sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre 'amarelões' e cabelos brancos

Oklahoma e Chicago passarão as férias com um sentimento bem parecido: o de que faltou "cabelo branco" para chegar à final da NBA (ficou claro que faltou experiência e mais uma vez a máxima de que não se ganha do dia pra noite no basquete foi comprovada). Com o Thunder aconteceu há quase uma semana, quando desperdiçou uma vantagem de 15 pontos, permitiu a virada do Dallas e não mais conseguiu se recuperar na série. Ontem foi a vez dos Bulls, que tinham 12 pontos de frente e nos últimos três minutos apagou. O Miami, que não é bobo, foi lá, fez 18-2, venceu a partida por 83-80 e terminou o Leste com mais um 4-1 (mesmos placares contra Sixers e Boston, diga-se de passagem).

Agora, a partir de terça-feira, Dallas e Miami reeditam a final de 2006 - em condições bem diferentes, é verdade. Ambos vêm com campanhas idênticas na pós-temporada (12-3), mas com estilos diferentes: os Mavs têm um punhado de jogadores atuando coletivamente em altíssimo nível (Dirk, Kidd, Marion, Terry, Chandler, Barea e até o Peja), enquanto o Miami abusa das jogadas de um-contra-um (não é um defeito, nem uma crítica, mas apenas uma constatação) e espera que as vitórias venham através do trio Wade, Bosh e LeBron - como têm acontecido, né.

Chegamos à decisão com dois dois jogadores mais contestados ("amarelões" que nada!) da NBA, LeBron James ou Dirk Nowitzki, lutando pelo anel, e infelizmente os dois não conseguirão sair com o título. Mas a disputa que vem por aí promete ser feroz, de estilos distintos e com torcidas absolutamente enlouquecidas. Darei meu palpite depois. Por enquanto você fala na caixinha!

16 comentários:

peter schiling disse...

Torcerei para o Mavs. A janela para o título deles se fecha rapidamente e adoraria ver Kidd, Dirk e Peja com um anel. Eles merecem por todos os jogos memoráveis que realizaram ao longo de suas carreiras.

Anônimo disse...

Mavs 4 x 2 Heat. ninguém tira essa do Mavs

PauloRJ disse...

Bala, acho que, se tivermos que escolher um favorito esse seria o Miami, por ter o mando de quadra e 2 jogadores para decidir no final, contra 1 do Dallas....

Mas acho que esse favoritismo no momento não tem muito valor, pois esse time do Dallas é bastante guerreiro e tem uma defesa que nunca teve antes, além de defender por zona de vez em quando, coisa que o Miami não está acostumado...

Acho que a série vai ser decidida nos arremessos de perímetro (me recuso a usar chutes de perímetro, afinal para mim isso foi um erro de tradução de alguém com inglês tenebroso, pois em inglês é shoot, que quer dizer atirar, e não chutar)....quem estiver acertando os arremessos de fora vai desmontar a defesa adversária...quem não acertar vai cortar um dobrado....

PauloRJ disse...

Aliás, vou estar torcendo pro Mavs, afinal o Miami vai estar disputando o título pelos próximos 5 anos pelo menos, enquanto que o Dallas não vai ter toda essa chance.....e como o Peter disse, Kidd e Dirk merecem terminar a carreira com pelo menos 1 título....

Anônimo disse...

Rose destruiu os Bulls. Extremamente egoísta. Esqueceu que basquete é coletivo.

gugapn disse...

A questão é: Lebron ou Bosh pra marcar o alemão?

Caso Lebron consiga deixar ele na casa dos 20 pontos e não se pendurar de faltas o Miami leva.

Caso Bosh marque acho que vai tomar um passeio

Fernando J. Marques disse...

Acho que o gugapn fez uma acertada análise. Quem marcar o alemão poderá definir o campeão.

Torço para Mavericks, já que o Lebron fechou a panela do Heat de forma bem discutível. Muito feio.

eZ disse...

Bem, eu gostaria muito de ver o Mavs com o título.

Eu acho que a série é favorável, em tese:
Jason Kidd defendeu MUITO, mas MUITO mesmo na série contra o Thunder. Muitas vezes ele ficou marcando o Durant e mesmo assim não teve arremsso fácil. Marion defendeu absurdamente também. Sendo assim, acho que Wade e Lebron terão problemas no perímetro. Caso os dois resolvam jogar dentro, a zona do Mavs pode entrar em ação e fechar completamente o garrafão. Creio que agora, mais do que nunca o Miami estará dependende dos coadjuvantes que não tem. As chaves do confronto, para mim serão Jones e Miller, já que não aposto nenhum tostão no rejuvenecimento repentino do Mike Bibby. Além disso, Bosh será peça fundamental para meter os longos arremessos de 2, que apareção com a defesa fechando o garrafão. Acho que todos os 3 terão que estar em ótimos dias para que o Miami consiga dominar os jogos.

