quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Passando da hora

Não tenho nada contra João Marcelo Leite, mas acho que já está passando da hora de o treinador apresentar um trabalho consistente. Alçado à categoria de "técnico revelação" alguns anos atrás, o agora nem-tão-novinho-assim comandante do Pinheiros patinou, e patinou feio, nas finais contra Limeira.

Noves fora as insinuações de que João Marcelo não tem comando sobre seus jogadores, para mim o que mais pega é a sua bagagem tática. Depois de fazer um trabalho razoável com um grupo jovem no Paulistano, o técnico não conseguiu repetir o sucesso com um elenco reforçado e agora com o Pinheiros. Suas defesas são (e sempre foram) uma peneira, seus ataques baseiam-se exclusivamente nas individualidades dos jogadores e quase sempre seus times "perdem a linha" no controle emocional nos finais de partida.

Em suma: aquele que poderia ser um ótimo treinador da nova safra do Brasil está se tornando cada vez mais um produto comum no mercado. O tempo, porém, não pára, e o problema é que se ainda quiser se tornar um treinador de ponta João Marcelo Leite precisa fazer trabalhos mais duradouros e com um pingo de diferenciação do da maioria dos comandantes deste país.

E você, concorda que a carreira de João Marcelo Leite ainda não decolou? Comente na caixinha (por favor, pessoal, mantenham a educação!)

59 comentários:

Anônimo disse...

Análize perfeita!!!!...Bala vc. tá vendo MUUIIITTTTTO Basquete.

Sinceramente acho que o João Marcelo está perdendo definitivamente o "Bonde da História".

Parabéns pela sua sempre clara visão dos fatos.

Márcio-33 disse...

Acho que dos técnicos da nova geração o J. M. talvez seja o que mais se preparou, que eu saiba frequentou clinicas na espanha e nos eua em varias ocasiões. Agora, esporte tem que ter "estrela" não adianta saber tudo e ser um puta pé frio...hehehe...vide Paulo Chupeta pouca bagagem tática mas a mandinga era boa.

Jonathan Soares disse...

Ele Tem um Time Muito Bom, o metedo e Jogo e Meio Louco msm, ontem eu Coloco uma Parte da Culpa Qaundo o Time Tava Bem Jogo empatado, ele Vai e toma Falta Tecnica e Limeira Abre 5 Não sei não..
Eu Sou Mas Adriano Geraldes!

HAHAHA

Anônimo disse...

Caro Bala,
Como pode questionar um técnico que acabou de ser Campeão Sul Americano e esteve em 2 finais consecutivas no mais árduo campeonato regional e talvez das Américas.
Chegar ha uma final, e nao ganhar nao significa que o técnico seja ruim, para se chegar em uma final, tem um longo caminho construído, e que somente 2 equipes chegam.
Talvez, por vc nao ter esta experiência de pódio, nao entenda o que isso signifique.( compreensível)
Parabéns ao Joao Marcelo.

peter schiling disse...

João Marcelo é fraco.

Anônimo disse...

Joao Marcelo é pura propaganda, além de fraco tem um caráter questionável, incrível que um clube que investe tanto em jogador coloque um elenco desses na mão de alguem que ano passado provou que nao tem nível para lidar com bons jogadores, azar do Pinheiros, bom para os concorrentes

Anônimo disse...

Perguntem aos jogadores que estiveram no Paulistano quem é Joao Marcelo, os dirigentes do CAP consideram um presente a ida dele para o Pinheiros, não sei quem teve a iniciativa de contratar mas esse diretor deveria se banido do Pinheiros, pois deve torcer para o CAP.

Anônimo disse...

Tem gente que passa a vida toda sendo técnico e nao consegue chegar perto de uma final.
Queridos, chegar a uma final sao para muitos poucos, ser campeão somente para um.

Pelo que li acima, Campeão Sul Americano, 2 finais consecutivas no Paulista, para poucos.

Voce somente vira um grande profissional,ganhando experiência, ninguém nasce sabendo.

o cara ja esta bom.

Anônimo disse...

Dois vices consecutivos, que bom heim!!! rsrsrs
soma um com o outro e dá um título, acho que ai melhora...

Anônimo disse...

Campeão Sul americano jogando contra quem? até eu seria campeão nesses torneios sul americanos, Argentina nao manda time e o resto é horrível, bom...vindo do JM ele poderia ser vice, afinal ele gosta de ser vice...ta valendo

Anônimo disse...

Ganhar ou perder uma final faz parte da competição.

Mas com o elenco que ele tem na mão? Perder é mesmo incompetência mesmo.

Já fez isso no CAP e agora no Pinheiros, ele é ruim mesmo, se não tivesse um time com tanta qualidade nem tinha se classificado para os play-offs.

Demétrius deu uma aula do que é comandar uma equipe.

Anônimo disse...

Soma um com outro, e quem esta desempregado continua.

Anônimo disse...

Anonimo das 16:43,
O cara palida, o Brasil manda quem???
Se esqueceu que o JM ficou isolado neste Sul Americano, que o grande tangueiro Rubens ficou com a Sel oba oba.

O JM ganhiu sozinho este titulo, merito total dele.

Wolmer Bicalho disse...

Olá Fabio, vou defender o profissional João Marcelo e explico o por que: Primeiro queria saber se o João Marcelo montou esse time. Foi escolha dele esses atletas? Se não foi, todos tem que saber que além de muito dinheiro, nenhum time obtem resultado sem trabalho e tempo. Aí você pode dizer que Limeira tinha uma folha menor e foram campeões no mesmo ano que o time voltou, mas aí eu afirmo, foi o Demétrius que escolheu a dedo seus atletas. E podem ter certeza, isso facilitou e muito, a afinidade, obediência e respeito. Parabéns ao Cássio, que soube administrar seu dinheiro, dando total aval para o Demétrius trabalhar tranquilo. Agora, se foi o João Marcelo que escolheu esses atletas, aí tenho que concordar que ele não conseguiu encaixar com alguns.
Mas independente de tudo isso, é fácil criticarmos o técnico, essa cultura vem do futebol aqui no Brasil. Não vejo ninguém criticando a diretoria e alguns atletas, e principalmente aqueles que ganham muito, mas muito mesmo. Eu tive a oportunidade de trabalhar com alguns atletas que já passaram por muitos anos em times de ponta e foram destaques dessas equipes e nunca vi um comportamento tão desrespeitoso igual vi nesse time do Pinheiros. Desrespeito no mínimo com a entidade que os paga. Precisar pedir garra, paixão, obediência para um atleta que ganha 30.000 mil por mês? Acho que estamos crucificando a pessoa errada! O João Marcelo tem sua parcela de culpa e tem que assumir, pois aceitou o desafio, mas o grupo não é só ele! O Pinheiros deveria seguir o exemplo de Limeira e dar total aval para o seu técnico, seja ele o João Marcelo ou outro.
O basquete está crescendo, mas a nossa cultura continua a mesma!Ahh...me esqueci de citar a imprensa. Supervaloriza demais alguns atletas e quando chegam na seleção...
Meu nome é Wolmer Bicalho, sou técnico de basquete masculino. Apenas deixei minha humilde opinião em prol dos técnicos!

