segunda-feira, 3 de maio de 2010

Um pouco sobre o Dallas

Em casa, ouço há mais de cinco anos o seguinte veredicto: "Esse time do Dallas é uma porcaria". Quem diz isso é o meu irmão, André, que quase nunca passa por aqui aliás. Para ele, Dirk Nowitzki não é craque, Shawn Marion não passa de um enganador e Erick Dampier é do mesmo nível do Estevam (de Brasília). A cada eliminação dos Mavericks, ele ri e fala: "Eu disse. Nunca vão ganhar nada".

Meu irmão exagera, mas o fato é que o Dallas está eliminado mais uma vez, e o verão promete ser agitado no Texas. Dirk Nowitzki já disse que repensará seu futuro com a franquia, mas acho, sinceramente, que Mark Cuban, mandatário dos Mavs, é que deveria pensar um pouquinho neste momento.

O time do Dallas não é ruim, sinceramente. Se não ganha um título na NBA é porque há outros dois melhores no Oeste (no momento, Lakers e Spurs). E isso não é demérito algum. Na história, há dezenas de ótimos times que ficaram sem anel, sem que a história os tenha esquecido (o melhor exemplo talvez seja o Utah, de Malone e Stockton).

Pode ser que o parágrafo acima seja conformista demais, mas para melhorar o Dallas não precisa fazer muito. Deve, em primeiro lugar, limpar a sua surreal folha salarial de US$ 86 mi em 2009-2010 - mandar Erick Dampier, que recebe US$ 10 mi, seria um bom começo. Depois, deve contratar alguém para pontuar de dentro do garrafão (fato observado aqui no blog pelo leitor Fábio Martins), e o principal nome que surge é o de Chris Bosh (se quiser, os Mavs podem despachar, de cara, Shawn Marion e Matt Carroll pelo ala do Toronto Raptors.

Não parece muito, né, mas sei que aqui em casa ouvirei durante muito tempo o famoso "esse time do Dallas é uma porcaria".

8 comentários:

Anônimo disse...

bom post bala!
mas seu irmão tem razão. o time do dallas nunca vai levar nada.
edu

bcb disse...

Bala, seu irmão é um sábio!rsrsrsrsr

A verdade é que o Dallas é um time alicerçado em pressupostos equivocados, tais como que Dirk é um franchise player, que Kidd e Marion ainda são all stars, etc.Não são.

Mark Cuban é o proprietário mais dedicado de toda a NBA e disposto a gastar o que for preciso, mas isto não basta, e dai vem a beleza da NBA:voce pode ter dinheiro, mas sem um bom planejamento, que leva tempo, voce não ganha, vide Knicks, pra citar um time caro e ruim.

O Dallas em 2006 estava perto:tinha alguns veteranos no auge, como Dirk, e jovens com talento e habilidade atlética (Howard e Harris). A decadência de Josh Howard e a troca de Devin Harris acabaram com o Dallas, e Mark Cuban, que não aceita que o núcleo do Dallas não é bom o suficiente pra ganhar um titulo, ao invés de começar de novo, decide encher o time de veteranos em fim de carreira, pagos em excesso e, lógico,mais uma vez fica pelo caminho.

O Dallas precisa rejuvenescer o time, e considerar seriamente trocar Dirk e começar de novo.

Uma coisa que ajuda o Dallas é que o time sob a direção de Cuban tem uma ótima estrutura, tem a fama de ser muito correto com os jogadores, além da cidade ter um clima agradável, o que ajuda a atrair free agents.

Resumindo:Dallas tem bons times fazem uns dez anos, mas na NBA voce só ganha campeonato com franchise players (de 20 em 20 anos temos uma exceção, como o Detroit em 2004) w Dirk não é um, é uma estrela de segunda grandeza, como é Amare,Bosh, Gasol,etc, ou seja, precisa de alguém ainda melhor para tirar o peso de decidir dos seus ombros. O Dallas não tem esse jogador.

fábio balassiano disse...

bruno, meu irmão vai adorar ler isso...
mas concordo com vc.
de todo modo, o time do detroit é uma exceção porque contava com cinco ótimos.
o dallas nao é assim, né...

abs, fábio

Duda 11 disse...

Acho que precisamos ir com calma! O elenco tem muita qualidade (à exceção do ridículo Dampier), mas o que faltou ao Dallas contra o Spurs foi, ao meu ver, mais desempenho de Jason Kidd e Shawn Marion! O restante do time foi bem...Acho que o time precisa investir em um novo ala de força (Marion já foi) e em um novo armador (Kidd poderia ficar na ajuda). Aí sim, o time ficaria melhor ainda!

André disse...

Sou o irmão do Fábio.

André Balassiano.

Sempre falo mal do Dallas sim. Time que nao tem craque nao adianta ( nao me venha com numeros falar que o Dirk é craque. Longe disso....).
Por isso gosto do Lakers e Cavs.

Pra mim, Cavs vai ser o campeao.

Quem sabe meu irmao nao volta daqui a uns meses fazer outro post pra mim sobre o campeao da NBA !

raul disse...

ai ja tão exagerando,dizer que o Dirk não é um franchise player, fala sério pessoal, vamos pensar um pouco e admitir que o cara é um craque de primeira grandeza, precisa sim de mais ajuda para brigar pelo Título,sem isso nem o MVP,Lebron leva,e acredito que esse ano tambem não vai levar.

fábio balassiano disse...

concordo com vc, raul.
dirk é craque sim
abs, fábio

Fabio Martins disse...

Boa noite, Fabio! Voce tem otima memoria, pois nem eu me lembrava de meu proprio comentario.
Obrigado pela mencao.....!

Fica ate "chato" comentar sobre o Dallas, pois e o time da minha cidade. Concordo com todos os post acima- TODOS!!! O Dirk e um excelente jogador, de Franchise, mas nao e o suficiente para levar o time a um titulo....especialmente em tempos de "playoff",Jason Kidd e um FANTASTICO jogador, mas ainda acho que Devin Harris deveria ter ficado......O Marion chegou agora, entao muito complicado comentar, mas acredito que ele e um grande "faz tudo" que todos os times gostariam de ter.

Solucao: como o Mark tem muito dinheiro que tal juntar Chris Bosh, Lebron James and Duane Wyde (todos "free- agents") para jogar em Dallas...continuamos com o Haywood, Butler, Terry, Dirk, JJ Barea, Najera e o jovem Rody alem de bons "picks" do "draft".....Campeao!!!!

Brincadeira: acho que precisamos de um re- comeco, mas para falar a verdade, se o Dirk sair do time, bem, levara um tempo ate a torcida se acostumar e nao sei ao certo o que deveria ser feito.