sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O tal problema na gestão

Da entrevista publicada ontem com Carlos Nunes, me impressionou pouco o desconhecimento dele sobre Damiris ou Franciele. Para mim, o problema maior da Confederação Brasileira ainda se chama gestão. Carlinhos, como é conhecido, é boa gente, comigo sempre foi muito educado, mas não parece muito afeito às melhores lições do ramo - e acho que é por isso que o exemplo de Hortência choca tanto aos torcedores.

Das promessas de campanha, saíram do papel a construção do Centro de Treinamento e o fim das eternas reeleições - e as duas iniciativas merecem aplauso. No entanto, o sucateamento na base continua, a Escola Nacional de Técnicos nasceu (e continua) equivocadíssima, ainda não é possível comprar nenhum material esportivo das seleções, o site continua o bagaço da laranja e a disparidade no tratamento entre meninas e meninos segue.

A grande questão para Carlos Nunes neste momento não é manter ou demitir Carlos Colinas, mas saber cobrar decisões mais ágeis e sensatas de seus comandados. Ser líder não centralizar tudo, mas saber delegar funções e cobrar resultados. Só que para cobrá-los é preciso um mínimo de conhecimento no assunto - seja de parte técnica, administrativa, financeira ou em comunicação. Vamos, presidente, ainda há tempo de corrigir algumas rotas.

33 comentários:

Anônimo disse...

Bala,
Saiu o centro de treinamento(muito bom)
acabaram as eternas reeleicoes(muito bom)
escola de treinadores finalmente saiu do papel(queria que me explicasse o porque que esta equivocadissima)
os materiais serao disponibilizados brevemente, parece que a Nike esta terminando a estrategia de lancamento.
Gostaria que voce me explicasse porque que as meninas nao sao tratadas iguais aos meninos. A base feminina viajou para Las Vegas 2 vezes esse ano enquanto os meninos nao foram nenhuma. A adulta masculina treinou por 17 dias no Rio e viajou enquanto a feminina ficou junta por 3 meses com tudo a disposicao. Fizeram viagem amistosa para a Europa e etc.
Tudo isso realmente deve ser uma gestao muito ruim, ainda mais depois de 1 ano(muito tempo para mudar 15 anos de porcaria)
sinceramente eu nao sou fa da CBB mas comeco a olhar com bons olhos porque ja posso ver mudancas la dentro. Acredito que ainda tem muita coisa errada mas ja esta muito melhor.
a mudanca do basquete ao meu ver nao e tao simples e depende muito tambem da cultura das pessoas. A CBB depende de federacoes para poder trabalhar e caso voce nao saiba tem muito clube e federacao que ficam revoltados com a CBB por marcar mais fases de treinamentos e amistosos. Enfim, acho apenas que as pessoas tem que saber um pouco da realidade das coisas antes de meter o pau. Esse ano para mim foi bom mas quero muito ver o que a CBB vai montar em 2011 para depois sim poder avaliar melhor e criticar. A gente esquece que precisamos de material humano tambem para conseguir resultados e isso nao acontece de uma hora para a outra. O grego afundou o basquete brasileiro e qualquer pessoa que tenha feito parte do meio do basquete sabe disso.
sem mais,
abracos a todos.
carlos

Anônimo disse...

Essas declarações,sem noção da Hortência e do Carlinhos também são uma estratégia da CBB para tirar o foco nesse momento do péssimo trabalho do Colinas e da Janeth, pois com isso até agora , não vimos da parte dos dois nenhuma atitude etica e corajosa de pedir uma coletiva com a imprensa e explicar suas estratégias e sistemas tecnico-tactico adotados nesse mundial. Dessa maneira eles ficam na geladeira e voltam daqui a algum tempo como se nada estivesse acontecido, e segue o ciclo novamente.Essa postura covarde é no minimo um grande fator negativo para quem almeja ou se atreve a ser tecnico de qualquer seleção nacional, de qualquer país e de qualquer modalidade esportiva.

Anônimo disse...

O primeiro a responder, o tal do carlos, é o próprio?

fábio balassiano disse...

carlos, eu não vou responder às suas perguntas, sinceramente.
ou você demonstra desconhecimento absoluto (os rapazes da sub18 também foram aos eua) ou é alinhado à cbb - ou os dois.
desculpe, mas não dá para responder a tão bobos questionamentos.

me desculpe.
fica pra próxima.

fábio

Anônimo disse...

