sexta-feira, 13 de maio de 2011

A oportunidade para a LNB

Na sexta-feira, o ótimo jornalista Felipe Modesto noticiou em seu blog, o Gatilhaço, que Assis deve encerrar as suas atividades em breve. Em Araraquara, a informação é que o "pool" de empresas da cidade deve investir apenas no time de futebol local - abandonando o basquete de vez. O curioso é que no mesmo dia em que as duas situações surgiram o Tijuca conquistou a Super Copa Brasil aqui no Rio de Janeiro. Além do clube da zona norte da cidade, a Liga Sorocabana ficou com a chance de tentar entrar no NBB4.

E é aí que entra a visão (ou a vontade) da Liga Nacional. Na semifinal, o Tijuca passou pelo São José, do Amapá. Também na Super Copa estavam Campo Mourão (PR), Sinop (MT), Sport (PE), Rio Claro (SP), Caxias do Sul (RS). Ou seja: era o Brasil inteiro por ali. Norte, Sudeste, Nordeste, Sul, Centro-Oeste, tudo junto e misturado na quadra. Ora bolas, é justamente tudo o que não é o NBB3 - e não por culpa de sua organização, mas por contingência de sua formação. São 15 times que disputaram a terceira edição: 8 de São Paulo, 2 do Espírito Santo, 1 do Rio de Janeiro, 2 de MG, 1 de SC e 1 de Brasília. Basicamente, portanto, é um torneio Sul-Sudeste, certo?

Por mais que o ideal seja o da formação de uma segunda divisão, sei bem que o basquete brasileiro ainda está a quilômetros de distância de conseguir isso. Talvez seja o caso de a LNB olhar com mais carinho para os São Josés, Sinops e Sports que não desistiram de fazer a modalidade acontecer. Seria bom para a competição, bom para o basquete (que ganharia abrangência nacional) e ótimo para o mercado como um todo. Não digo que é para subsidiar estas equipes, mas apoiá-las é mais do que imperativo - na verdade faz parte da própria sustentabilidade do negócio da Liga se ela quiser se manter como um produto cada vez mais atrativo.

Quem sabe na temporada 2011-2012 a gente já vê times de outras regiões na competição. O basquete agradeceria muito.

2 comentários:

Adriano disse...

já passou da hora de darem espaço para os times de outras regiões. Não acompanhei a Super Copa Brasil, mas ao que me parece nenhum dos times do Norte-Nordeste fez feio e apanhou de lavada dos demais. Certamente há empresas dispostas a investir mais nessas equipes se elas tiverem vaga no NBB e jogos transmitidos ao vivo pela TV

Anônimo disse...

PARA SE ENTRAR NA NBB ACHO QUE NÃO BASTARIA APENAS, COMPROVAR GARANTIAS DE PATROCINIO, QUALIDADE DE EQUIPE, QUALIDADE DE ESTRUTURA, MAS TB EXIGIR DOS QUE JÁ DISPUTAM E DOS QUE QUEIRAM ENTRAR, CATEGORIAS DE BASE, QUEM NÃO TIVER PELO MENOS UM TIME JUVENIL NÃO PODE DISPUTAR. SENÃO CONTINAREMOS APANHANDO NAS CATERIAS DE BASE PARA ARGENTINA.