domingo, 29 de maio de 2011

O amor pelo erro

Em mais um capítulo de sua convocação trágica, Ênio Vecchi convocou ontem a pivô Natália Santos, da Arkansas Tech University (da Divisão II do basquete universitário norte-americano), para o lugar da lesionada Simone Lima. Primeiro, a pergunta: a Confederação descobriu essa semana que a jogadora de Santo André estava machucada?

Depois, e nada contra Natália, que teve as médias de 17,1 pontos e 8,1 rebotes na Divisão II do universitário (e sabemos o que isso significa, não sabemos?), mas acho muito estranho que a Confederação Brasileira siga insistindo no mesmo erro de 16, 17 anos. Dalila, da West Texas A&M University, foi ao Mundial de 1994 e voltou campeã com dois minutos e dois pontos na competição (relembre a história dela aqui, em texto do sempre excelente Melchiades Filho). Anos mais tarde, em 2009, Paulo Bassul convocou Mariana Camargo, que fizera três ótimas temporadas na ORU (14 pontos, 5,3 rebotes e 5,2 assistências), da primeira divisão universitária, para testes no time - e sem sucesso. De volta ao país, Mariana não se firmou em Americana (na LBF, tímidas médias de 2,8 pontos e dez minutos por jogo) e ainda busca seu espaço em Catanduva (no Paulista, 5,6 pontos e apenas 17 minutos por jogo). Conclusão básica: jogar nos EUA não é tudo.

Agora, e ainda sem entender qual o critério de Ênio Vecchi (será que ele, Janeth ou Hortência conhecem o jogo da atleta? Alguma vez já a viram jogar? Como o nome dela chegou à CBB?), surge o nome de Natália Santos, e fico sem entender por que Fabiana Caetano, Cristiane Simões (a Kika) ou Monica, que ao menos têm histórico nas seleções de base do país, continuam sendo esquecidas pela comissão técnica.

Na boa, a cada movimento do time feminino eu espero sair uma claquete que diga que isso tudo não passa de uma grande brincadeira. Se isso for "pegadinha", já está na hora de parar. Se não for, está na hora de repensar o que estão fazendo com o basquete das moças deste país.

30 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus!!!
Sério, agora não há explicação, pelo menos que seja coerente. Ouço que tem uma atleta (pivô) de Jundiaí que foi destaque na FPB (Micheli), alem das outras já citadas por vc.

fábio balassiano disse...

Você tem razão!
A michele é ótima!
Poderia estar na lista, mas ainda é mais, digamos, "crua" que as 3 q citei.

De todo modo, boa lembrança!

Abs, Fabio

Fernando Santos disse...

Fabio, entao explica o porquê da inclusao do nome da Thais Pinto na sua lista?

* Criterio confuso nao parece ser exclusividade da CBB [Enio Vecchi].

fábio balassiano disse...

Thaís jogou nas divisões de base, está sendo cortejada pelas melhores faculdades divisão I dos EUA.

Seja mais educado, Fernando. E exponha seus argumentos Que será sempre ouvido.

Abs, fabio

fábio balassiano disse...

E tem mais . Coloquei a Thaís numa suposta equipe apenas de jovens que EU formei. Não nisso aí que você e o enio apóiam.

Acho que são coisas bem diferentes. Mas talvez seja beeeeeem difícil enxergar.

Passe bem.

Abs, Fabio

Anônimo disse...

A vovó Hortencia, ta mais para arroz de festa do que dir da Cbb.
Tem câmera,microfone, e bom partido ela esta presente.

Alexandre disse...

Foi um pouco infeliz no comentario agora em bala...conheço bem o jogo da Natalia e posso te garantir que ela joga muito !! e em um nivel muito melhor do que as jogadoras que mesmo com talento não desenvolvem pelo fraco campeonato feminino que temos aqui no nosso pais...Se ela estiver 100% é sim uma ACERTADA tacada da cbb uma das poucas pra falar a verdade... não sei se vc conhece o jogo dela a fundo..se não conhece procure por que vai mudar de ideia pode ter certeza !!
Grande Abs a todos

Anônimo disse...

Bala,
voce mais uma vez se contradizendo:
pede oportunidades as mais novas mas pelo jeito nao pode ser qualquer uma, tem que ser as que voce acha que valem a pena.
infelizmente ou felizmente a sua opiniao nao vale de nada.
As suas opinioes se baseiam em que??Numeros??Vai nos jogos do juvenil e paulista?
ou simplesmente nas suas amigas de facebook.
Passar bem

Sta. Ignorância disse...

Olha, eu vi a Natália jogar em Piracicaba e São José dos Campos, antes dela ir para os EUA e eu achava fraquissima. Espero que ela tenha melhorado jogando por lá, porque senão...


Em relação a Thaís Pinto, além de tudo que o Bala já disse, ela tem por volta de 2 metros de altura. Será que não vale o teste?


Lembrando que daqui a alguns anos, teremos Liz Cambage e Brittney Griner (que já está treinando com a seleção americana) pra marcar. Será que a Isis dá conta? Not!

Fernando Santos disse...

Olha o melindre, Fabio.

Anônimo disse...

Quanta besteira em um só comentário. Vc tem que se informar melhor.