Anônimo disse...

Como é engraçado ler os comentários dos TÉCNICOS DESEMPREGADOS fazendo crítica ao JM e ao Rossi por tê-lo contratado.........O q vcs queriam, que contratassem a vocês seus INVEJOSOS ?

Tosos sabem quem são estes incapacitados que vivem pelos ginásios do ECP e CAP tentando fazer uma politica suja e tentar beliscar uma boquinha......Mas infelizmente me parece que estão tão marcados pela incopetência e falta de postura que vão precisar de muita sorte para conseguir uma boquinha em time deo Milenio...ou quem sabe possam virar assitente do Rinaldo em Sorocaba.

Nem como comentaristas de blog servem para chamar a atenção.....que peninhaahahahahahah

Anônimo disse...

o cara pálida?

o brasil não ganhava o sul-americano desde de 2003!!!

foi lula, foi xupeta, e nada.

acorda...

Anônimo disse...

o pior de tudo é que ele bota no bolso: chupeta, bial, neto, davis, e muitos outros.
aonde iremos parar!!!

Thiago Oliveira disse...

Perfeito a análise do Wolmer - que desenvolve um excelente trabalho aqui em Americana.

O que fizeram nesta série final os grandes jogadores como Marquinhos e Fiorotto ??

Jogar a culpa pra cima do técnico é fácil !!! Costume dos brasileiros !

Tem que cobrar de verdade esses "grandes" jogadores que ganham muito, e pouco produziram !

Anônimo disse...

SEm querer mais o pau no JM, o Demetrius deu um show de comunicação e tatica aos seus comandados. ERic Tatu deu um show de defesa e ataque. O maquinhos do pinheiros, a despeito de seu talento, estava perdido na defesa e no ataque arremessava erroneamente assim como Shamell.. Quanto ao JM ele precisaria de ter aulas com o Demetrius.

Anônimo disse...

fabio, é verdade que o pinheiros tá indo atrás do seu amigo marcel?

fábio balassiano disse...

não sei.

Abs, fábio

Anônimo disse...

Na verdade ja passamos por isso uma vez com o Neto outra com o Proprio JM montamos times majestosos com folha de pagamento imensa e nao chegamos a lugar nenhum. Aprendemos da forma mais dura que quando quer ser campeao se contrata um tecnico campeao.
O JM nunca foi campeao de nada e se nao foi esse ano com total ajuda e investimento do ECP nao sera nunca mais.
Parabens ao Rossi um apaixonado pelo esporte e pelo basquete só poderia ter sido mais observador e aprendido com os nossos erros.

Anônimo disse...

Concordo em parte.

O time do Pinheiros passou por cima do Franca, ganhou do Flamengo no Rio jogando muito basquete, mas estranhamente na hora do vamos ver, não foi bem. Uma comparação em relação a atuação dele e do Demétrius o deixa em situação constrangedora.

Certo é que essa derrota aumentará a responsabilidade em obter resultados mais satisfatórios no NBB. Não chegar ao menos nas semi-finais representará um fracasso retumbante.

Leonardo Rodrigues

Marçal de Lima Hokama disse...

Franca se encheu de reforços e nada... São José campeão paulista do ano passado trouxe Murilo e nada... Vamos crucificar o Hélio Rubens e o Neto também? O Pinheiros no papel também tinha um baita time, mas como dizia o filósofo Muricy Ramalho, faltou "liga"... Os jogadores não conseguiram mostrar todo o potencial que poderiam apresentar, o que sobrou em Limeira, com poucas estrelas, mas jogando 110% e uma regularidade impressionante. Mérito para o Demétrius e comissão técnica, que conseguiram extrair isso dos jogadores.

Anônimo disse...

Americano tem q calar a boca aqui no Brasil. Não pode falar no tempo e o tec. ficar olhando. Falhou nessa, JM. Manda o gringo calar a boca pk quem manda no tempo é o téc.

Henrique Lima disse...

Vai se tornando comum e este Pinheiros dele é um time de pelada, cada um faz o que quer.

Time muito mal treinado.

Enfim, concordo com o Bala.


PS: Campeão Sulamericano tem que rir mesmo ...

Anônimo disse...

Tudo isso escrito nao apaga oq esta no basquete mundial. O basquete como a vida desenvolve e muda! Esse campeonato mostrou que para comandar um time caro ou barato, com jogador bom ou ruim, tem que ter no comando tecnicos que foram jogadores de alto nivel no basquete OU profissionais que tiveram sua trajetoria no basquete positiva e vencedora. Demetrius com um time montado em meses deu baile em tecnicos q tem trabalho de anos, e garanto q nao respondem as seguinter perguntas : Qts jogadores formaram? Qtd titulos de expressao ganharam?Qt tempo passam realmente estudando o jogo? Psicologia do atleta?..e outras.nao adianta falar q o tecnico nao tem culpa, tem sim. Muitos tecnicos brasileiros sao meros frustrados do esporte e isso os impede de enxergar qualidade dos jogadores. Ao inves d trazer jogadores da propria equipe para lado deles, como o Demetrius fez, os quebram psicologicamente. E o pior sempre visando o lado financeiro do esporte nao o esporte em si! Olha o campeonato europeu e NBA...os comnadantes OU tem historico positivo como jogador OU profissionais com vivencia vencedor dentro do esporte. Basquete é psicologia (confiança) nesse nivel todos sabem jogar o desafio é saber trabalhar psicologico do seu jogador o maximo possivel e essa parte tem q vir do tecnico. E isso o Demetrius soube fazer e MATOU ..todos os tecnicos q estao nessa roda viciosa ha anos sugando $ de um esporte que nunca entenderam a verdadeira essencia!

Anônimo disse...

