sr. presidente Carlos Nunes, recomendo meu filho, mas também posso indicar outros armadores do RS, que jogam aqui ou que jogam em SP por terem se destacado e estão na transição do juvenil para o adulto. Ao senhor Carlos Nunes a devida intervenção e análise nas próximas listas é fundamental para que as pessoas que confias não façam isso: convocar para a seleção principal um moleque de 1,83m, aos 16 anos, que estará com a seleção brasileira sub-17 no Uruguai.
Aliás, essa convocação foi uma furada, se o correto é convocar quem está bem, o que dizer do Shilton (Joinville), reboteiro do NBB e do brasileiro do ano passado?
À CBB meu primeiro protesto nessa gestão. E eu estou acreditando que as coisas vão ser sérias, por favor, não me decepcionem, não continuem afundando o basquete brasileiro... Agora, se vão continuar com esse tipo de convocação, postura, quero meu filho na próxima lista.

Anônimo disse...

Concordo com o bem elaborado post acima. (Parabéns!)

Não vejo muitos erros na convocação feita...com a clara exceção do Raul!...que por favor peço que revejam o equivoco antes da apresentação (nem que para tanto sekja necessário aparecetr uma contusão de última hora).

O Shilton , mesmo fazendo um bom campeonato, está muito abaixo em qualidade de atletas como Murilo, Baby, Fiorotto...... (Mineiro é mais jovem, portanto entendido)

Anônimo disse...

Bala, gostaria de saber se nossos dirigentes do basquete entram no seu blog para ver nossas observações. Você tem alguma informação sobre isso?
Ricardo/MS

Anônimo disse...

Bruno

Em um post,eu fiz uma observação sobre o Diretor Técnico ou algum cargo parecido,fizesse uma discussão com a CT sobre nomes,sabemos que o presidente não tem muita afinidade com a modalidade,porém este outro que seria juntamente com a CT os responsaveis pela convocação.O presidente precisa e deve ter consciencia que ele é que responde por tudo e por todos,portanto se cerque de competentes.

Anônimo disse...

No nosso pais tem muita gente competente e cairia muito bem MARCEL neles ............

Anônimo disse...

o que um mlk de 17anos fez para merecer ser convocado??
e que porra é essa de burguer??
do nada trazem um mala que se chama burguer
olha, como uma vez eu ouvi ZÉ BOQUINHA DIZER

QUANDO PENSO QUE CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO, VEJO QUE O POÇO É AINDA MAIS FUNDO.

Anônimo disse...

Raul, Burguer, Olivinha,.....isto é uma Seleção Brasileira???????

Se nã chegamos ao fundo do posso, estamos muito próximo!!!!!!!!!