quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quem tem LeBron

O Boston ganhava do Miami por 81-74 a nove minutos do final da quinta partida. Parecia ter a peleja razoavelmente controlada, marcava bem (ótimas rotações pós-pick) e já olhava para a eventual sexta partida com carinho. Mas com 23-6 nos tais nove minutos restantes, o Heat fez 97-87, finalizou o confronto em 4-1 e agora aguarda Chicago ou Atlanta na decisão do Leste.

E se havia uma razão para LeBron James ter sido contratado, era justamente pelo que ele mostrou nos últimos três minutos de jogo: dez pontos seguidos (os últimos do Miami), tiros certeiros de três e uma fúria de alucinar (foram 33 ao todo, numa performance excepcional). Junto com ele, Dwyane Wade e Chris Bosh somaram 23 dos 26 pontos no período derradeiro, e acabaram por ratificar o prêmio de executivo do ano para Pat Riley, o cara que juntou os três.

Com a eliminação dos verdes, um fato bem diferente aconteceu: dos campeões dos últimos quatro anos (Lakers duas vezes, Boston e Spurs), nenhum dos vencedores do período chegou sequer às finais de conferência. Pode ser um sintoma de que há uma troca na elite da elite, não acham? Já estão lá Miami e Dallas (que fizeram a final em 2006 e que podem reeditá-la agora).

Por ora, parabéns ao Miami, que continua a jogar um basquete baseado em suas estrelas (tome ISO e picks - nada mais), mas quem possui craques de primeira linha está sempre muito perto da vitória. E ao Boston fica o lamento por ter destruído um núcleo que nunca perdeu uma série completa de playoff. Danny Ainge preferiu o caminho mais difícil, e agora verá as finais de casa. Foi uma escolha.

12 comentários:

Vitor disse...

Pior do que ter um time velho é ter um GENERAL MANAGER com ideias sexagenárias! Um cara que me troca um bom defensor por JEFF GREEN. Time velho? SIM Culpa de quem? DANNY AINGE não adianta ter craques velhos se não temos um banco BOM E JOVEM.Não dá mais pra ver times como Spurs,Lakers e Boston querendo que craques em fim de carreira resolvam jogo não é Sr.Shaq?Sr.Garnett?Sr.Kobe?Sr.Duncan?Se tem um jogador que pra mim se destacou nesses playoffs pelo Celtics foi Ray Allen..e o pior? KEVIN GARNETT que se omitiu qd o bicho pegou, desejo do fundo do meu coração que agora toda a NBA perceba que Garnett,Kobe e Duncan apesar de serem craques ESTÃO VELHOS.Não há nada mais vergonhoso que vc ver um ídolo de qualquer esporte acabando carreira de forma melancólica..exemplo de Ronaldo e Shaq O'neal.Cada dia mais a NBA me cativa e o Boston me faz perder o encanto de torcer pra algum time e torcer SÓ pelo bom jogo.

Paschoal disse...

Foi uma péssima escolha...desde a saída do Perkins eu só vi críticas e agora vemos o porque...ok, Jeff Green ajudou com suas cestas, mas será que valeu a pena? Se o queriam tanto, não poderiam esperar mais um ano e aproveitar o que talvez foi o último ano de bom rendimento do KG e Ray Allen?

Bom, mas é isso, a hagada foi feita, o C's ta fora e o Heat avança. Mas é bom torcerem pra que o Big3 deles fique ileso, pq se um deles ficar uma ou 2 partidas fora, o Heat cai. É esperar pra ver.

o/

@tkbrunelli disse...

Concordo com todos vcs, a troca do Perkins desestabilizou bastante os Celtics...

Mas vamos analisar friamente: será que Perkins faria tanta diferença assim?
No ataque ele nunca foi um pontuador constante e mesmo com o garrafão escasso de Miami acho que não seria um fator decisivo.
Boston segurava muito a bola, pouca movimentação e pra uma defesa atlética como a do Miami, isso é um prato cheio.

