segunda-feira, 5 de julho de 2010

A importância da continuidade

Quem aí se lembra do time da foto acima? É a seleção brasileira que participou, em 2007, do Mundial Juvenil (Sub19) e voltou com a excelente quarta colocação para o Brasil. O problema é que, três anos depois, apenas o pivô Paulão (craque da competição com 23 pontos e 14,7 rebotes de média) e o armador Carlinhos Ortega (treinando com o time adulto que se prepara para o Sul-Americano) vingaram em nível internacional.

Para se ter uma ideia, Zezinho e Cauê não encontraram espaço em Franca e agora rumam para Assis. Romário (agora tentando uma universidade nos EUA) e Rodrigo pouco atuaram pelo Minas nos últimos NBB's. Betinho, segundo cestinha daquele time com 14 pontos, não evoluiu na carreira e após passagem pelo Paulistano retorna a Limeira. Rafael Mineiro, à época promissor ala-pivô, estagnou e está em São José apesar de também treinar com Magnano em São Paulo. Thomas, esperança de renovação na posição 3, agora atua pelo insosso São Caetano. Carlão e Henrique procuram uma universidade americana, e Bruno tenta a sorte na Espanha.

Ora bolas, mas o que diabos isso quer dizer, Mr. Bala? É simples: que a tão decantada seleção Sub-18 masculina vice-campeã na semana passada da Copa América ainda tem um espaço imenso para caminhar, e que a CBB não pode permitir que rapazes talentosos, como os de 2007, acabem não despontando para o basquete de alto nível justamente por falta de acompanhamento e oportunidades de mostrar o que sabem.

O acompanhamento de Bebê, Raulzinho e companhia deve ser feito de maneira muito próxima, para evitar justamente o que ocorreu com o time de Neto (que todos falavam ser formado por rapazes que "vingariam" rapidamente no time adulto). Jogar ao vento uma nova fornada de jovens talentos pode ser muito perigoso para o futuro do basquete brasileiro. Fica a lição do time de 2007.

32 comentários:

Anônimo disse...

Sr Bala
Para começar o Romario nao estava no minas no ultimo NBB. Ele esta nos Estados Unidos ha 2 anos.
Rafael Mineiro foi destaque do campeonato paulista que Sao jose foi Campeao ano passado e esta treinando com a seleçao do Sulamericano e segundo voce estagnou. Desculpe se isso diminui um pouco as suas criticas porque e so isso que vc sabe fazer. Acho que inclusive que voce tinha que trabalhar dentro da CBB porque so assim todos os problemas do basquete seriam solucionados e poderiamos voltar a ser uma potencia.
Abraços
Carlos

Anônimo disse...

Bala vc foi mal nesse comentário...oportuno seria se vc falasse que o coach em questão estagnou,rssrs

Anônimo disse...

Acompanheio a seleção de 2007, assisti todos os jogos e me emocionei com os resultados daquele time.
Assino em baixo o post do Bala a respeito da sequencia que a carreira desses meninos teve. Nenhum deles fora o Paulão é destaque a nivel internacional, não sei o porque disso, mas é decepcionante ver que na seleção adulta apenas o Carlinhos pode ser aproveitado. Parece que esses meninos ficaram encaixotados aqui e não tiverm para onde crescer! Alguns jogaram pouco em seus clubes outros simplesmente atingiram o seu ápice e não tiveram para onde ir. Me lembro que o Romário assim que voltou tinha ofertas de ótimas Universidades nos EUA mas a diretoria do Minas insistiu para que ele ficasse e que aquele seria o ano dele na equipe, resultado meia duzia de minutos e um ano perdido. O Thomas pelo que eu sei é um garoto com um temperamento muito difícil e por isso não vingou no College americano, Zezinho é um bom armador porém ficou a sombra do Helinho e Mateuzinho em Franca, vamos ver se agora em assis ele se destaca, talento ele tem de sobra, o Rodrigo esteve no Minas ( o clube que mais forma atletas e mais desperdiça talentos) e em todos os jogos que assisti entrou bem com muita personalidade mas como de costume era sacado logo para não dar dor de cabeça para o Flavio Davis. Em resumo acho que essa geração ficou sem espaço para evoluir depois daquele resultado, quem sabe se fosse formada uma equipe que jogasse o NBB para que esses garotos das seleçoes pudessem evoluir nos moldes do que faz o volei em Macaé veriamos mais talentos desabrochando no nosso basquete!

