terça-feira, 10 de maio de 2011

Olho na Super Copa Brasil

Começou ontem a Super Copa Brasil. São José, do Amapá, Tijuca, Rio Claro e Liga Sorocabana largaram na frente, e hoje se enfrentam (primeiro São José x Rio Claro, e depois Tijuca x Liga Sorocabana). Vale lembrar que os dois primeiros colocados ganham o direito de pleitear uma vaga no NBB4, desde que atendam as normas da LNB.

Amanhã devo comparecer ao Tijuca para acompanhar mais de perto, mas alguns nomes que estão na competição chamam a atenção (pena que o site da CBB não conseguiu fornecer as fichas técnicas completas). Pelo Tijuca estão lá Ricardinho, Olivia e Rodrigo Bahia. Na Liga Sorocabana, Gorauskas e Soriani. No São José, o bom ala Gustavo (que ontem, no entanto, começou mal com 3/11 nos arremessos), além dos experientes Gilsinho, Pablo (assistente-técnico de Hélio Rubens em Franca, diga-se de passagem) e Janjão (foto).

Só duas coisas me incomodam um pouco na montagem dos elencos para a Super Copa Brasil: quase todos os times são de "aluguel" e pouquíssimos jovens estão atuando na competição. Sim, acho que é um problema muito mais estrutural do que qualquer outra coisa, mas a Confederação precisa ficar de olho nisso. O número de "reforços" que vem atuar nesta semana no Rio de Janeiro e depois se despede dos times é imenso, e isso não é legal. De todo modo, vale a pena ficar de olho no torneio. É uma chance de avaliar o cenário da modalidade no país fora do NBB e torcer para que novos pólos de basquete se formem.

13 comentários:

Anônimo disse...

Bala, uma pergunta.
O estatuto da LNB não permite que um estado tenha mais de 50% dos times.
Pois bem.
Se Rio Claro e Sorocaba forem os finalistas, o estado de SP teria 10times dos 18 estipulados pela liga(os 15 deste ano + o Londrina(?) + os 2 via Copa Brasil). Como a LNB resolveria esta pendenga? Rio Claro e Sorocaba sabem disto?
Se por acaso, nenhum dos dois finalistas apresentar as condições exigidas pela LNB, e digamos aparecer alguem em investir no basquete ( Por ex: O dono do COC decide montar um time de novo, ou o Vasco arruma um patrocinador e decide perturbar o Flamengo) a liga permitiria este time disputar o próximo NBB sem ter disputado a Copa Brasil?
Grato pela atenção.
Abraços.
Luiz

Felipe Noronha disse...

Boa dúvida a do Luiz.
Fiquei curioso aqui também.

Anônimo disse...

Boa Bala!
Você tocou num assunto muito sério e que ninguém está se preocupando. Revelação! Muitas equipes preferem pegar o pronto e experiente, sem notar que em breve terá mais problemas na mão, a falta de reposição. Vamos enaltecer o bom trabalho de Jacareí, São Caetano e Paulistano, que empregou vários jogadores que saíram da categoria sub/19 e hoje são adultos e de promessas.
Essa Copa Brasil é uma enganação, pois na hora que definirem os finalistas, e digo que serão Rio Claro e Sorocaba, os outros times (de aluguel) vão acabar e de acordo com a pergunta do nosso colega aí em cima, o que a LNB fará com os dois times paulistas, já que o estatuto não permite mais equipes de São Paulo? Já respondo a questão sobre o fato de Sorocaba e Rio Claro saberem ou não dessa situação, sabem...e estão muito bravos, pois se soubesse antes não iriam investir a toa. Mas vamos aguardar mais essa novela e ver o final.

Anônimo disse...

O tijuca e time de aluguel tambem????
Voces estao de brincadeira, por causa dessas copas regionais e super copa, muitos jogadores mantiveram seus contratos pelo mesmo tempo dos times da LNB.

Victor Dames disse...

Sobre o post, boa observação. Será que os finalistas, se efetivados no NBB4, manterão os seus elencos, ou terão condições de reforçá-los? Não só a CBB deve preocupar-se com isso, mas a LNB também, pois tal fato entra nos tais critérios de admissão das equipes no NBB.

