sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Desigualdade

Começou ontem no Paraná a primeira divisão do Brasileiro feminino Sub-17 de seleções. E você, querido leitor, tem ideia do placar da partida entre São Paulo e Mato Grosso? Então vamos lá: sonoros 133x16 para as paulistanas (na foto está Raquel, que somou 14 pontos).

É assunto recorrente aqui no blog, mas o resultado desta quinta-feira me assustou um pouco. Esta é a primeira divisão da categoria, e é impossível não se chocar com a diferença que há entre um estado e outro (por mais que São Paulo seja o melhor do país). E isso, na boa, não é bom para ninguém.

Ninguém aqui é maluco de dizer que o basquete TEM que ser forte em todos os estados do Brasil (isso seria impossível), mas se na primeira divisão a discrepância entre um time e outro é superior a 100 pontos, é sinal de que o buraco é bem mais embaixo - mais precisamente na base da pirâmide. Desenvolver a modalidade em mais praças não significa fazer campeonatos de base mais equilibrados, mas produzir mais atletas que praticarão o esporte. É uma pena que a CBB continue a solenemente ignorar isso.

27 comentários:

Anônimo disse...

Essa da foto é a Raquel que joga no Centro Olimpico

Anônimo disse...

Concordo e fico triste pela grande diferença existente. Esse ano a CBB mudou a fórmula de disputa dos brasileiros de base. Até ano passado os 4 primeiros do Grupo Especial(1ª divisão) estavam classificados para o próximo ano e os demais disputavam regionais. Esse ano os estados foram divididos em 3 divisões de acordo com um ranking de participação nos ultimos anos. Enfim, esses 1°s anos vão acontecer essas distorções, por exemplo o Espirito Santo possui um bom trabalho de base feminino e tá disputando a 2ª divisão.

Anônimo disse...

Nem tudo é terra arrasada no basquete feminino brasileiro. Um velho projeto, enfim, vai sair do papel: a Liga Nacional. A data de início do torneio, adiada duas vezes, agora é 13 de novembro. A primeira mudança ocorreu pela participação das jogadoras nos Jogos Abertos do Interior. A segunda se deveu à impensada escolha do dia 30, véspera do segundo turno das eleições presidenciais.

Dez clubes vão participar da competição, que terá transmissão de um jogo por semana pela SporTV. O Bradesco, que já estampa sua marca nas camisas da seleção brasileira, planeja patrocinar também a Liga, que vai bancar hospedagem, transporte rodoviário para deslocamentos entre cidades de um mesmo Estado e aéreo no caso de viagens interestaduais e 50% das taxas de arbitragem.

Hortência, diretora da seleção feminina da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), concorda que as últimas edições do Campeonato Nacional estava decadente. A dirigente espera que, com a criação da Liga, os clubes tenham dinheiro em caixa para se reforçar, elevando assim o nível técnico da competição. "Acho que pode até sobrar um dinheirinho para a contratação de estrangeiras", afirmou.

Custo baixo - De fato, o custo para participar da competição não será alto. Samuel Belarmino, gerente de esportes da Mangueira, calcula que vai desembolsar de R$ 4 mil a R$ 5 mil mensais. A equipe carioca participou do Nacional pela última vez em 2008, mas foi prejudicada pela tabela malfeita. O time ficou viajando por 16 dias pelo interior de São Paulo, o que estourou o magro orçamento do time.

Hortência tem o projeto de incluir a seleção brasileira Sub-19 na competição, para dar mais experiência às jogadoras. Isso já foi feito em 2001. Daquela equipe saíram três jogadoras que disputaram o último Mundial, na República Checa, incluindo Iziane. Dois anos depois, esse time, comandado pelo técnico Paulo Roberto Bassul, foi vice-campeão mundial Sub-21 na Croácia Trata-se do último grande feito de uma equipe de base feminina brasileira.

Henrique Lima disse...

