terça-feira, 16 de junho de 2009

Os heróis silenciosos

Daqueles que conquistaram o anel pelo Lakers, talvez ninguém tenha sofrido tanto quanto Derek Fisher e Phil Jackson. Entre críticas individuais, ambos ouviram uma comum: estavam decadentes, em fim de linha. Os dois, evidentemente, não precisavam dar resposta alguma, mas o final desta temporada foi um doce veneno para quem tanto havia feito, e continua fazendo, na liga.

Fisher, agora com quatro títulos, vinha de séries terríveis contra Utah Jazz e Houston Rockets até conseguir conter Chauncey Billups no duelo final do Oeste contra o Denver Nuggets. Na final, matou duas bolas decisivas no jogo 4, conteve Rafer Alston em momentos cruciais e mostrou que ainda pode ser efetivo. O camisa 2, na verdade, é ídolo de muita gente porque parece um ser normal, diferente de Kobes, LeBrons e Wades, que são inatingíveis.

O técnico Phil Jackson, tão criticado por manter o próprio Fisher como titular na série contra os Rockets, provou que confiar em seus atletas pode render frutos adiante. Foi justamente nas séries seguintes que seu elenco rendeu melhor, tranqüilo em relação ao que deveria fazer. Com as mãos cheias de anel, Big Phil é o treinador com o maior número de títulos da liga. Acho complicado que a história não coloque o nome de Phil como o maior de todos.

2 comentários:

Rafael B. disse...

Ponto para o Phil, que acreditou no armador experiente. Mas quase todo mundo (inclusive eu) fazia coro nas outras séries para o Shannon Brown ser titular, até porque o Fisher tava ridiculo, não acertava nem bola de 3, que é o forte dele, e o Phil não tirava o cara.

Agora os dois são os que mais precisavam e lucraram com o titulo, depois do Kobe claro.

Osama_Lakers disse...

Phil Jackson é o maior de todos, indiscutivelmente. E, como escreveste, tanto ele qto DFisher deram um verdadeiro tapa de luva naqueles que os davam como aposentados. Eles 2 são verdadeiros carregadores de piano.