sábado, 28 de maio de 2011

O pensamento de um campeão do mundo

A respeito da ideia que coloquei aqui sobre a seleção feminina (a de que uma renovação grande deve ser feita), recebi ontem um interessante e-mail de Miguel Ângelo da Luz, campeão mundial em 1994 e medalhista de prata em 1996 com as meninas. Fala aí, Miguel.

"Caro Fábio,

Li sua matéria sobre o basquete feminino e me fez lembrar quando assumimos a seleção em 1993. A equipe era formada por várias atletas veteranas, e tivemos a feliz ideia de fazer a renovação. Mantivemos uma base (Paula, Hortência e Ruth), convocamos jovens promessas (Alessandra, Cintia, Leila, Silvinha, Jaqueline e Claudinha, todas com menos de 20 anos) e demos espaço para algumas atletas que já estavam fazendo parte do elenco (Janeth, Helen e Adriana Santos). Foi uma decisão muito difícil de ser tomada, corremos risco, mas fomos firmes no nosso propósito. Acho que seu pensamento é correto. As pessoas têm que ter coragem e acreditar sempre no trabalho.

Miguel"

O treinador será entrevistado em breve aqui no blog, e acho que uma opinião de alguém com o seu currículo merece ser no mínimo respeitada e levada em consideração. Miguel Ângelo da Luz é um daqueles casos de profissionais do basquete que são vencedores e ao mesmo tempo estão marginalizados da modalidade inexplicavelmente.

30 comentários:

rogerio silvestre disse...

Ate hoje nao entendi porque ele deixou a selecao depois da PRATA em ATLANTA? Foi tbem culpa da HORTENCIA?

Sim em 1994, ele tinha HORTENCIA, PAULA ( ambas sabiam como atacar, e eram sempre regulares), ae tinha a Janeth( incrivel sempre). Ele deixou a MARTA ( boa, mas recordo que sempre tinha aquele chutes precipitados de 3 pontos) e resolveu levar a Alessandra ( altissima!, e o Brasil precisava de Altura!!!), e a Leila( incrivel na defesa!!!), e uma Helen( ainda nao era uma Helen, ainda!)

Bem, hoje, no ataque temos apenas duas boas jogadores ERIKA, e a IZIANE ( podem rasgar o verbo contrar ela, mas no Brazil, ainda nao tem ninguem na posicao dela, que jogue mediano como a PAULA definiu o basquete da Iziane,), mas entao vamos levar quem para se juntar a essas estrelas?.....quem esta jogando bem? Quem esta jogando mais ou menos no BRAZIL?....vai renovar por algo pior do q ja tem?

Fico triste com o selecao de Basquete do Brasil ( choro....a tristeza eh grande) mas sejo q Hortencia poderia ter contratado o melhor tecnico do mundo,e ainda iria receber criticas....afinal, quem vai defender o BRAZIL sao as jogadoras, que estao sem garra.... sem atitude....( faltou isso no mundial)....nao se pode fazer uma renovacao no desespero( da noite para dia) ...isso nao vai resolver o nosso drama....pois eh a qualidade do nosso basquete que esta RUIM.....muito RUIM....e nao vai ser ERIKA e mais 10 jogadoras ( q seja novata ou nao) q vao salvar a patria!

Fábio Carvalho disse...

Sem dúvidas! Com o nível técnico do nosso basquete, não dá pra entender mesmo! Ele deveria ter espaço garantido por aqui, seja no feminino ou no NBB.
Abs!

Anônimo disse...

Caro Fabio, tudo bem?

Olha, é incrível como o Miguel saiu de cena no basquete nacional. O cara é campeão do mundo como técnico com menos de 40 anos de idade. E o Bassul? Será que o Ênio, quando deixar de ser "Personal-Coach" saíra de cena do basquete porque dirigiu a seleção?

Um abraço a todos!
Ricardo/MS

Anônimo disse...

Inexplicavel para voce porque para todos que sao do meio do basquete e muito simples. Ele e fraco!!!nao vou falar mais sobre ele porque nao vai ser publicado aqui mesmo.
hoje ele e um cara amargurado e infeliz. Fica falando mal de todo mundo tentando cavar um espaço em algum lugar. Teve algumas chances e nao provou sua eficiencia. Ele e igual ao chupeta, belo curriculo e mais nada. Sera que esta todo mundo errado e ele esta certo?

Anônimo disse...

ja que a alguns anos ja nao tem resultado mesmo, porque nao renovar pensando em 2016.
Na minha opiniao de leigo o que esta faltando às atetlas do brasil e jogo. Se joga pouco, e quase nao evolui.
A nadia estava evoluindo ano passado na selecao quando comecou a jogar mais.
Precisamos de um campeonato com mais jogos e ainda mais jogos internacionais com a selecao

Anônimo disse...

ja que a alguns anos ja nao tem resultado mesmo, porque nao renovar pensando em 2016.
Na minha opiniao de leigo o que esta faltando às atetlas do brasil e jogo. Se joga pouco, e quase nao evolui.
A nadia estava evoluindo ano passado na selecao quando comecou a jogar mais.
Precisamos de um campeonato com mais jogos e ainda mais jogos internacionais com a selecao

Ana Clara disse...