E digo mais. Esse campeonato pode ser um marco no basquete. Temos que dar moral para quem viveu e suou nesse basquete. É INCOMPREESIVEL vc ter tecnicos sem formaçao e sem curriculo comandando equipes no Brasil, e Marcel (perdendo patrocinio) Chui(sem equipe) , Gerson(sem estar envolvido), Oscar, Gilson, Carioquinha,Marquinhos,Fausto,Nilo e outros (nem nas quadras aparecem)sendo que esses criaram a indentidade do basquete brasileiro, esses sabem como desenvolver um jogador, sabem como usar o maximo o talento do jogador e valoriza-lo, sabem dar treinos(o mais importante para o basquete)e o essencial AMAM o esporte e nao usam o basquete para ganhar um salario pq nao sabe fazer mais nada. Consequentemente os jogadores que estariam em destaque, a linha de produçao de jogadores nao seriam alguns desrespeitosos, preguiçosos, anti-jogadores de basquete,como os que vemos aí e os jogadores enxergariam o jogo da mesma forma q esses ASTROS do esporte enxergavam, e entao nossas seleçoes sim estariam em olimpiadas entre os melhores do mundo. É aquela coisa, escola que tem bons professores, com ctz tem maior % de bons alunos e profissionais(harvard como exemplo).
Imagino qts talentos foram e sao disperdiçados por falta de visao de tecnicos que nao sabem motivar e trabalhar jogadores,esses deveria ser expulsos do basquete, meros sangue-sugas.
A consequencia esta aí. Prescisamos de um tecnico de outro país para nos comandar.
Qd o Helio Rubens estava fazendo o trabalho de transiçao na seleçao, q olhando agora os jogadores q ele convocou de primeira viagem(leandrinho, varejaoq era banco em franca, nene) todos hj sao destaques no basquete mundial, foi boicotado por um desses "sangue-suga" q acabou com tudo!
Ele(helio rubens) é um tecnico q sim merece o respeito.E q agora é vitima pq esta cercado de jogadores formado por esse irresponsaveis de tecnico. Aí peguntam pq o rogerio ainda joga, helinho marcio, pq eles ainda tiveram uma boa escola de basquete. e tanto é q brincam sendo q deveriam estar sendo massacrados pela evoluçao do basquete se tivesse acontecido.
FORA SANGUE SUGAS DO BASQUETE. TECNICOS E DIRIGENTES SEM VISAO ACABAM COM O PRODUTO DO JOGO E NAO ADIANTA POR CULPA EM JOGADOR.PQ QUEM FORMA JOGADOR?QUEM MOTIVA JOGADOR?QUEM MOSTRA E POE SUA FILOSOFIA DE JOGO EM QUADRA?

Anônimo disse...

E digo mais. Esse campeonato pode ser um marco no basquete. Temos que dar moral para quem viveu e suou nesse basquete. É INCOMPREESIVEL vc ter tecnicos sem formaçao e sem curriculo comandando equipes no Brasil, e Marcel (perdendo patrocinio) Chui(sem equipe) , Gerson(sem estar envolvido), Oscar, Gilson, Carioquinha,Marquinhos,Fausto,Nilo e outros (nem nas quadras aparecem)sendo que esses criaram a indentidade do basquete brasileiro, esses sabem como desenvolver um jogador, sabem como usar o maximo o talento do jogador e valoriza-lo, sabem dar treinos(o mais importante para o basquete)e o essencial AMAM o esporte e nao usam o basquete para ganhar um salario pq nao sabe fazer mais nada. Consequentemente os jogadores que estariam em destaque, a linha de produçao de jogadores nao seriam alguns desrespeitosos, preguiçosos, anti-jogadores de basquete,como os que vemos aí e os jogadores enxergariam o jogo da mesma forma q esses ASTROS do esporte enxergavam, e entao nossas seleçoes sim estariam em olimpiadas entre os melhores do mundo. É aquela coisa, escola que tem bons professores, com ctz tem maior % de bons alunos e profissionais(harvard como exemplo).
Imagino qts talentos foram e sao disperdiçados por falta de visao de tecnicos que nao sabem motivar e trabalhar jogadores,esses deveria ser expulsos do basquete, meros sangue-sugas.
A consequencia esta aí. Prescisamos de um tecnico de outro país para nos comandar.
Qd o Helio Rubens estava fazendo o trabalho de transiçao na seleçao, q olhando agora os jogadores q ele convocou de primeira viagem(leandrinho, varejaoq era banco em franca, nene) todos hj sao destaques no basquete mundial, foi boicotado por um desses "sangue-suga" q acabou com tudo!
Ele(helio rubens) é um tecnico q sim merece o respeito.E q agora é vitima pq esta cercado de jogadores formado por esse irresponsaveis de tecnico. Aí peguntam pq o rogerio ainda joga, helinho marcio, pq eles ainda tiveram uma boa escola de basquete. e tanto é q brincam sendo q deveriam estar sendo massacrados pela evoluçao do basquete se tivesse acontecido.
FORA SANGUE SUGAS DO BASQUETE. TECNICOS E DIRIGENTES SEM VISAO ACABAM COM O PRODUTO DO JOGO E NAO ADIANTA POR CULPA EM JOGADOR.PQ QUEM FORMA JOGADOR?QUEM MOTIVA JOGADOR?QUEM MOSTRA E POE SUA FILOSOFIA DE JOGO EM QUADRA?

Anônimo disse...

Quem será esse anônimo de cima???

Anônimo disse...

Campeonato deve ser olhado como marco? Pessoal jogadores de nivel virarem treinadores ja acontece a anos, muito antes do proprio Helio ter sido tecnico ja existiram outros em times e na base!
O campeonato paulista do ano passado e deste ano deve servir de marco para se dizer chega!
Chega de jogadores que não sabem usar sua individualidade em prol do grupo.
Chega de jogadores sem fundamentos de defesa, e que so sabem ficar falando com a arbitragem.
Chega de chamar carregadores de bola de armadores.
Chega de tecnicos que so apanham da prancheta, e não conseguem sequer mandar em seu grupo ( um bom exemplo e o chupeta).
Chega de irmos aos clubes e vermos adultos treinarem por duas horas, ficam uma hora conversando e arremessando de qualquer jeito, depois fazem meia hora a quarenta minutos de treino meia boca tatico, ai vão para o gelinho e tomar choquinho.
Não sou treinador, não dependo do basquete pra viver, gostaria que metade das pessoas que dependem tivessem a metade do que tenho, pois ai talves não precisacem ser politiqueiros e interesseiros e trabalhariam serio, mas amo muito este esporte, e acredito que muitos amam.
Nosso basquete este no marasmo a mais de vinté anos, quando e que vamos perceber isto, um cara pra virar armador tem que ir pra fora, pois no Brasil ou ele vira carregador de bola, ou vira um cara que faz trinta pontos mas zera em assistencia e so joga pra si mesmo, pivos não fazem ideia do que e jogar de frente pra cesta, nenhum, nem Thiago, nem Andersom nem Nenê. Nossos alas so prestam pra chutar, não sabem cortar, infiltrar e nem sabem fazer marcações individuais.
Pessoal o tempo do corre, corre, vai, vai, chuta, chuta, postura, postura, ja acabou. Este provado so faz quem sabe, cuidemos da base pelo amor de Deus, melhoremos nossos treinadores, mudemos a forma dos campeonatos de base(mudar o pre-mini e mini ja foi legal, mas façamos isto até a sub 15)
Desculpem mais e muito assunto muita coisa e muito amor pelo esporte, ai vou assistir pessoalmente a seis jogos das quatro jogos das semifinais e tres jogos das finais e fico triste; o ano passado assisti as semi e finais no paulistano e são José, e fiquei triste, ta dificil.

