terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Muito prazer, Dimitri Sousa

Aos 16 anos, Dimitri Sousa já trilha os caminhos que sua família conhece bem. Filho de Marcelo Pará (ex-jogador) e irmão de Adonis Sousa (atualmente no Arizona Western College, nos EUA), Dimi, como é conhecido, parecia não ter escolhas se não jogar basquete. Mas o que o menino vem conseguindo em tão pouco tempo de carreira assusta. Já atuando na Itália (ele defende o Teramo, onde tem médias de 26 pontos na competição Sub-17, 18,8 na Sub-19 e 14,5 na Série C do Italiano), o ala de 1,96m evoluiu na defesa, desenvolveu sua técnica, diz que pretende atuar pelo Brasil e promete ser uma das sensações do país num futuro não muito longo. Por isso o Bala na Cesta foi ouvir Dimitri na seção “Muito Prazer”

BALA NA CESTA: Para quem não conhece, quem é o jovem Dimitri Sousa? Vindo de uma família de basqueteiros, não havia outra opção que não fosse jogar basquete, né?
DIMITRI SOUSA: Sou um garoto muito esforçado, que corre atrás dos seus sonhos e que ama o que faz. Com certeza tenho o basquete no DNA, e meu pai e meu irmão sempre me deram muita força. Deram conselhos e ensinaram a amar o jogo e a dar sempre o meu máximo em quadra.

-- Muito atleta acaba saindo do país muito cedo e depois volta alegando “saudade”. Como é isso para você? Já pensou em desistir de morar longe de família e amigos e voltar para o Brasil?
-- Com certeza essa é a parte mais difícil de jogar fora do país. Apesar de me sentir bem aqui e ter me adaptado muito facilmente, não existe nada como a sua própria casa. Sobre pensar em desistir, sim, isso já passou pela minha cabeça, mas sempre acreditei que não se obtém sucesso sem sacrifício e, além disso, minha família e amigos sempre me dão forças quando eu estou com saudades.

-- Por jogar na Itália, você consegue diferenciar os treinamentos que você tinha aqui no Brasil e os que têm aí? E em relação à estrutura, é muito diferente?
-- Aqui, os treinos são muito voltados para a leitura do jogo, pois em certos níveis não adianta ter só talento – é preciso saber o que fazer na hora certa. Na Itália tudo é muito profissional, e as coisas funcionam com muita eficiência e rapidez. Acho que falta isso para o basquete brasileiro dar um salto de qualidade.

-- Em que pontos você melhorou aí, e em quais ainda precisa evoluir?
-- Com certeza a defesa foi o ponto em que mais evoluí. Sempre pegaram muito no meu pé aqui por causa disso e me puseram para marcar o melhor jogador do outro time em quase todas as ocasiões. Mas ainda preciso trabalhar muito em todos os aspectos do jogo, mas se for falar em um, digo que a parte física é a que estou trabalhando com mais foco atualmente.

-- Seu irmão, Adonis, passou por um processo conturbado de nacionalização pela Grécia, e nunca chegou a atuar pelos gregos. Você pensa em seguir o mesmo caminho, ou quer atuar pelo Brasil? Neste ano há convocações para a seleção Sub-17, em que você pode atuar, e o Mundial Sub-19 da Letônia.
-- Meu objetivo, como o do meu irmão, é jogar pela Seleção do nosso país - Brasil. Ainda não estreei com a amarelinha por causa de problemas contratuais com o clube mas essa é a minha vontade. Seria a realização de um sonho, e ficaria muito feliz de jogar pela sub-17 ou pela sub-19.

BATE-BOLA
Uma palavra que amo:
Família
Uma palavra que odeio: Saudade
Minha maior virtude dentro de quadra: Versatilidade
Um ponto que tenho que melhorar em quadra: Parte Física
Uma Qualidade fora de quadra: Amigo para todas as horas
Um defeito: Desorganização
Uma mania: Levantar da cama com o pé direito
Um sonho: Jogar na NBA e conquistar uma medalha olímpica
Uma cidade: São Paulo
Um ídolo: Drazen Petrovic
Um lugar: Minha Casa
Uma comida: Churrasco
Um livro: Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Um filme: Rocky IV
Uma música: Teach How to Dougie - California Swag District
Um amigo: Matheus Matos e Arthur Pecos
Uma bola que eu chutei e caiu: Um arremesso no último segundo contra Chieti, na final do Sub-19 desse ano, nos levando para a prorrogação
Uma bola que chutei e não caiu: Última bola do jogo nas quartas-de-final da Copa Itália, contra Rimini, em que perdemos de dois
Um momento triste: Morte de meu avô
Um momento feliz: Minha primeira convocação para a Seleção Brasileira em 2008
Um técnico: André Germano e Vinicius Louzada
Uma frase: ''No Pain No Gain'' (Não há ganho sem dor”)

21 comentários:

SAULERA disse...

