quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Não custa aprender

Durante o feriado olhei bastante para os comentários da caixinha, e aqui deixo a minha opinião sobre o título e a hegemonia do vôlei brasileiro. Não conheço bem a hierarquia de forças do vôlei, mas creio que de fato no basquete exista um número de seleções de alto nível inacreditável. Na ponta do lápis, coloquei 12, e isso obviamente dificulta muito a obtenção de medalhas.

De todo modo, e aí acho que a discussão na caixinha se perdeu um pouco, o que vale é olhar para o brilhante trabalho da CBV em relação ao tripé base-massificação-capacitação. Ninguém, em esporte algum, ganhou tanto na última década como o vôlei, e obviamente nada caiu do céu. Sob o comando de Ary Graça, que, por sinal, possui uma pancada de defeitos, a modalidade cresceu, se desenvolveu no país, entrou na lacuna deixada pelo basquete e soube investir em seus mestres - os técnicos.

Acho que essa é a lição que fica. Nunca um esporte investiu tanto como o vôlei o faz na base. Nunca um esporte investiu tanto em seus treinadores. Nunca um esporte investiu tanto na massificação de uma modalidade que até a década de 80 não figurava nem entre as dez mais queridas do país - e agora é a segunda com folga. Acho que não precisa dizer mais, mas nunca um esporte venceu tanto em pouco tempo como o vôlei - e novas gerações vêm aí. Não custa nada aprender com eles.

28 comentários:

Fãs d'Esportes disse...

Olá Fábio. Há algumas semanas entrevistamos o Oscar Shimidt na casa dele para o nosso blog. Quando tiver um tempo da uma olhada no vídeo.

Abs!

Rodrigo Hoschett
www.fasdesportes.blogspot.com

Anônimo disse...

Mudando e assunto bom jogo entre spurs clippers o ala pivo blacke griffin jogo muitoo bem muito bem e o thiago spliter vai passar maus bucados p jogar nessa briga por minutos com o dejuan blair o cara tem uma raça uma disposiçao absurda mais não tão alto quano thiago mais vai ser boa essa brigaa
(bão estmos valendo mais nada jogo no mexico de novo e nós esperamos até 2014 para ver um jogo da nba brincadeira , nada ocntra o mexico morei joguei 2 anos ali mais não tem muitas ocndicoes de fazer jogo da nba mais né brasil

Márcio-33 disse...

A liga mundial é um fator muito importante no crescimento da modalidade no mundo um bom trabalho da FIVB. Os calendarios ao redor do mundo para os nacionais são os mesmos começando por volta de novembro e indo até maio junho as competiçoes internacionais sempre entre junho e novembro. Todos os clubes são obrigados a ceder seus jogadores por muitos meses para as seleções mas por incrivel que pareça sem prejuizo para os mesmos. Pena que no basquete isso sjea paticamente impossivel!
Abraxx

Toledo/MG disse...

Bala: Correto seu comentário quanto às seleções de alto nível. Correto, mas não justifica!

Nós sempre estivemos na ponta. Já fomos campeões mundiais e medalhistas olímpicos. Porque é que não continuamos? A resposta todo mundo já sabe, falta de planejamento, falta de apoio às categorias de base, um profissionalismo marrom mal gerido e por ai vai.

Resumindo a história, até dá para entender porque não terminamos mais entre os três primeiros, só não dá para admitir que a Argentina, nossa eterna freguêsa, agora dê banhos em nós, e o Uruguai está indo para o mesmo caminho! Se várias coisas evoluiram na Europa e nós ficamos de fora, por uma ou outra razão, porque é que não conseguimos nem fazer o que a Argentina faz? Que se danem os títulos, não suporto ficar por baixo dos hermanos!

Abraços

fábio balassiano disse...

toledo, mas é justamente isso que quis dizer!
se o vôlei não fizesse um trabalho correto, pode crer que estaria em quinto, sexto.

o basquete precisa aprender a planejar, a exercitar essa ideia.

é isso mesmo

Abs, fábio

Anônimo disse...