E ainda assim, time de Sao Paulo chutou apenas 21% de tres (4/19), 66% de lances livres e deu apenas 29 assistências para 133 pontos.

Anônimo disse...

FABINHO

O BALA,O ANONIMO AI DE CIMA DEVE SER A HORTENCIA,OU PELO MENOS ALGUEM DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CBB.NÃO SERIA MAIS FÁCIL,ESTA NOTICIA COM O AUTOR IDENTIFICADO.
GOZADO,PARECE QUE MAIORIA QUE POSTA AQUI TEM MEMÓRIA CURTA OU ENTROU AGORA NO CIRCUITO.NA GESTÃO ANTERIOR,QUANDO A SPORT TV MANTINHA UM BOM PATROCINIO,TINHAMOS JOGOS DE SEXTA E SABADO,PELA SPORT TV I,AS PASSAGENS AREAS ERAM PAGAS PELA CBB.MESMO QUANDO O PATROCINIO DIMINUIU,A CBB AINDA PAGAVA OS DESLOCAMENTOS DE ONIBUS,E AS PASSAGENS AEREAS NOS JOGOS NO RECIFE(QUE PASSOU A SER A ÚNICA EQUIPE DISTANTE),PAGAVA O DELEGADO,A ESTATISTICA,ALÉM DE FORNECER BOLAS.
EM RELAÇÃO A SELEÇÃO JOGAR O NACIONAL,É UMA EXCELENTE INICIATIVA,QUE TAMBÉM SÓ PARA ACRESCENTAR,REPRESENTOU O MARANHÃO,FICANDO CONCENTRADA DURANTE TODO O PERÍODO EM SÃO LUIS.
ÓTIMO,NADA MELHOR DO QUE SE COPIAR AS BOAS INICIATIVAS,MAS NADA DE INEDETÍSMO DA NOSSA FRACASSADA RAINHA,QUE VIROU SAPO.ABS

Anônimo disse...

O que irá salvar a competição é que não mais será possível São Paulo chamar atletas confederadas para participar da seleção. Ou seja destaques do campeonato paulista, a maranhense Maria Claudia, por exemplo, por ter sido confederada pelo Maranhão, só poderá jogar pelo Maranhão. A armadora Aruzha só poderá jogar pelo Paraná.
Mas ainda seria interessante enxugar mais a primeira divisão, deixando 8 a 6 times apenas, assim além de aumentar a competitividade na 2ª divisão, haverá um intercâmbio maior entre as potências (por exemplo, há chances de Rio e São Paulo não se enfrentarem no campeonato).

fábio balassiano disse...

anônimo das 10:15, entendo seu ponto, mas a questão não é salvar a competição, mas o basquete brasileiro.

fico triste que o alto escalão da cbb não esteja mais presente na base. na hora do filé, todo mundo aparece. pergunta canhestra: a hortência está no paraná? se está, o que ela faz lá? além dela, quem mais da cbb está lá?

abs, fábio

Toledo/MG disse...

Bala: a CBB tem porta-voz? Será que ele tem verba para divulgar as realizações da Confederação como matérias pagas?

Acho que sim, então porque você não pede algum $ para a CBB por divulgar em seu blog uma mensagem como a do anônimo das 07:46? Está na cara que é um corta-e-cola de um press-release da CBB.

Já escrevi antes. Sou favorável a bloquear todas as mensagens de "anônimos". Não dá para levar a sério alguém que sistematicamente prefere não se identificar. Provavelmente são covardes, e boas intenções é que não devem ter.
Abraços.

Anônimo disse...

Olha, a situação é essa mesmo. As melhores seleções são sa de Saõ Paulo, RJ, PR e Rio Grande do Sul.Além do basquete ser mais forte em São Paulo ainda temos o melhor campeonato do país e muitas atletas com experiência em seleções brasileiras. Cabe a direção do basquete feminino encontar alternativas para os outros estados. A maioria das atletas dos outros estados tem o sonho de jogar bem estes campeonatos para serem observadas e virem jogar em São Paulo.