Jose Mario disse...

perfeita sua analise fabio !
só acho q faltou um post sobre o excelente trabalho do demétrius...
ele sim parece q vai ser a grande revelaçao, seu time joga num estilo diferenciado dos nossos tecnicos(ultrapassados)hehe
abs fabio

Anônimo disse...

Vcs não entendem nada de Basquete.
Ficam querendo imitar a Europa, Argentina, etc..
Jogo mesmo é NBA, 128x 126 isso que da publico,brilho,euforia, defesa sao para os fracos, que não possuem o know how do basquete.
Este jogo e este blogs chamam bala(o) na cesta.
Saudades de Oscar,Vlamir,Amauri,Marcel que jogavam no estilo NBA.
Aí ficamos inaltecendo técnicos estilo DUNGA , defesa,defesa, tipo Rubens Magnano, Neto, Demetrius, Joao Marcelo, Chui, Daniel, Guerrinha, escola francana defensiva.
Viva o show,viva a arte, viva a criatividade.
Sou a favor do basquete show,da NBA, do que um bando de marionetes fazendo a mesma jogada de defesa e de ataque, no final um jogo horroroso.

Anônimo disse...

o técnico será o Paulo Chupeta,a igo do MortARI

Anônimo disse...

Os ultimos campeoes da NBA foram as equipes que menos erram e tem melhor defesa, os quatros jogadores citados, nenhum nunca jogou no estilo NBA, Jordam foi um otimo marcador, tenho sorte de ja ter podido assistir a jogos nos USA e Europa, na europa o basquete tambem e um grande negocio.
A grande tirada do americano e que o dia de ver basquete la se torna como quando vamos ao jantar num bom restaurante, assistimos a uma bela peça de teatro, tudo com conforto e segurança. Aqui vamos ver um jogo no Pinheiros, não tem lugar para o carro, no ginasio entra quem quer e como quer, ta dificil.
Jogo mesmo e na NBA, não conhece nem o Pedrocão, ja assisti treino do Miami e vi astro da NBA treinando fundamento, e quando da bobeira paga suicidio.

Anônimo disse...

Caros amigos...EU O ANONIMO Q INICIOU ESSE OUTRO LADO DA DISCUSSAO. Fico muito contente em saber q tem outros q pensam como eu. Exatamente é esse tipo de MARCO q falo ...de dizer chega!! Pq esses jogadores q citou q reclamam com juiz, nao treinam com intensidade...foram formados assim por esses tecnicos IRRESPONSAVEIS E FRUSTRADOS!.. Que qd fazem essas cagadas so acariciados por tecnicos assim os apoiando a fazer isso .e dando oportunidade para nao levar a serio o esporte q eles nao ENTENDEM..a jogador chegar atrasado em treino e tecnico (q esteve na final) acariciar e colocar para jogar 40 minutos no dia seguinte simplesmente por afinidade!
Infelizmente tenho q continuar anonimo pq esses sangue-sugas sao parasitas e rancorosos.e ainnda prepotentes achando q entende de basquete. e eu vivo de basquete..mas como poucos eu vi e convivi basquete de alto nivel..e isso q vejo aqui no dia a dia é simplesmente um jogo sendo reinado por incompetentes..mas enqt isso acontecer o basquete vai sofrer..e menos apreciadores teremos...A mulecada hj quer jogar volei!
Agora para o amigo q disse q nao entendemos de basquete...sorry ...vc q nao entende...com ctz é baba ovo de enterrradas e crossovers...rs...mas faz parte..NBA é outro estilo de jogo as regras sao diferentes q realmente valoriza o jogo 1x1, 3 segundos na defesa,tempo de jogo e etc.. ...entao nao da para copiar nem comparar..a unica comparaçao q faço é q os envolvidos na liga como tecnicos a maioria foram ex jogadores ...Phil Jackson , Doc Rivers, até o proprio Heat( o real coach chama-se Pat Riley)q sabem realmente oq o jogo prescisa, e ainda mais agora q a transiçao de q ex jogadores viraram donos como Jordan, Magic e Byrd..ou seja o dominio tem q estar na mao de quem realmente viveu o jogo... o basquete ta mudando o atleta mudando se quiser ter um forte basquete nacional TEM QUE SER COMANDADOS POR PROFISSIONAIS Q RESPIRARAM ESSE ESPORTE SUARAM E SE DEDICARAM. Me desculpe se vou ofender mas desses tecnicos de hj Qts dele ja jogaram basquete de alto nivel na suas carreiras? Qts deles disputaram 1 torneio internacional? Qts deles realmente dependeram do basquete como jogador? Qts deles passaram horas e horas no ginasio treinando sozinho para disputar uma final?Qts deles foram peças importantes em um equipe de nivel vencedora? Qts deles realmente sabe oq passa na cabeça de um jogador de basquete e como traze-lo para o beneficio da equipe? RESPOSTA (talvez ou menos)3 HELIO RUBENS, GUERRINHA, DEMETRIUS. Ou seja com tanto "tecnico de nova safra" nao tem....e falo de novo..jogador faz de tudo para estar no jogo, até mudar o estilo de jogo ...para jogar o tipo q seu tecnico quer para poder estar em quadra...entao nao adianta jogar a culpa em cima dos atletas...que tbm tem sua parcela ..mas se tem é pq algum comandante em sua carreira nao consertou a postura dele em quadra, ou como respeitar o jogo. Fico INDIGNADO...é a mesma coisa se vc corresse uma maratona de 1000 km no deserto e na hora de beber agua na fonte...tem um zé ruela acabando com ela e ainda acha q esta no direito de nao te dar um pouco da fonte!

