quinta-feira, 22 de julho de 2010

Continuísmo

"Estou em sintonia com o projeto da Hortência e do departamento técnico sobre o futuro do basquete brasileiro. Como vi em meu país, chega um momento que é renovar ou morrer". Esta foi a declaração de Carlos Colinas em 6 de março de 2010 ao UOL.

Por isso é estranho notar que a seleção feminina que viaja para a Eslováquia neste final de semana tem seis nomes que disputaram as Olimpíadas de Pequim (Adrianinha, Karen, Mamá, Beling, Micaela e Kelly - Franciele não está lá porque está machucada) e 11 da Copa América de 2009 (seriam 12 com Franciele).

Alguns pontos:
1) Carlos Colinas não tem a menor culpa. Como seu contrato é de curto prazo (até o final do Mundial), ele pensa... no curto prazo. Alguém deveria alertá-lo (direcioná-lo) para algo diferente, não?
2) Hortência não deveria ter um direcionamento claro do que ela quer ver no basquete brasileiro dentro de três, quatro anos? Será que essa geração tem pique, e basquete, para atuar em alto nível nos Jogos de Londres, em 2012?
3) Aquele discurso de Hortência e da diretoria da CBB (de renovação e novos métodos na seleção feminina) não vão sair do papel jamais?
4) Das meninas que podem ir ao Mundial, a mais nova é Damiris (17 anos). Depois dela, vem Nádia (21). Após as duas, só Natália (25). Entre as veteranas, Helen (37), Alessandra (37), Adrianinha (31), Kelly (30), Micaela (30) e Mamá (32). Pouco balanceado o time, não?

Se o basquete masculino aprendeu com seus próprios erros (técnicos de alto nível nas seleções adulta e sub-18), o feminino segue fazendo exatamente como nos últimos anos. E quem faz tudo sempre igual não pode esperar resultados diferentes, não é verdade? Vale lembrar que o Brasil chegou em 11° nas Olimpíadas de Pequim. Será que podemos usar o termo "morrer", como fez Colinas?

24 comentários:

Anônimo disse...

Bala,
Boce e novamente ridiculo.
A sub 18 feminina foi vice da Copa America igual ao masculino mas voce nao gosta o tecnico feminino como gosta do masculino entao mete o pau. Acho que todos concordam que renovar e preciso mas voce como tecnico levaria sinceramente uma seleçao sem experiencia, despreparada com meninas de 19 e 20 anos so para dizer que esta sendo renovada??Basquete e momento e nessas competiçoes tem muita coisa envolvida. Se voce viaja para alguma competiçao agora e toma de 30 pontos, a midia vai ser a primeira a meter o pau.
Quero apenas salientar que nao gosto nem um pouco do trabalho da Hortencia mas e impressionante as coisas que vc critica aqui. A falta do bom senso impera nesse blog. Apesar de ser uma leitura engraçada, isso aqui esta beirando o ridiculo. Vou fazer uma carta para o Carlinhos te contratar para a CBB porque acho que assim voce ia arrumar o basquete. Deve ser muito facil.
Abraços
Paulo

fábio balassiano disse...

paulo, bom dia. tudo bem com você?
em primeiro lugar, tente ser mais educado. se você me acha "ridículo" (com acento), não leia este espaço.

outra: este blog possui as minhas opiniões, e não obrigo ninguém a concordar com elas - e nem lê-las.

por fim, acho engraçado o seu raciocínio. as duas seleções sub18 foram vice, então pra você os dois trabalhos foram iguais. o problema de se analisar só o resultado é esse...

abs e passe bem (ou passe longe daqui). críticas são sempre bem-vindas, eu respeito, aceito e aprendo. mas falta de educação eu não suporto.

Abs, Fábio.

Paulinho disse...

Bala,



Parabéns pelo post e ignore argumentos desqualificados e vazios.

Se o que o Colinas disse for verdade: "Chega um momento que é renovar ou morrer", sinto que o basquete feminino está em estágio terminal.

O que poderia ressuscitar a seleção feminina e salvá-la do sepultamento quase certo?

fábio balassiano disse...

fala, paulinho, beleza?
obrigado pela força.
em breve terá um post aqui falando sobre isso.

abs, fábio

Anônimo disse...

