segunda-feira, 26 de julho de 2010

A administradora da seleção feminina

Pelo baixo número de informações, o site da CBB não anda lá muito animado com a seleção feminina que ontem viajou para a Eslováquia. Mas o último release é bem esclarecedor.

Lá ficamos sabendo que a seleção feminina possui um assistente de tecnologia (Isaac Fernandez). De acordo com a CBB, Isaac é o responsável pelas estatísticas, pela filmagem e análise dos adversários. Nada mais antagônico, portanto, do que o perfil apresentado pela administradora Andréia Cavalcanti Lopes (foto).

Quase anônima, precisei dar uma googliada para descobrir de quem se tratava. A reportagem do Correio de Uberlândia de 6/2/2009 já fala tudo no título: "Torcedora vira administradora". Quer mais? Então vamos lá: "Sem curso superior em educação física, que era o que almejava depois de ter concluído o ensino médio, Andréia Lopes afirmou que ser mãe foi a melhor faculdade que poderia ter cursado e é o que fazia em casa na educação dos filhos que aplica na administração dos times".

Deixa eu ver se eu entendi: em plena era do profissionalismo, a CBB escolhe uma amadora, cujo apelido é "Mãe do Basquete", para administrar a sua seleção adulta? Na mesma matéria há uma explicação esclarecedora: "Eu sou muito rígida, controlo os horários de alimentação, banho, horário de dormir, arrumo os alojamentos, as viagens o transporte para essas viagens, e durmo com eles nos alojamentos".

Estamos muito bem, não? Quanto amadorismo...

44 comentários:

Anônimo disse...

Bala, ela é somente uma auxiliar. Não tem este poder todo. É pessoa muito importante para a organização.

Márcio-3 disse...

Acredito o cargo seja similar ao do Mixila no masculino, mordomo. Agora, se for um cargo admnistrativo ai já é sacanagem!

Anônimo disse...

inacreditável bala!
impressionante o amadorismo da cbb.
se é mordoma, nao é administradora!
se é administradora, deveria cuidar de logística, essas coisas.
e isso exige preparo, coisa que ela mesma admite que não possui!

edu

Anônimo disse...

guto

a cbb se supera, hein! viva a hortência. cadê o carlos nunes?!

Anônimo disse...

A falta de informação é generalizada. Após quase 2 semanas sem qualquer notícia, hj saiu uma notinha dizendo que a seleção brasileira masculino estréia no sul-americano. Quase cai para trás de susto!

Trabalho porco!

Anônimo disse...

Carlos Nunes cade vc ? no minimo viajando, será que ainda viram que o Carlos Nunes, é como a Rainha da Inglaterra na administração da CBB, mera figuração quem manda é a Brunoro, o Carlos Nunes somente fantoche na mão dos caras.A nova que rola no basquete basta um presidente de federação ficar irritado com a CBB e ameaçar algo contrario, ganha logo uma viagem de cala boca junto com a seleção o ultimo premiado foi o Presidente do Acre, quem será o proximo???????

Anônimo disse...

Caros,
A Andréia é uma pessoa correta, competente e tem conhecimento prático nessa área sim. Acredito que a pesquisa do Bala tenha se baseado em apenas uma notícia, o que se for verdade mostra o quão raza é essa informação. Alguém a contatou? conversaram com quem trabalha com ela? alguém criticou seu trabalho? sabem quais as atribuições de seu trabalho no período de treinamento no Brasil e depois quando viajam? Mais de 10 anos de experiência como presidente de uma associação, está nessa função na CBB desde 2009 e já acompanhou outras três seleções nas categorias de base. O critério de possuir ou não o diploma pode ser discutido em outra análise, agora julgá-la como desconhecedora ou inápta para a função isso é crítica barata. As frases a ela atribuída no texto do Bala foram pegas fora de contexto, o que jornalísticamente prejudica a qualidade da informação, dando um caráter tendencioso ao mesmo.

fábio balassiano disse...

anônimo, me desculpe. as 'frases do bala" foram retiradas de uma reportagem.

e só uma coisa. é óbvio que esse blog é tendencioso. ele apresenta a MINHA tendência para os fatos.
é um blog opinativo. tenho que explicar isso todas as vezes aqui, né... portanto, é a MINHA visão dos fatos.

e obrigado pela aula de jornalismo.

abs, fábio

Anônimo disse...