O Carlos acima....uma pergunta:
Se fosse dono de uma empresa, vc contrataria um staff composto por Carlos Nunes, Reginaldo, Andre Alves, Vanderlei e Hortencia para tomar conta de seu negócio?????

pois são eles que administram o basquete no Brasil.

COITADO DE NÓS!!!!!


Felipe Azevedo--MG

Anônimo disse...

O tal "Carlos", la do primeiro comentario deve ser um dos aspones da CBB...o Carlinhos Nunes não tem nivel escolar pra escrever daquela forma...ah ..e vive em Marte!!!!
Liga não Bala !! O melhor foi a sua resposta.
Abç
Morais

Anônimo disse...

GUTO

O CARLOS OMISSO VIAJANDO NUNES,SEMPRE FOI UMA PIADA DE MAL GOSTO.SÓ VER SUA ADMINISTRAÇÃO A FRENTE DA FGB,EM QUE SITUAÇÃO DEIXOU.SÓ VER SUA PASSAGEM COMO DIRETOR DE BASQUETE DO TIME DA SOGIPA PEPSI-COLA EM PORTO ALEGRE,SÓ VER AS REAIS,FUNÇÕES QUE EXERCEU COMO ASPONE DO GREGO-LIGAR PARA PRESIDENTES NO DIA DE ANIVERSÁRIO DELE OU DA ESPOSA,RECEBER E PAGAR JANTARES PARA PRESIDENTES QUANDO VIAJAM PARA O RIO DE JANEIRO,CHEFIAR ALGUMAS DELEGAÇÕES,SEMPRE NAS BOAS,
MAS EFEITVAMENTE NUNCA SOUBE SIQUER NOME DE JOGADOR.A MAIORIA DOS PRESIDENTES SABIAM E CONHECIAM BEM A SUA ALIENAÇÃO TOTAL AO BASQUETEBOL,MAS,COM A MUDANÇA ARRUMARAM ALGUMAS BOQUINHAS,E ASSIM VAMOS.
E,ESTA DANDO SORTE,COM A OLIMPIADA NO RIO,TUDO ESTA FICANDO MAIS FÁCIL DE CONSEGUIR,COMO PATROCINIOS,DINHEIRO DO GOVERNO A VONTADE(AI MORA O PERIGO),E O BASQUETE,FICA PARA O ANDRÉ "EX BOY"DO MANTEIGA,WANDERLEI(ESTE É ESPERTO FICA NA DELE,FATURANDO E BEM)LUIZ FELIPE(ESTE SABE TUDO DE BASQUETE)PAULO VILLAS BOAS(ELE FOI PROMOVIDO PARA BAIXO OU REBAIXADO PARA CIMA?)E ASSIM, DANDO "CALA BOCAS"EM PRESIDENTES INÓCUOS,ÍNSIPIDOS,INCOLORES E INODOROS(NEM TODOS DIGA-SE)VAMOS FAZENDO BASQUETE,PARA NÓS(ELES).
SÓ NOS RESTA ORAR!!!!BALA CONTINUE COM ESTA SUA INDEPENDENCIA E IMPARCIALIDADE!

Anônimo disse...

edu
bala, não dá moral pra esse carlos. por favor!

continua assim.
vc é o último bastião de independência do basquete. se vc não cobrar, f...

obrigado

Anônimo disse...

Somente queria entender o seu profundo conhecimento sobre a Escola Nacional de Treinadores para dizer que esta equivocada. Vc é uma farça. Vai arrumar um emprego de verdade!!

fábio balassiano disse...

querido anônimo educadíssimo.
algumas coisas:

1) o que seria um emprego de verdade? o que quer que seja, eu o tenho, ok? depois te mando meu cartão...
2) farsa se escreve assim, ok?
3) antes da palavra equivocada faltou um verbo, ok?
4) psc, acho equivocada porque ela deveria ser independente da cbb, e é gerenciada por um preparador físico. está bom pra vc?

passe bem
fábio

Anônimo disse...