É tudo bolshit!


A Hortência e o Colinas já falaram tanta besteira nesse pouco tempo que estão trabalhando na CBB. Eles se contradizem o tempo todo, entre dicursos completamente diferentes e principalmente na comparação entre o discurso e as ações. A hipocrisia e falta de bom senso impera atualmente no basquete feminino do Brasil.

Anônimo disse...

Acho que o feminino tá num dilema, se correr o bicho pega, se fica o bicho come.

Todos sabemos que a CBB não trata as duas seleções de maneira idêntica, que em nosso país não existe uma similaridade de patrocínios e investimentos entre masculino e feminino, e mais, como nossa cultura trata os perdedores.

Nós brasileiros temos memória curta, basta fazer um parelelo com o masculino, não foi com essa proposta de renovação total que a seleção foi para o último mundial? E o q o 18º lugar trouxe? Menos mídía e espaço, menos investimentos e apedrejamento.

Em qualquer outro país apoiaria uma renovação mais radical, mas no Brasil, com o tratamento que a CBB e mídia dá as meninas que nos últimos 16 anos nos deu um título mundial e duas medalhas olímpicas, também não correria o risco de um fracasso retumbante, mesmo sabendo que possa ser o melhor caminho.

E mais, a Hortência sempre deixou claro acreditar que as vitórias trará maior projeção, e a reboque patrocínios fortalecendo o basquete interno e na formação de novos talentos. Sendo assim, seu trabalho é coerente.

Eu apoio a Hortência de olhos fechados.

Leonardo Rodrigues

Anônimo disse...

leonardo, isso é sério?
você escreveu sério?
que vitórias teremos com mamá e palmira?
discordo muito de você!

edu

Anônimo disse...

Edu, nos dê uma opção de seleção, então...palmira e mamá são péssimas, com certeza, mas temos pouquíssimas opções. Acho que campeonato desse porte é campeonato de pojeção, não dá pra ficar treinando e testando atleta. Se quiser testar que façam uma seleção permanente que corra o mundo fazendo amistosos!

Anônimo disse...

Acho que a Hortência está com um pepino nas mãos. Não temos qualidade nas divisões de base e não dá pra testar jovens em campeonato Mundial, se não perdemos credibilidade (mais ainda) junto à imprensa. Acho que pra esse tipo de competição, tem que se levar o melhor (apesar do nosso melhor ser bem ruim). Curto prazo e longo prazo devem andar de mãos dadas, mas por aqui está bem difícil fazer isso.

Ramona, a Glam disse...

Tem muita coisa em jogo:
- o desempenho é importante para atrair patrocinadores e a atenção da mídia.
- não temos craques na base. Damiris e Tássia surgem como boas jogadoras no meio de um monte atletas deficientes.


Acho que um caminho para esse mundial seria apostar em Franciele como titular, permitir que a Nádia reveze com as pivôs titulares, e manter a Damiris na equipe para aprendizado.

No ano que vem, aí sim. Poderiamos montar uma seleção B com jovens liderada por essas 3 para rodar o mundo fazendo amistosos.

att

Anônimo disse...

Perae galera,


Ninguém está sugerindo para se levar 12 juvenis para o Mundial, mas numa seleção cabe pelo menos 4 atletas abaixo dos 25 anos, certo?

No caso da seleção brasileira, errado. Temos 6 atletas com mais de 30 anos já garantidas e as outras 6 com maiores chances de ir ao Mundial tem 26 e 28.

E Londres 2012? Vamos jogar com atletas com 40 anos?

Não né, vamos colocar na fogueira meninas que nem Copa América puderam disputar.

Cadê o planejamento e a visão de médio prazo?

Anônimo disse...

Pois é Ramona, mas está arriscado nem isso acontecer. Esse que é o alerta que o Bala está dando.

A Nádia e a Damiris tem poucas chances, já que temos Alessandra, Kelly, Erika, Mamá e Franciele.

Anônimo disse...