Anônimo disse...

Bala,

Foi a primeira vez que postei aqui no blog e fui autora da postagem das 7:46. Desculpe-me a todos, pois estou aprendendo ainda. Mas, quanto a matéria foi um achado que fiz e postei para colaborar com esse blog tão competente. Segue o link da matéria: http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=5&Int_ID=128146

abç a todos,

Fernanda Chiaratto
Mogi Guaçu- SP

Anônimo disse...

Hortência não esta lá?????kkkkkk.
Ai esta o futuro para os proximos 4 anos ou mais do nosso basquete feminino além de ser o titulo da primeira divisão do campeonato brasileiro sendo disputado. Imagina a terceira divisão a atenção que tem da nossa dirigente.Neste mesmo campeonato o ano passado jogaram Tassia e Damiris alem de Arusha e outras mais. Será que ela não se toca não?????
Hortência para de falar asneiras e ponha mais a mão na massa o basquete feminino precisa mais de ação e não tanto falatório.

fábio balassiano disse...

Fernanda, obrigado, mas a matéria nao reflete a realidade.
Sinto muito.

Abs, fabio

Anônimo disse...

Se a competição fosse no exterior, a Hortência com certeza estaria lá.


Já fizeram as contas de quantos países nossa diretora visitou em pouco mais de um ano pela CBB:

- Portugal, Tailândia, Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos,Chile, França, República Tcheca, etc...


Esse é o projeto da Hortência, dar a volta ao mundo com muito luxo e nenhum retorno para o basquete.


Pergunte se ela vai até São Caetano, Araçatuba, Catanduva para conhecer a realidade do basquete feminino.

Além da Hortência, seria interessante a presença do Tarallo e da Janeth no Paraná.

Será que tem alguém da CBB por lá?



Ricardo

Anônimo disse...

Assessoria de imprensa existe na CBB?que coisa horrível,nâo se vê nada de bom falando do basquete,devem ser pessoas fracas iguais aos diretores

Anônimo disse...

Isso que temos que pensar, se a Hortência deixa o cargo de diretora, quem vai contratar seu substituto é a mesma pessoa que a contratou e todos os demais funcionários da CBB, ou seja, será que vai saber escolher?

Pior do que está, fica!


Luis

fábio balassiano disse...

pessoal, sugiro a leitura do post ali de cima.
é animador...

Anônimo disse...

Não refleta a realidade que tu enxergas, corneteiro de plantão!

Paulinho disse...

Sobre a matéria acima, fatos e algumas perguntas:

Fato 1 - Em agosto foi decidido que a Liga estreiaria em 15 de outubro, há algumas semanas perceberam que iria coincidir com os Jogos Abertos do Interior e adiaram a data para 30 de outubro, então perceberam que seria no dia das eleições e adiaram por mais 15 dias.

1.ª Pergunta - Se os organizadores se atrapalham tanto numa simples escolha de data, o que podemos esperar de todo o resto no que se refere ao planejamento da Liga Nacional?


Fato 2 - Segundo informado "O Bradesco [ainda] planeja patrocinar a Liga", isso a menos de 1 mês da estréia do campeonato, mesmo assim já se tem como certo que o banco será o responsável por grande parte dos custos da competição.

2.ª Pergunta - Sendo tudo decidido dias antes do início da competição, como os clubes podem programar seu orçamento e avaliar se tem condições de participar ou não da Liga, investir em mais contratações, etc?

Fato 3 - Dando como certo esse patrocínio, os clubes terão seus custo reduzidos consideravelemente e terão portanto, mais dinheiro em caixa.

3.ª Pergunta - A Liga Nacional negociou ou estimulou que o valor economizado seja investido em novas contratações para não termos tanta diferença entre as equipes paulistas e as de outros estados e também para aumentar o nível técnico da competição?

Fato 4- "Hortência tem o projeto de incluir a seleção sub-19 na competição".

