quarta-feira, 4 de maio de 2011

Parou por quê?

Nádia Colhado surgiu para o cenário brasileiro após um ótimo Nacional pelo São Caetano em 2008 (médias de 10,8 pontos, 6,6 rebotes e 56,6% nos arremessos). No ano seguinte, também no ABC, foi a única jogadora do país a terminar a competição com um duplo-duplo de média (13,9 pontos e 10,1 rebotes - além de 1,2 tocos e 46,9% nos chutes). A ala-pivô, forte pacas, se credenciava a ser uma das maiores promessas dos próximos anos.

Mas Nádia parou. Após a lesão que a tirou do Mundial da República Tcheca em 2010, ela não jogou bem na primeira edição da LBF (2010-2011) que deveria firmá-la no país como uma das melhores de sua posição (médias inferiores às duas temporadas anteriores - nove pontos e rebotes, além de 46,4% nos arremessos). Mesmo assim recebeu uma chance e foi para Santo André, onde treinaria com Laís Elena e poderia se desenvolver.

Até agora, contudo, a ala-pivô, às voltas com contusões, não mostrou a que veio neste lamentável Paulista feminino cuja duração não chegará a dois meses. Santo André, o atual campeão da LBF, é o vice-líder, mas Nádia registra as sofríveis médias de 17 minutos, 5,8 pontos, 4,5 rebotes e 32,5% nos arremessos. Isso, insisto, em uma competição cujo nível técnico é pra lá de baixo. Pode ser que esta análise seja cruel e precipitada (são cinco meses de temporada apenas), mas é espantosa a falta de evolução de Nádia. E assim todos perdem: ela, os torcedores e principalmente o basquete brasileiro. Mas quer uma boa notícia? Ela tem apenas 22 anos. Oremos.

23 comentários:

Duda 11 disse...

Pois é Bala, acho que falta à grande parte dos nossos atletas mais vontade e tesão de querer evoluir. Parece que eles gostam de estacionar em um estágio razoável...Espero que a Nádia não se encaixe nesse grupo!

Anônimo disse...

desculpa Bala, mas acho que vc deveria analisar melhor, pois a Nadia esta com problemas de saude. chegou a desmaiar em um dos jogos, e no ultimo jogo contra catanduva teve que sair do ginasio direto para o hospital por problemas cardiacos.
acho o blog muito bom, mas neste post vc deveria ter pesquisado melhor.

Anônimo disse...

Acho que análise é um pouco cruel mesmo e superficial também. A Nádia teve uma lesão muito grave no tornozelo e ficou em recuperação durante cinco meses, estreando apenas no segundo turno da LBF numa equipe sem vitórias na competição, com salários atrasdos e sob a ameaça de encerramento das atividades, isso posto, 9 pontos e 9 rebotes deve ser considerada um boa marca.

Em Santo André, logo na terceira partida na equipe, na cidade de Catanduva, Nádia sofreu um desmaio, após jogar apenas 8 minutos, foi removida, internada e permaneceu na cidade em observação enquanto sua equipe voltava para casa.

Na sequencia ela jogou contra Americana e Ourinhos, mas no jogo transmitido pela ESPN, na última quinta-feira, o repórter avisou que Nádia desfalcaria Santo André pois estava passando por exames cardiológicos, na partida do último domingo ela também não jogou.

Óbvio que ela deve estar enfrentando problemas sérios e realmente esse não é momento de
cobrar evolução ou de comparar seu desempenho atual com o que ela tinha antes disso tudo acontecer.

Seria importante que fosse esclarecido a situação que Nádia está enfrentando, pois existem outras pessoas fazendo criticas e exercendo uma pressão que talvez sejam duras demais para ela nesse momento.

Anônimo disse...

As jogadoras q são consideradas promissoras nunca deveriam jogar no Brasil, pq parece q retrocedem

Nádia ta péssima em quadra. C/um aproveitamento ridículo (erras bolas inacreditáveis). Lamentável é ainda ver ela sendo convocada p/ seleção.

Anônimo disse...

Assisti um jogo da Nádia, antes da contusão e fiquei impressionado com seu vigor físico (braços e pernas muito fortes). Janeiro em São Caetano fiquei impressionado ao contrário, com a quantidade de massa muscular que ela perdeu durante o tempo que ficou parada. Espero que ela volte a ter o mesmo vigor de antes, mas vamos com calma, ela está visivelmente aquém de suas condiçoes físicas ideais.

Anônimo disse...

Impressionante que voce so quer fala mal. Na falta do que escrever e de trabalho, resolve escrever uma besteira dessas. Para começar ela ainda esta se recuperando de uma lesao seria mas como voce nunca pisou dentro de quadra nao deve saber que nao e facil recuperar a forma tanto fisica quanto mental.
So lamento esses comentarios....ridiculo!!

Anônimo disse...

impressionante que quando o bala fala mal de algumas jogadoras as amigas e amigos aparecem em peso.
ela nao tá jogando nada, ué. que mal tem falar isso?
aqui no brasil se gosta de tapar o sol com a peneira.
para quê?

a nádia jogou pessimamente nos jogos que vi (sou de santo andré, e falo com a lais elena), e qual o problema em falar isso?

ridículo é não querer ver.
bala continue escrevendo! de longe voce vê mais do que esses amigos que só elogiam aí!

saulo

Anônimo disse...

