terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Imagem não é tudo

Não resta dúvida de que o Jogo das Estrelas foi um ponto altíssimo na história do basquete brasileiro. A organização foi ótima, a "comunidade" estava feliz e todos voltaram a falar da modalidade com naturalidade. Isso, de fato, é ótimo, mas é apenas "casca".

Por dentro há o maior desafio da LNB: fazer com que o seu produto, que é bom, passe a ser excelente - e para mudar isso não há promoção de TV que dê jeito. A comunicação com os diferentes canais precisa ser melhorada (os "já" torcedores não gostaram da ideia de final em jogo único, e se sentem "traídos"), os clubes precisam "sair mais da caixa", o nível técnico precisa evoluir demais, novas fontes de receita devem ser criadas e jovens terão que ter mais espaço nos próximos anos. Claro, se a seleção começar a ganhar torneios de nível ajudará bastante também.

Philip Kotler, gênio do marketing, costuma dizer que não há boa propaganda que consiga sustentar um produto regular no topo por muito tempo. Ao invés de se curvar a todos os "prazeres" que uma exposição em TV aberta traz (e traz mesmo), é bom a LNB usar essa máxima para fazer com que patrocinadores, público e imprensa tenham um de excelente qualidade nos próximos anos. Será melhor para todo mundo.

6 comentários:

Marcos_Galo13 disse...

Concordo!!

Uma forma de aumentar o espaço para os jovens é aumentar o tempo de uma partida (passar de 40 min (10 min cada quarto) para 48 min (12 min cada quarto)) e aumentar o número de jogos por temporada!

Com isso, os times teriam que aumentar o plantel, e para não ter uma folha alta, completariam o elenco com jogadores mais jovens!!

Não sei se você concorda, gostaria de saber o que pensa sobre essa mudança...

Anônimo disse...

Parabéns pela sua visão completa do negocio!
Não entendo porque a lnb ou Cbb não utilizam vocês, jovens, para ajudá-los!
Acho que sua visão de comunicação e marketing ajudaria demais a lnb principalmente!

Daniel

Anônimo disse...

Caro anônimo acima: CONCORDO COM VC!

Mas o problema é que a LNB, assim como a CBB ao invés de buscar excelencia na gestão, contratando profissionais preparados, estudados em escolas de primeira linha, e com visão ampla de negociós.....empregam 'executivos" ou consultores apadrinhados e que não interfriram no status quo da carroagem.

Imaginem a CBB com executivos top de mercado ao invés de Andre Alves e Felipe....ou a LNB com um experiente executivo de marketing ao invés do Luisão....?!?!?!?

Será que é pedir muito??? acho que não!!........mas como esperar bom sensop assim vindo dos "dirigentes" que temos.

(para pura relexão)

Alex M.

fábio balassiano disse...

Fala, Marcos, tudo bem?

Acho a sua sugestão boa, mas seria apenas um subterfúgio para a LNB.

A Liga deve trabalhar, sim, é no fomento ao seu produto, que é o espetáculo, tonando-o mais entretenimento, trazendo pessoas que entendam disso. No mercado há pessoas muito competententes no ramo (gerente de produto, gerentes de marketing, gerentes de eventos).

Estou certo que a LNB conseguirá avançar nisso.

Abs, Fábio.

Anônimo disse...

muito bom o post, gostei!
o site da lnb é terrível, uma atrocidade
acho que o twitter e o facebook estão péssimos também.

se os clubes ficarem reféns da TV Globo a vida inteira será terrível.

tales

Anônimo disse...

ponto negativo entre os positivos desse jogo das estrelas:
http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/midia/19/19209/Com-basquete-Globo-perde-para-desenho-animado/index.php