quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Falta pouco para o NBB3

A temporada da NBA começou ontem, e a do NBB3 terá início nesta sexta-feira com São José e Brasília (o Sportv promete transmitir a partir das 19h). Competição mais bem organizada do país, é consenso no meio que desta vez a LNB precisa tentar dar um jeito na parte técnica.

Seminários de marketing foram feitos (muito bom!), clínicas para árbitros ocorreram (show de bola!), reuniões de treinadores aconteceram (legal!), mas patrocinadores e públicos só verão no NBB algo de qualidade quando o produto for de fato excelente - o que ainda não é.

É óbvio que a LNB pegou um cenário de terra arrasada, mas chegou a hora de lapidar um pouco mais as equipes, seja trazendo jogadores estrangeiros, seja com ações técnicas direcionadas aos clubes (talvez a presença do gerente técnico Lula Ferreira ajude nisso). O basquete brasileiro agradeceria bastante se o nível dos jogos crescesse na mesma proporção da organização da competição.

10 comentários:

Fábio Barcelos disse...

Bala, você já viu o comercial promocional do NBB com Marcelinho e Alex. Muito legal, no estilo da NBA. Mais uma inovação. Fábio Barcelos -ABASCA

fábio balassiano disse...

não vi.
onde está?

Abs, fábio

Anônimo disse...

pow bala se vc quiser ver o comercial vai no territorio lnb q lá tem,fikou muito maneiro caprichado

fábio balassiano disse...

vou lá então!
show de bola

abs, fábio

Victor Dames disse...

Gostei do "promete transmitir"... Hehehe...

Mas falando sério, Bala, a responsabilidade técnica não cabe mais aos clubes do que a Liga? Acho que fizeram seu papel ao colocar um treinador experiente, em que pese seu trabalho não ser uma referência unânime. Trazer jogadores já cabe a cada clube, e alguns estão trabalhando nisso. Mas o que realmente precisa ser feito é a reciclagem dos profissionais técnicos, algo tão cobrando no meio basqueteiro, vide o Prof. Paulo Murilo, o Draft Brasil, você mesmo... E ainda há poucos avanços nisso, talvez um bom caminho fosse buscar um intercâmbio com a Europa e a NBA para trazer técnicos palestrantes aqui, ou levar os nossos lá pra aprender com os deles. Só que agora já começaram as temporadas por lá tembém, né, fica a idéia pra próxima. Abraços!

fábio balassiano disse...

victor, ótimo questionamento.
cabe, claro, aos clubes, mas se a liga quer "vender" o seu produto, não custa conseguir melhorá-lo, entende?

acho que cabe a ela monitorar, dar subsídio e, claro, cobrar dos clubes. mas cobrar por cobrar é pouco e injusto.

entendo o q vc quer dizer, mas é importante a liga se posicionar como dona de um produto de qualidade.

abs, fábio

Anônimo disse...

intercambio com europeus seria fantástico.

e li uma frase nao sei onde, mas concordo e vou copiar aqui:
"essa terceira edição vai ser o melhor dos NBBs e provavelmente o melhor nacional dos ultimos anos"


jonathas

Victor Dames disse...

Entendo seu ponto de vista, Bala, é uma visão empresarial da coisa (e o pensamento de gestão para uma liga tem que ser esse mesmo), mas por isso mesmo acho que os clubes tem que se mexer mais e se comprometer com a qualidade do produto, não apenas com os aspectos esportivos, técnicos ou da competição. Mal comparando, é como uma empresa cuja diretoria executa estratégias de qualificação de seus produtos, mas os sócios não estão nem aí e não se comprometem com esse planejamento. Falei besteira? Abraços!

fábio balassiano disse...

Nao falou besteira, Victor. Entendo seu ponto. Na verdade, nossos raciocínios se complementam.

Abs, fabio

Anônimo disse...

Cara, como vc é negativo!!! Meu deus! O cara le este blog e se deprime.