terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As estrelas e o horizonte

Não resta dúvida que o Jogo das Estrelas da LNB é um acerto imenso - desde a sua concepção, passando por suas ideias e culminando com a sua realização. No evento que acontece a partir de sexta-feira, além dos já famosos torneios de três pontos e de enterradas, haverá um duelo pra lá de interessante entre os veteranos de Franca e um combinado dos extintos-e-saudosos Monte Líbano/Sírio Libanês (leia aqui). Será, sem dúvida, sensacional (e este blogueiro aqui está chateado por não poder acompanhar tudo no Pedrocão). Ponto para a organização, que resgata grandes nomes da modalidade e difunde ainda mais o NBB em um de seus grandes pólos.

Eu, no entanto, só fico chateado ao notar que não há atividade voltada para os jovens valores da competição. Seria salutar se, tal qual acontece na NBA, houvesse uma partida entre os calouros e os atletas de segundo ano. Sei que isso é complicado de se fazer aqui, mas poderia haver um duelo, por exemplo, entre uma equipe Sub-21 (Jordan) e uma Sub-23 (Douglas Nunes), de modo a apresentar os possíveis grandes nomes ao país. Outra boa ideia seria colocar os jovens em uma baita clínica com um profissional renomado - renderia frutos para todos, não?

A LNB tem ótimas intenções, trabalha muito bem a palavra sustentabilidade em seu modelo de negócio, mas precisa estar atenta, também, a quem será fundamental ao seu futuro. Rever o passado e promover o presente são atitudes essenciais, mas é necessário planejar o futuro desde já também.

9 comentários:

João Pedro Tonhão disse...

Grande idéia essa de fazer um jogo entre equipes Sub-21 e Sub-23, bem q podia acontecer jah ano q vem.. Os organizadores do NBB bem q podia ler este blog de vez em quando.. =]

Anônimo disse...

Bala,
voce sinceramente acha que isso e facil??
Tudo custa dinheiro e acho que tudo tem seu tempo.Acho que esse tipo de critica esta apenas derrubando uma atitude boa procurando sempre o lado ruim da coisa.
abraços

Anônimo disse...

Acho complicado estabelecer um jogo assim aqui no Brasil, mas a ideia é boa sim.

Quem sabe mais pra frente a LNB não adota isso ou algo parecido? O Jogo das Estrelas vem envoluindo, quem viu o primeiro e segundo sabe, e esse terceiro parece que vai ser ainda melhor que os outros dois, vai ter até TV Globo.

Esse ano a novidade foi o negócio lá de habilidades, tipo o que a NBA faz. Acho bem legal e divertido também. Quem sabe no ano que vem não pinta alguma coisa pros "novatos".

Não podemos esquecer que pra esse ano tem o NBB Sub 20. Seria muito bom se conseguissem tirar ele do papel...

Victor Dames disse...

Não acho sua idéia ruim não, Bala, mas só penso que deveria ser a cereja do bolo. Ações muito mais efetivas pelos jovens valores deveriam ser colocadas em prática já, como o prometido torneio sub-20 da LNB, para depois de solidificadas, serem comemoradas num jogo festivo como acontece no Jogo das Estrelas. No presente momento, não há o que comemorar no trabalho de base, penso eu.

Abraços!

Diogo Aquino disse...

Temos realmente que enaltecer a atitude de homenagiarem grandes idolos e times do passado, mas o fim de semana das estrelas ainda esta longe do ideal, o ja equivocado modelo Brasil x mundo ja foi combatido por mim aki diversas vezes, além, do óbvio descaso com as jovens promessas, quie ja não tem espaço no jogo principal, em rasão da preferencia pelos gringos estabelecida, e sequer tem um evento só pra eles.
Mas vamos esperar a ecxecução da festa este ano, veremos se os erros ridiculos do ano passados serão corrigidos, o que ja demonstrará boa evolução.

Anônimo disse...

Tem gente que resiste as boas idéias, e vc tem razão mesmo, eles esquecem que as olimpiadas 2016 estão, e os veteranos não estarão nela, então força aos jovens, aos grandes talentos que estão surgindo.

Jonathan Soares disse...

Como Sempre Com Grandes ideias Fabio, Mas Acho essa do SUB 21 VS SUB23 Sensacional, Mas isso ficar pro Futuro Quem Diria o Brasil, te uma Liga de Basquete Com Nivel Legal, Ainda Mas com um Fim de Semana Voltado So para Estrelas, Basquete Esta Voltando a Ser Grande em Nosso Pais.

Anônimo disse...

Dizem que geração Oscar e companhia não deixavam a geração mais nova entrar na seleção e por isso se criou um vazio de novos valores.Vale a pena ver quanto tempo essa geração ficou na seleção.A escadinha tem que sempre existir.

Anônimo disse...

Bala a sua ideia mais do que legal e justa e necessária, e tenho certeza que será levada em conta, quem achou que vc estava querendo ver o lado ruim da coisa simplesmente não discerniu o que leu.
A geração Oscar não atrapalhou em nada as gerações seguintes, simplesmente aconteceu que os valores que vieram logo apos aquela geração não estavam no mesmo nivel da anterior; Oscar x Paulinho, Marcel x Rogerio, Mauri x Demetrius ( so exemplos); e depois houve uma evolução no basquete europeu e mundial, e nos deixamos o trem passar.