Anônimo disse...

A PRIMEIRA COISA QUE TODO JOVEM DEVERIA SABER É QUE COM O COACH QUE HJ ESTÁ EM FRANCA NENHUM GAROTO TEM VEZ...ELE SÓ GOSTA DE JOGADORES PRONTOS, NÃO GOSTA DE TRABALHAR JOGADORES( E NÃO ME VENHAM COM A HISTÓRIA QUE ELE REVELOU O NENE, SÓ BOTOU O ENTÃO MENINO PARA JOGAR PQ NÃO TINHA MAIS NINGUÉM).

A SEGUNDA É QUE A GAROTADA PREFERE FICAR EM TIME FORTE MAS NÃO JOGAR DO QUE IR PARA UM TIME MEDIANO E JOGAR.

EM TERCEIRO, DEIXO UMA PERGUNTA NO AR: PORQUE O BLOGGEIRO Q É DONO DESSE ESPAÇO NÃO INVESTIGA PORQUE O PAULÃO E OS DEMAIS JOGADORES DO SEU EMPRESÁRIO NUNCA SE APRESENTAM A SELEÇÃO.

SERÁ Q NOSSO BLOGGEIRO TEM LIGAÇÃO COM EMPRESÁRIOS???

Anônimo disse...

Acho que a critica no post foi em cima da falta de cuidados com os meninos por parte da cbb e não nos garotos que fazem o seu melhor no dia a dia dos clubes.
Vejo aqui no blog o mesmo cuidado em relação as meninas da seleção juvenil, estamos sempre vendo o Bala cobrando a cbb por um cuidado maior com essas jovens atletas.
Vamos ver se nessa geração não cometems o mesmo erro.

Marcio-33 disse...

Fiquei curioso anonimo das 9:05, porque eles não se apresentam???? Conta pra gente ai!!!! hehehe

Anônimo disse...

Se não fosse equipes "insossas" como São Caetano e outras equipes menores que dão oportunidades para que estes jovens valores tornem a voltar as competições e não fiquem sentados em bancos de equipes maiores sem a minima oportunidade,onde estariamos hoje?Somente com doze equipes no pais e portas fechadas para todos recem saidos do juvenil.Entendo seu post,mas cuidado ao tachar equipes que trabalham para manter o basquete e dar espaço para jovens valores.Para sua informação o Thomas após algumas cirurgias na vista, esta voltando para uma grande equipe,mas antes teve que passar por uma "insossa" equipe,para mostrar que estava bem.

fábio balassiano disse...

vamos lá.
anônimo das 09:05: não venha com gracinhas sobre ligação com empresários, ok? esse blog só tem ligação com o basquete, e nada mais.

e outra: não seja bobo, porque se há um espaço que procura investigar as coisas é este, ok?

isso numa segunda-feira de manhã, hein...

abs, fábio

fábio balassiano disse...

carlos, obrigado pelos comentários.
mas eu nunca trabalharia na cbb, fique tranquilo.
e, sim, o mineiro estagnou mesmo (veja seu jogo).

abs e obrigado por discordar. acho que seu comentário é válido.

fábio

fábio balassiano disse...

anônimo das 09:18, nada contra São Caetano, por favor. mas quis dizer que o thomas poderia estar mais longe. só isso.

abs, fábio

Anônimo disse...

