quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alto-falante com perguntas

"Por várias vezes ligamos para a psicóloga no Brasil para ver o que poderíamos fazer. Elas lidaram muito mal com a derrota, o técnico se perdeu. Quando começaram a engrenar, já era tarde. Um dia, fiquei às 3h da manhã procurando uma música para um vídeo motivacional que ia passar para as meninas. Não acho que tem necessidade de levar um profissional de psicologia e vou continuar não levando"

A declaração é de Hortência ao Arena Sportv desta quarta-feira. Abaixo, faço algumas perguntas, que, para mim, ainda estão sem respostas. Depois, publico aqui meu papo com Carlos Nunes, presidente da CBB.

1) Se Hortência não vê "necessidade de levar um profissional de psicologia", por que diabos ela ficou ligando para profissionais desta área durante o Mundial?
2) Será que a Rainha entende que a contratação de um psicólogo é apenas uma medida que deve ser tomada pós-trauma?
3) Até quando a diretora da CBB continuará a falar a suas sandices com total consentimento da entidade máxima do basquete brasileiro? A assessoria de imprensa não instrui a cidadã a tentar fazer, como dizem os políticos, uma "agenda positiva"?
4) Até que ponto a sinceridade de Hortência deprecia um produto (basquete feminino brasileiro) que já está caindo pelas tabelas há anos? Para uma diretora que busca patrocínios para a entidade, será que é um bom caminho?
5) Cadê o presidente da Confederação em um momento tão conturbado como este? Uma coisa é delegar poderes aos seus diretores. Outra é deixá-los falar coisas sem sentido.
6) Será que Hortência achou mesmo que música e vídeo motivacional resolveriam os problemas do time, que era fraquíssimo?

Respostas na caixinha!

11 comentários:

marcelo marques disse...

essa da musica foi ridicula


ela esta perdida

Heber Costa disse...

O que vemos por aí é que aconselhamento psicológico é para time que não tem competência e que está em crise. Quando está ganhando, ninguém precisa de psicólogo. Se já havia necessidade de um psicólogo antes, era porque já tinha coisa errada. Música? Vídeo? Cadê o basquete? Isso é falta de foco na atividade-fim.

Talvez o psicólogo tenha sido só para resolver as crises causadas pela volta de Iziane, não é? Nesse caso, era melhor não tê-la convocado. Não fez muita diferença.

Concordo com o que o draftbrasil postou no twitter: é preciso trabalhar os fundamentos do basquete; isso, sim.

Se depois que o time estiver jogando um bolão ainda estiver perdendo, aí sim pode ser necessário ver o lado psicológico, pois um time que joga bem e não vence está com problemas. Mas esse definitivamente não é o caso da seleção brasileira feminina.

Anônimo disse...

Hortencia vc é RIDÍCULA como dirigente.

Passado de ex-jogadora não é gabarito para assumir cargo na CBB.

Cai fora antes que seja tarde......

Anônimo disse...

Discutir o assunto Hortência ja e chover no molhado, já esta provada a sua ¨capacidade¨para este tipo de trabalho, videos motivacionais são usados a anos em varios esportes, no futebol fez o maior sucesso com papai Scolari (e se ele não tivesse ganho), em termos de motivação ja teve até um japones maluco que fez a delegação olimpica brasileira andar sobre brasas (naquele ano tivemos declinio em comparação a olimpiada anterior).
Ela fala de projetos, como levar as delegações a camps, vamos falar do camp que teve no RJ, qual e a intensão de um Camp para os atletas, que eles aprendam fundamentos tecnicas e principalmente que tenham a capacidade de passar conhecimento a seus companheiros de clube quando voltam, tirando um garoto conheço e acompanho todos que foram ao camp, e la no camp tinha dois conhecidos (como olheiros), e tirando o Eduardo Minuci (Franca) e o Gustavo Scaglia (Palmeiras) os outros atletas não aprenderam nada e os poucos que aprenderam não são atletas de grupo (no sentido de ajudarem companheiros a melhorar e aprender), o que torna os camp numa tremenda pizza regada a holofotes, que agrada alguns diretores, agentes e pessoas influentes, dizer que isto trara frutos futuros e balela?
Mas continuo achando que nomes como: Hortência, Paula, Janeth, Oscar, Wlamir, etc..., devem ser usados no que são bons, para fazer imagens, tirar fotos falar o minimo possivel e so pra motivar e passar esperiência de quadra ja estarão ajudando muito.