Do outro lado, os coadjuvantes têm sido bem consistentes. Barea, Terry e Peja tem se alternando e todo jogo pelo menos um deles se garante como opção consistente no ataque. A defesa de perímetro do Heat foi absurda contra o Bulls, para não dizer fantástica. Eles terão problemas para trabalhar de forma consistente com os reservas, mas é aí que os problemas aparecem. Dirk com mão na cara tem conseguido meter 30 pontos em 10, 15 arremessos. Tem sido absurdo o jogo dele. Além disso ele tem cobrado muitas faltas. Creio que Anthony e Haslem até poderão dar conta dele, mas não por 48 minutos. Quando houverem rotações em que Lebron marcá-lo, a defesa de perímetro ficará enfraquecida e um dos três reservas poderá se consagrar.

Não creio que Bosh será designiado para marcar o Dirk sob pena de ser postado e engolido vivo pelo alemão.

Mas, contudo, todavia só não cravo aqui que dá Mavs, que é um time muito equilibrado e único que realmente é um time nessa série, pq do outro lado tem 2 caras que podem fazer chover e mudar completamente o jogo com seus poderes mutantes. Não é descartável o fato de Lebron e Wade poderem incorporar os poderes de Ray Allen e virarem mestres Jedi do perímetro, fazendo a defesa do Mavs sair e se complicar. Mas analisando friamente, eu acho que dá Mavs. E gostaria muito que isso acontecesse. Será a vitória do basquete coletivo e inteligente que o time vem jogando, ao invés do 'joga no colo das estrelas' que tem sido o Heat.

Mavs em 5, a não ser que tenhamos partidas históricas de Wade e Lebron. O Miami viverá e morrerá com o jogo de perímetro que creio que o Mavs irá forçar e o Mavs irá viver e morrer com sua defesa, que ditará o ritmo de todo o resto.

Marcos_Galo13 disse...

O LeBron não é pipoqueiro!! Só não tem qualidade pra matar a última bola!! =D

Anônimo disse...

DAVI RJ
sou torcedor do dallas desda epoca de dirk e nash(esse ano vamos ganhar!oq vai decidir qm leva o anel vai ser o duelo entre a defesa de deshawn stevenson contra o ataque do lebron(lembrando q eles se odeiam desda epoca do playoffs q jogavam pelo washiton e cleveland)vai sair faisca esse duelo

Rodrigo f disse...

"infelizmente' ? Lado torcedor do jornalista em Bala....

Sobre ser amarelão, ambos vem sendo os mais decisivos dos playoffs, enfim...

Anônimo disse...

Miami 4 x 2 Dallas - Quem tem Lebron e Wade pode jogar ate com o Mark Lewis de pivo.
Luiz

Peterson disse...

Vmos lá, eu já esperava este 4X1 antes de a bola subir ontem, mas não da maneira que foi… Que tragédia e que papelão do elenco que diz apoiar o Rose. Blz, o moleque ñ foi tão bm na série, todavia, ao meu ver qdo a coisa apertava todos se escondiam e deixavam td nas mãos dele pra resolver, ae ñ dá, é um grande jogador contra 3 grandes jogadores, fica até uma covardia.

Continuo batendo na tecla, ñ tem essa de pequenas mexidas cirurgicas no elenco, de meia-boca a franquia já tá lotada, precisamos sim é de alguem que possa chegar e jogar no msm nível do Rose, senão continuaremos sendo meros coadjuvantes dos playoffs e expectadores de finais.

Contudo, ñ acredito nem um pouco que a diretoria terá um momento sequer de ousadia, eles são muito burocráticos e vão insistir com o que tem, bem como fizeram um tempo atras com: Gordon, Tyrus, Kirk e cia, até esgotar a cota.

Anônimo disse...

Derrick Rose é um jovem talentoso mas ainda muito peladeiro !!!
E na hora "H" que se diferenciam os homens dos meninos, ele mostra que ainda é muito menino. Se ele tiver cabeça, e não seguir os passos do Allen Iverson, quem sabe possa ser um dos bons armadores no futuro.

Anônimo disse...

vcs esquecem que o cara tem 22 anos, ele tem todo direito de "pipocar", o mesmo pra durant e o thunder, que é um dos times mais jovens da NBA, alem do mais, vcs tao dizendo tbm que o dallas ta marcando DEMAIS, n tenho taanta certeza disso! é so olhar os placares do jogos deles, a maioria passando dos 100 pontos! ja o heat oq tomou mais foi 93 contra um time de poderiu ofensivo grande! eu acho que o dirk e cia vao ter muito trabalho, o time do heat ta MARCANDO muito bem! o mesmo pra lebron e wade, que SOFRERAM na temporada regular pra passar por aquela zona dos MAVS

Anônimo disse...

Simples: Quem ganhar é rei e quem perder é o amarelão!