sexta-feira, 26 de junho de 2009

Péssimo começo

Acaba de sair a convocação da seleção feminina que irá disputar a Copa América em setembro (aqui). As presenças das jovens Mariana Camargo, Nadia (foto), Clarissa e Iza são excelentes, assim como os retornos das veteranas Helen e Alessandra. Mas, sinceramente, não consigo entender o excessivo número de 24 atletas - alguns nomes se repetem, e o próprio treinador, Paulo Bassul, sabe que jamais darão resultado em âmbito internacional. É demasiado e equivocado, na boa!

A seleção feminina acaba, infelizmente, de dar vazão a uma característica comum à masculina: banalizar o uniforme amarelo e mostrar que, no final das contas, qualquer atleta com nível técnico mínimo pode vestir a camisa da seleção. O certo deveria ser o contrário: quem é muito, mas muito bom ganha o prêmio máximo.

E tem mais: o basquete feminino não possui 24 jogadoras com condições de vestir a camisa da seleção. Paulo Bassul sabe disso, e acaba de trair alguns de seus ideais. Hortência, a nova diretora, deveria dar carta branca para a renovação da seleção, não condicionado a continuidade do trabalho aos resultados. Erraram, e erraram feio. Enfim: coisas do nosso basquete...

31 comentários:

Anônimo disse...

A Nádia ( Pivô ) é muito Ruim!!!! A Palmira , A Karla são peladeiras!! A Alessandra já deu o que tinha que dar! Agora trazer a Iziane é assinar o atestado de pau mandado! Não esperava isso , Bassul ! Pelo que vi até hoje de você , esperava que voc~e fosse pedir pra sair!!!!

Anônimo disse...

Vocês são muito contraditórios. Se convocam somente 12 jogadoras vocês reclamam. Se alguma veterana aposenta, vocês reclamam e lamentam. Se alguma veterana retorna, vocês reclama e lamentam novamente. Se o Grego continua na CBB vocês reclamam. Se ele sai, vocês reclamam de quem entrou.

Ah, fala sério meu

Alan de Faria disse...

Alessandra já deu o que tinha que dar!? Como assim? Ela fez uma ótima temporada e, segundo a Lauren Jackson e a treinadora australiana, é uma das melhores jogadores que viram jogar (Lauren, inclusive, a considera uma grande marcadora sua!).
Iziane, apesar de tudo, tem que voltar para a seleção. Mas, lembrando: se mantiver o comportamento "eu sou foda e decido" (algo que nunca fez na seleção... e em algum clube?), tchau...

o que temos que agradecer é a volta da Erica, que, diga-se de passagem, nunca jogou um campeonato de peso vestindo o uniforme da seleção principal (foi banco no Mundial 2006). Quero ver Alessandra e Erica de titular... Natalia armando (mas ela tem que voltar a encontrar o bom basquete dela!)... nas laterais, Fernanda Beling e Izabela...

enfim...

E A CAMPANHA BAND TRANSMITA A SEMI E A FINAL DO MUNDIAL DE 94?

sta.ignorancia® disse...

Eu só não concordei com a convocação da Mamá e da Chuca... acho que elas já deram o que tinha que dar...

No lugar delas chamaria a Zaine e a Joice mas, no geral gostei da convocação, achei justa a convocação, afinal deve-se dar oportunidade de todas que vem se destacando, senão vira panela.

Anônimo disse...

Achei ótima a convocação. Parabéns Bassul! Bala, para de reclamar vai.... Nunca vê nada de bom no feminino!

sta.ignorancia® disse...

Só pelo fato de não convocar a Ega já tá valendo... rs

jdinis disse...

Concordo e discordo da opinião do Fábio.

O número de jogadoras realmente é excessivo e acho que foi meio "politiqueiro", ou seja, TODAS as jogadoras que eventualmente poderiam ser chamadas foram (tipo: "ninguém pode reclamar!"). Acho que o Bassul não teve autonomia para escolher suas preferidas.

Por outro lado discordo de que foram chamadas jogadoras sem condições, pois, na minha opinião, muitas delas se equivalem. É uma questão de gosto ou filosofia de trabalho.

Com exceção de alguns nomes que eu entendo serem unanimidade (Érika/Adrianinha e talvez Micaela, Kelly e Natália), todas as demais permitem discussão. Pode-se contestar a idade da Helen (falta de renovação), a falta de resultados da Jaqueline (não tem demonstrado nada), etc.