Bala e outros entendidos de basquete.
Nao tenho nada a ver com a CBB para comecar.
E impressionante que se alguem te apresenta alguma coisa diferente do que voce pensa, voce foge da conversa e simplesmente nao responde.
o masculino foi a Portland disputar o Global challenge convidado pela Nike enquanto as meninas foram a Las Vegas para treinar 2 vezes pago pela CBB. Se isso e mesma coisa, voce e ainda mais fraco do que eu pensava.
Para todos os puxa saco de plantao, continuem assim e proponho que coloquem o bala dentro da CBB porque com certeza vamos ser campeoes mundiais porque ele tem todas as solucoes e me parece bem simples.
abracos
Carlos

Anônimo disse...

A Hortência foi uma grande jogadora e só.A imprensa da CBB é ridicula não é de hoje,fora que as pessoas que lá estão até hoje foram laranja do grego e pior vemos os nomes até hoje figurando na imprensa da entidade. O site realmente precisa ser melhorado.RUBEM

Anônimo disse...

Animos inflamados...hehehe... Nem tão ao céu nem tão a terra. Toda debate tem que ter dois lado, a nova gestão começou agora não dá pra ter nem uma base do que se passará nos próximos anos. Sinceramente ainda não vejo nenhum sinal de alerta ligado, vamos ver se o trabalho de base que fala o presidente está acontecendo mesmo. Os resultados das seleções ainda refletem a era grego, que foi catastrófica, carlos nunes pegou uma batata quente recheada de dinheiro que com certeza virá por causa das olimpiadas, vamos ver se ele vai mudar o rumo do basquete ou vai ser mais um sangue-suga na cbb.

fábio balassiano disse...

concordo com o anônimo das 14:25
os resultados de agora refletem a era grego.
isso é fato!

mas os problemas estruturais podemos, sim, cobrar.
é mais ou menos por aí!

Abs, Fábio

Paulinho disse...

Fábio,


Você viu alguns poucos pontos bons no trabalho do Carlos Nunes e acho que um ponto que você colocou como negativo, no que diz respeito às diferenças entre o feminino e o masculino, se reflete mais pela diferença entre os diretores dos dois departamentos.
Ambos tem carta branca para agir, mais as opções do Vanderlei são mais acertadas e coerentes do que as da Hortência, por exemplo, enquanto ele trouxe um estrangeiro campeão olímpico para treinar o masculino, ela trouxe um treinador inexperiente, para o qual entregou uma lista de atletas convocadas poucos meses antes do Mundial.

O que você pensa sobre essa comparação entre os diferentes estilos de comando entre o masculino e o feminino e suas consequências para as duas seleções?


Abraço.

Anônimo disse...

O ego da Hortencia é do tamanho do basquete que ela jogava. Isto é fato. E é por isso que ela age como se ainda fosse a rainha do basquete brasileiro.
FOI uma grande jogadora e só.
Há um ditado que diz que só conhecemos realmente uma pessoa qundo damos poder a ela......Pois bem, deu-se poder para Hortencia e ela por ter um ego gigantesco e uma tremenda necessidade de aparecer se cercou de tótens insignificantes (Colinas e Janete) para não ofuscarem "seu brilho'.

Colocar um aprendiz de técnico adulto no comando de uma seleção (até então) top-4 no mundo só é pior do que colocar como seu assistente uma ex-jogadora que jamais dirigiu um time adulto......Tudo isto para manter o basquete embaixo dos PODERES da ex-rainha Hortencia.

FORA HORTENCIA!!!!!!!


ASS- AMANTE DO BASQUETE

Anônimo disse...

CARLOS,QUE NÃO É NUNES!