Bom, anonimo de 10:24 ele pode até ser fraco sim... mas entre ter contratado o Colinas (depois de toda a BOSTA que ele fez na seleção) e contratar agora o Vechi (um NADA no Basquete feminino) era melhor ter dado uma chance ao Miguel.

O Paulo Bassul é outro queimado... um dos técnicos mais promissores do feminino, estudioso... inexperiente tbm, mas da área do feminino... e por ter batido de frente com uma jogadora ter sido jogado `cova dos leões... uma pena!

Anônimo disse...

miguel angelo fraco?
quem foi o melhor tecnico do mundo em 1994? (eleito pela imprensa internacional)

ditado popular: "a inveja e uma m...."

Anônimo disse...

Ser campeão com Paula, Hortência e Janeth no auger da maturidade até o Colinas ou o Zanon conseguiriam. rsrs

Fernando Santos disse...

é incrivel como as opinioes aqui se modificam de acordo com a conveniencia de quem a posta.

enfim...

Anônimo disse...

Se o Angelo é bom pq tá fora?Dirigiu a Hortência quando jogava,pq ela não o chamou até hoje?Ele pode ser bom sim mas acho que ele se acomodou demais,e hoje vive na escuridão e na sombra do fraco basquete botafoguense!Será que ele se encheu ou se acomodou mesmo?outra dúvida é pq a Hortência não o chama para reformular tudo?será medo?briga?Gênio forte?O certo é que é inadimissível ficar fazendo apostas e contratando gente inferior ao invés de apostar no Angelo.Ele inclusive é muito chegado do presidente nunes.Lanço a campanha Volta Angelo!

Carlos Porto/Humaitá
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Em 1994 o Miguel manteve uma base experiente e fantástica com Paula, Hortência, Janeth, Ruth, Adriana Santos, Roseli e Simone (manteria Martha também se não fosse o problema disciplinar).

E apostou numa geração jovem que já mostrava seu valor atuando em equipes adultas ( Helen e Cintia na Ponte Preta, Leila em Santo André, Alessandra em Araçatuba e Dalila nos USA).

Foi uma formação equilibrada, com uma base experiente, é esse equilíbrio que a seleção brasileira precisa encontrar.

Apostar numa base com apenas três atletas experientes como foi proposto em seu post (Adrianinha, Iziane e Erika) e apostar em incógnitas que ninguém sabe como joga em equipes adultas, na minha opinião é incoerência.

Só um detalhe: Silvinha foi utilizada apenas em Atlanta em 1996, já Claudinha e Jaqueline não jogaram com o Miguel, nem no Mundial de 1994, nem nas Olimpíadas de 1996.

Anônimo disse...

Concordo com quem diz que devemos pensar em 2016, jogos em casa e mais 5 anos de preparação, mesmo que isto custe a vaga para Londres...pq corremos risco de irmos para Londres ficarmos em décimo no máximo e perder mas, 1anos e meio par 2016...

Agora um assunto meio nada haver...
mas, fiquei curioso quando li aqui..
porque o rogério silvestre o primeiro a postar aqui...usa Brasil com Z?
Não é critica não é curiosidade ele deve ter seus motivos...
abraço a todos...

Anônimo disse...

Se o Miguel está ou se sente marginalizado, então porque ele não monta uma equipe de basquete feminino do Botofogo, clube do qual é dirigente de esportes olímpicos, assume o comando técnico dessa equipe e mostra seu valor como treinador atuando na LBF?

Quem vive de passado é museu!

Ramona, a Glam disse...

Nunca mais nenhum técnico teve a coragem que ele teve para renovar a seleção brasileira. Da era Barbosa pra cá entramos num ciclo vicioso: sempre um grupo pequeno, fechado e muito questionável de jogadoras tem acesso a seleção, desde a base até o adulto.

Nas seleções, faltam técnicos com um olhar mais neutro sobre as jogadoras. Aliás, ultimamente tivemos que pegar no pé para que acompanhem os campeonatos nacionais de base. E assim, sempre estamos nos perguntando porque convocou essa, deixou de fora aquela, e blá, blá, blá... Ou seja está tudo errado.

Com a vinda do Colinas e do Enio fiquei com esperança que esse quadro das convocações mudasse, mas não adiantou. Muito amadorismo nas convocações, dedos da Janeth e do Urubatan. Dá pra ver que estão tentando amenizar as críticas pela não convocação de jogadoras que estão indo bem nos campeonatos nacional/paulista. Até gostei das veteranas convocadas. Mas é fato, a cbb não tem noção das jogadoras promissoras que o Brasil possui. Na situação em que estamos, isso é inadimissível. Nada contra Tássia, Damiris e Nádia na seleção adulta. O que eu questiono é porque a Hortência/Janeth acreditam que somente elas são as únicas esperanças do Brasil.