Pancaderia no Brasil x China

http://www.youtube.com/watch?v=0eTiojE8xFM&feature=player_embedded

fábio balassiano disse...

próximo post, anônimo!
entra em breve

Abs, Fábio

fábio balassiano disse...

fala, Rodrigo Hoschett, beleza?
dou uma olhada e linko depois, ok?

Abs, Fábio

Guilherme disse...

Discordo quanto a um aspecto: massificação do esporte. O brasileiro acompanha a seleção, porque ganha. Mas se perguntarem pra alguém qual é o nome do time campeão brasileiro, poucos vão saber. Além do mais, não se vê, por exemplo, negros jogando pela Seleção. Nos parques não há quadras de volei. Nos ginásios o que se vê são torcidas "de aluguel". E outra, o Brasil não produz jogadores em larga escala, como por exemplo o faz o basquete americano, que seria o paralelo a ser feito. Surgem poucos, mas muito bons. O cenário de treinadores é igual a tempos
Concluo que há um trabalho de formação muito bem feito, mas que é bastante restrito.
As vitórias da Seleção atraem os patrocinadores e estes mantém o trabalho. Mas não é um modelo que eu gostaria de ver ipsis literis aplicado ao basquete.

fábio balassiano disse...

ótima argumentação, guilherme.

mas vc concorda que essa massificação toda é mais lenta também? e bons resultados ajudam a alavancar isso.

mas seu argumento é fantástico!

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Por que não se ve negros jogando voley na seleção dos EUA?
Luiz

Anônimo disse...

O basquete nunca vai sequer chegar aos pés do vôlei enquanto figuras abastardas como Brunoro,nunes,filipe brunoro,andrealves,hortencia,jeleilate,e outros continuarem a figurar em uma empresa que se intitula como confederação mas que é um cabide de empregos para pessoas desprovidas de qualquer currículo,que dirá ética,planejamento e seriedade.
Como pode um lugar destes sonhar com alguma coisa?não existe planejamento,marketing,imprensa, modernidade numa cbb?quem dá as cartas,ainda,é o vitorioso grego e sua prole de gente perdedora que afunda o basquete e suas tradicções.O esporte fez campanhas pífias e ninguém se pronuncia ou muda,pra que mexer em time que está perdendo?
abraço-carlos conçeição-joinvile

Anônimo disse...

Ola, nao costumo escrever aqui, mas sempre acompanho o blog. Desta vez gostaria de parabenizar o volei. Amo o basquete, o volei e o esporte brasileiro. Moro muito tempo fora do Brasil e sempre acompanho tudo via internet. Atualmente moro no Japao e acredito que fora o Brasil, o Japao eh o pais que mais ama o volei. Apesar de nunca estar entre os primeiros, o Japao ama tanto o volei que a Copa do Mundo, as finais do Grand Prix feminino, mundiais, etc sao TODAS sempre no Japao. Eh impressionante o investimento feito em um esporte que nunca esta entre os primeiros... Dito isso, assisti o campeonato mundial de volei na TV japonesa... Giba, Murilo, Vissoto sao idolatrados como LeBron, Wade, etc.. Ninguem aqui conhece um Nene, um Varejao, etc, mas um Giba e um Vissoto todos conhecem. Nas devidas proporcoes, eles sao estrelas como um Ronaldo e Ronaldinho. Na final do mundial, os comentaristas diziam que a nova geracao de Cuba era fantastica, mas o Brasil como ninguem mais no mundo eh confiante e sabe como jogar uma final. Falta isso no basquete brasileiro. O Brasil do volei eh a Argentina do basquete: confiante, segura, sabe como niguem jogar momentos importantes do jogo! O Brasil ganhou no volei quantas medalhas olimpicas? Contando o feminino, masculino, praia... Foram 2 de prata, 1 de ouro no masculino, 1 ouro e 2 bronzes no feminino e quantas mais na praia? Quantos mundiais o volei ganhou? As selecoes de base entao? Os resultados resumem tudo: o basquete esta a anos luz do volei. Nao ha comparacao.