Assinarei como Anonimo 24.

Anônimo disse...

Caros amigos...EU O ANONIMO Q INICIOU ESSE OUTRO LADO DA DISCUSSAO. Fico muito contente em saber q tem outros q pensam como eu. Exatamente é esse tipo de MARCO q falo ...de dizer chega!! Pq esses jogadores q citou q reclamam com juiz, nao treinam com intensidade...foram formados assim por esses tecnicos IRRESPONSAVEIS E FRUSTRADOS!.. Que qd fazem essas cagadas so acariciados por tecnicos assim os apoiando a fazer isso .e dando oportunidade para nao levar a serio o esporte q eles nao ENTENDEM..a jogador chegar atrasado em treino e tecnico (q esteve na final) acariciar e colocar para jogar 40 minutos no dia seguinte simplesmente por afinidade!
Infelizmente tenho q continuar anonimo pq esses sangue-sugas sao parasitas e rancorosos.e ainnda prepotentes achando q entende de basquete. e eu vivo de basquete..mas como poucos eu vi e convivi basquete de alto nivel..e isso q vejo aqui no dia a dia é simplesmente um jogo sendo reinado por incompetentes..mas enqt isso acontecer o basquete vai sofrer..e menos apreciadores teremos...A mulecada hj quer jogar volei!
Agora para o amigo q disse q nao entendemos de basquete...sorry ...vc q nao entende...com ctz é baba ovo de enterrradas e crossovers...rs...mas faz parte..NBA é outro estilo de jogo as regras sao diferentes q realmente valoriza o jogo 1x1, 3 segundos na defesa,tempo de jogo e etc.. ...entao nao da para copiar nem comparar..a unica comparaçao q faço é q os envolvidos na liga como tecnicos a maioria foram ex jogadores ...Phil Jackson , Doc Rivers, até o proprio Heat( o real coach chama-se Pat Riley)q sabem realmente oq o jogo prescisa, e ainda mais agora q a transiçao de q ex jogadores viraram donos como Jordan, Magic e Byrd..ou seja o dominio tem q estar na mao de quem realmente viveu o jogo... o basquete ta mudando o atleta mudando se quiser ter um forte basquete nacional TEM QUE SER COMANDADOS POR PROFISSIONAIS Q RESPIRARAM ESSE ESPORTE SUARAM E SE DEDICARAM. Me desculpe se vou ofender mas desses tecnicos de hj Qts dele ja jogaram basquete de alto nivel na suas carreiras? Qts deles disputaram 1 torneio internacional? Qts deles realmente dependeram do basquete como jogador? Qts deles passaram horas e horas no ginasio treinando sozinho para disputar uma final?Qts deles foram peças importantes em um equipe de nivel vencedora? Qts deles realmente sabe oq passa na cabeça de um jogador de basquete e como traze-lo para o beneficio da equipe? RESPOSTA (talvez ou menos)3 HELIO RUBENS, GUERRINHA, DEMETRIUS. Ou seja com tanto "tecnico de nova safra" nao tem....e falo de novo..jogador faz de tudo para estar no jogo, até mudar o estilo de jogo ...para jogar o tipo q seu tecnico quer para poder estar em quadra...entao nao adianta jogar a culpa em cima dos atletas...que tbm tem sua parcela ..mas se tem é pq algum comandante em sua carreira nao consertou a postura dele em quadra, ou como respeitar o jogo. Fico INDIGNADO...é a mesma coisa se vc corresse uma maratona de 1000 km no deserto e na hora de beber agua na fonte...tem um zé ruela acabando com ela e ainda acha q esta no direito de nao te dar um pouco da fonte!

Assinarei como Anonimo 24.

Anônimo disse...

Estou lendo os comentarios e deparei com Wolmer Bicalho um "profissional"..sem maldade. ja q vc defende a classe deve ser tecnico ...como varios nunca ouvi falar...me responda essas perguntas
Vc ja jogou basquete de alto nivel na sua carreira? Ja disputou 1 torneio internacional? Vc ja dependeu do basquete como jogador? Ja passou horas e horas no ginasio treinando sozinho para disputar uma final?Ja foi peça importante em uma equipe de nivel vencedora? Vc realmente sabe oq passa na cabeça de um jogador de basquete e como traze-lo para o beneficio da equipe?..se vc NÃO vivenciou nada disso ..entendo sua defesa..e em colocar a culpa nos jogadores..mas sinceramente vc se encaixa na cultura da maioria de tecnicos no brasil ...meros torcedores como vc citou a cultura do futebol.Senta a bunda no banco e corneta o jogador ao invés de auxilia-lo. O basquete exige muito mais que um pequeno entendimento como estao acostumados por isso estamos ficando para tras no mundo do basquete e temos um argentino como tecnico na seleção. Mas para vcs "tecnicos do Brasil"esta tudo bonito pq nao se importam em se atualizar e estar competindo para estar entres os melhores do mundo. Isso quem tem sao os que ja vivenciaram o basquete e lutam para que sejamos um dos melhores pq temos potencial.
Se nao conseguiu responder SIM para nenhumas das questoes...deveria pegar seu posto de "profissional" e passar para quem realmente possa fazer formar atletas para uma melhor geração ..para q vc nao reclame mais de jogadores que de alguma maneira foram cria desses "profissionais"q defendem ..a limpeza pode começar por vc...REFLITA!
Anonimo 24

Marçal de Lima Hokama disse...