No dicionário da CBB:

Administradora = camareira/copeira/governanta

Assistente de tecnologia = operador de vídeo

marcelo marques disse...

kkkkkkkkkkkkkk q medo da noticia e da foto

Anônimo disse...

Olá Fabio, sempre acompanhei seu trabalho principalmente através do site bala na cesta e acredito que este seja um site confiável com diversas informações importantes sobre o basquete brasileiro e mundial.. Li a ultima reportagem sobre a atual administradora da seleção feminina de basquete, SENDO ESTA, por 4 anosDiretora de basquete do clube e nos ultimos 2 anos Presidente do clube em que trabalho, e que a partir dessa temporada volta a ter basquete adulto. Concordo que o processo de profissionalismo na CBB está longe do ideal, mas não acho que o cargo de administradora esteja em mãos erradas,além de que o cargo "ADMINISTRADOR" seja muito menor do que o que sua matéria sugere.O cargo oferecido pela CBB de administradora de seleções de base desde o ano passado e agora com a categoria adulta, sendo que quando fala-se administrador, somente com relação a controlar os horários de alimentação, banho, horário de dormir, materias , as viagens, transporte para essas viagens, dando suporte a comissão técnica para que esta tenha apenas o foco na qualidade dos treinos. O cargo administrador na CBB , nao tem nada haver com Controle de Dinheiro e não tem nada haver com respaldo técnico(este pelo menos no papel precisaria de um curso de Educação Física, mas não é o caso aqui no Brasil pela quantidade de técnicos aqui que não possuem ou compraram um diploma, ou conseguiram através do Conselho de Educação Física, mas isto nem vem ao caso)

Anônimo disse...

Li uma reportagem, que passou abtido e não foi publicada em nenhum blog, onde a Helen elogiava a estrutura atual da seleção feminina, declarando: "em todos os meus anos de seleção, nunca tivemos uma estrutura dessas".

Claro que, como torcedores, queremos sempre mais e melhor e o profissionalismo não pode ser um diferencial e sim um princípio básico, mas acho válido sabermos das atletas o que elas pensam:

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=21&id=324048

Anônimo disse...

Esse pessoal que está defendendo a "administradora" em questão poderiam nos informar melhor sobre essa tal associação que ela preside e esse tal clube que ela é diretora.

Vamos dar nomes aos bois!!!!

Anônimo disse...

Administradora = camareira/copeira/governanta

Assistente de tecnologia = operador de vídeo

Rapaz, reportagens como essas demonstram o quanto somos amadores, inclusive os jornalistas que só querem meter o pau e torcem mais que tudo para o basquete realmente não vingar, por que se vingar, o assunto morre junto com suas extraordinárias carreiras...

Anônimo disse...

Hoje a Andréia não é mais diretora e sim Presidente do UBERLANDIA TÊNIS CLUBE, sede da UNITRI/UBERLÂNDIA e que volta a ter time adulto a partir dessa temporada.

Anônimo disse...

Bala, toda essa confusão está se dando pela reportagem fraca em conteúdo. Acho que vc pode fazer melhor a esse respeito, e assim saberemos se ela é uma neófita ou não nessa área. O que acha?

Anônimo disse...

Desculpem o off post, mas...


... as informações que estão sendo passadas nesses comentários anônimos nos levam a outro caso muito interessante, que não tem relação com a seleção feminina, mas que tem muitos capítulos, digamos, pitorescos que foram relacionados pelo correio de uberlândia:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/?tp=coluna&post=8325&uid=44


O direter da Unitri é o Senador Wellington Salgado, seria mais um caso de indicação política na CBB?!?

Anônimo disse...

... continuando: cabe aos jornalistas investigar ou devemos chamar a polícia?

fábio balassiano disse...

anônimo das 15:01, não entendi: você diz que "se o basquete vingar" a carreira dos jornalistas acaba? como é isso? esse pensamento genial eu não pesquei.

abs, fábio

Toledo/MG disse...