BALA,JÁ DIZIA NO NAZISMO,O GOEBELS(NÃO SEI SE ASSIM QUE SE ESCREVE,MAS VALE A INTENÇÃO)QUE REPETIR SEMPRE UMA MENTIRA ATÉ SE TRANSFORMAR EM UMA VERDADE.
NÃO POSSO ME CALAR,DE TUDO E TODOS COLOCAR NAS COSTAS DA GESTÃO GREGO TODOS OS ERROS E FRACASSOS,DO NOSSO BASQUETE,COMO SE ELE ARMASSE,PASSASSE A BOLA OU ARREMESSASSE.
O PROBLEMA É CULTURAL,CONFUNDIMOS EXPERIENCIA COM VELHICE,COM RETRÓGADOS.VEJA ATRAVÉS DO SEU BLOG(EXCELENTE POR SINAL)VIM SABER QUE A SERVIA RECUPEROU SEU NÍVEL INTERNACIONAL,BUSCANDO DE VOLTA SEU TÉCNICO DE 1988.AH! SE ISTO ACONTECESSE NO BRASIL,JÁ IMAGINOU O QUE VC E OUTROS DA SUA IDADE,IRIAM COMENTAR OU CRITICAR.ASSIM É NOSSA CULTURA,POIS CONSIDERAMOS QUE O CONTINUÍSMO IMPEDE A ENTRADA NO CAMPO DE TRABALHO DOS MAIS JOVENS,E ENTÃO COMEÇA AS CRITICAS DAS MAIS HUMILHANTES E SEM MUITOS EMBASSAMENTOS.
GESTÃO GREGO,QUAL FOI O GRANDE PROBLEMA? NÃO CONSEGUIR TÍTULOS,NÃO CONSEGUIR CLASSIFICAÇÕES PARA AS oLIMPÍADAS?
ENTÃO VAMOS POR PARTE,POIS ACHO UMA COVARDIA TUDO ATACAR A QUEM NÃO TEM OS MESMOS MEIOS DE DEFESA.
1) GREGO ASSUMIU EM 1997.EM 1994,O BRASIL FOI PENULTIMO NO MUNDIAL D0 CANADÁ, NO MUNDIAL MASCULINO!
2) GREGO ASSUMIU,NÃO EXISTIA MAIS CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BASE!PORTANTO A MASSIFICAÇÃO,QUE NÃO É PROBLEMA DO GREGO,E NEM DO PSEUDO PRESIDENTE ATUAL,FICOU TOTALMENTE PREJUDICADO.
3)COPA CAIXA REGIONALIZADA,PARA PODER DAR OPORTUNIDADES,SITUAÇÀO ESTA ATUALMENTE REINVIDICADA PELAS FEDERAÇÕES(VOLTA AO PASSADO)AS EQUIPE QUE NÃO DISPUTAVAM O CAMPEONATO BRASILEIRO,TUDO PAGO PELA CBB,COM UM PATROCINIO QUE NEM 1/3 ERA DESTA ATUAL.
4) FEMININO,MANTEVE ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS,MESMO PERDENDO AS SUAS MELHORES JOGADORAS-HORTENCIA-PAULA E MARTA.
FEMININO SUB 21 VICE CAMPEÃO MUNDIAL.
5) UNIFORMIZOU TODAS AS FEDERAÇÕES COM UNIFORMES COMPLETOS
6) DEU EMPREGO DE ASPONE AO ATUAL PRESIDENTE.
OLHA QUANTAS AÇÕES DE ALTA QUALIDADE,ALGUMAS ATÉ COM ATOS DE BENEFICIENCIA COMO ESTE ÚLTIMO.
AGORA,SERÁ QUE O CARA FOI TÃO RUÍM, ASSIM OU A NOSSA POLITICA ESPORTIVA,MINISTÉRIO DOS ESPORTES-COB. É QUE SÃO REPLETOS DE OBA-OBA E COME E DORME,E NÃO SAEM DO LUGAR!!!
A CBB,NÃO CABE MASSIFICAR,VAMOS ACORDAR!!!
MASSIFICAR,É NAS ESCOLAS,É POLITICA ESPORTIVA.
NUNCA FUI ASPONE DE CBB,E NEM SEREI. SÓ NÃO DÁ PRÁ AGUENTAR,AS FEDERAÇÒES NUMA PENÚRIA JAMAIS VISTA E ESTES SENHORES VIAJANDO,CONTRANTANDO,GASTANDO,EMPREGANDO, E NÓS AQUI RALANDO E SONHANDO!
CHEGA DE ANDRÉS,COMO CHEGOU DE MANTEIGA,CHEGA DE HORTENCIAS,DE BRUNORO,E PRINCIPALMENE DE CARLOS OMISSO INCOMPETENTE NUNES
ABS
É UMA VERGONHA!!!!!

Anônimo disse...

É complicado pessoas que tentam defender o que é indefensável:

- A Gestão do Grego na CBB

- A era Barbosa no basquete feminino

- A atitude da Iziane no Pre-Olimpíco de 2007

- A contratação do treinador Colinas

- A permanência da Hortência no Departamento Feminino.

Todos podem tentar, mas as chances de sucesso são bem pequenas, ok?


Ricardo

Anônimo disse...