Como o tempo de preparação é relativamente longo, acho que a opção foi por avaliar, nos treinos, quais aquelas que melhor se adptam ao esquema e filosofia de trabalho.

Sds.

Anônimo disse...

Acho que a Izabela, Jaqueline não deveriam ser convocadas pois nem em seus clubes estão jogando.
Seleção é momento e o momento atual não as favorecem.
Gostei da convocação da Mariana.
Alguns nomes estão ai só pra fazer número, já que algumas irão demorar para se apresentarem.

marcelo marques disse...

só de não ter convocado a ega já esta valendo(2)

agora jogadoras como micaela,karla,karen,jaqueline,mama e silvia gustavo eu não teria convocado

mais geral a convocação foi boa e esse time bem treinado o q é dificil no brasil fisica,mental serei ousado

q abaixo da australia e dos eua seriamos os melhores

CAMILA disse...

CARO FÁBIO,PQ A SILVINHA N FOI CONVOCADA? ELA ESTA JOGANDO BEM NA ESPANHA.OBRIGADA

fábio balassiano disse...

camila, concordo com vc. nao entendia a sua não convocação!
ela poderia ser lembrada, de verdade...

abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

Inciar um novo ciclo com uma seleção composta por 11 veternas para disputar Copa América?

Parece desespero de causa.

As 4 jovens citadas pelo Fábio são as únicas tentativas de renovação, dentre as 24 convocadas, o que é meio ridículo para o início de um novo ciclo, até porque dificilmente elas cederão espaço para as veterenas. Achei a convocação bem política, com clara intenção de agradar gregos e troianos, tem gente que já deu o que tinha que dar e outras que se não deram até agora, não vão dar mais...

É tanta gente que não dá nempra citar nomes... Aff

Anônimo disse...

Poxa Vida ter uma visão critica do nosso basquete ate que é legal, agora po Fabio vc tambem reclama de tudo!! o basquete Brasileiro esta começando agora um trabalho de renovação.... as coisas não acontecem de uma hora pra outra não!!! temos que incentivar cada vez mais o nosso basquete descer a lenha não vai adiantar absolutamente nada!!!
Abraço a Todos...

Anônimo disse...

Com todo o respeito que a Helen e Alessandra merecem pelos serviços prestados ao basquete feminino, não dá pra entender a presença delas.

É o momento sim de mesclar experiência com juventude, mas é o início de um novo ciclo olímpico.

Sendo realista, alguém acha que a Helen vai jogar Olimpíadas com 40 anos?

A Érika ainda não disputou nenhum torneio como pivô titular na seleção. Ela precisa se firmar na posição, assim como Adrianinha na armação. Acho que a presença das veteranas pode uma gerar uma instabilidade desnecessária nas duas.

Se fosse para resgatar alguma atleta que deixou a seleção, eu optaria pela Silvinha que foi mal aproveitada na seleção pelo Barbosa durante longos anos, até encher o saco e pedir pra sair. Acho que ela, que joga na posição dois, seria uma garantia para os destemperos da Iziane e uma aposta mais coerente, pois ela tem 34 anos e por isso tem mais chances de fazer parte desse novo ciclo.

Anônimo disse...

Cadê a renovação?!?!?

Não estou vendo...

fábio balassiano disse...

anônimos que afirmam que eu reclamo de tudo, sinto desapontá-los. mas nos últimos meses eu fiz 7posts elogiosos sobre a hortência e alguns sobre o bassul.
por isso sinto-me no direito de criticá-los agora.
e, mais, acho que é uma questão de opinião também, não?
se a gente estivesse bem eu só elogiava!
sobre o tal novo ciclo que vocês dizem, eu só digo o seguinte: que novo ciclo é esse que repete os erros do passado?

abs, fábio

Anônimo disse...

Silvinha Luz arrebentou nas Olimpíadas de Atlanta aos 21 anos de idade, mesmo sendo reserva de ninguém menos que a rainha Hortência. Depois disso, nunca mais repetiu a mesma atuação, jogando pela seleção.

Será que a culpa era do Barbosa?

Anônimo disse...

