segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma justa menção

É óbvio que os holofotes do basquete feminino estão (justamente) voltados para Laís Elena, campeã da primeira edição da LBF (que, aliás, merece aplausos por ter enchido um ginásio neutro na decisão de ontem!), mas Antonio Carlos Barbosa, quase sempre criticado (inclusive aqui), merece créditos pela campanha com Ourinhos.

Após assumir no lugar de Urubatan, o veterano treinador, ausente das quadras desde o Pan-Americano de 2007, mostrou o seu valor ao levar Ourinhos, com um elenco bem mais modesto do que em outros anos (quem viu o time com Ariadna, Karen e Mamá no banco de reservas sabe do que estou falando), ao jogo final. Com um padrão tático bem acima da média do que estamos acostumados por aqui, Barbosa passou sem sustos pela Mangueira e deu um nó (na verdade foram três) em Zanon no grande triunfo do time na competição (3-2 contra Americana).

Barbosa tem defeitos (sua falta de originalidade no ataque, que vive dos curls, "balões" e high-lows, irrita demais), mas mostrou seu valor em um time que não vinha jogando bem. Fez jogadoras medianas atuarem melhor (Djane, Bethânia e principalmente Joice), deu um pouco de lucidez no sistema ofensivo e fez a defesa "pegar", como ela gosta de dizer, muito mais. Merece crédito, um voto de confiança da diretoria de Ourinhos e mais um ano de contrato na equipe. Parabéns a ele.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou muito feliz, pois o meu Santo André e campeão, parabens a velha guerreia, parabens as meninas, que está liga se fortaleça e possamos em três anos ter um torneio competitivo e mais equilibrado.
Agora espero que em Santo André se pense em fazer um bom trabalho também no masculino, embora eu saiba que e mais caro e complicado, mas temos de parar de perder nossos garotos para clubes de fora da cidade.

Anônimo disse...

Barbosa é um Dinossauro....!!

Acredito que uma das maiores virtudes de um Ser humano é saber o horário do término duma carreira,coisa que nem de longe o VOVÓ Barbosa não teve essa sapiencia.

Anônimo disse...

Folha de São Paulo sobre ginásio cheio:

A equipe do Santo André venceu Ourinhos ontem de manhã, por 65 a 49, e foi campeã da LBF (Liga de Basquete Feminino), em São José dos Campos, diante de cerca de 1.500 torcedores.
Como o ginásio Lineu de Moura, onde foi disputada a final em jogo único, tem capacidade máxima de 2.500 espectadores e a cidade não teve time na competição, a organização da Liga precisou de claque para passar a impressão de casa cheia.
A prefeitura disponibilizou ônibus para que 280 alunos de escolas municipais ocupassem o ginásio.
Cinco turmas se sentaram entre os apoiadores do Santo André, de frente para as câmeras de TV, e apenas duas turmas de colégios da cidade "torceram" para Ourinhos.
"Pediram para a gente vir torcer para qualquer um dos times. Era só chegar e torcer", disse um funcionário de uma das escolas que estava na torcida ourinhense.
"Mas a gente só trouxe para o jogo os meninos que gostam de basquete", declarou Elisabete Sarmento, da Escola Municipal Vera Lúcia, uma das responsáveis pela claque do lado do Santo André.
De acordo com Márcio Cattaruzzi, presidente da Liga de Basquete Feminino, foi a própria Prefeitura de São José dos Campos quem sugeriu mandar estudantes, trajando os uniformes de seus respectivos colégios, para assistir à decisão do campeonato.
"Eles [prefeitura] fizeram muito mais do que nós pedimos", disse Cattaruzzi.
Não fosse pela claque, a decisão da primeira edição da liga seria um fiasco de público. O regulamento previa que a final ocorresse em jogo único, em quadra neutra.
Em contrapartida, a festa de celebração do titulo pelas jogadoras do Santo André foi vista por uma pequena parcela de torcedores da cidade, porque os estudantes joseenses tiveram que voltar nos ônibus da prefeitura.
Já a Prefeitura de Santo André deu seis ônibus para que aproximadamente 250 torcedores da cidade pudessem acompanhar seu time.
"Estou surpreso com o público. Pensei que estaria vazio, porque não tem time de São José. O ginásio está até abafado", disse Fernando Toríbio, organizador da caravana de Santo André, que demorou pouco mais de duas horas para chegar ao estádio. Viagem curta se comparada com a jornada dos cem torcedores que vieram de Ourinhos em dois ônibus.
Saíram à meia-noite de sábado para domingo e desembarcaram em São José dos Campos às 8h, após mais de 500 quilômetros de viagem.
Os patrocinadores da equipe colocaram os veículos à disposição da torcida.

Anônimo disse...

a Joice tem lugar na seleção ou existem jogadoras melhores??

fábio balassiano disse...

tem lugar, anônimo.
se optarem por renovar, tem sim

abs, fábio