O Neto tem que chamar o dimitri para atuar no Mundial sub19 desse ano. É inadimissível não convocá-lo!

Anônimo disse...

espero que ele va para o mundial sub-19, quanto mais cedo ele subir melhor pra ele e para o brasil

Anônimo disse...

Bala..viste que a CBB divulgou o calendário completo de 2011 ontem? inclusive com os brasileiros de base definidos.
abçs
Fábio Gomes

Anônimo disse...

Fiquei contente o Garoto é otimo de bola,e é notório que tem uma bela cabeça e projetos definidos para o futuro.

Parabéns Cestinha,continue dessa modo que em breve o veremos na NBA.

Anônimo disse...

Bala que maturidade do Garoto não?
Demostrou uma bela noção geral e c torcer para que ele siga evoluindo tecnicamente e fisicamente.aí quem sabe não teremos o CARA da verde-amarela?

Anônimo disse...

SÓ uma coisa. O irmão quer jogar agora pela seleção porque a Grécia não quis convocá-lo e também pq hoje a seleção do Brasil é melhor que a da Grécia. A perda de Diamantidis nultilou o time. Antes ele queria ser grego.

Gustavo,
Abraços

Anônimo disse...

A gente vendo os dados e estatisticas desse Garoto impressiona e nos dá a esperança que em muito breve teremos uma grande Estrela Internacional.
A CBB deveria está monitorarando de perto os passos dele...aliás será que a comissão Técnica de Base está fazendo isso?

Neto e André Germano olho no Garoto.

Anônimo disse...

Eita moleque bom de Bola...!!

Seleção BR para ele já.

PS. a Itália é o Pais mais racista da Europa,se o Dimitri está arrebentado por lá,seguramente é muito Fera.

Bala está confirmado a vinda dele para o Palmeiras ainda esse ano?que belo presente será.
Dá-lhe Verdao.

Anônimo disse...

Eita moleque bom de Bola...!!

Seleção BR para ele já.

PS. a Itália é o Pais mais racista da Europa,se o Dimitri está arrebentado por lá,seguramente é muito Fera.

Bala está confirmado a vinda dele para o Palmeiras ainda esse ano?que belo presente será.
Dá-lhe Verdao.

fábio balassiano disse...

ele não virá ao palmeiras

abs, fábio

Anônimo disse...

A Itália é racista,
Fato.
Mas esse garoto é extremamente branco. Pq ele sofreria anonimo das 15:08. Só pelo fato de ser estrangeiro? Que não é pouca coisa, mas ositalianos são melhores que os londrinos e parisienses nesse sentido. Bem melhores.

Anônimo disse...

Bala, numa entrevista dada quando de sua ida para a Italia, Dimitri disse:
- Quando vim para Italia, tinha receio de não estar no mesmo nivel do basquete daqui, mas depois vi que estou acima. Quem conhece o basquete de base e os torneios Italianos de base, sabe que o nivel de lá não e tão forte assim, inclusive acredito se inferior ao espanhol, mas acredito que na parte de profissionalismo e muito superior ao nosso.
Torço muito pelo garoto, a quem admiro e acho inclusive muito melhor que o irmão, mas espero velo junto com a nossa sub 17, para ai sim pensar na sub 19.
Uma caracteristica legal no Dimitri que vi jogar na epoca do circulo, e que na hora do pega pra capa ele quer a bola o tempo todo, ele não aceita a derrota nunca, e não tem medo, me lembro de um jogo de final four em que ele errou oito arremessos de tres seguidos, continuou querendo a bola e no nono arremesso virou a partida.