Fabio,


Em primeiro lugar, NÃO EXISTE NOVO CICLO, quando dentro de um grupo composto por 24 jogadoras, chama-se apenas quatro jovens promessas, mas para ilustrar melhor seu comentário, gostaria que você citasse quais são os erros do passado que estão se repetindo.

Obrigado,

Paulinho.

fábio balassiano disse...

Paulinho, segue abaixo:

1 - Investir em atletas que não darão resultados internacionais algum (mamá, chuca, tayara e karla, por exemplo), diminuindo o espaço das jovens para amadurecer;
2 - Não fazer amistosos contra equipes de relevância;
3 - Não convocar atletas das seleções de base, para acostumá-las ao ritmo da seleção adulta;
4 - Mimar a iziane ainda mais, com uma convocação sem pé nem cabeça (principalmente este último fator)
5 - convocar atletas que mal estão jogando em seus clubes.

tem mais, mas acho que fecho com esses. se precisar, me avise, que posso acrescentar.
abs, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Alguma atleta é FILHA de algun auxiliar técnico das seleções de base........como no caso Raul Togni FILHO/NETO?????

fábio balassiano disse...

ah, paulinho, eu é que acho que deveríamos ter um novo ciclo.
é uma análise minha. ninguém pode se contentar com o que vimos nas olimpíadas, correto?

abs, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Fabio,

Eu concordo em partes com o Sta Ignorância que as atletas que se destacam na temporada merecem ser convocadas para serem observadas de perto, desde que haja critério na hora de fechar o grupo final, levando-se em conta a renovação necessária. Para isso é preciso aproveitar melhor jovens que estão sem espaço em seus clubes como Jaqueline e Izabela. Concordo totalmente em relação as atletas da seleção de base, pois não existe uma transição adequada entre o juvenil e o adulto, muitas delas até param de jogar.

O tal grupo de desenvolvimento tão falado pelo Bassul ficou só na conversa.

Não entendi se a convocação específica da Iziane é sem pé, nem cabeça ou a convocação toda. O que mais me incomoda é que não temos uma atleta na posição dois para substituí-la e eu não aguento mais ver armadora jogando como ala. Estamos insistindo nesse modelo de jogo desde que a Hortência parou de jogar. Alguma sugestão?


Paulinho

fábio balassiano disse...

a minha sugestão foi fazer um time operário, com a karen na ala, investindo na defesa e "furando" a bola no ataque. coletivo acima de tudo, portanto
nao sabemos jogar assim? ensinem-as! é assim que se vence hoje, poxa! veja a grécia aí...
só temos time para ganhar no alto nível com este tipo de tática
a hortência da vez, hoje, só faz 10 pontos por partida. a rainha de 1994 fazia 30, 40!

jack e iza nao se destacaram na temporada e foram convocadas. eu não discuto os nomes delas, mas os critérios. nao foram claros, ao meu ver.

abs, fábio

Leonardo Rodrigues disse...

As vezes somos contraditórios; queremos a renovação da seleção, no entanto caíremos de pau caso a mesma vá mal na Copa América e não se classifique para o Mundial. Criticamos o número de atletas convocadas, mas exaltamos o planejamento do volei, sendo que o Bernardinho mesmo com a seleção "fechada" sempre convocou um número maior de jogadores (normalmente mais jovens) para treinar com os veterenos e assim se ambientar com a filosofia de trabalho, pelo que vemos a renovação será menos traumática do que esperávamos.

Em relação as convocações de Helen e Alessandra, acabamos de assistir ao Campeonato Europeu e vimos uma seleção francesa se sagrar campeã renovada com uma veterena na armação trazendo tranquilidade e experiência. A Natália é um grande valor, mas pelo que assisti no paulista, ainda não tem condições de assumir uma seleção brasileira. Quanto a Alessandra, sou suspeito em falar pq sou fã incondicional,pra mim junto com a Janeth as principais responsáveis na permanência da seleção na elite mundial e que culminou com o bronze em Atenas,lembro que ela acaba de jogar um campeonato francês com números expressivos. Quem sabe ela não tenha o mesmo papel assumido pela Ruth antes do mundial de 94? A Érika tem pouquíssima experiência vestindo a camisa da seleção.

Podemos questionar um ou outro nome, mas no geral, gostei da convocação, acredito inclusive que com essa seleção possamos permanecer entre as 4 melhores do mundo no próximo mundial, agora, é trabalhar sério e dá rodagem aos novos talentos que estão surgindo para Londres.