FABINHO
A HORTENCIA,SERÁ A GRANDE E UNICA RESPONSÁVEL PELOS FRACASSOS,QUE TEREMOS PELA FRENTE,PELA SUA ARROGANCIA,FALTA DE EDUCAÇÃO ALIADA A UMA INCOMPETENCIA DE GESTORA JÁ MAIS DO QUE COMPROVADA.A VOLTA DA ALESSANDRA E DA HELEN PARA A SELEÇÃO É O MAIOR ABSURDO,JOGADORAS EM FINAL MELANCÓLICO DE CARREIRA.TEMOS SIM UMA BASE BOA,QUE SE BEM DIRIGIDA,PODERÁ FICAR ENTRE QUARTO A SEXTO LUGAR-ERIKA-KELLY-ADRIANINHA-IZIANE-SILVIA GUSTAVO-KAREN.A EGA TEM A MESMA IDADE DA MAMA E É A UNICA QUATRO QUE TEMOS(SÓ VER SUA PERFORMANCE NO MUNDIAL EM SÃO PAULO)AI ENTRARIA-NADIA-FRANCIELLI(JOGAR SEGUNDA DIVISÃO NA ESPANHA NÃO É MUNDIAL)JAQUELINE-IZABELA-ISIS(TEM DE INSISTIR COM ESTA JOGADORA)EM UM SEGUNDO MOMENTO VIRIAM TÁSSIA-DAMIRIS-FABIANA-TATIANE-PATRICIA.E É SÓ.PARA ISTO PRIMEIRA PROVIDENCIA MUDAR A HORTENCIA DE FUNÇÃO-CAPTADORA OFICIAL DE PATROCINIO(NÃO FICAR ATRÁS PARA PEGAR SUA COMISSÃO SEM SER SUA FUNÇÃO).

Anônimo disse...

Edu,

Particularmente, Mamá e Palmira não estariam na minha seleção, mesmo assim lembro que a dois anos esse time enfraquecido ganhou da toda poderosa Espanha na casa delas no Pré-Olímpico e eliminou Cuba.

Nós brasileiros somos incoerentes, queremos renovação e resultado, esporte de alto nível nem sempre é assim.

Leonardo Rodrigues

Anônimo disse...

O Brasil ficou em penúltimo lugar nas Olimpíadas de 2007, manter esse time que é incoerência, pois com ele não tivemos (temos) nem renovação, nem resultado!

Anônimo disse...

Olimpíadas de 2008, desculpe!

marcelo marques disse...

assino embaixo

sem mais

Anônimo disse...

Tá todo mundo inconformado mais isso ai é o que barbosa é compania plantou anos atrás pessoal , feminino está sem futuro algun , vc péga campeonato paulista com 7 times na verdade com apenas 3 equipes capaz de brigar pelo titulo , um campeonato juvenil com 10 times , apenas 4 times bons os outro horriveis , infanto com 11 times mais 4 bons times isso vem refletindo dentro das quadras falta de boas atletas , falta de times , falta de capacidade da cbb e federaçoes agora nao adianta reclama e rezar , e outra vi alguns treinos em barueri é quem manda e desmanda e janeth colinas não manda muita coisa , arrisco a dizer que proxima tecnica da seleçao será janeth arcain...é vamos rezar muito pela seleçao acredito que se ficar entre os 10 no mundial será um sucesso entre os 5 meu deus heroico ,e nao acredito em em medalha....

Anônimo disse...

Bom tarde amigos , eu acompanho os treinos é etc... alessandra não tem condicoes de jogar em um nivel descente está se arrastando na quadra meu deus nos treinos tbm teria que dar oportunidade para menina nadia jovem , joga forte gosto do seu estilo , mais como , com erika , kelly ,alessandra , nadia por qeu nadia 5 não 4 , acho que situação está bem complicada não acredito em um bom resultado...hortencia tem que falar menos mostrar mais serviço , paula na minha opinião jogou muito mais que ele e acredito que seria uma boa dirigente tbm , fala pouco sabe se expressar...seleão feminina e uma ??? no futuro , 197 anos se juntar todas as tritonas
meu deus aonde vamos 2012 ta ai gente e logo mais 2016 tbm dificil.

Anônimo disse...

Gente... Alessandra estava de férias, se apresentaram a duas semanas pra jogar o mundial em setembro e querem que a mulher esteja voando?