Anônimo disse...

bala em qual site posso achar as estatisticas dele

Anônimo disse...

anonimo das 18:28 . Onde voce achou essa entrevista do Dimitri???

fábio balassiano disse...

aqui.
http://www.abruzzobasketball.it/index.php/risultati-e-classifiche/c-regionale/classifica/calendar/4

e os cestinhas aqui
http://www.abruzzobasketball.it/index.php/risultati-e-classifiche/c-regionale/marcatori


Abs, Fábio

Anônimo disse...

O irmao mais velho ja atuou pela selecao brasileira juvenil em 2009 e na selecao universitaria que ganhou o panamericano ano passado, em salvador. o negocio de grecia foi antigamente quando ele jogava pelo olympiacos.

Marcos

Anônimo disse...

Os 2 garotos são extremamente talentosos e com enorme potencial,se bem que o Dimitri parece ter um Futuro mais promissor.
Ambos tem a Nacionalidade Grega(hereditariedade materna)o que torna as portas do Basket Europeu ainda mais abertas para eles.

Anônimo disse...

esportesite.com.br - 2009/13/04
O Montepaschi Siena ficou com a terceira colocação no “25º TORNEO EUROPEO DI PASQUA – Città di Pontedera – Basket Under 15″, disputado no final de semana, na Itália, contando com a participação de equipes tradicionais do cenário europeu – vários times italianos, dois representantes da Croácia e um da Holanda. O brasileiro Dimitri “Bambino D’Oro” Sousa, que atua pelo Teramo Basket, foi um dos reforços desta equipe de Siena, pois seu passe pertence a estas duas agremiações.

“Creio que foi muito bom disputar este torneio, pois deu para aprender muita coisa e conhecer um pouco mais do basquete italiano e de outros países europeus. A minha participação foi boa, pois os dirigentes do Montepaschi Siena me agradeceram por ter vindo, e disseram que o time cresceu de nível com a minha presença”, relata Dimitri, que conseguiu manter o bom desempenho ofensivo, sendo um dos maiores pontuadores do torneio.

“Eu fui para essa competição em uma situação meio ruim, estava sem dormir em Teramo, o time era recém-formado e só fiz um treino com eles, além do que foram muitos jogos em poucas horas. Mas, pela análise que fiz, junto com meus agentes, creio que estou no mesmo nível e até um pouco acima dos atletas da minha idade”, complementa Dimitri, que foi o principal nome do representante de Siena na competição, chamando a atenção dos “olheiros” que estiveram acompanhando aos jogos.

A campanha do Montepaschi Siena no torneio foi essa: 93 a 75, no Don Bosco e 153 a 40, no Castelfranco (primeira fase); e 85 a 68, no Zagrabia (quartas-de-final). Na semifinal, derrota para o Moncalieri, 82 a 70; e, na decisão de terceiro e quarto lugares, vitória, por 108 a 50, sobre o Ghezzano.

Os principais classificados foram estes: 1º) Moncalieri, 2º) Varese, 3º) Montepaschi Siena, 4º) Ghezzano, 5º) Zadar (Croácia), 6º) Zagreb (Croácia), 7º) Genova e 8º) Cremona.

Anônimo disse...

Em momento algum ele falou que o nivel do basquete italiano é mais baixo que o do espanhol cara.

Anônimo disse...

O Curriculo do Dimitri Sousa é impressionante para um jovem com a idade dele,vários títulos de Campeão,Cestinha em todas as competições que participa,MVP em todos os campeonatos,recordes em cima de recordes.
Temos que torcer para que todo esse talento se concretize para afinal termos um novo OSCAR nas Seleções Brasileiras..!

SORTE GAROTO!!!!

PS. Seria ótimo se ele pudesse jogar todos os campeonatos Internacionais de base em 2011.

Anônimo disse...

Desculpe a citação do Dimitri e referente ao nivel dele em relação aos garotos que ele encontrou na Italia.
Realmente da forma que eu escrevi deu a impressão que a citação era dele.
A referença entre o basquete Espanhol e Italiano e minha, pois viajo bastante a europa e sempre que posso acompanho o basquete nos paises que vou, principalmente a base, pois acho que a melhor saida para alavancar nosso basquete esta na nossa base.
E preste atenção, torço demais pelo garoto, pois o acho incrivel, e não vejo a hora de velo com a camisa da nossa sub 17 e sub 19 se possivel.