Anônimo disse...

Acho que você quis dizer França, pois a Grécia se classificou graças a MVP do torneio Evanthia Maltsi que carregou o time nas costas.

Respeito sua opinião, mas a Karen já teve várias oportunidades na seleção e continua sendo convocada, então cabe a ela desempenhar bem seu papel e adquirir um espaço maior dentro do grupo. Na minha opinião, ela pode ser uma boa opção tática, mas não uma solução definitiva.

Na verdade ela é mais uma armadora que por excesso de concorrência, se arrisca na posição 2.

Desde 1998, várias jogadoras que atuavam como armadoras em seus clubes, foram utilizadas posição 2:

Magic Paula
Adriana Santos
Helen Luz
Silvinha Luz
Claudinha Neves
Karla
Karen Gustavo


Chega né... Que tal tentar um novo estilo de jogo, uma nova formação?

Sabemos que não existe a Hortência da vez, mas quem joga na posição 2 precisa ter características próprias para a função. Não acho que fazer 10 pontos seja suficiente e sei que não dá para esperar 40 pontos de nenhuma atleta atualmente, mas quem joga nessa posição precisa estar preparada e ter personalidade para finalizar no ataque, quando for necessário.

Será que não existe nenhuma jovem atleta que atue originalmente nessa função para ser preparada e ocupar esse espaço vazio na seleção?

Ou vamos ter que depender única e exclusivamente, do humor da Iziane?

Obrigado pelas respotas.


Paulinho

sta.ignorancia® disse...

Olha Bala, a Grécia só conseguiu o que conseguiu graças a uma defesa forte e uma jogadora que fazia metade dos pontos do time nos jogos (a MVP do torneio Evanthia Maltsi). Ou seja, o que mudou foi que hoje prioriza-se mais a defesa, mas continua sendo essencial termos uma cestinha na equipe.

E, na boa, já vimos em Pequim que essa história de time operário não pegou. Não tinha uma jogadora que definisse. Fizemos bons jogos contra Russia, Letônia e Coréia, mas não conseguimos fechar o jogo por essa falta de consistência no ataque e de uma atleta que pegasse a bola e definisse (Karla e Micaela mostraram que não definem nada). Todas as equipes tem essas jogadoras, inclusive Rússia e Austrália.

Por isso sou a favor da volta da Iziane (que se voltar vai ter uma postura diferente até pela presença da Hortência), acho válido serem testadas a Palmira (que foi bem na preparação do mundial de 2006 e só não jogou por causa de uma lesão) e a Tayara, além das outras meninas.

Vamos aguardar e torcer para que o Bassul escolha as que tiverem em melhores condições e não somente as que já tiveram serviços prestados a seleção.

abs,

fábio balassiano disse...

pera
grécia no masculino
nao expliquei direito
abs, fábio

fábio balassiano disse...

paulinho, qual é a função de um atleta?
o trevor ariza é 3. o lebron james, também. o vince carter, idem. o shane battier, também

o dirk nowitzki é 4. o tim duncan também. o gasol, idem. o kenyon martin, idem.

nao dá para rotular. cada um pode ser o que for. se a gente ficar naquela de que o armador é o cerébro, o 2 pontua, o 5 pega rebote, ficaremos sempre na mesma

abs, fábio,

Anônimo disse...

Coisas de Carlinhos,Brunoro,Hortencia,Paula,janeth, vcs esperavam o que ?
Aguradem o Masculino.
Esta sendo loteado entre jogadores, ex jogadores e etc.
Da ate medo....

Helton disse...

Acho q a melhor opção para a posição 2 é a Palmira, que por lesão ficou de fora do mundial em 2006.A Palmira vem se firmando desde do paulista de 2008 e merece uma oportunidade.


tbm acho que Karla, Mamá, Chuca e Tayara não deveriam ser convocadas.Mas pelo menos o Bassul se mancou e desistiu da Êga que ninguem entendia pq tava na seleçao e ainda era titular...Aff aff.

Quanto a Micaéla acho que essa Copa America deria ser a ultima oportunidade, se ela não jogar q sabe e deve não pode mas ser convocada.

Anônimo disse...

Fabio, esqueceram de alguém sim...esqueceram da Lílian...pra mim, muito melhor que Chuca, Tayara, Jaqueline etc...