Anônimo disse...

Pra quem não sabe Brunoro faz parte do começo da profissionalização do Volei, começou numa geração marcada por Moreno (melhor jogador do mundo em sua epoca mesmo o Brasil não tendo grandes resultados), ai vem a geração Willian, Xando, Montanaro, Maracanã e Amauri, que por varios anos ganharam tudo pela Pirelli (base da seleção basileira, entravam Fernandão, Renam e Bernar), e o tecnico e gestor era o Brunoro, dai ações de midia e o trabalho de base orietados também por ele, já naquela epoca a peneira da Pirelli era uma loucura.
Por que será que no basquete ele não consegue fazer o mesmo trabalho, esta e a pergunta?

Base

Anônimo disse...

Não se esqueçam que o volei levou um duro golpe recentemente:
O fim da equipe do Banespa e todas a suas formidáveis divisões de base.
Luiz

Anônimo disse...

-A razão de não haver negros no volei americano, e por que o volei la não e levado em conta, eles so gostam de volei de areia onde se tem até bons salarios.
Sinceramente se dessem a importancia la ao voei que dão ao basquete, dominariam em menos de quatro anos.
- Na epoca da geração Willian, quando a Russia entrou em decadência com seu tie de volei, todos achavam que o Brasil seria a bola da vez, pois so existiam praticamente as dua seleções,as outras eram coadjuvantes.
Ai o ator Tom Seleck, reuniu alguns jogadores de volei de areia nos USA e os conveceu a formar uma seleção de quadra, medalha de ouro.
Torço para os americanos continuarem tratandoo volei com amadorismo e como esporte de mauricinhos, deixem pelo menos o volei pra nos.

fábio balassiano disse...

legal seu comentário, anônimo!
é possível que você se identifique, para que eu coloque o comentário como post nesta terça-feira?
se quiser, me passa um email!
fabio.balassiano@gmail.com

parabéns pela sua visão!

Abs, Fábio

Anônimo disse...

ANONIMO

BASE,O BRUNORO NÃO FEZ TRABALHO NENHUM ELE ERA JOGADOR E DEPOIS TENTOU SER TÉCNICO,AI ELE SUMIU E APARECEU COMO O BRUNORO DA PARMALAT.

Anônimo disse...

Morei no Japão algn anos, e la praticava volei, basquete e principalmente futebol, eles incentivam todos os esportes de uma forma muito legal, pra eles o participar e muito importante, se vcs vissem os campeonatos de natação, tenis, volei, basquete e ate futebolque eles realizam, numero de garotos, estrutura dos clubes, como ex. o clube que eu frequentava tinha 17 quadras de tenis, duas piscinas, tres campos de futebol (um com estrutura sperior aos nossos aqui), a quadra poliesportiva, so para vcs verem a seleção de volei treinou la se não me engano em 98, e estou falando de uma pequena cidade do interior de Hiroshima, um dia fui jogar basquete contra a molecada japonesa, chegando o ginasio era uma piscina olimpica, na hora do jogo o piso da quadra fechou por cima da piscina e nos jogamos.
Quanto ao volei, eles ja foram os melhores a muito tempo dividindo com a antiga União Sovietica, e se consideram fundadores dos primeiros fundamentos da modalidade, joguei co um sr. chamado Tomita que em sua epoca enfrentou o Moreno, e que tinha grande admiração pelo volei brasileiro, o qual ele considera inovador. pois assim como o Japão não tinha supremacia fisica (até alguns anos no caso do Brasil).
E uma realidade cultural muito diferente da nossa, gostaria muito que começacemos a valorizar os esportes aqui mesmo quando não somos os melhores.

Anônimo disse...

anonimo da 12:02, vc esta totalmente desinformado, procure pesquisar, e ja que vc falou pesquise sobre o trabalho da parmalat que o palmeiras jogou pelo alo atraves da corrupção de sua diretoria.

Base

Anônimo disse...

A ironia é que se você for ao parque (Ibirapuera, por exemplo) sempre tem muito mais gente jogando basquete...

