sábado, 7 de maio de 2011

Sexta-feira quente

Para quem é alucinado por basquete, como disse o Guilherme Giovannoni ontem no Twitter, foi uma sexta-feira e tanto. Euroliga, NBB e NBA. De 12h às 2h da manhã, rolou de tudo.

Começou com o Panathinaikos eliminando a zebra Siena no Final Four da Euroliga, em Barcelona. Com 33 pontos e 13 rebotes da dupla Nick Calathe e Mike Batiste, os gregos venceram por 77-69, apesar dos 15 rebotes ofensivos dos rivais. Na outra semifinal, o Maccabi Tel-Aviv fez a alegria dos catalães ao baterem o Real Madrid por 82-63. A dupla Baby Shaq e Chuck Eidson somou 35 pontos e 13 rebotes e os israelenses tiveram ótimo aproveitamento dos três pontos (12/23) - os madridistas também conseguiram muitos rebotes ofensivos, 15, mas não converteram em pontos. Amanhã, dois dos melhores técnicos do planeta, David Blatt e Zeljko Obradovic (foto), medem forças na decisão da Euroliga.

Mais tarde, pude ver Brasília não jogar bem e mesmo assim bater o Pinheiros por 84-80. E só venceu graças a um inspiradíssimo Guilherme Giovannoni, que teve 36 pontos e "escondeu" a péssima partida de Alex, que teve 3-12 nos arremessos antes de ser eliminado com cinco faltas (o camisa 10 teve boa marcação sobre Marquinhos, é bom dizer). Destaque também para Nezinho, que teve 15 pontos e uma roubada de bola fundamental nos segundos finais (Shammel quicou demais a bola). A culpa não foi do ala, mas sim da jogada traçada para ele (um-contra-um). Mais do mesmo para os paulistas: atuam bem do começo ao 37º minuto, mas nos últimos 180 segundos esquecem de tudo e rezam para que Marquinhos e Shammel decidam. E eles não são Dwyane Wade, desculpe dizer isso. Aqui no Rio de Janeiro, Franca venceu o Flamengo por 73-69. No Pedrocão, pode fechar e varrer o rival (como ocorreu no ano passado de maneira invertida). Ao contrário da maioria, achei a partida muito fraca (Hélio Rubens só chama jogadas de dupla ou high-lows), sem defesa alguma (normal por aqui, né) e recheada de erros (no último, Duda jogou por terra qualquer chance de reação de seu time). Como eu sempre digo no Twitter, "isso não é basquete".

Por fim, a NBA. Derrick Rose enfim "estreou" nos playoffs anotando 44 pontos e liderando os Bulls aos 99-82 contra os Hawks, em Atlanta (agora o Chicago tem 2-1 e o mando de quadra de volta). No Texas, os Lakers novamente jogaram bem até o terceiro período, mas levaram 32-20 nos últimos 12 minutos e o Dallas fez 98-92. Dirk Nowitzki (foto) foi o herói com 32 pontos (10-14 em cima de Pau Gasol), e Jason Terry e Peja Stojakovic, do banco, estiveram muito bem (38 pontos ao todo). Os angelinos agora estão num buraco profundo (0-3), e podem dar uma despedida que decididamente Phil Jackson não merece. Nunca um time neste tipo de situação virou a série (98 vezes).

E você, o que assistiu? Comenta na caixinha!

11 comentários:

Allana Alves disse...

Só vi um apagado Real Madrid perder para o Maccabi e não tenho dúvidas que o Panathinaikos sairá campeão. Maaas jogo é jogo né! ;D

Anônimo disse...

Bom dia
Fabio é muito estranho o modo como o jogador Duda tem se comportado nessa temporada. Qdo ele era titular tinha raça, vontade ....depois que o Flamengo procurou um nº 2 (Lamonte / Teague) o cara mostrou sua grande faceta de "jogador de grupo".
Sou Flamengo socio proprietário desde 1980 ( qdo meu pai me presenteou com esse titulo ao completar 13 anos)
Infelizmente o Flamengo vai ter que fazer uma limpa no grupo de jogadores, poucos devem ficar. E pode me cobrar vou exigir isso da Cristina ( VP Olimpica ) e do André Guimarães ( supervisor)

Igo Gois disse...

No jogo do Dallas x Lakers , os mavs ficaram boa parte do jogo atrás no placar, o lakers abria alguns pontos de diferença, só que a bola de três da franquia da Dallas caia e não deixavam o Lakers abrir. No ultimo quarto as bolas de 3 continuaram a entrar e o Dallas passou a frente e ganhou. OBS: Fisher fez uma falta ridícula no final do jogo, que deixou o mavs em boa situação

@igo_gois

Anônimo disse...

Em qualquer gestão séria e profissional, não se pode ter familiares trabalhando juntos. Não dá para entender, como uma equipe como a do Flamengo tem logo três pessoas da mesma família, isto é inconcebível. A incompetência impera na Gávea. Eu como torcedor assíduo de basquete e bastante observador, vejo um ambiente sem comando e totalmente desnorteado. Não falo isto do treinador Gonzalo,falo da sua retaguarda.Em relação ao Gonzalo, ele pode treinar muito bem, mas dirigir a equipe, deixa muito a desejar.

Sergio 2 due disse...

que día cheio,Bala !!!!!!

estou com overdose de basquete

abs

caldasjr disse...

Não consegui ver as semi do europeu, vamos ver se hj consigo ver a final. No Brasil, O pinheiros vai bem, mas está mostrando que não é time de chegada, vai nadar e morrer na praia de novo. O flamengo deve mesmo repensar seu elenco, esse basquete só de ataque já deu o que tinha que dar, se perder pro franca não é lição suficiente, então nada mais é. Nada contra franca, mas é um time previsível em termos de ataque. Bye bye países, mas será que os Mavericks consegue levar dessa vez? Pra mim quem sair campeão do leste, levanta a taça. Ufa..cansou Hebe ene. Abs

Marcos_Galo13 disse...

Uma hora tem que acontecer essa virada!!
Tomara que seja agora!!

E que nível tá o Gasol...
Triste, lamentável...

Anônimo disse...

Caldas, concordo com vc que o Pinheiros não é time de chegada, estava estampado na cara dos jogadores e da comissão tecnica, acho que precisa algum trabalho de motivação sei lá pq na hora do vamos ver parece que amarelam.Quanto o Flamengo tem que fazer uma limpeza geral começando peli Marcelinho e sua turma,pq do contrário veremos nosso flamengo na situação que vimos ontem perdendo como sempre, demonstra claramente que o problema esta no lider negativo do time marcelinho.

Anônimo disse...

Marcelinho = 32 pontos
proximo melhor pontuador= 10 pontos
realmente o problema e a liderança negativa dele e nao a ma fase de todos os outros que ganham muiiiito para jogar mais que estao jogando.

Anônimo disse...

Marcelinho nao tem problema nenhum, continua sendo o cestinha e principal jogador do time!

O problema é o duda, que desde que sentou no banco, tem tido atitudes estranhas, perde bola facieis, parece nao obedecer ninguem!

Luiz Mauro disse...

Qta bonbagens...liderança negativa...famila junto = não profissional.
Realmente a dupla Helio pai e filho quase não ganharma nada ...
Agora Bernadinho e Bruninho estão perdendo tudo na seleção...
Fala sério ....é muito odio do Flamengo