Quanto a dúvida do Luiz, também achei uma excelente questão, que me levou a um série de outras dúvidas relacionadas à hipótese! Se de fato acontecer, a LNB irá considerar os times inaptos ao NBB4? Será que haverá uma mudança de estatutos antes da próxima edição, para admitir os times, se for o caso? Há previsão de se abrir a oportunidade de inscrição aos outros participantes da Supercopa, seguindo sua ordem de classificação?

Abraços!

César Franca disse...

O Janjão ainda ta jogando???? Ta de brincadeira, eu vi ele aki no Pedrocao no jogo contra Uberlandia, e tava gordo pra caramba, achei q tivesse parado.. Essa competição pra ir pra frente tem q ter um minimo de jogadores ateh determinada idade (22, 23, em torno disso) Ow naum vai adiantar nada..

E mais uma pergunta? como o basquete brasileiro vai progredir se soh aparecerem equipes fortes em SP? Cade o Londrina, Corinthians do RS, equipes nos estados de Goias e no nordeste?

Anônimo disse...

Cara comecei a ler e pensei a mesma coisa, não que estes jogadores que estão ai na copa não sejam bons ou mereçam jogar, mas é ai que a renovação deveria acontecer, também.Não concordam.Claro que é dificil montar um time para treinar uma semana com jogadores inexperientes, é muito mais fácil botar um Janjão, que ja ta careca de saber o que fazer, debaixo da cesta e esperar ele decidir ou a arbitragem valorizar o veterano e premiar sua carreira com lances livres intermináveis. Talvez limitar o numero de jogadores acima de determinada idade seria uma saída para uma próxima edição. Vale lembrar que esta competição existe a muito tempo só que se chamava copa caixa brasil, portanto as gestões CBB tiveram bastante tempo para pensar nestes problemas, inclusive a atual gestão que participou como presidente gaucho de várias edições.

Quanto a vaga, acho dificil Sorocaba e Rio Claro conseguirem
cumprir as exigencias, assim como os demais times que disputam esta edição, a não ser que um benfeitor resolva botar grana acho que o próximo NBB não terá novidades.
Espero estar errado!

Abraços

Anônimo disse...

concordo com o enfoque principal do post do Bala

Só um reparo O TIME DO SPORT TEM 11JOGADORES DO ESTAADO. Só 01 (UM) de fora.

Isto deve ser enaltecido

fábio balassiano disse...

luiz, excelente pergunta!
amanhã no blog a sua resposta

abs, fábio

Anônimo disse...

Gente, não entendo o por que de não liberar mais equipes de São Paulo para a NBB? Que culpa o estado tem se aqui tem muitos atletas e com condições? Que culpa nosso estado tem se temos uma população numerosa em relação aos outros estados? Isso é bairrismo, mesmo por que São Paulo não tem culpa se os outros estados não querem fazer basquete!! Ou seja, se os outros estados não fizerem basquete, São Paulo terá que paralisar o seu também? É a mesma coisa que proibir de fazer trabalho de base em São Paulo, onde vamos colocar tantos garotos saindo das categorias de base? Vamos mandar para outros estados ou até fazê-los parar de jogar? Fala sério né!!!

Anônimo disse...

Bom dia, adorei o seu post concordo plenamente sobre as revelações mas tenho que ressaltar tb a qualidade alguns jogadores que por falta de oportunidade so estao podendo mostrar o seu talento através dessa copa e torcendo pra que algum time o contrate, como vc sitou o Gustavo de São José nao jogou muito bem o primeiro jogo mas melhorou muito no segundo e vem se destacando desde o inicio dessa copa, onde estao os olheiros que continuam insistindo nesses jogadores mascarados de nome mas que em quadra nao demonstra basquete nenhum (Que se nao for para revelar atletas que seja para dar oportunidades pra grandes jogadores que andam esquecidos e continuam arrebentando em quadra.)

Bruno disse...

Janjão nao esta gordo , fui aos 2 dias de jogos , logico que ele nao tem a msm mobilidade de anos atras mas gordo não está , Fabio nas notas oficiais tem a ficha tecnica de todos os jogadores da Copa Brasil que apesar de alguns veteranos tem tb boas revelaçoes

Anônimo disse...

agora quero ver quem vai falar que a final é sorocaba e rio claro? não precisam mais se preocupar com final entre paulistas e mais de 50% de são paulo!!! semi finais entre tijuca (quem ganhou de 22 de sorocaba) x são josé e rio claro x sorocaba!!!