Bala:

Desculpe-me a insistência, mas já passou e muito da hora de você não aceitar mais comentários de anônimos. Alguns de nós nos identificamos, colocamos nossa opinião e a defendemos a partir de pontos de vista diferentes, que podem até ser equivocados, mas a discussão está ai para isso.

Agora, ficar dando espaço para "anônimos" que só fazem desqualificar as outras pessoas, opiniões e posições, dizendo que são fruto de rancor ou de más informações, tenham dó, não tem o poder de acrescentar nada.

Anônimo disse...

Bala,
Desa vez voce se superou. Falar mal de uma pessoa que vc nao conhece e nao sabe as qualidades ou as razoes da mesma estar aonde esta. Voce ou ninguem tem a capacidade de julgar uma pessoa baseado em uma reportagem ridicula. Por isso que realmente esse seu blog aqui nada mais e do que a sua opiniao. O seu modo de falar mal de tudo e de todos da CBB. Porque o senhor nao esta la acompanhando o treino ou tentando saber das pessoas envolvidas se a CBB melhorou ou se a administradora Andreia esta fazendo um bom trabalho? Isso e simplesmente ridiculo. Voce se esquece que aqui existem pessoas que nao entendem nada de basquete e se deixam influenciar por suas opinioes sejam elas capazes ou nao.
Infelizmente a ideia aqui e falar mal porque eu li a reportagem falando que as jogadoras nunca tiveram o tratamento que estao tendo agora mas obviamente isso a gente nao vai encontrar por aqui. Por isso faço questao de me despedir do seu Blog porque realmente isso aqui e perda de tempo.
Abraços
Paulo

fábio balassiano disse...

toledo/mg, tudo bem?
isso está sendo pensado, e em breve teremos novidades a respeito dos anônimos aqui no blog.
eu tampouco gosto disso.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

anônimo das 16:15, obrigado pela sua despedida.
agradeço bastante.
p.s. eu não falo mal da andreia, porque mal a conheço, mas de quem a contrata. é só ler, mas, sim, não é fácil compreender.

abs, fábio

Anônimo disse...

Vamos lá !

As críticas do Bala são realmente plausivéis. Tantos profissionais formados em faculddes, universidades nos cursos de turismo,hotelaria,logística e a CBB coloca uma presidente de clube para administrar essas areas.E porque ela esta lá ? Simplesmente por política e no caso específico dela foi colocada lá " por um cala boca " Explico: Estavamos em um campeonato brasileiro em Santa Catarina e aconteceram alguns problemas ( que com conversa e bom senso se resolveriam ) , essa senhora simplesmente surtou, colocou todos os atletas de minas gerais no ônibus e falou que não iria participar da porcaria de campeonato CBB e que a CBB iria ver e que Minas Gerais não participaria mais desses campeonatos e coisa e tal ! Daí o que aconteceu : Ela ganhou um prêmio, um cala boca : Administradora da CBB ! PARABÉNS !!!

Nordestino.

Anônimo disse...

heitor

o nordestino matou a charada!
meu deus do céu hein...
e outra: o bala nao critica a pessoa, mas sim os métodos da entidade.
nao é dificil de ler

Paulinho disse...

Bala,


Você é o nosso auditor da CBB, continue firme, pois você sabe que isso incomoda e daí vem a maioria das críticas e dos críticos pau-mandados. Eles querem deitar e rolar sem que ninguém perceba para não receberem críticas.

A planejamento da seleção feminina é tão bom, que os jogos da Europa mudaram dias antes da viagem, antes o Brasil enfrentaria Eslováquia duas vezes antes do Grand Prix, agora será apenas um jogo contra a Hungria.

E ainda não querem receber críticas.

Anônimo disse...

Bala , na verdaade isso não me surpreende, pois nessa gestão do feminino amadorismo é o lema, e formação profissional é defeito.
Quando leio comentarios como esses , achando essa situação "normal", me assusto.
Continue sim, nos informando sobre o basquete brasileiro,seu blog é muito importante.

Ana

Anônimo disse...

Õ mais umportante é o brasil ganhar podio, nem quero saber se o tecnico é o coreano ou se administradora não tem curriculo, no final o que vale é o time ganhando

Anônimo disse...

