terça-feira, 9 de junho de 2009

Uma Rainha para chamar de nossa

A chinesa Haixia Zheng foi eleita a melhor jogadora do Mundial de 1994. Ninguém, porém, jogou mais naquela competição que Hortência, a camisa 4 da seleção feminina. Ela terminou como a cestinha do torneio (27,6), a jogadora que mais lances-livres chutou (69, para 59 conversões) e a segunda que mais atuou (36,4 minutos por partida). Números, como sempre, expressam muito pouco da importância da Rainha para aquela geração em particular e para o basquete brasileiro de um modo geral. A reverência, como a qualquer rainha que se preze, deve ser eterna.

BALA NA CESTA: A melhor Hortência que o mundo viu em quadra esteve naquele Mundial da Austrália?
HORTÊNCIA: Eu não sei se foi a melhor, mas com certeza eu fiz tudo que poderia fazer. Afinal era a minha última oportunidade de marcar uma geração. Saí de lá com a alma lavada.

-- Como foi, para aquele time que já sofrera tanto em Barcelona-1992, reverter as duas derrotas que sofreu (Eslováquia e China)?
-- Eu sempre digo que perder às vezes é muito bom desde que você tire lições disso. E foi o que aconteceu. Foi a melhor coisa que aconteceu, pois perdemos na hora certa.

-- A sua geração ficou muito identificada com o trabalho da Maria Helena Cardoso. Poderia nos dizer a importância dela para a conquista de 1994 e também como foi a receptividade do grupo ao Miguel Ângelo da Luz e a sua comissão técnica?
-- Todos os técnicos foram importantes. Cada um na sua época. O Barbosa, Maria Helena e Heleninha, Vendramini, Ferreto, Miguel, etc. Quando chegou o Miguel (Ângelo da Luz) ninguém o conhecia, mas ele teve bastante humildade para se integrar à equipe. E a equipe, por sua vez, estava pronta para vencer.

-- Se você tivesse que escolher um jogo daquele Mundial para mostrar aos seus filhos e dizer “essa aqui era a mamãe em quadra”, qual seria e por quê?
-- Acho que a semifinal contra os EUA (neste jogo Hortência faria surreais 32 pontos em 14-25 nos arremessos). Era uma equipe completa, considerada a melhor do mundo e contra a qual estávamos acostumadas a jogar.

8 comentários:

Anônimo disse...

Hortência....uma campeã
Hortência....a melhor de todas

Hortência....a RAINHA

Quem viu, viu....quem não viu que contente-se com Kobe, Lebron,....

Anônimo disse...

Olha eu aqui de novo. Parabéns Bala.

Pra Hortencia, todas as homenagens sempre serão poucas, pelo que ela fez por quem gosta de basquete no brasil.

Abs

Alexandre Reis

Bert disse...

Que beleza!

Anônimo disse...

RAINHA COM TODAS AS LETRAS. REALMENTE... QUEM VIU HORTENCIA MARCAR 124 PONTOS NUM JAB NAO FICA ABSURDIDO DE VER UM LEBRON ...

NILTON SILVA

Anônimo disse...

SANTA IMPARCIALIDADE

Quem viu a Hortencia jogar não verá mais nada parecido.Nesta entrevista o seu ponto alto foi a menção que fez a todos os técnicos que trabalharam com ela na seleção,uns com muito tempo ,outros com pouco tempo de permanencia na seleção,mas todos com alguma influencia no trabalho desta geração,o Balassiano forçou um pouco com a Maria Helena(acho até por desconhecimento)quando o verdadeiro responsavel foi o Miguel e o Sérgio,a Paula e a Hortencia são as únicas duas que estavam desde o ínicio em 1977 com o Barbosa,depois a Janete e a Rute lá por 1986,a Roseli a Pontelo e a Adriana Santos entraram em 1991,no Pan de Cuba(único titulo expressivo da M.Helena)com o Miguel vieram alessandra-Cintia-Helen-Leila-Dalila,então de onde seria tal influencia, uma equipe que com a treinadora havia sido 10 lugar no mundial (1990)e penultimo da olimpiada de 1992.Vamos deixar o Miguel-Sergio Maroneze,como os responsaveis pela conquistas,porque se houvesse fracasso ninguem falava em Pagan e nem e Hermes.Miguel,o merito é seu.

Anônimo disse...

Eu simplesmente adoro a seleção de 94!!!
Também acho que a Maria Helena Cardoso e a Heleninha deveriam ter TODAS as homenagens pelo que já fizeram pelo basquete brasileiro!!!
Mas quem conseguiu fazer a Hortencia e a Paula jogarem JUNTAS e para a equipe, sem vaidades ou egos, foi a comissão técnica de 94: Miguel, Sérgio, etc...
E a consequencia disto foi o ouro de 94 e a prata olímpica de 96!!!!

Paulista nostálgica!!!!!

Anônimo disse...

Concordo 1000% com os posts acima.
Será que alguém da CBB lê o que se escreve aqui?

Anônimo disse...

Santa Imparcialidade

Paulista nostálgica,acho como voce que a Maria Helena,Heleninha deveriam ser homenageadas,como oVendramini,o Barbosa,o Ferreto,que foram técnicos das seleções desta geração,assim como aqueles que formaram elas nos clubes como a Lais-Arilza-etc etc.