quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pelo Fantasy do NBB

Das minhas loucuras no basquete, uma delas atende pelo nome de Fantasy, aquele joguinho em que você finge que é diretor-geral de franquia da NBA. Há a seleção dos atletas numa espécie de Draft, uma escalação bem básica (qualquer jeca faz) e uma série de possibilidades de mexer com o elenco (adoro esta parte). Há três anos me tornei um celerado por isso a tal ponto que acesso as duas ligas que participo antes de checar meu e-mail. Antes que perguntem, digo que estou ótimo em uma e péssimo em outra.

Foi aí que pensei em como seria legal se houvesse um jogo parecido com os times do NBB na próxima temporada. Pode parecer besteira, mas passei a ser ainda mais tarado por números desde que comecei no Fantasy - e alguns posts saíram por causa do joguinho.

Mas não é só diversão, claro. Os marqueteiros costumam dizer que essas ações "periféricas" servem para criar mais volume, abrangência e capilaridade da marca central (no caso a NBA). Para criar um Fantasy, no entanto, o primeiro passo seria arrumar o site por completo (colocando fichas dos jogadores, com histórico e tudo mais) e o seguinte seria mexer na área de estatísticas (sei que a Liga vem tentando melhorar, mas até agora é uma seção incompleta pacas). O último passo seria ter um calendário com menos mudança de datas.

Creio que um jogo como este cativaria ainda mais a garotada (o público do basquete se encontra atualmente na Internet e é majoritariamente jovem) e seria ótimo para a LNB explorar ainda mais o seu potencial para uma comunicação segmentada para um nicho que ainda é pouco explorado (as mídias sociais para serem muito exploradas). Torço para que em 2011 eu fique alucinado com os pontos de Marcelinho, os tocos de Murilo e as assistências de Valtinho. Os alucinados precisamos disso.

9 comentários:

Diogo Aquino disse...

Bala, como meus comentários do seu texto sobre "fidelização do esoporte" demonstra ando no mínimo desiludido com as ações, ou melhor com a ausencia delas por parte dos dirigentes do basquete no Brasil.

Diante disso sou capaz de dizer que antes de uma ação como essa que vc sonha se torne realidade os seguintes eventos ocorrerão:

1º Leadrinho emplacará média de 30-15-5 em uma série de playoffs;
2º Marcelinho Machado será MVP das Olimpiadas;
3º Nene Hilário terá uma média de 15 reb em uma série de Playoffs;
4º Nezinho emplacará uma média de 10 assistências na temorada;
5º Baby vontará como estrela a NBA;
6º Kobe Bryant terá uma temporada com média de 5 pts;
7º Allen Iverson montará um time com Stockton, Barkley e Malone e emfim ganharão um anél;
8º A Iuguslávia irá se reunificar;
9º O flamengo se tornará o clube mais rico do mundo;
10º a FIFA elegerá como melhor jogador do mundo um jogador que jogue no futebol chileno.

Anônimo disse...

Eu tinha vícios por jogos de fantasy de futebol (tinha 2 da Champions League, 1 da Premier League e 1 do Campeonato Brasileiro). Com o tempo, eu percebi que estava dedicando uma boa parte do meu tempo nisso e acabei largando tudo. Seria legal, eu até jogaria, mas a parte das estatísticas é o maior entrave nisso. Abs, @m2theu5

Marcos_Galo13 disse...

Comentava isso com meu irmão... Seria excelente... O site oficial tem que ter um nº maior de acesso diário, até pra atrair patrocínio para o site... Mas pra isso precisa melhor... MUITO!!

Uma seria criar um fantasy, muito básico, com os 5 titulares, o 6º homem e o técnico...

Outra coisa que sinto falta no site, é as estastísticas individuais, como tem no site da NBA, por exemplo...
É muito chato abrir aquele tanto de aba pra ver as estastísticas de um jogador...

E o site precisa ter vídeo das partidas...
Melhores momentos, top 10 enterradas, assistências, roubadas de bola...

O Minas, meu time, filma os jogos e transmiti no telão, mas nunca vi nenhum lance na internet...

Marcos_Galo13 disse...

E uma coisa que eu penso que poderia ser feita, era de os torcedores passarem sugestões de melhorias param vocês, de blogs, e vocês organizarem e discutirem com os organizadores do NBB, após o fim da temporada...

Vejo falta de muita coisa básica, muito erro amador, que talvez eles nem prestam atenção...

Acho que seria muito válido para a evolução do NBB...

Anônimo disse...

O pessoal do draftbrasil(que já possuem 3 fantasys de NBA) já tentaram fazer uma vez, mas não me recordo o motivo de não ter andado o projeto, se você se comunicar com o pessoal lá, é capaz de achar novos adeptos e até encontrar o tópico que tudo se desenrolou. Abraço, Bala.

Anônimo disse...

O maior problema é a estatística. A LNB mudou o site e ficou pior. A estatistica do 1º ano da liga era muito melhor. Aliás, a estatística da 1ª temporada da LNB não está completa! Pasmen! Sumiu o 5º jogo da final! Assim, tudo fica prejudicado. E tem mais: lançaram o Media Guide com as estatísticas erradas! Bala: vc percebeu que o Marcelinho está com 76 jogos no Media Guide, mas que, na verdade, ele disputou 77 jogos nas duas primeiras temporadas? Os erros continuam na estatística de 2010/2011: no jogo Fla x Pinheiros (dia 12/12/2010) o Marcelinho fez 31 pontos na súmula e na estatística só aparecem 27!!! Levaram 4 pontos dele!! Ninguem vê isso? E tem mais erros... Muito mais...

Diogo Aquino disse...

Óbivio que os erros tem que ser corrigidos, mas o maior problema é estrutural, vc não ter a condição de clivcar no nome do atleta e ver td sobre ele é ridiculo!

Marcelo Monteiro disse...

Salve Bala. Sugestão para o ano que vem (acho que para este ano já tá tarde). Cria uma liga de fantasy para o blog. Para a galera participar. Acho que dá para criar dividindo os participantes por conferências, com bastante gente. Se tiver, Tijuca Hawks tá dentro. Abração. Marcelo Monteiro

fábio balassiano disse...

valeu, monteiro!
vou pensar nisso, prometo.

Abs, Fábio