quinta-feira, 8 de julho de 2010

LeBron James e a sociedade do espetáculo

LeBron James anuncia hoje (a caixinha ficará aberta para o debate mais tarde), em entrevista de uma hora na ESPN (22h de Brasília), qual será o seu time nas próximas temporadas. Noves fora a decisão esportiva, que é a que realmente mais importante (deste canto, acho que ele vai mesmo é para Chicago com Carlos Boozer), é absolutamente incrível que a novela que sobre o seu futuro tenha se transformado em um evento absolutamente "espectaculoso".

Esta pode ser uma surpresa para nós, mortais, mas não para o filósofo francês Guy Debord, que lançou o obrigatório "A Sociedade do Espetáculo" e abordou o tema há quase 50 anos. No livro, o autor diz que "o espetáculo vai muito além da onipresença de um ser nos meios de comunicação de massa". Debord explica que "o espetáculo é uma forma de sociedade em que a vida real é pobre e fragmentária, e os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência real".

Mais LeBron James impossível, não? Repito: o rapaz é craque, sabe muito de basquete, e tem todo o direito de decidir onde quer jogar com calma. Mas transformar a sua transferência em um reality-show me parece um exagero. Na terça LeBron estreou seu Twitter. Poderia estar lendo Debord...

17 comentários:

Anônimo disse...

James irá doar a uma ONG o dinheiro desse programa, disso ninguem fala.

Nairo disse...

Anonimo, pk nao doar o dinheiro que ja tem??

N.B: Nao sabia da doacao

Anônimo disse...

bala,

é verdade que a silvinha está em catanduva?

Anônimo disse...

Bala, vou postar aqui o mesmo comentário que postei em outro blog sobre esse assunto. Lá o Blogueiro colocou uma frase do Van Gundy também questionando o espetáculo. E aqui como lá, o povo justificou com esse mesmo argumento (doação para crianças carentes) essa espetacularização, ou showrnalismo (aliás, tem um Livro com esse nome que é muito bakana e fala sobre essa questão também).

-Estagiário "Chefe,podiamos fazer um programa onde LeBron fará o anúncio sobre sua decisão."

-Produtor "Bakana, vamos estourar na audiência, será algo inédito, teremos direitos exclusivos. Mas e se as pessoas questionaram?"

-Estagiário "Claro que não vão questionar, vamos doar o dinheiro para caridade. Sem contar que aqui nos EUA quem faz esse tipo de doação tem isenção em determinados impostos"

-Produtor de TV "Claro, vamos estourar na audiência. Muito bom estagiário, vc será promovido a diretor de programa esportivo"

Heverton Elias

fábio balassiano disse...

verdade, heverton.
assino embaixo.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

anônimo das 07:57, eu não sei disso ainda. vou falar do mercado feminino em breve aqui.
tem mais novidades

abs, fábio

PauloRJ disse...

Bala, já estão especulando que ele está mais inclinado a ir para Miami do que para Chicago....eu, particularmente, preferia que ele fosse para Chicago ou ficasse em Cleveland, porque aí teríamos pelo menos 4 times fortes no leste para brigar pelo campeonato (Boston, Miami, Orlando e o time do Lebron)...se ele for para Miami vai ser Boston e Orlando tentando derrortar o Miami....e daqui ha 2 temporadas provavelmente somente o Orlando tentando bater o Miami....ou seja, provavelmente nos próximos 3 anos vai ser LA x Miami na final....

Se o Lebron quer mesmo o lugar dele na história, ele não deveria ir para Miami....afinal por mais títulos que ele consiga ele sempre vai ter 1 a menos que o Wade...e não vai ter sido o time do Lebron...assim como Boston não foi o time do Pierce, Detroit não foi o do Billups, mesmo ambos tendo sido MVP das finais, porque ficou claro que sem outros jogadores no mesmo nível eles não chegariam lá....se Lebron precisar de outro franchise player para chegar lá, para mim ele vai ficar eternamente atrás do Jordan e também do Kobe, que chegou ao 4o e 5o títulos com bons jogadores sim, mas não franchises players....

Anônimo disse...

Algo muito legal da NBA são as ações sociais que os atletas participam, o NBA Care, o valor simbólico de um Howard, Wade, etc. passando o dia servindo sopão para indigentes, por exemplo, não tem dinheiro que pague.

Sinceramente, achei muito cômico o papinho de que o LeBron está doando as verbas do SHOW para a caridade. Gente é muita ingenuidade, pelo menos para um adulto, acreditar que o LeBron é uma pessoa caridosa por causa disso. Além dos benefícios fiscais, o LeBron vai ganhar 50 vezes mais esse valor só com a exposição da marca e os contratos publicitários resultantes. Como o Van Gundy falou, atletas de verdade se preocupam mais em jogar bola do que ficar procurando valorizar a marca.

Anônimo disse...

obrigado, bala


aguardo ansioso para saber as notícias do mercado feminino

abç!

Anônimo disse...

Estas são as palavras de Gundy sobre marcas e jogadores de verdade:
"Yeah and Kevin Durant is more in the Kobe Bryant mode. You don’t hear Kobe Bryant and certainly not Kevin Durant talking about their brand. They don’t. I hear that from the other guys. I don’t hear those guys talking about their brand, they’re simply basketball players who want to be great players and win games. Not that those other guys aren’t great players and don’t want to win games. They do, but there’s also more to it. It’s not what I like. Other people, I guess, like it. I’m sure it will be a widely watched show tomorrow. It simply will not have me as a member of that audience".

Anônimo disse...

Recebi a notícia quentinha de que o Lebron vai para o Harlem Globetrotters...realmente, é o jogador ideal para o time

fábio balassiano disse...

paulorj, beleza?
vou falar aqui o que iria colocar eum post próximo.

tendo a discordar de você sobre essa análise do miami, e do "time do lebron". neste momento da carreira, lebron precisa ganhar, independente de ser o seu time ou não. o jogo é coletivo, não tem jeito.

se ele quiser vencer, terá que sacrificar seus números, jogar mais coletivamente, dividir mais portanto.

Abs,Fábio

Anônimo disse...

Cara, no começo de tudo eu achava que ele ficaria no Cavs, depois começai a achar que ele ia para o Lance(até porque de todos, o Bulls é quem realmente tinha dinheiro e time. Agora já nem sei, tou começando a pensar que ele vai pro Harlem mesmo.

Heverton Elias

Anônimo disse...

para o Lance? donde tirei aquele lance? era pra ter digitado Bulls no lugar de Lance.

Heverton Elias

fábio balassiano disse...

ah sim, paulorj, aí eu concordo.
mas se o miami tiver um técnico com pulso, ele consegue resolver isso.
de todo modo, ainda não consigo acreditar que o LBJ vai pra lá, sabia?
pode ser que queime a língua!

abs, fábio

PauloRJ disse...

Bala, você tem alguma dúvida que, se o Lebron for para lá, o técnico vai ser o Pat Riley?

Pode até não ser no início da temporada, mas se der o menor indício de problema ele vai dar um chega pra lá no Van Gundy (ato falho, no Spolestra....já vi esse filme antes) e vai assumir o banco....e não vai perder a chance de conseguir mais um anel como técnico...espero que isso não aconteça e, acho que para a liga ($$$) o melhor seria ele ir para NY...apesar de não ver motivos para ele sair de Cleveland com o Byron Scott...

fábio balassiano disse...

paulorj, também acho isso.
o pat riley deve estar louco pra treinar esse trio - se ele vier mesmo!

abs, fábio