Tudo bem Bala!!Tambem acho que o Thomas tinha e tem potencial para estar em equipes bem melhores.Tambem entendi plenamente seu post,e concordo com tudo.Só me incomodou o termo "insosso",mas esta relevado e vamos em frente.

fábio balassiano disse...

beleza, cara. peço desculpas se incomodou, mas é porque gosto muito do jogo do thomas (já cheguei a defender a sua convocação para a seleção adulta algumas vezes!).

foi só isso.

obrigado pelo apoio.
fábio

Anônimo disse...

vamos falar do jogo tambem, por que ateh agora nenhum treinador brasileiro ensinou o Raul a armar, o ultimo quarto dele foi lastimavel, ele so queria definir, nao colocou o time para armar e praticamente não usou o Lucas que vinha sendo o destaque na partida, e porque o tecnico não deixou o menino do pinheiros continuar armando ja que na mão dele foi aonde o time se encontrou melhor, vamos aprender a dar valor a armação no Brasil ao controle do jogo, o titulo estava nas nossas mãos e deixamos fugir,

Anônimo disse...

gostei do que o falaram sobre " se o garoto vai pra time grande, fica no banco, mas se vai pra time pequeno pra jogar, chamam o time de insosso..." resumindo, nao tem saida.

pena que o cara do blog (que se auto nomeia " Mr.Bala" hahaha) so goste de criticas.

O primeiro e o segundo comentario ja colocaram o post por agua abaixo, o cara tenta de todas a formas ver o pior lado e ainda gosta de escrever puxando a sardinha pro lado ruim, como se ninguem mais gostasse de basquete.

E adora dizer que nunca iria trabalhar pra CBB, isto e, ajudar o basquete brasileiro nunca, mas criticar vale ate mesmo segunda de manha.

fábio balassiano disse...

anônimo, ver o pior lado?
estou dizendo que a base é boa, mas que o trabalho precisa continuar.
que "pior lado" é este?
"ninguém mais gostasse de basquete"? aqui é jornalismo, amigo, e não paixão.
críticas ajudam. basta enxergar.

não é tão difícil.

abs, fábio

peter schiling disse...

bala, o que você sugere que a CBB faça? o que você quer dizer com "a CBB não pode permitir que rapazes talentosos, como os de 2007, acabem não despontando..."? como ela teria poder de não permitir que algo assim ocorra?

Anônimo disse...

edu
bala, nao liga pra esses anônimos malas. pelo amor de deus. eles não entendem nada e querem que você torça!
que coisa chata. que patrulha!

Anônimo disse...

que coisa chata essa galerinha, hein?! o artigo só fala que a cbb precisa continuar trabalhando com os meninos, e não deixá-los soltos como foi em 2007. tá difícil de ler hein galera?!

igor

fábio balassiano disse...

fala, peter, beleza?
o trabalho na copa américa foi bem feito, e deve continuar.
algumas coisas podem ser feitas além do que já ocorreu:

-- fazer camps com estes atletas mesmo que não existe competição uma vez por ano. assim, saberíamos em que eles evoluíram, no que precisam melhoras, etc.
-- além disso, eu levaria um grupo de 15, 20 atletas, para viajar, fazer uma clínica internacional.
-- além disso, fazer amistosos e torneios contra equipes de nível internacional ajuda demais.
-- por fim, seria importante que houvesse um trabalho de "transição" entre juvenil e adulto para essa galera. a cbb precisa trabalhar integrada à nbb neste sentido.

ufa. acho que seria um bom começo.
fábio

Anônimo disse...

A CBB monta uma seleção sub-15, acompanha os atletas mais talentosos da geração por cinco anos e quando eles completam 19 anos eles deixam a seleção juvenil e não tem mais acompanhamento algum. O problema é que com essa idade pouquíssimos atletas estão prontos para ir direto à seleção principal e nos clubes também não há muito espaço para eles.


Eu entendo que a CBB acompanha o calendário de competições da FIBA e por isso acaba focando em reiniciar o ciclo com uma nova geração, mas não podemos abandonar os talentos ladipados por cinco anos de trabalho, no momento em que eles mais precisam de apoio.