Uma jogadora que continua sendo útil jogando na Europa onde as jogadoras são bem mais fortes que aqui não pode tá tão mal assim.

Anônimo disse...

Bala,
Realmente o ridiculo saiu sem acento mas e o que voce e. E da mesma forma que fla o quer ouve o que nao quer. Como voce mesmo diz isso e um BLOG e significa que podemos nos expressar do jeito que quisermos. Essa e minha opiniao. Voce acha que levar as meninas para um mundial e correr o risco de perder de 30 de todo mundo vai ser bom para o Brasil entao nao tem o que falar. Esse pais vive de resultados infelizmente. Ninguem sabia o que era o tenis ate o Guga aparecer depois que ele começou a cair o tenis voltou a nada. O mesmo serve para o futebol feminina antes da Marta e depois da Marta.
Simples assim. Ja falei antes e repito, acho a Hortencia fraca mas tento ter um bom senso as vezes. Vejo a nova gestao tentando melhorar as coisas em todos os sentidos para os atletas principalmente. Sao 16 anos de Grego ali, de bagunça. Vejo varias coisas boas acontecendo e tento nao focar tanto nos erros.
Por isso para mim voce continua sendo ridiculo e vou seguir sua sugestao e nao ler mais isso aqui ja que nao concordo com a sua mais do que valiosa opiniao de alguem que vive nesse meio e que ja fez tanto pelo nosso esporte.
Um abraço
Paulo

Anônimo disse...

Tem que renovar sim senhor!!!! O mundial deu algo extraordinário para o basquete feminino depois de 1994?
Viveram a sombra de Paula, Hortência e Janeth, mas e a liga feminina, a organizaçâo e a visâo de futuro?
Acho que os dirigentes devem ter mais coragem e assumir anos de desdém com o basquete feminino;
No mundial de 2010, vamos ser meramente coadjuvantes; Na olímpiada de Londres, nâo acredito que estaremos;Porque é tâo ruim assim assumir os erros e começar a pensar no futuro;
Realmente nâo acredito que uma posiçâo verdadeira nesse mundial ( 8º a 12º ) vá a arruinar o já arruinado basquete feminino no Brasil;
Liga e seleçâo sâo coisas diferentes, veja o masculino , ou o volei por exemplo,que nâo dependem dos resultados da seleçâo para terem uma liga forte ou competitiva.
O que querem os dirigentes? Empurrar com a barriga a falta real de planejamento, apoiando- se nessa geraçâo envelhecida que já rendeu frutos ou nâo, e encobrir a falta de coragem de assumir os erros do passado.
Bala continue lutando pela renovaçâo mesmo lenta ou radical ela é necessária !
rick

Anônimo disse...

A Damiris é uma excelente jogadora, mas e a Mônica (Pivo de Osasco).
Foi considerada a melhor jogadora juvenil do campeonato paulista do ano passado, mesmo sendo seu primeiro ano de juvenil.Nas ultimas convocações dela na seleção brasileira foi uma das melhores.Sempre acreditei que o campeonato paulista seja o mais forte do pais, sem desmerecer os demais. Será que ela e as demais juvenis da seleção brasileira não poderiam estar treinando com a seleção brasileira????
Hortencia abra o olho por favor.

Anônimo disse...

Anonimo das 15:00,


A época do Barbosa foi horrível, por vários motivos, mas em relação a renovação, essa gestão atual consegue ser ainda pior.

O Barbosa sempre ousou lançar meninas de 18/19 anos na seleção a maioria deu certo (Kelly, Adrianinha, Iziane), outras nem tanto (Jaqueline Silvestre, Karen), mas ele nunca deixou de tentar, testar e acreditar que pudesse dar certo.

Veja bem, nos últimos 3 anos, Franciele foi a única atleta com menos de 21 anos que teve chance de jogar na seleção brasileira, incluindo os jogos amistosos.

A quantidade de atletas com mais de 30 anos convocadas para jogar uma Copa América da vida no ano passado foi ridículo.

*** Não quero que era Barbosa volte de jeito nenhum, mas fica um exemplo de como essa gestão está sendo incompetente e sem visão nenhuma.