No site do ministério do esporte: http://portal.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/projetosFaseCaptacaoDados.do , aparece que a cbb já captou 250mil para o campeonato feminino de 2010. Mas o que chama a atenção é o fato de só terem 1 projeto aprovado, enquanto outras modalidades, inclusive clubes, possuem vários projetos aprovados. Pq a cbb n
ao investe nisso?

Anônimo disse...

Voces sao pateticos para nao falar outra coisa. A organizaçao do torneio muda a programaçao e novamente a culpa e da CBB que nao tem nada a ver com a organizaçao do torneio. O bala e maravilhoso realmente, sabe tudo de basquete e de tudo o que acontece dentro do basquete. Realmente uma figura importantissima dentro do esporte.
A opiniao dele e a que mais importa. Soltar besteiras aqui da forma que quiser e sem ter como provar as coisas e facil tambem. Volto a falar, o Bala devia estar dentro da CBB para começarmos a ganhar tudo de Olimpiada e Mundial em todas as categorias porque tudo e muito facil mas a CBB nao enxerga. Se ele tivesse la tudo ia ficar maravilhoso.
Abraços em todos
Paulo

Paulinho disse...

Caro Paulo,



A organização do Grand Prix realmente alterou a programação do torneio incluindo a Sérvia como participante, quanto a isso não fiz nenhum comentário, pois realmente pode acontecer, me referi apenas a mudança do adversário e do número de jogos amistosos programados para véspera do torneio. Acredito que essa mudança anunciada após a viagem da equipe não é um grande exemplo de profissionalismo, que é um dos temas desse post. Isso pode atrapalhar o trabalho da Comissão Técnica, inclusive do assistente de tecnologia (Isaac Fernandez) responsável pela análise dos adversários. Concorda?

Se você reler meu comentário anterior, talvez consiga entender melhor o que acabei de explicar.

Anônimo disse...

Por fala nisso, onde está o organograma da cbb? assim poderíamos saber quem é quem lá dentro. E as prestações de contas? promessas de campanha que ficaram pelo caminho.

Toledo/MG disse...

Paulo:

Você não havia escrito às 16:15 que "faço questao de me despedir do seu Blog porque realmente isso aqui e perda de tempo"? Tenha palavra, vá escrever artigos pagos para a CBB e deixe a gente em paz!

Anônimo disse...

concordo totalmente com o Bala.

Anônimo disse...

QUANTO AOS JOGOS,


A CBB SÓ DEVE TER SABIDO DAS MUDANÇAS QUANDO CHEGOU NA COMPETIÇÃO OU ENTÃO ALGUÉM ESQUECEU DE CORRIGIR A INFORMAÇÃO E DIVULGAR OS JOGOS CORRETOS OU SERÁ QUE FOI ERRO DE DIGITAÇÃO?

TUDO É POSSÍVEL ALI!

Anônimo disse...

por causa de pessoas como voces que só sabem criticar, falar mal, que o esporte não tem o reconhecimento merecido, voces falam sem conhecer e vivenciar o dia dia de uma seleção brasileira de basketball, simplesmente ridiculo, e com certeza nenhum de voces que criticam fariam melhor! e nunca estiveram numa quadra de basquete...lamentavel existir uma pessoa como voce...aprenda a sugerir ao inves de criticar...

Anônimo disse...

GUTO
POR QUE A CBB OMITE O NOME DO CHEFE DA DELEGAÇÃO?POR QUE ATÉ AGORA NÃO HOUVERAM AS TAIS PRESTAÇÒES DE CONTAS TRANSPARENTES.QUE SUPER FOUR DE ALTO NÍVEL VAMOS TER NO BRASIL-ANGOLA-URUGUAI E VENEZUELA,E NO FEMININO-POLONIA-CUBA E ARGENTINA.É PRESIDENTES VÃO SE SACIANDO COM AS SOBRAS DA FARTA REFEIÇÃO DO SR BRUNORO,HORTENCIA-SEXOLOGA,E O OMISSO VIJANDO NUNES,E ASSISTINDO ESTE PICADEIRO QUE VIROU A CBB,AINDA BEM QUE TEMOS O MAGNANO E O WANDERLEI PARA SEGURAR A BARRA NO MASCULINO.