Anônimo disse...

Brasil com Z é phoda!!!

Anônimo disse...

A interpelação do Miguel é interessante, agora, existe um ponto crucial, a renovação feita por ele aconteceu com a seleção classificada para o mundial. Todos sabem que a principal intenção daquele mundial era dá experiência internacional as jovens.

Eu acho que a participação em Londres é fundamental para o amadurecimento de peças que estarão no Rio em 2016. Logo, sou favorável a uma renovação mais profunda sim, mas pra jogar as olimpíadas.


Leonardo Rodrigues

Anônimo disse...

Pois é!

Brasil com "z" jamais!

Leonardo Rodrigues

fábio balassiano disse...

Deixem o Rogerio!
Ele mora fora há séculos.
Concntremos-nos na sadia discussão, ok?

Abs, Fabio

Marafoni disse...

Olá bala fui o anônimo que perguntou do Brasil com Z, agora entendo...desculpa se criei algum tipo de confusão foi curiosidade pq não é sempre que vejo assim...abraço...e parabéns pelo blog...

Sta. Ignorância disse...

Ramona, concordo com você, porém vale ressaltar que a renovação tanto na seleção feminina quanto na masculina (treinada pelo Ênio na época) foi uma ordem dada pela própria CBB, presidida pelo Brito Cunha.

Ou seja, o Miguel já foi posto no comando técnico com essa intenção. Ele não acordou num belo dia, viu a luz divina e pensou "vou renovar a seleção", não.

Vale ressaltar também que as meninas que subiram pra seleção adulta, no ano anterior haviam ficado em 5º lugar no mundial sub 19. E faz tempo que não ficamos nem entre os oito primeiros...

Eu acho que encontrar um equilibrio entre jogadoras experientes e mais novas o mais sensato agora. Porém que as jogadoras novas sejam realmente boas e estejam jogando em seus clubes como aconteceu em 94, senão estaremos trocando seis por meia dúzia.

Anônimo disse...

ele escreve Brasil com Z por quie quer, ele tambem escreveu com S logo depois e voltou com Z.
isso de dizer que mora fora e onda de quem nao gosta do Brasil!

Leandro disse...

O problema central da questão é o seguinte: Hortência não acredita em trabalho de técnicos no basquete!!!!

Ela ainda é daquela época em que junto com Paula, Oscar e cia jogavam na individualidade, sem cobranças táticas, técnicas... o basquete brasileiro sempre foi assim e só agora existe uma "onda" que luta para mudar o quadro. Porque diabos ela fez questão de manter a Iziane na seleção, afastando inclusive o melhor técnico da atualidade do feminino? Porque prefeiriu convocar um estrangeiro que não tinha nem experiência com categoria adulta? Porque chama agora um cara que nem experiência tem com o feminino e nem é lá essas coisas no masculino?

Pobre basquete feminino que tanto amamos...

Ramona, a Glam disse...

Boa lembrança Santa. Uma outra coisa que eu queria lembrar é o PAN. Não vejo necessidade de levar nenhuma veterana.

rogerio silvestre disse...

Fabio,

Obrigado por ter se manifestado pelo meu Brasil com S e com Z. Peco perdao! O meu teclado nao me ajuda.....palavras vao sem acentos....e assim vai....tbem, no meu teclado automaticamente munda a grafia do S pelo Z BRAZIL, em Ingles! Perdao anonimos....AMO o BRASIL, e sou fa do BASQUETE DO MEU PAIS.....e eh pelo nosso basquete que torco MUITO!!!

Anônimo disse...

Galera a NATÁLIA SANTOS É CONVOCADA PARA ADULTA FEMININA, ela vai substituir a Simoni lima do santo André.

Fernando Santos disse...

As pessoas ja se deram conta que a pivô Natalia Santos, do Arkansas, foi convocada neste dia 28/05 para a seleçao adulta?

Anônimo disse...

O Bala ja disse que e contra a convocacao da natalia por que nunca ninguem a viu jogar, mas ele mesmo "convocou" a this pinto, nao entendi.

Joel disse...

Miguel é um cara de carater,otimo treinador, campeao mundial nao é pra qquer um. Se fosse so ter estrelas no time a seleçao brasileira de futebol teria q ganhar todas as copas do mundo.
Ele teve grande participaçao no mundial q o feminino ganhou. Como diz o Ronaldo fenomeno: Treinador bom e aquele q nao atrapalha.
Espero q Miguel volte as quadras em breve, e q seja pelo meu FOGAO.

Sta. Ignorância disse...

Na boa, eu vi a Natália jogar em Piracicaba e em São José antes de ir pro Arkhansas e eu a achei fraca.

Alguém falou da Thaís Pinto, porém ela é bem alta e jovem, poderiam testá-la, já que estão testando a Isis...

Em tempo: só agora a CBB se deu conta da contusão da Simone???