Lamentavelmente, a discussão deste post se tornou uma "briga" para ver quem é o culpado: o técnico ou o jogador. A derrota no 4º jogo levou todo o trabalho do João Marcelo ser questionado, mas pelo equilíbrio poderia muito bem ter sido um resultado favorável ao Pinheiros e mais uma vitória no 5º jogo estaríamos enaltecendo as qualidades do João Marcelo, e não o contrário. Mas no detalhe, deu Limeira e todos os méritos para o excelente trabalho do Demétrius, sua comissão técnica e jogadores que entenderam suas orientações e aplicaram no jogo com uma disposição impressionante. Acompanhei os jogos do Biro no Brasília em 2010 e o Biro que vi no Limeira era um jogador completamente diferente. O Eric Tatu também muito mais eficiente do que no Bauru. Podemos creditar isso à comissão técnica que conseguiu que os jogadores rendessem o melhor possível para a equipe. Quanto ao Pinheiros, a equipe veio de um 3x0 de respeito em cima da boa equipe de Franca na semifinal e é finalista de uma das competições mais disputadas do Brasil. Claro que pelo nível de investimento e tradição do Pinheiros, a cobrança é maior para o seu lado, e sabemos que ao 2º lugar só as pedradas. Na série final, o Pinheiros não conseguiu reeditar suas melhores apresentações e perdeu os 2 primeiros jogos, e aí seria difícil virar a série. Quanto ao comentário do Bala sobre a defesa do Pinheiros ser uma peneira, concordo em parte, porque ficava espantado com a facilidade que o Eric Tatu infiltrava e fazia as bandejas (principalmente pela esquerda), mas acho que se fosse tão ruim assim, Pinheiros nem estaria na final. Acho difícil julgarmos todo o trabalho de um técnico baseado somente na série final (quantos aqui viram os jogos do Pinheiros na temporada regular na ESPN?), onde há muitos outros fatores envolvidos.

Wolmer disse...

Resposta ao Anônimo 24...

Caro Anônimo, já que entrou nessa discussão e citou meu nome diretamente ao menos seria interessante expor seu nome também, senão não posso acreditar ou discutir em nada que você disse. Isso se é o que você quer! Aqui todos expõem suas opiniões e suas críticas, mas poucos, quase nada, se expõem colocando o nome. Por isso, se quiser que eu responda seu comentário, só o farei se disser com quem converso. Acredito que seja um cara inteligente, adulto e do bem, pois essa discussão é em prol do basquete e quero acreditar também que possamos nos entender, mesmo com opiniões contrárias.
Abs.

Wolmer Bicalho

Anônimo disse...

Wolmer, nunca ouvi falar de voce.
24, deve ser desempregado revoltado.

Basquete mesmo NBA, o resto bobeira.
NBA show,publico,festa,Tv,dinheiro.

Euroliga, Espanha, Grecia, etc... Jogo cadenciado= fraqueza,chororo,raiva.

basquete jogo de ataque, defesa para os fracos.

o desespero de ver uma defesa forte chega a ser comico.

Anônimo disse...

Anonimo das 12:21, seus comentarios em muito enriquecem nosso debate, continue assim, seu discernimento e otimo, principalmente sobre a NBA, vc realmente enxerga o que ve e vice versa, parabens, e de mentes como a sua que o Brasil e o esporte precisam; estou emocionado de ver uma pessoa com esta bagagem esportiva e intelectual.
Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Wolmer , infelizmento vc se mostrou coorporativista, não precisa entender muito de basket, para ver q o jm não devia ter reclamado da falta de ataque naquele momento , na frente do placar,com o mesario que não marcou nada só anotou, querido vc o defendo pq como ele põe a culpa das sua derrotas nos jogadores, me admira o thiago usar o mesmo discurso pq ele jogou, mesmo q de maneira cretina,rsrsrsr,quantas vezes vi vc perder jopgo e dar pity na quadra com jogador que não cometeu erro, justifica e tem julgamento errado do jogo, wolmer para tecnicos como jm e vc, não adianta ent, tem q ter um conhecimenmto básico do jogo, anonimo ai em cima eu con cordo até o atrazado a. g. faria um trabalho mehlor q jm pois o trabalho do mesmo classifico com sem classificação, ainda bem que o ecp tem diretores do bem e logo a limpeza será feita...segue o baile!!!

Anônimo disse...

Tenho lido sobre o debate NBA e FIBA.
Vamos ao fato: Os da velha guarda como Paulo Murilo e Wlamir defendem o Basquete Europeu e os mais novos defendem a NBA, porem tem vergonha de assumir pois a midia gosta do estilo Europeu.
A crise identidade do Brasil esta ai.A midia venera a NBA,assinam league pass NBA, ficam fazendo reunioes de madrugada, somente para cultuar a NBA.
Depois, esta mesma midia desce o cacete no modelo brasileiro de jogo, imaginando que o modelo Europeu è o ideal.
Os protagonistas da velha guarda, detonam o jogo individualista, porem jogavam de forma identica.( estilo NBA). Wlamir, Amauri, foram espehos para Oscar e Marcel.

Os mesmos criticos do modelo NBA, que dizem que o Basquete Americano è outro Esporte,que em nada tem haver com o da FIBA, nao conseguem explicar o por que da FIBA estar se aproximando tanto das regras da NBA.

A resposta è simples, o pensamento carteziano e dinossaurico da FIBA esta em transformacao para nao acabar.

Professores tecnicos de basquete com mais de 60 anos,que se dizem contra o modelo americano nao se conformam com o basquete moderno,criativo,atraente,divertido,alegre, e que representa a essencia do entretenimento profissional no Esporte mundial.
Esses profissionais que se alegram com uma defesa forte,jogo amarrado,contagem baixa, jogadas tediantes de ataque com 20 segundos,basquete do estilo Dunga, nao terao nunca mais espaço para trabalhar no mercado FIBA
moderna.
...

Anônimo disse...

..Exemplo disso, è o Sr Paulo Murilo, onde teve sua chance em Vitoria e fez o que?
Onde ja se viu escrever que o Demetrius pulou estagios na base? Ele nao quer ser professor, quer ser tecnico de adulto no alto rendimento, da Sel Bras, quer viver profissionalmente deste Esporte, e ira com certeza, pois conhece profundamente o Basquete atual, moderno.

Ao ler a coluna do PM, me surprende a analogia dinossaurica, quando o professor no epilogo do final do jogo de Limeira faz uma dramaturgia barata, pobre,digna de quem defende o jogo com 3 pivos,da FIBA antiga,dizendo que o jogo terminou com uma bandeja.
Ja pensou se tivesse terminado como a enterrada do Larry ontem? O Basquete hoje acordaria com novos torcedores, novos atletas,novos tecnicos,e principalmente novos PATROCINADORES!!!
Infelizmente, nem a ESPN deu o valor para o basquete,tirando o 2 tempo.
Ainda bem que a FIBA esta se aproximando das regras da NBA, aviso aos navegantes do basquete atual, vcs irao jogar no estilo NBA, mais cedo ou mais tarde, uma questao de tempo somente.

Anônimo disse...

la no PM, o mesmo enaltece o Volei com sistema híbrido entre Asia e Europa, Leiam:

"o extraordinário salto do vôlei ao inaugurar o sistema hibrido entre a força européia e a velocidade asiática, que os levou e guindou ao olimpo internacional, onde também já estivemos, fruto da audácia e da ousadia em inovar, jamais copiar impunemente."

