quarta-feira, 11 de maio de 2011

A LNB responde

O leitor Luiz fez ótimas perguntas ontem no post sobre a Super Copa Brasil. Fui atrás da Liga Nacional de Basquete, que respondeu às questões através do departamento de comunicação. Vamos lá.

Perguntas do Luiz
"Bala, uma pergunta. O estatuto da LNB não permite que um Estado tenha mais de 50% dos times. Pois bem. Se Rio Claro e Sorocaba forem os finalistas, o estado de SP teria 10 dos 18 estipulados pela liga (os 15 deste ano + o Londrina(?) + os 2 via Copa Brasil). Como a LNB resolveria esta pendenga? Rio Claro e Sorocaba sabem disto?

Além disso, se por acaso nenhum dos dois finalistas apresentar as condições exigidas pela LNB, e digamos aparecer alguem em investir no basquete (por exemplo: O dono do COC decide montar um time de novo, ou o Vasco arruma um patrocinador e decide perturbar o Flamengo) a liga permitiria este time disputar o próximo NBB sem ter disputado a Copa Brasil? Grato pela atenção, Luiz".

A resposta da LNB

"Conversei com o Sérgio Domenici (Diretor Executivo da Liga) e com o Depto. Técnico da Liga e eles me disseram que a CBB já publicou no site deles este documento (clique aqui para ler). Logo, todas as equipes que disputam a Super Copa têm conhecimento desse tema.

Com 18 equipes no NBB, poderia entrar somente um paulista via Copa Brasil. Isto, claro, se nenhuma outra equipe paulista pedir licença, como fez Limeira na segunda edição. A regra é simples e clara. Rio Claro e Sorocaba assinaram um termo aceitando as condições estabelecidas no documento que enviamos para a CBB.

A Liga, embora não seja seu pensamento agora, tem autonomia, por ser uma Associação Privada, para decidir a entrada e saída de quem quer que seja. No momento, a Copa Brasil apresenta-se como a melhor alternativa para que as equipes possam ascender ao NBB, demonstrando ter um projeto consistente até a sua entrada no NBB".

Estão claras as questões, não?

6 comentários:

Guto Sousa disse...

Não esperaria resposta diferente.
Estou satisfeito com a transparência e coerência.

Victor Dames disse...

Com a leitura do documento, ficou bastante claro sim. Inclusive quanto ao fato que poderão ser abertas vagas para os classificados subsequentemente aos dois primeiros da Supercopa, caso estes não possam se inscrever para o NBB4.

Abraços!

Vitor disse...

Sem entrar em questões técnicas do NBB, acho q a entidade da LNB é hoje a mais organizada do basquete brasileiro. Nada de outro mundo, claro. Mas não tem nem comparação com a CBB, no me entender.

Vítor

Anônimo disse...

Bela comparaçao:
organizar um campeonato de clubes profissionais e organizar toda a programaçao de 12 seleçoes brasileiras, 18 campeonatos de base, eventos com a NBA e Nike.
Realmente e quase a mesma coisa.

Anônimo disse...

Valeu Bala!
A vida , como sempre ,seguiu o caminho mais fácil e Sorocaba e Rio Claro, provavelmente se enfrentarão na semi-final da Copa Brasil.
Mas ainda existem brechas ( será que estou procurando pelo em ovo?).
Londrina, pelo jeito entrou em coma profundo e não tem indicação que irá retornar, além disso o Vitória vive no fio da navalha.
Não acedito no fim de nenhuma equipe paulista que disputa o NBB.
Assim, o time paulista vencedor da referida semi-final, seria o 9º paulista de um total de 16 ou 17 equipes.
Aguardemos.

Agradeço de novo pela resposta e parabéns pelo blog.
Abraços.
Luiz

Anônimo disse...

Vcs gostam de comparar o Brasil, ou suas entidades esportivas com a Europa e USA. Num tem comparacao...Vivemos num pais de disparates sociais, e , infelizmente,o sudeste eh bem mais preparado q o resto do pais..sem menosprezo,serio. Se os melhores times sao de SP,MG, RJ,e regiao sul....a questao eh social..na liga do Oscar, colocaram times do Brasil inteiro, e muitos nao conseguiam cumprir seus compromissos p falta de estrutura. E teve um monte de W.O....Gostaria muito de times do Brasil inteiro...mas...