Na defesa, Perkins talvez pegasse os rebotes que Jermaine e Shaq ficaram devendo (por lesão, fazendo justiça). Mas não conseguiria paras as infiltrações do Lebron e D-Wade.

Anônimo disse...

Sintoma Jamais...ano que vem ou no outro já é Lakers/Spurs/ ou Boston/Miami denovo nas finais...vai vendo

Anônimo disse...

Com ou Sem Perkins, o Miami venceria!
Parabéns ao Big 3 e em especial ao Lebron, que só mostra a cada dia que é um fantástico jogador e que precisava de companheiros melhores do que os de Cleveland.

bruno barbosa disse...

tudo bem que o Kobe não fez lá uma boa pós-temporada, mas falar que ele não decide mais jogo é loucura.

Anônimo disse...

Acho que os Playoffs desse ano marcam uma nova era na NBA. Fim da Era Celtics, Spurs e Lakers? Não creio. Franquias sempre se renovam. A era que termina, na minha opinião, é a "Era Kobe" que tem Duncan, O'Neal, Garnett, que tiveram outros representantes como Iverson, Pierce, Kidd e Allen entre outros. Gradativamente essa era vai perdendo espaço para uma nova geração que tem em Lebron James, o seu maior representante, mas que tem também Rondo, Rose, Griffin, Bosh, Howard, Westbrook, Durant e Chis Paul. Não quero dizer com isso que Kobe já está aposentado, que Garnett está acabado, mas esse playoff marca o declínio de toda a geração "Pós Jordan". Trocando em miúdos, a 'Geração de Kobe e Cia' não conseguirá ir longe nos próximos playoffs se não puder contar com alguns dos talentos da "Geração LeBrom James e Cia" nos seus times. Foi o que Wade e o Miami fizeram e acredito que é o que Lakers, Spurs e Celtics devem fazer para se manterem no topo. Não é o fim de uma era de franquias, mas um período de transição de uma geração de craques que está dando lugar a outra.

Heverton Elias

PauloRJ disse...

Bala, concordo bastante com o que o Heverton Elias colocou aqui....os sintomas são da mudança de gerações....Kobe e Duncam cairam muito de produção (acho que o Kobe por insistir em jogar machucado), mas ao time do Lakers bastaria pegar um bom PG que o time melhoraria muito....imagine esse time com o Rick Adelman como técnico...

No caso do Boston acho que eles ainda disputam o ano que vem, e aí vem uma renovação...

Justamente quando CP3, Deron Willians e D12 viram Free Agents....e podem determinar os futuros candidatos ao título...

Anônimo disse...

Hein bala,segundo vc, time peladeiro do Heat venceu um Boston Celtics numa série de offs, e só com duas variações...
AOS AMIGOS.
Viva a pelada, a próxima finalista de Conferência da NBA, pode ser a de vc... inscrições aberta.

Anônimo disse...

Só vem uma palavra a mente: PERNAS.

Faltaram pernas, por varios motivos. E quando o corpo não acompannha, nada da certo.

Abs

Alexandre Reis

Baralhão disse...

Alguns comentários sensatos e muita asneira.

Não existe esse "fim de geração". Cada jogador cai de rendimento em determinado tempo. Dessa "geração", McGrady e Carter, por exemplo, caíram há umas três temporadas já. Duncan e Garnett serão role players por muitos anos, se quiserem. Pierce em decadência ainda rende bem no ataque.

E colocar Kobe no meio é maldade. Ele ainda joga em nível fora de série, e olha que eu posso se considerado "kobe hater", detesto ouvir os fãs dele babando ovo. O Ray Allen é outro, ele não perdeu em nada, impressionante a mobilidade desse cara, sempre se desmarca.

E as franquias não entrarão em decadência. Uma "entressafra" é normal, mas se reerguerão, pois são melhor administradas e têm mais recursos financeiros.

Duda 11 disse...

Miami, na minha opinião, joga um basquete "estranho", sem força coletiva, baseado exclusivamente no talento dos dois craques!
Acho que se o Boston tivesse tido mais presença de garrafão (Jermaine é soft, Shaq está velho e Krasic não aguenta o tranco), teria vencido a série!