Que viagem essa!!!
Volei no mundo nao significa absolutamente NADA como esporte.
Fora, que o professor pardal esqueceu, que IMPOSSÍVEL comparar um esporte de contato e outro sem.

Sr, sera que nao percebe que as poucas vitorias que conseguiu no NBB foram pq os times adversários entraram como se estivesse indo ha um circo.
Sera que o Sr nao percebeu que terminou em ultimo, e que apesar de achar que faz um baita trabalho, o Sr teve sua chance e nao conseguiu resultados.

Suas analises ciumentas, e revanchistas, e no minimo sem proposito.

Entao diga, ja que defende tanto a FIBA, pq as mudancas de regras da FIBA estao cada vez mais proximas da NBA?

Anônimo disse...

Na boa , maior falta de respeito de etica um tecnico entrar no blog comentar se shamel ou marquinhos ou qualquer outro jogador não teve garra ou etc...
o cara tem que treinar para jogar milleniunzinha ficar bem pianinho problema dele está em americana aqui no pinheiros e outro nivel perdemos sim perdemos mas todos perderam brigando jogando , ninguem aqui não teve vontade pelo contrario aqui todo mundo e homen perdemos porque limeira foi superior...PIOR FOI AMERICANA QUE TEVE VAGA NA MÃO ERA SÓ GANHAR DO ELIMINADO PALMEIRAS E CONSEGUIU DAR DE PRESENTE A VAGA PARA O PAULISTANO , ISSO TBM FOI FALTA DE GARRA , VONTADE , AMOR PELO SALARIO !? AMIGO LIMITE-SE A COMENTAR DA SUA EQUIPE.
CORRE ATRÁS DE PATROCINIO PRIMEIRO DEPOIS PARA DE CRITICAR A GENTE...

Anônimo disse...

AO AMIGO DE ACIMA AI CONCORDO PLENAMENTE COM ELE , ESSE PM E UM MALA PELO AMOR DE DEUS ELE GANHO 1 JOGO DO PAULISTANO ANO PASSADO E ACHA QUE O NOVO LARRY BROWN OU PHILL JACKSON ME POUPE AMIGO ESCREVE SUPER DIFICIL , AQUI FALAMOS DE BASQUETE AMIGÃO VC NÃO APRENDE APRENDER SER COACH LENDO NEM EM UMA SALA DE UNIVERSIDADE ESTUDO E IMPORTANTE MAIS VIVENCIA DE QUADRA ISSO SIM E O MAIS IMPORTANTE É DEMETRIUS SOUBE ABSORVER TUDO ISSO É POR ENQUANTO SER UM BOM TECNICO , PORRA O CARA FALA QUE O BRASIL TEM K APRENDER O ESTILO AMERICANO E O EUROPEU PORRA QUE MAIS ELE QUER KOBA NA SELEÇAO BRASILEIRA TBM HAHAHA , NÃO SOU FÃS DO ANDRE BAMBU MAIS ELE QUERIA UMA ENTERRADA SHOW NA JOGADA DO TITULO , PORRA SE ELE ERA AQUELA BOA PODERIA CUSTAR O CAMPEONATO PARA LIMEIRA NOSSA NUNCA VI UMA PESSOA FALA TANTA MERDA ASSIM COMO VI HOJE GRAÇAS AO ANONIMO DE ACIMA FUI VER O BLOG DELE PELO AMOR , NAO TROCO DO BALA POR NADA APESAR AS VEZES DE NAO CONCORDAR COM BALA MAIS TAMO AE
ABRAÇOS A TODS

Anônimo disse...

Bala,
Me descuple , mas comom tem BABACA escevendo anonimamente no seu site.

Comentrarios anonimos acima são absolutamente risdiculos e feitos por frustrados em derrotas recentes de sus timae.......quanta frustração e covardia para estarem no anonimato.
Repito : BABACAS perdedores e invejosos!

ALEXANDRE MARIN
SP-SP

fábio balassiano disse...

amigos, vamos manter o nível, por favor?
não acham que essa discussão está ficando um pouco pesada?

Abs, fábio

Anônimo disse...

Fiz uma pesquisa sobre o nosso corajoso e glorioso profisional Wolmer Bicalho.pq nao conhecia ..(obrigado esse blog)pq se eu puder nao trabalharei com ele!..e vi q tem titulos de maior tecnico sendo processado por jogadores e por falta de pagamentos dos seus atletas. Belo curriculo..e nenhum titulo ..tirando jogos regionais...era bem esse modelito q citei q o basquete nao prescisa.

Vou citar meu nome...JOGADORES QUEVOCE NAO PAGOU DA SILVA!..ctz eles me agradecem e apoiam.
Anonimo24.

Anônimo disse...

O Pinheiros do JM começou a se recuperar da derrota no Paulista,tomou quase 40 de São José,verdadeiro exemplo de jogadores com experiencia e que sabem dar a volta por cima.

Anônimo disse...

Boa bala, ao anonimo acima, na verdade só reconhecemos o q possuimos, como vc deve ser frustado, gostaria de saber qual é o seu mercado de trabalhgo, c reio ser aliado,rsrsrsrrealmente gostaria de estar enganado, mas veremos os resultados após os treinamentos e competições , depois dos resultados merecidos, não o 4° no ultimo mun dial juva que foi acidente, pode me chamar de anonino tinha razão do anonimato...rsrrsrsrfrustradão!!!!1

Anônimo disse...

Aqui todo mundo está mantendo o nivel mais vem essa cara falar que joão teve que pedir garra , paixão porra puta sacanagem ele não sabe metade da missa vem com esses papinho o cara e o mais anti etico q eu ja vi na vida , não sei passado futuro nada desse cara tão pouco quero saber mais não vem se crescer para cima da gente não amigo , se ganhamos 30 mil ou mais , isso eu fiz por merecer então faça por marecer que um dia vc chega lá...tá todo mundo abaladado ainda perdemos uma final tinha o peso do clube e da cidade de são paulo 25 anos sem titulo mais não aocnteceu.
abraços sou anonimo das 23:52

Wolmer disse...

