segunda-feira, 30 de maio de 2011

O dia em que tudo começou

No dia 13 de junho de 2006, o Dallas Mavericks, que vencia o Miami Heat por 2-0 na final da NBA, estava a quatro minutos e meio de abrir 3-0 e se aproximar ainda mais do inédito título da liga. O time controlava a vantagem que chegara a 14 pontos, via os Heat cada vez mais nervosos e errando tudo de fora (2-11), e mantinha a tranquilidade.

Não se sabe bem como, mas o Miami ressurgiu, e o Dallas viu Dwyane Wade anotar surreais 14 pontos em três minutos em uma sequência de 18-1 para garantir uma das viradas mais incríveis da história da pós-temporada. Os Heat fizeram 98-96, diminuíram a vantagem dos Mavs naquela noite para 1-2 e depois venceram três jogos seguidos para conquistar o anel da NBA. Seria o quarto de Shaquille O'Neal, o quinto de Pat Riley, o primeiro de Wade e o começo de um inferno astral daqueles para Dirk Nowitzki.

Inferno astral que parece ter durado exatos cinco anos, tempo em que o alemão, pasme, viu os Mavericks vencerem apenas uma série de playoff até a pós-temporada deste campeonato (foi contra os Spurs, em 2008, por 4-1). Dirk mudou (seu jogo, que era muito baseado nas bolas de três, agora ganhou uma série de movimentos próximos da cesta, outros de costas para ela e praticamente retirou os chutes longos), Dallas e Miami mudaram (apenas Jason Terry, ele, Dirk, Dampier, que estava nos Mavs e agora é dos Heat, Haslem e Dwyane Wade jogaram a decisão de 2006), e a chance de ao alemão colocar de vez o seu nome na história começa nesta terça-feira, na Flórida, com o jogo 1 da finalíssima da NBA, está aí. Será que dessa vez o anel vem?

7 comentários:

Anônimo disse...

espero bem que sim

Anônimo disse...

rodrigo e o rebote dao um show de analise na final de 2006. jogo a jogo com videos e etc.
vale muito dar uma olhada antes da final comecar!

http://globoesporte.globo.com/platb/rebote/

fábio balassiano disse...

legal. nao tinha visto.
belo texto do rodrigo.

abs, fábio

Anônimo disse...

grande dirk!
merece o anel!

flavio

Anônimo disse...

Vai dar dallassssssssss!!!!

edu

Fabio Martins disse...

Xara-

Apenas para informar- o Erik Dampier- que hoje esta no Heat era o pivo do Dallas naquela decisao- rodava com o Diop.
Um abraco!

fábio balassiano disse...

verdade, xará
o dampier é tão irrelevante que a gente até esquece dele.
o incrível é que o miami pode fazer um punhado de zé mané campeão a partir de amanhã.
mas pensando bem, é sempre assim, né.

acho que nessa época do ano o malone e o barkley devem ter depressão séria

abs, fábio