No outro tópico alguém disse que os fudamentos do basquete são mais complexos... não sei, pois não gosto de volei e nunca vou me aprofundar sobre o assunto. Mas, certamente, é muito mais difícil a um treinador "domar" um jogador de basquete e colocá-lo para jogar dentro de um sistema. O basquete é um esporte de ações individuais,o volei depende muito mais do coletivo. O basquete permite que exista um Oscar para chutar 40 bolas por jogo, no volei o cara só vai ser o recordista de pontos se o técnico quiser e se todo mundo acertar sua parte. Eis que acredito ser o maior problema do basquete brasileiro uma defasagem dos técnicos e a dificuldade dos mesmos de impor sistemas de jogo aos seus comandados. Problemas que são da característica do esporte. Já no volei o cara só joga se for disciplinado em relação ao sistema de jogo.
O Bala colocou bem que pela quantidade de adversários difíceis é sempre mais difícil ganhar uma medalha. Listou doze (seriam Argentina, Brasil - vamos nos dar uma força, Estados Unidos, Rússia, Lituânia, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Grécia, Turquia, Croacia, França, Itália, Austrália,... ops, passei das 12)e fora esses times, se pegar um Dirk Novitski, um Carlos Arroyo ou um Al Hortford em um dia "daqueles" a coisa complica também. Com certeza o volei não tem tudo isso não.

Portanto, não vejo o menor sentido em comparar o Volei com o Basquete. É muito mais pertinente comparar o trabalho no Brasil com o trabalho feito na Argentina...

Marilia disse...

"O basquete permite que exista um Oscar para chutar 40 bolas por jogo, no volei o cara só vai ser o recordista de pontos se o técnico quiser e se todo mundo acertar sua parte"

É com este pensamento que o Basuetebol se tornou o que é hj em dia... NADA FRENTE AO VOLEIBOL!!!!

E quem disse que não tem negros no voleibol dos EUA? Assistam ao Mundial de Voleibol feminino que começa fim do mês e vcs verão que a grande maioria das jogadoras são negras...

Anônimo disse...

Justamente isso marilia , não existe esses estrelismo no volei exemplo giba banco a munial inteiro hahaha sacanagem né o giba jogavam em qualquer outra seleçao do universo ,triste é ver o basquete perder para um esporte que na minha opinião e ridiculo mediocre sem graça nenhum e o basquete muito mais bonito plasticamente com lindas jogadas mais isso e a vida quem sabe um dia recuperamos nosso posto

Anônimo disse...

Massificacao na base no Volei?
Organização da CBV?
Esporte sem contato?
Bala,
Os clubes que investem no Volei com jogadores de Sel Brasileira somente perdem, pagam fortuna e ficam 6 meses sem os jogadores e para piorar chegam de paraquedas e machucados.

Será isso que o Brunoro quer fazer com as Sel de base?
Vc acha que os clubes de basquete vão aceitar?

Andre MS disse...

Acho esta "briga" volei x basquete totalmente descabida, cada qual tem seus desafios e sua beleza. Se no basquete o contato e a força física são a principal arma, no volei a precisão faz toda a diferença, pois não se pode conduzir a bola e todo o direcionamento deve ser dado com apenas um toque. Falar que existem 12 seleções disputando o topo também é uma meia verdade, se colocarmos todas as seleções treinando com suas principais estrelas teremos 11 seleções disputando o segundo lugar (como no volei). Ou alguem se ilude que os Estados Unidos, com seus principais jogadores treinados e motivados teriam algum rival? É só relembrar a olimpíada.

Anônimo disse...

Os EUA QUASE perderam da Espanha, não se esqueça André. Se não fossei o juiz, sei não ....

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa: Tem muita mágoa de caboclo dos fãs de basquete com o vôlei. Ninguém se conforma como um esporte "desinteressante" é o segundo do país...

Anônimo disse...

Só uma pergunta: Porque o basquete virou (ou deixou) uma lacuna?
Quanto a organização do voley.Irretocavel