Anônimo disse...

Tô pensando em contratar minha empregada para cuidar das minhas finanças. Ah, vão lamber sabão! A mulher é uma sentinela de banheiro e mijadas fora do penico! PALHAÇADA!

Thiago-MA disse...

PALHAÇADA! Até quando o imoral oportunismo político vai sujar os sonhos do esporte? É uma palhaça, faço minhas as palavras do anônimo acima:
"A mulher é uma sentinela de banheiro e mijadas fora do penico". Tratar a Administração de uma equipe de alto nível e representativa de um país como se fosse domesticação e logística de animais de estimação ou de crianças pré-escolares é além da imaginação.

Toledo/MG disse...

Anônimo das 00:39 : aprenda você a criticar, a denunciar, a se expressar! Defenda seu ponto de vista com fatos, ao invés de ficar acomodado como uma vaquinha de presépio, resmungando contra quem consegue enxergar e expressar sua insatisfação contra situações inconvenientes! Não se satisfaça com uma situação ruim! Nem mesmo com uma boa, se não existir o empenho em melhorar sempre! Você está contente com a forma como as coisas andam? Tem gente que acha que elas podem melhorar. E mais, assine suas postagens, ao invés de se ocultar no anonimato!

Anônimo disse...

Eu, até agora era um grande admirador do seu Blog. Fiquei impressionado com a sua matéria!!
P/ ser jornalista não precisa ter curso superior não!!!Um blog como o seu, com tanta gente do nosso meio (basquetebolistico) lendo, não deveria veicular matérias pesquisadas no google!!Achei que não pegou muito bem!Seria mais interessante se desculpar fábio!!
Conheço o trabalho da Andréia, e não existe pessoa mais competente pra a função!
Daqui a pouco vc vai começar a cobrar que o Rubens Manhano tenha CREF!
Acho que AMADORISMO é falar doque não se sabe!!Voce, como jornalista, foi até Barueri assistir aos treinos da Seleção feminina??Procurou verificar a estrutura, ou até mesmo conhecer a Andréia???Vários jornalistas foram!!

Eder

Anônimo disse...

Eu, até agora era um grande admirador do seu Blog. Fiquei impressionado com a sua matéria!!
P/ ser jornalista não precisa ter curso superior não!!!Um blog como o seu, com tanta gente do nosso meio (basquetebolistico) lendo, não deveria veicular matérias pesquisadas no google!!Achei que não pegou muito bem!Seria mais interessante se desculpar fábio!!
Conheço o trabalho da Andréia, e não existe pessoa mais competente pra a função!
Daqui a pouco vc vai começar a cobrar que o Rubens Manhano tenha CREF!
Acho que AMADORISMO é falar doque não se sabe!!Voce, como jornalista, foi até Barueri assistir aos treinos da Seleção feminina??Procurou verificar a estrutura, ou até mesmo conhecer a Andréia???Vários jornalistas foram!!

Eder

Anônimo disse...

É tão engraçado pessoas que se referem ao google como se fosse uma entidade paranormal. Não existe outra fonte de pesquisa com o maior número de informações que o Google, atualmente. Cabe a quem pesquisa saber triar as informações para escolher as melhores fontes.

O post do Bala traz declarações veiculadas em matéria que traça o perfil dessa senhora, através de entrevista condedida ao Jornal "Correio de Uberlândia".

Se há alguma inverdade no que foi publicado, ela deveria acionar o Jornal, mas não parece que seja o caso.

O fato dela assumir uma função tão importante na seleção brasileira, sem ter um currículo que possa dar o devido respaldo ou o fato de o termo "administradora" ter sido empregado de forma equivocada, merecem o comentário que o Bala fez no final do post:

"Estamos muito bem, não? Quanto amadorismo... "


Márcio

Anônimo disse...

Bala,
Impressionante como tudo o que se refere ao feminino tem se tornado polêmico. Ninguém dá a mínima pra elas. Mal se sabe da preparação...enquanto no masculino a mídia está lá todos os dias tirando fotos, entrevistando...até no site da CBB não se fala nada das meninas...não sei se é estratégia para preservar ou desinteresse mesmo...

Miller