Anônimo disse...

sim , natalia era fraca na epoca de sao jose mas melhorou 1000% nos eua portanto merece uma chance.. como varias outras q a cbb ACRETOYU em convocar. Fabio vc parece ser meio hipocrita nas suas declaraçoes... ao inves de cornetar camos dar apoio a RENOVAÇAO q esta acontecendo no nosso basquete ate q enfim..deveria eh ter ficado bravo pela convocaçao de silvia gustavo e fernanda beling

Anônimo disse...

e pedir michele ao inves de natalia?? vc entende de basquete mesmo???

Anônimo disse...

oregon state agora e uma das melhore universidades D1 dos estados unidos?

se e so pra falar de divisao ela estava jogando Junior College na temporada passada, quando a Natalia estava no melhor time da D2

Acho que as duas deveriam, estar na selecao.

Anônimo disse...

1. Você está afirmando que foi um erro a convocação da Natália em 2011, baseando-se na convocação da Dalila em 1994. É isso mesmo?

2. Esse post dá a entender que, na sua opinião, seria um erro convocar atletas que atuem no basquete universitário dos Estados Unidos, mas num posto anterior você defendeu a convocação de duas meninas que disputaram o College Americano: Thaís Pinto e Ariani (que foi selecionada para a mesma Universidade da Natália, mas ainda nem estreiou). Coerência mandou lembranças.

3. Aqui nos comentários você afirma que a Micheli de Jundiaí é mais "crua" que a Kika e Monica. Você precisa vir mais vezes para São Paulo para assistir aos jogos, antes de comentar esse tipo de absurdo. Aliás você já viu a Micheli jogar alguma vez na sua vida?

4. O anônimo acima te definiu muito bem, não basta a CBB convocar atletas mais jovens, tem que ser as que você quer.


A Natália Santos é a atleta brasileira com maior destaque no basquete americano, mais uma vez não há como negar que o critério dessa convocação está sendo bastante justo e não são critérios de preferência pessoal, que costumam prevalecer para as pessoas que criticam a lista de convocadas.

Anônimo disse...

Melhor conceder o benefício da dúvida e convocar a Natália Santos para testá-la, do que convocar a Monica, Kika e a Fabi que temos certeza que não ainda não tem condições para atuar na seleção principal.

fábio balassiano disse...

pessoal, só vou repetir uma coisa: a lista que eu fiz seria a de uma renovação completa e absoluta na seleção.
nela, a natália caberia.
na lista do ênio, eu não entendo o critério.


passem bem.
abs, fábio.

Anônimo disse...

Sejamos mais positivos... que bom que a Natália foi convocada, vamos torcer para que ela tenha um bom desempenho nos treinos com a seleção e que assim mais meninas que jogam nos Estados Unidos possam ser acompanhadas mais de perto pela CBB e tenham a mesma oportunidade que a Natália.
Ariani, Thaís Pinto, Priscila Borges e outras agradecem.

Anônimo disse...

Confesso que não entendo muito bem como funcionam as divisões do basquete universitário americano.
No caso a Divisão II que a Natália atua, seria como a segunda divisão no Brasil, ou seja um nível inferior a divisão I, ou é uma divisão regional?

fábio balassiano disse...

anônimo das 10:13, é isso aí mesmo! tem que ser positivo. concordo com você. o problema pra mim é repetir as atitudes e querer resultado diferente...

anônimo das 10:15, é uma espécie de segunda divisão, mas não por termos técnicos, com acesso e rebaixamento, mas sim uma competição com faculdades de menor investimento. entende?


abs, fábio

Anônimo disse...

Mariana Não busca mais nada em catanduva. Foi dispensada e retornou a SC para a disputa do JUBS.

ouvi dizer nos bastidores que Barbosa está interessado na moça...

Anônimo disse...

Também não podemos generalizar e concluir que porque não certo com a Dalila ou com a Mariana, todas as outras meninas que jogam nos Estados Unidos são fracas. Cada caso é um caso.

Anônimo disse...

Quais são as informações que você tem sobre a Thaís Pinto?

Anônimo disse...

Informações sobre a Thaís Pinto: http://www.starherald.com/articles/2011/05/15/sports/doc4dcb6898f11be911141405.txt

marcelo marques disse...

se eu achava chato os familiares

de nezinho duda e cia

to vendo o das mulheres meu deus


fabio larga essas malas pra lá

manda lava louça

Anônimo disse...

A seleção convocada pelo Enio está bastante renovada em relação ao grupo que foi ao Mundial em 2010.
Renovação não se refere- apenas a idade das atletas, pois não basta apenas ser nova, é preciso ter méritos, tanto para ser convocada, quanto para permancer no grupo.

Anônimo disse...

Que difícil agradar esses corneteiros do basquete feminino, difícil não, impossível. Ainda bem que não é necessário!

Anônimo disse...

Mônica, Kika, Michele... Pelo amor de Deus né! Não acompanha jogos mesmo.

Anônimo disse...

Vc certamente não acompanha o basquete feminino para escrever o que escreve!

Anônimo disse...

e realmente a cbb ta desatualizada e tanta brasileira boa la fora que eles nem sonham que existem.mas isso e o reflexo da incopetencia e o basquete se f.......
maria