Fabio, venho aqui me retratar perante a todos sobre o meu comentário. Não que quero voltar atrás no que disse, mas pedir desculpas a algumas pessoas, que foram diretamente atingidas, casos de jogadores e possíveis dirigentes. Mas a minha intenção nunca foi atingir ninguém e sim defender o João Marcelo, já que muitos, quase todos os comentários, não somente neste, mas nas outras matérias, criticaram e muito ele. Como muitos ainda não leram, por favor revejam os comentários. Se eu citei valores, que nem sei o real, se citei algo que não aconteceu, apenas falei em suposições e em cima do que vi e ouvi nas transmissões da TV. Não quero ser ninguém a mais do que eu mesmo e como alguns disseram aqui, não estou me achando, mas na verdade todos estão errando, pois fizeram os mesmos ou mais comentários que eu. Apenas quero dizer que errei em entrar aqui, me expor e expor minha opinião, mas não contive em defender um profissional da área. Mas todos podem dizer "mas quem é esse cara que acha que pode dizer algo e mudar algo?" Eu sou quem sou e quem me conhece, sabe quem sou! Apenas quero usar o direito de expressar minha opinião, já que esse blog dá essa oportunidade. Só não achava que daria numa situação dessas.
Mas blz, a gente erra e aprende!
Abs.

Wolmer

Anônimo disse...

Não tem pra ninguém o melhor técnico do Brasil e o Sr. Alberto Bial comandante supremo do Joinville, futuro coach da Seleção.

Anônimo disse...

Alguem pode me explicar por que os ultimos campeões da NBA foram as equipes de melhor defesa e menor percentual de erro? por que jogadores como Kobe cada vez mais se aprimoram na defesa? por que o maior jogador de todos os tempos era um grande marcador (pra quem não sabe Jordan)?
Não defendo nenhum sistema de jogo, triangulo, ataque dos campeões(AASAA), dupla armação dois alas e um pivo em constante movimentação, estilo altamente defensivo da europa, nada disso. Defendo que se tente dar aos garotos, futuros atletas, armas no bom sentido, para que se virem em qualquer situação de jogo.
O que acho de forma humilde e que alguns fundamentos fora deixados de lado, principalmente os defensivos, e um jogador de basdquete tem que saber que sua individualidade e importante, mas tem que ser usada para a equipe, basta ver grandes idolos do passado, Karem, Russel, Magic, Jordan, Kobe aprendeu isto a duras penas, mas aprendeu.
Nas categorias de base até dois anos atras, desde os dez/onze anos o garoto ja sofria marcação zona , com dobras e ajudas, o que de certa forma limitou nossos jogadores a meros chutadores, os coitados que vão para o perimetro so servem para fazer corta luzes e pegar rebotes, e assim foi se criado um circulo vicioso, o garoto que tem mais habilidade não e conduzido a ter leitura de jogo (basta fazer pontos).
Quando aparece um garoto promissor, atletico/boa estatura/pontuador, o tecnico tem medo dele, pois não pode perder o garoto, e ele vira uma estrelinha mimada que enfrentará dificuldades na fase adulta ( se chegar a ser jogador ).
Um garoto que conheço este ano teve a seguinte proposta, moradia para ele e familia, emprego para a mãe (desempregada) e um salario acima de R$1000,00, ele não aceitou, prefere ganhar menos e ter menos condições para a familia mas vai ficar onde sabe que jogara 40 minutos e pode fazer o que quer em quadra (estas palavras são dele).
Outra coisa, os tec, por medo não cobram as notas dos atletas que se destacam; ai quando viram adultos, cobram que eles não tem leitura de jogo e nem discernimento para entender as jogadas.
Pessoal isto e o que reflete em nosso basquete, como cobrar fundamentos? como cobrar intensidade? como cobrar discernimento?
Como querer que eles deem mais do que podem? E os que tem mais talento, são tratados como estrelinhas mimadas desde meninos, como controlalos quando adultos?

Anônimo disse...

Alguem pode me explicar por que os ultimos campeões da NBA foram as equipes de melhor defesa e menor percentual de erro? por que jogadores como Kobe cada vez mais se aprimoram na defesa? por que o maior jogador de todos os tempos era um grande marcador (pra quem não sabe Jordan)?
Não defendo nenhum sistema de jogo, triangulo, ataque dos campeões(AASAA), dupla armação dois alas e um pivo em constante movimentação, estilo altamente defensivo da europa, nada disso. Defendo que se tente dar aos garotos, futuros atletas, armas no bom sentido, para que se virem em qualquer situação de jogo.
O que acho de forma humilde e que alguns fundamentos fora deixados de lado, principalmente os defensivos, e um jogador de basdquete tem que saber que sua individualidade e importante, mas tem que ser usada para a equipe, basta ver grandes idolos do passado, Karem, Russel, Magic, Jordan, Kobe aprendeu isto a duras penas, mas aprendeu.
Nas categorias de base até dois anos atras, desde os dez/onze anos o garoto ja sofria marcação zona , com dobras e ajudas, o que de certa forma limitou nossos jogadores a meros chutadores, os coitados que vão para o perimetro so servem para fazer corta luzes e pegar rebotes, e assim foi se criado um circulo vicioso, o garoto que tem mais habilidade não e conduzido a ter leitura de jogo (basta fazer pontos).
Quando aparece um garoto promissor, atletico/boa estatura/pontuador, o tecnico tem medo dele, pois não pode perder o garoto, e ele vira uma estrelinha mimada que enfrentará dificuldades na fase adulta ( se chegar a ser jogador ).
Um garoto que conheço este ano teve a seguinte proposta, moradia para ele e familia, emprego para a mãe (desempregada) e um salario acima de R$1000,00, ele não aceitou, prefere ganhar menos e ter menos condições para a familia mas vai ficar onde sabe que jogara 40 minutos e pode fazer o que quer em quadra (estas palavras são dele).
Outra coisa, os tec, por medo não cobram as notas dos atletas que se destacam; ai quando viram adultos, cobram que eles não tem leitura de jogo e nem discernimento para entender as jogadas.
Pessoal isto e o que reflete em nosso basquete, como cobrar fundamentos? como cobrar intensidade? como cobrar discernimento?
Como querer que eles deem mais do que podem? E os que tem mais talento, são tratados como estrelinhas mimadas desde meninos, como controlalos quando adultos?

Anônimo disse...

Continuo acreditando no Basquete Show.
Parabens a Fiba que acertadamente esta copiando o melhor Basquete do mundo.
Defesa sao para os fracos, defesa somente existe pela força do ataque.
O Basquete brasileiro foi bi campeao do mundo com Wlamir e Amaury pois jogavam ja um Basquete moderno, bem no estilo NBA.
Quero assistir a jogo de Basquete como nos USA, placares tipo 135 x 128.
Isso sim vale o ingresso.
Ao contrario, 62 x 58 desligo a TV.