Se você é de Santo André Saulo e fala com a Laís, deve (ou deveria) estar melhor informado. Então nos diga porque a Nádia não jogou nas duas últimas partidas?

Fernando Santos disse...

Concordo que o comentario é precipitado e corroborando com o que ja foi dito, nao acho seus numeros na LBF, tendo em vista o contexto em que se deu.

Fato: Ela é nova. Vida longa ao bom basquete da atleta!

Anônimo disse...

Bala
vc é um verdadeiro urubu!!vive de coisas ruins!!!deveria se informar primeiro para somente depois tentar informar...se estivesse acompanhando realmente o basquete brasileiro,saberia dos problemas da menina. Vampiro!
Valmut Muttyn
ozzymuty@hotmail.com

Anônimo disse...

Também acho injusto os comentários referentes a atleta, além do que foi citado acima, na minha opinião essas jogadoras mais novas como Nádia, Fran, entre outras são muitas vezes deixadas a deriva, no tipo "toca pra cima que Deus cria" e acabam tendo sua base fisica e psicológica afetada, não recebendo por descaso um controle mais eficaz e digno de uma grande promessa do esporte nacional.Mas de todas as formas eu ainda acredito muito na capacidade da Nádia e com certeza essa atleta irá somar muito para o basquete brasileiro.Me lembro que muita gente aqui também meteu o pau na Kae e hj pouco a pouco ela está se recuperando e nos presenteando com belas atuações.

Anônimo disse...

materia precipitada num momento errado, como foi dito na materia, ela tem apenas 22 anos, esta passando por serios problemas de saude. Tem horas que temos que ser igual os europeus ou americanos, guardar noosas joias bem seguras e protegelas de comentarios assim.....cada um faca sua parte..............! quem sera a proxima joia a ser cornetada????? enquanto isso, na argentina, jogadores que se destacam sao protegidos como ouro, da imprensa e dos cornetas......!

Anônimo disse...

JA ERA

Anônimo disse...

http://www.centralesportiva.com.br/noticias.php?codigo=1244242310

Anônimo disse...

A Nádia é boa menina e boa jogadora,ela precisa de uma atenção especial,ainda está em processo de amadurecimento,vamos precisar muito do seu talento.Basta acreditar ! As vezes vc extrapola nos seus comentários pessoais ,levante as pessoas !

Anônimo disse...

Bala,

Vc precisa saber dosar as críticas.
Bom fazê-las com embasamento de fatos reais e não ficar imaginando o que pode acontecer ou aquilo que poderia ter acontecido.

Sei que vc faz por preocupação pelo basquete, mas, às vezes, mais prejudica do que ajuda....

Anônimo disse...

Porque parou?


A própria Nádia responde:


“Em um jogo em Catanduva eu passei mal, cheguei a desmaiar e tive até que sair de quadra de ambulância, por isso, achamos que poderia ser algo cardiológico. Em seguida, me consultei com um médico conceituado em São Paulo, isso na semana passada, quando fiz uma bateria de exames e, por este fato, estava sem jogar”, relata Nádia, com exclusividade ao Central Esportiva.

“Mas graças a Deus, não é nada cardiológico, pois os exames não acusaram nenhuma irregularidade. Os médicos acham que eu tive um problema de momento, chamado síndrome vaso-vagal, ou seja, eu estava sentada e levantei muito rápido e resultou nisso”, complementa Colhado.

Anônimo disse...

Lamentável que pessoas assim é que estejam noticiando nosso basquete!
E o ibote existe justamente por ser um conjunto de coisas erradas, onde todos falam mal e são curiosos para lerem criticas.
As criticas devem existir sim, mas deveriam ser, no minimo, bem fundamentadas. Saia do Rio de Janeiro, aproxime-se da fonte, só aí noticie. No RJ o basquete padece também

Anônimo disse...

Ué, se ela não está jogando bem depois da cirurgia não tem nada de mais, tem tanta gente que até aposenta depois de um problema fisico.
Agora como disse um anonimo, ela perdeu massa muscular, isso me soa estranho, será que encheram a moça com algum lixo para ganhar massa e isso está refletindo agora?????
Problema no ligamento cruzado, ganho de massa acima da média, será que não tem nada haver?

Esses comentários são bons, pra gente abrir os horizontes, nada contra a moça e sim como está sendo conduzida sua carreira.

Anônimo disse...

Ela perdeu massa muscular porque ficou 6 meses sem treinar, óbvio. Não fique levantando hipóteses irresponsáveis, pense antes de escrever m...

Anônimo disse...

Bala
Dessa vez vc se superou!
Achava suas criticas sempre muito válidas...Eram criticas que, de certa forma, norteavam a conduta de nosso basquete. De um tempo pra cá, porém, as coisas foram perdendo, inclusive a credibilidade pela forma como passaram a ser expostas.

Anônimo disse...

Também acho que voce está superando o lixo do outro blog. Fale com as pessoas responsáveis ,assista jogos e treinos antes de falar besteiras.Estatisticas nem sempre representam a realidade dos jogos.
Atletas são seres humanos e não máquinas. Críticas construtivas são bem vindas!!!!!!!!!!

Fernando Santos disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!

Todos PRÓ Nadia!!!!!


-----------------

Em meio a tanta bajulaçao que se lê aqui, fico feliz de ver que opiniões, as vezes, são só opiniões!

Abaixo o DISCURSO COMPETENTE [By Marilena Chauí]