A CBB precisa pensar numa solução interna para dar sequência a esse trabalho para que ele possa ser concluído com sucesso e o resultado possa chegar até os clubes e à seleção principal.

jdinis disse...

Após a dispensa de 5 jogadores da seleção principal (2º grupo), o Magnano só convocou o Luis Felipe (mesmo com 4 dispensas de pivôs e alas-pivô contra uma de armador - Hélio).

Não seria o caso de chamar o Lucas Bebê como prêmio pelo excelente campeonato sub-18 e por ser uma grande promessa?

Ou então chamá-lo para treinar com o grupo principal como é o caso do Raul e Jordan Burger?

Abs.

Anônimo disse...

A situação se tornou mais grave depois que a Fiba extinguiu a categoria sub-21, pois agora os atletas deixam de ser acompanhados pela CBB ainda mais cedo do que antes.

Isso torna ainda mais urgente uma solução por parte da CBB.

The Ring disse...

Falta espaço e motivação para os muleques jogarem aqui no país. Tem muito dinossauro que não evolui e precisa ser extinto.

Duda 11 disse...

Concordo em boa parte com oq vc comentou Bala! Mas ainda acho que os mais culpados disso são os próprios jogadores. Eles acham que com salário de R$ 4 ou R$ 5 mil por mês e jogando em um time medíocre, já está bom! Eles não são preparados para a carreira. Está na hora de dirigentes e treinadores começarem a ver esse outro lado do esporte, o lado fora de quadra, da estrutura emocional. Jogador precisa se preocupar sempre em evoluir, principalmente quando ainda estão nas categorias de base!

fábio balassiano disse...

ah sim, duda11, concordo muito com você.
essa parte de planejamento de carreira é fundamental!

abs, fábio.

peter schiling disse...

Valeu pela resposta, Bala! Sempre bom ver novas idéias circulando por aí.

fábio balassiano disse...

sem problemas, peter.
abs, fábio

Anônimo disse...

Tem uns aí dessa geração de 2007 que parece terem regredido... rsrs

CBB não pode deixar acontecer isso com os atuais...

...ou estaremos perdidos por um bom tempo kkk

Guilherme Giorgi Costa disse...

Lembrando que o time feminino que foi vice campeão mundial sub-21 em 2004 também "inexiste"
Aliás, seis jogadoras daquele elenco não jogam mais!

Abraços

Mr. Hill disse...

Bala, alguém sabe explicar porque não existem mais os torneios sub-21? Fica a sugestão para o NBB organizar já na próxima edição o primeiro torneio sub-21, será fundamental isso para os jovens talentos. Hoje, o muleke com 19 anos tem que enfrentar um Rogério da vida ou ficar sentado na ponta do banco aguardando seus 2 a 3 minutos pra jogar, não dá. Outra coisa, pq os Jogos da Cidade aqui em SP e outros torneios menores não montam mais os torneios sub-21?
Abços

Anônimo disse...

Bala vou te falar perguntar uma coisa , vc nao acha que melhor o menina ir para os estados unidos estudar aprender uma cultura nova , um idioma ,um basquete diferente do brasileiro e o mais importante ter um diploma uma formaçao academica do que ficar migrando de lugar em ligar aqui no brasil nao ter oportunidades como caue verzola , zezinho e rodrigo , por que no brasil mulekada nao tem espaço , como um menino dessas vai conseguir jogar em franca com helio ?! no casio do romario revelaçao e tals e nao chance , e no caso do thomaz é um menino sem cabeça alguma , algun talento mais e um atleta indisciplinado nao consegue dar sequencia em uma jogada se quem o cara e dificil de aguentar por isso nao está melhor , e fez uma cirurgia por que sofreu um acidente gravede carro por que estava a mil por hora...abraços

marcelo marques disse...

daquele time na minha opinião o resultado foi um milagre

o time era fraco e limitado

zezinho e caue são fracos sem condições de irem além disso

acho q aproveitavel mesmo só paulão,betinho,carlos e o rafael de resto é isso aí