4.ª Pergunta - Se o projeto for para essa edição, não estaria meio em cima da hora para conseguir a liberação de atletas que tem contratos com outros clubes?

5.ª Pergunta - Se "o projeto" for apenas "um projeto ainda", vamos perder essa excelente chance de preparar as meninas para o Mundial sub-19 do Chile em 2011?

6.ª Pergunta - Não seria mais prático a CBB investir e viabilizar a a participação de Jundiaí na Liga, já que eles tem um elenco montado com duas atletas da seleção sub-18: Damiris e Mariana e a base da seleção juvenil de 2009 e reforçar o time com o maior número possível de atletas da seleção juvenil atual?

7.ª e última pergunta pergunta:

Alguém consegue levar a sério quando a Hortência diz que a CBB tem um projeto para o basquete feminino?


Se alguém conseguir responder, fique à vontade.


Obrigado!

Anônimo disse...

GUTO

NÃO TINHA AINDA,TIDO OPORTUNIDADE DE ASSISTIR A ENTREVISTA DA HORTENCIA NA ARENA SPORT TV,QUE ARROGANCIA,QUE CONVICÇÃO,QUANDO ELA FALA DO MÉTODO HORTENCIA,JURO EU QUASE TIVE UM DERRAME CEREBRAL,MAS NÃO DIZER ESCROTAL E FECAL,DE SUAS PALAVRAS.SERÁ QUE NÃO EXISTE COMANDO NESTA P.... DESTA CBB,OU SERÁ QUE O PESSOAL TEM MEDO DA HORTENCIA.NÃO É POSSIVEL ELA FALAR NA PRIMEIRA PESSOA,NÃO EXISTE PARA ELA A ENTIDADE,A HORTENCIA ESTA ACIMA DA ENTIDADE PELO MENOS É O QUE DEMONSTRA A SÓCIA E CHEFE DO ROSINHA. QUEM SERÁ QUE VAI ADQUIRIR O MÉTODO HORTENCIA?SERÁ QUE ESTE MÉTODO SERÁ O MESMO QUE ELA EMPREGOU NOS CENTRO DE EXCELENCIA DO PARANÁ, RSRSRS.

Anônimo disse...

Nossa ? São Paulo só ganhou de mais de 100 de diferença ?!! Culpa da Vania e da Rosana que deixaram muitas ótimas jogadoras de fora ! LAMENTAVEL!!!!

Anônimo disse...

é mesmo, deixaram de levar a Joice, Érika, Júlia que estão sempre em seleção brasileira.

Anônimo disse...

a joice e a erika naun foram pois não foram liberadas pela escola.

Anônimo disse...

Lamentavel é este anonimo das 13:46,criticar a Vania e a Rosana. Deve ser alguma atleta que se imaginava no grupo. As melhores atletas foram convocadas. Joice e Ërica não foram liberadas por Barretos ,por conta dos jogos escolares.

Anônimo disse...

Quanta besteira escrita neste blog..quems são estas pessoas..sabem o que é basquete? atuam no basquete?

Anônimo disse...

A Iza merecia um lugar nessa equipe de São Paulo, pois até com a seleção sub-18 ela já treinou.

Acho complicado a treinadora levar 4 atletas da clube dela (35% da seleção) e nenhuma de outros clubes importantes como Americana e Divivo (poderia ter convocado a Natália Beira).

Já a Joice é carioca, deveria estar com a seleção do Rio.

Quem não quer ser criticado, não sai de casa!

Anônimo disse...

Anônimo das 19:44,



Na arte de falar besteiras, as maiores autoridades do basquete feminino são insuperáveis.

Já os "leigos" que comentam em blogs de basquete escrevem muita coisa interessante que poderia ser bem aproveitada se fosse colocado em prática.


Luis

Anônimo disse...

Nao só a equipe paulista mas a carioca também tem vencido por 100 pontos`de diferença. O que eu estranho é porque a presença do Rio é tào tímida!