O Paulinho comentou sobre a diferença entre o masculino e feminino discordo quanto a diferença na competencia dos dois diretores, o buraco é mais embaixo que no masculino. O masculino tem um campeonato, mesmo na era grego razoavel, já o feminino é ridiculo a anos, o masculino tem atletas expoentes da modalidade que são noticia e fazem o basquete andar mesmo que capenga com as próprias pernas ,a NLB vem conseguindo se estruturar sem ajuda da cbb, o feminino além de ser pouco atrativo, tem que suar para botar em quadra duas ou tres equipes passáveis para jogar um nacional, perdeu o glamour da era paula, hortencia, janet, branca etc...vamos torcer pra quem mamá, cinthia tuiu? A hortencia tem pela frente uma tarefa muito mais ardua que a do vanderley

Paulinho disse...

Concordo em partes, anônimo!


Existem mais pessoas qualificadas trabalhando no masculino, além do Vanderlei. Ele não precisa se preocupar, por exemplo com a NBB, que é adminsitrada por pessoas competentes e tem um grupo maior de atletas de qualidade à sua disposição.

Nesses pontos concordo, mas em relação à seleção brasileira eu não concordo com você, pois o desafio no caso do masculino é muito maior e o histórico é muito mais negativo. Dezesseis anos fora de Olimpíadas, dificuldades em Mundiais.

No feminino, no último Mundial ficamos entre as quatro melhores seleções e nesse ano, contando com a mesma base, ficamos em nono, mesma posição do masculino, mas com uma grande diferença, o feminino jogou muito mal e isso para mim é resultado direto da diferença de qualidade e eficiência entre as decisões tomadas pelo Vanderlei e pela Hortência.

Basta comparar.

fábio balassiano disse...

paulinho, o ponto que você levanta pode ser coerente.
vou passar a analisar assim a partir de agora

abs, fábio

Anônimo disse...

Paulinho

Concordo com a sua linha de pensamento, mas tentei me ater a estruturação de um campeonato interno forte, acredito honestamente que isso juntamente com as melhorias tão necessárias na base vão nos fazer mais fortes no cenário mundial e nisso o masculino está muito a frente do feminino.

Anônimo disse...

A cbb não tem gestão:como um preparador físico de quinta categoria administra uma escola para o futuro do basquete nacional?será que não existe ninguém melhor?
o fracasso do Brasil nos dois Mundiais alerta para algo errado.
O anonimo ai de cima defende o Grego?ora ele foi o responsável por liquidar a CBB e o esporte no brasil, um collor da vida.
O pior disso é que o Nunes manteve todo o pessoal que era pró-grego, assim ele nunca vai conseguir nada, nada mesmo, só fracassos como os que vimos recentemente.
Pra mudar e pensar em vencer tem que ter coragem de mudar e não fazer jogo de cena porque os resultados mostram que o erro persiste. Será que o Carlos Nunes realmente é diferente do Grego, será que ele quer mudar?Vamos refletir.Alessandro Passi Sp

Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho disse...

Com certeza anônimo, mas por não conta da CBB e sim pela organização dos clubes masculinos, que tem uma liga indepentende e profissional.

Já o feminino, que ainda depende da CBB, tem uma liga desorganizada que às vésperas de sua estréia já foi adiada e ainda não se sabe nada à respeito dela.

Bala, acho que valeria a comparação entre o trabalho do Vanderlei e o da Hortência e as decisões que cada um tomou tendo carta branca do presidente. O que acha?

Abraços

Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio-33 disse...

Com certeza vale um topico!

Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Caro bala, pena que meu teclado eh em ingles....Ja eh a segunda vez, pelo menos, que o sr. achincalha as pessoas por escreverem erroneamente o portugues.Uma da CBB, q estava algo como "MPV" em vez de "MVP", e agora o anonimo q escreveu "farca"(com C cedilha).
Enfim,voce ja escreveu secao(c cedilha e til) de autografos e se justificou ,dizendo-se cansado e jantando.Eh feio querer se mostrar um literato e ironizar os outros sendo que a lingua portuguesa eh seu material de trabalho,e nao o nosso.
abrs

Anônimo disse...

O Sr. Calos Nunes é o "TIRIRICA" do basquete.

Anônimo disse...

Um ano de gestão é pouco tempo para avaliar se o projeto da direção atual da CBB será ou não bem sucedido.

Anônimo disse...

Se em apenas 1 ano e 4 meses a Hortência já cometeu tantos erros, tantas gafes, promoveu tantas polêmicas, imagine o que pode acontece em quatro anos?