segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O infantilóide LeBron James

"Acho que a questão racial influenciou na forma como a mídia repercutiu a minha saída do Cleveland". Foi com esta pérola que LeBron James se saiu quando perguntando, em um programa de entrevistas da CNN, sobre as reações à sua transferência para o Miami Heat.

Não resta dúvida de que dentro de quadra LeBron James é ótimo, excelente, fenomenal e tudo mais, mas o rapaz é absolutamente mimado e pouco inteligente com as palavras - e nem vou falar da maneira como ele gerencia a carreira também. Alegar racismo por causa das críticas que recebeu quando da saída do Cleveland é lamentável, e mostra um lado infantilóide que assusta, mas não surpreende.

O caso de LeBron não é único no esporte (vide Iziane e Neymar), e é bom para pensarmos um pouco sobre a formação dos atletas que temos no mundo de hoje em dia. Alçados a celebridades instantâneas e com pouquíssimo conteúdo (de vida principalmente), seus atos acabam por encobrir o que de mais legal há neles todos: o talento. Enquanto a criação dos jogadores continuar a ser, apenas, uma deformação na educação continuaremos assim. Infelizmente.

13 comentários:

Andre disse...

Bala, concordo com vc... acho q nao tem nada a ver usar a cor para justificar oq houve. Confesso que o povo de cleveland exagerou um pouco, mas nada de racial nisso, afinal os maiores astros deese esporte que amamos sao negros.
Bola fora dele, mas descordo um pouco sobre a comparacao com o neymar e iziane, pq po mais mimado q ele seja, ele nao desrespeitou um superior que nem os brazucas... concordo muito com vc em dizer que todos sao mto mimados, mas vc nao acha que o neymar e a iziane foram mto mais alem do q lebron?

fábio balassiano disse...

andré, quis dizer que os casos são diferentes, mas as essências são as mesmas, entende? todos eles são mimadíssimos!

e, sim, concordo com você. até onde se sabe, lebron foi "menos bobo" que neymar e iziane. concordo com você, sem dúvida.

abs, fábio

Anônimo disse...

e dificil, muito dificil , comparar o racismo nos EUA e no Brasil.
a estoria por la e outra.
so dizer que ele errou ja vira um erro.
So quem sentiu o racismo na pele pode falar.

Anônimo disse...

GENTE!!!
CADÊ O SULAMERICANO DE CLUBES QUE CATANDUVA IRIA JOGAR??

Anônimo disse...

anônimo acima:
o Basquete feminino FALIU....infelizmente!!

Anônimo disse...

Dizer que a troca dele foi criticada por causa de racismo? Jordan largou o basquete para ir para o baseball e foi criticado, nem por isso ele disse que houve racismo. Tantos outros jogadores como Iverson, Murbury, são duramente criticados pelo desempenho em quadra entre outras coisas e nem por isso os caras se dizem perseguidos pela imprensa ou vítimas de racismo. Agora, que argumento vai ter um cara, que decide mudar de time em rede nacional? Ele foi a TV e fez da sua decisão um espetáculo, agora tá reclamando da repercussão? Ora, ele procurou isso, ao tomar sua decisão ao vivo. Ele cavou esse buraco onde se enfiou.

Heverton Elias

Heverton Elias

Duda 11 disse...

Sinceramente, já estou ficando de saco cheio com esse Lebron! Ah cara, ganha pelo menos um título na NBA antes de ficar falando besteira! E boa sorte para ele, novo coadjuvante do D-Wade!

Jander Marques disse...

Nos casos de Neymar e Iziane... como eles vão crescer como pessoa se quando aparece quem bata de frente, os dirigentes ficam não apoiam?

fábio balassiano disse...

concordo, jander.
é isso mesmo.
os dirigentes compactuam muito com isso mesmo!

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Sinceramente não entendi o que o anônimo do terceiro comentário intencionou dizer....basicamente....quem não sofreu racismo não pode dizer que o LeBron é um MONGOL? É isso?

Anônimo disse...

Pelo menos nessa foto do post o LeBron tá fazendo uma cara de mongolão....racismo....vê se eu posso com isso

João S. disse...

Acho humildimente que vcs estão sendo muito simplistas. Realmente o que chegou pela mídia americana não parece ter a ver com isso, porem eu não vivo em Cleveland, não sei como as pessoas são, nem se são racista( o que acho bem possível), e talvez o que LBJ falou faça sentido. O racismo não é só aquela forma escancarada de preconceito, ele na verdade se expressa das mais sutis maneiras, as vezes até mesmo sem a percepção do praticante.
Por tanto acho perfeitamente possível que o racismo tenha influencia na indignação do povo de cleveland, como também acho que pode não ter influenciado.

Anônimo disse...

João, percebeste que não saiu do lugar?
Falaste que o povo de Cleveland pode ter agido de forma racista...ok...agora, leia novamente a reportagem. Lhe pergunto, Mídia=povo de Cleveland? Barkley, Magic, todos que CRITICARAM o Lebron na MÍDIA, são habitantes de Cleveland? Sem mais perguntas