Base.

Anônimo disse...

Luiz, pelo menos no nome do Juca Kfuri vc acertou.

Base

Antonio Sobé disse...

Sempre acreditei que a fromação do técnico incluia conhecimentos de psicologia! Sabe-se muito bem que é o fator determinante de confiança e,por si, rendimento máximo do atletas e "time"! O técnico transmite sua filosofia, estilo,padrões táticos mas acima de tudo tem que obter a respostas daquilo que ele representa,Humildade, garra,espírito de luta, paciência e perseverança. Acredito mesmo que o time deve ser a cara do técnico.
Na área psicológica, um profissional desta área pode ser mt útil se falar a mesma linguagem do técnico. Caso contrário é um burro puxando pra um lado e outro pro outro.
Me pergunto: será que não tinha mt gente falando linguagens diferentes, exorbitando de suas funções e criando esta insegurança toda que a seleção demonstrou? Vai um lembrete, não é em seleção brasileira que se deve formar um técnico!

]

Márcio-33 disse...

Não vejo na falta de psicologos o problema do brasil, e jogar isso contar a diretoria não é certo. O problema do brasil é que nossas atletas não estão no mesmo nivel das suas rivais e psicologo nenhum resolve isso. ja trabalhei com psicologos do esporte e sinceramente é tudo muito bonito mas na hora do vamo vê não faz diferença nenhuma, confiança se conquista dentro de quadra com trabalho sério com valorização financeira o que pensa por exemplo uma Damiris quando ve Laurem Jackson pela frente? Paula certa vez dispensou a WNBA por que aqui no Brasil ganharia a mesma coisa que lá. Hoje essas meninas ganham milão e estão sem perspectivas! Então vamos chamar todos os psicologos e pedir ao invés das suas analises e motivação em grupo que eles adotem uma atleta e lhe deem condições de trabalho dignas para que elas possam crescer e não ver as adversárias como gigantes indestrutiveis!

Anônimo disse...

OBSERVADOR

MAIS UMA VEZ SOMOS OBRIGADOS A OUVIR ESTA SENHORA QUE JÁ EXTRAPOLOU TODOS OS LIMITES DA IGNORANCIA,DA ARROGANCIA,DA INCOMPETENCIA ADMINSTRATIVA E TÉCNICA,VISTO OS PROFISSIONAIS QUE ELA AFASTOU COM TOTAL CONIVENCIA DA DUPLA OMISSO VIAJANDO NUNES,E O BRUNORO,O "FAMOSO MURÃO"OU "COME QUIETO"FATURA QUANTO QUER E NÃO APARECE.VOCIFERAR ESTES AMONTOADOS DE ASNEIRAS. E ESTA A NOVA GESTÃO,COM DINHEIRO A VONTADE E AS FEDERAÇÕES.... AH! AS FEDERAÇÕES, ESTÃO TENDO O QUE MERECEM! AQUELES QUE COM AS BOQUINHAS QUE CONSEGUIRAM COM ESTE PSEUDO PRESIDENTE,AINDA SE AJEITARAM,MAS E OUTROS???? E, A COPA BRASIL?

fábio balassiano disse...

marcio, concordo em parte com você!
temos que ter psicológos, sim, mas, como diz o muricy, só isso não basta. jogador de alto nível precisa ser cobrado, instigado - e não só mentalmente.

Abs, Fábio

Anônimo disse...

ano que vem tem panamericano e eu levaria uma seleção de novas (damires, nádia, franciele, joice, débora, tássia...) com uma forte preparação e bastante amistosos com universitárias americanas, mesmo que não dê pra disputar medalha.

Anônimo disse...

Fico impressionado com a arrogância do discurso da Hortência.

Para ela todo mundo errou, menos ela.