terça-feira, 31 de maio de 2011

Em busca do grande jogo

Não dá pra dizer que será a disputa de um time que joga basquete contra um time que joga streetball. Seria cruel demais com o Miami, que evoluiu demais na segunda parte da temporada. Mas os números, e as partidas, mostram muito sobre quem é quem na decisão da NBA que começa nesta noite (22h, com transmissão da ESPN).

De um lado estará o jogo coletivo do Dallas Mavericks, que tem oito jogadores atuando por mais de 15 minutos, sete que anotam sete ou mais pontos e o absurdo aproveitamento de 38,8% nos três pontos. Do outro, o Miami, que concentra 73,5% de seus pontos nos playoffs em cima do excepcional trio Wade-LeBron-Bosh (aliás, que pós-temporada tem feito o ala-pivô, hein - 18,6 pontos e 8,9 rebotes). Será o confronto entre o agora em ótima fase Chris Bosh (que, leve, pode tentar fazer algo diferente do que tentaram, sem sucesso, o forte Serge Ibaka, o "cansado" Pau Gasol e o alto-porém-pouco-ágil LaMarcus Aldridge) contra Dirk Nowitzki (LeBron James já disse que quer tentar marcá-lo também), da defesa alucinante de Shawn Marion contra James, de um ótimo técnico (Rick Carlisle) contra outro (Erik Spoelstra) que ainda busca uma afirmação no cenário.

No final das contas, acho que o Miami acabará sendo o campeão no sétimo jogo (o que não quer dizer absolutamente nada, visto que costumo errar a maioria dos palpites), e, insisto, não será uma derrota do basquete. Será/seria a vitória de um estilo de basquete - e vocês já perceberam por aqui, no Twitter ou nas Twitcams que não é o que mais me agrada, obviamente. Vamos ver o que acontece hoje quando a bola subir. Algum palpite? Comente na caixinha!

7 comentários:

Anônimo disse...

Belo post, mas torcerei pelo dallas justamente pelo que você expôs! Um time contra um punhado de jogadores ótimos que atuam sozinhos!

Viva o mavs, viva o basquete!

Augusto

Anônimo disse...

Dallas em 6 !!!!!!!!!

Abs

Alexandre Reis

Ique Muniz disse...

Acho muito, mas muito improvável essa final acabar em quatro ou cinco jogos. Até seis eu acho um pouco difícil. Realmente minha aposta é em sete partidas. Aí fica difícil apostar. Sou fã do LeBron e gostaria de ve-lo campeão. Vou puxar um pouco a sardinha pro Heat (ainda que tenha eliminado meus queridos Celtics e Bulls)

Leandro disse...

Apesar do mando, acho que hoje dá Mavericks ! Acredito que será parecido com aquele jogo 1 da série entre Bulls e Heat, e também acredito que o Miami vá crescer demais na série, mas acho que dá Dallas, com direito a jogo 7 ! Acredito que esse ainda não é o ano do Miami, apesar deles terem evoluido absurdamente, acho que vão melhorar muito, muito mais !

Guilherme disse...

Acredito que confrontos dessa importância não terminam quando zera o cronômetro do último jogo. Isso porque a maneira como eles se desenvolvem acaba influenciando o modo como as pessoas que militam no esporte o pensam. E é por isso que eu torço para que ganhe Dallas. Para que a ideia de que um time vencedor se faz com um punhado de craques fazendo o que quer seja rechaçada.

Anônimo disse...

Dallas em 5! Que nem os Pistons de 2004!

Baralhão disse...

Acredito no Dallas campeão. Como seu ataque flui mais, deve ganhar um ou dois jogos por grande diferença, coisa que o Miami dificilmente terá condições de fazer. 4x2.