terça-feira, 9 de junho de 2009

Vaga garantida nas semifinais

No dia seguinte à derrota para a China, o Brasil voltou a cometer erros bobos na primeira etapa, foi ao intervalo perdendo por 53-45 e viu a vaga para as semifinais ficar mais longe. Mas quer ver como um grande time aprende com os seus erros?

Tudo mudou nos 20 minutos finais. Tudo é tudo mesmo. Com 26 pontos do elenco de apoio (dez de Leila Sobral), a seleção equilibrou as ações, diminuiu a sanha de Blanca Ares (ela, que terminaria com 36 pontos, fez oito na segunda etapa) e contou com a calibrada mão de Janeth (24 pontos). Vitória por 92-87 (25 de Hortência) e vaga garantida nas semifinais contra as temidas americanas. Todos apostavam contra as meninas de Miguel Ângelo, principalmente porque o jogo coletivo ainda não fluía completamente (contra as espanholas foram apenas três assistências). Algo precisaria mudar para vencer as norte-americanas.

A PALAVRA DE QUEM ESTEVE LÁ: "Esse é o jogo que eu me lembro mais. Já passou muito tempo, mas é o que mais me recordo. Sei que estávamos perdendo e marcamos uma defesa por pressão para recuperar a bola. Uma espanhola ficou encurralada e tentou jogar a bola na minha perna. Só que ela bateu na minha coxa e amorteceu. Peguei a bola, puxei um contra-ataque e levei uma falta dura. Deram anti-desportiva e eu converti os dois lances-livres. Na reposição de bola do meio da quadra, sofri outra falta, bati outros dois lances e acabamos vencendo aquela partida. Foi bem emocionante", relembra Janeth.

CURIOSIDADE: Nesta partida Janeth cobrou 20 lances-livres (maior marca do Mundial) e acertou 18. Ao final do Mundial, a ala terminaria com o quarto melhor aproveitamento da linha fatal (88%) e a segunda com mais tiros cobrados (60). A primeira seria Hortência, com 69.

8 comentários:

jdinis disse...

Fábio,

Parabéns pela série de posts sobre o Mundial. Não tive como acompanhar na época e estou gostando bastante (os comentários dos participantes também são muito legais).

Não se preocupe com o "ibope" pois a quantidade de comentários não deve medir a qualidade do trabalho.

Parabéns (e obrigado) também pela quantidade de atualizações e interesse pelos assuntos relacionados ao basquete do Brasil.

Sds.

fábio balassiano disse...

Oi, jdinis, valeu pela força de sempre.
super obrigado pela dedicação à leitura deste especial.
deu muito trabalho, mas acho que o resultado tem sido fantástico.
quando leio isso tudo lembro de como aquela conquista mexeu comigo (em termos basqueteiros).

abs, fábio balassiano

Basquete Brasil disse...

Mais um excelente trabalho Fabio.Reportar àqueles anos fazem bem ao nosso basquete, se é que os atuais dirigentes realmente os valorizam. Parabéns. Paulo Murilo.

Anônimo disse...

Se a memoria nao me engana o jogo contra as espanholas era de vida ou morte. Quem vencesse iria para semi-final. O mesmo valia para o outro jogo do grupo entre China e Cuba. A combinacao de resultados da ultima rodada permitia que qq um dos times terminasse em primeiro ou em ultimo.

fábio balassiano disse...

Oi, Professor Paulo. Obrigado pelas palavras.
os atuais dirigentes valorizam pouco a conquista. o site da cbb nem menciona o fato.
e quando menciona, nas estatísticas, menciona o número de pontos de cada jogadora de maneira equivocada.
é patético.
já coloquei aqui, e eles insistem no erro.
como se chama isso em bom português?

abs, fábio balassiano

fábio balassiano disse...

anônimo, o brasil estaria, sim, fora das semifinais se perdesse da espanha.
é isso mesmo.

abs, fábio

Anônimo disse...

PARABÉNS FABIO. MAIS UMA VEZ PARABÉNS. ESCREVI EM OUTRO POST SOBRE ESSE JOGO. ACHO QUE FOI AÍ QUE NOSSO TIME GANHOU O OURO. O JOGO CONTRA AS AMERICANAS FOI DECORRENCIA DESSAS QUARTAS DE FINAL CONTRA A ESPANHA QUE TINHA UM TIMAÇO. MUITO BOM RELEBRAR. PARABENS
NILTON SILVA

fábio balassiano disse...

Oi, Nilton, obrigado pelas palavras.
realmente a espanha, da blanca ares, tinha um senhor time.
e o brasil soube vencê-las!
abs, fábio