terça-feira, 31 de maio de 2011

Gira mundo

No último dia 25 de maio, 18 clubes sentaram e discutiram a relação do seu campeonato local. De acordo com eles, a reunião teve o objetivo de "dar um novo impulso que permita transmitir a cada um dos componentes da Liga coragem para encarar a grave situação atual com seriedade e rigor". Não sei se vocês imaginam, mas o trecho retirado acima vem de um comunicado oficial da imensa Liga ACB, a segunda melhor do mundo (gracias pela informação, Patricia Arbulo). Os clubes espanhóis estão mais do que nunca preocupados com uma conta que não fecha e com os rumos que a modalidade tem tomado no país. Por isso eles foram conversar, trocar ideias e procurar soluções.

Isso tudo para dizer que aqui no Brasil deve ser feito o mesmo. Tanto LBF (mais do que nunca) quanto LNB devem conversar para encontrar soluções para seus problemas. Em relação à liga masculina, é obrigatório que se tenha em mente que televisão (seja ela qual for) é meio, e não fim. É ela que transmite os jogos, mas não é ela que traz novos clientes para a modalidade. Ficar restrito à TV (e já cansei de dizer isso aqui) é dar um tiro no próprio pé e fecha demais os olhos para um público que se cresce, só cresce por aqui na internet. Para ser pragmático: por mais que a Liga tente lançar foguete, o Jogo das Estrelas deu pequena audiência (seis pontos é muito pouco) e os índices dos playoffs do NBB3 não mudaram tanto em relação ao dos dez últimos anos de Nacional na TV fechada.

É óbvio que o torneio é mais organizado e tem uma continuidade. É claro que a LNB/NBB está no caminho certo, mas é preciso dar um salto de qualidade na próxima edição. Em termos estruturais, técnicos, de gestão (no mínimo quatro clubes estão perto da falência, um sinal de que o campeonato não é rentável ainda) e de visualização de cenários de um esporte que, insisto de novo, é o segundo mais popular do mundo. Deixá-lo na mão de uma emissora que dá o mesmo "carinho" que às partidas de Showbol (seja lá o que este "esporte" é) é pouco inteligente, não traz sustentabilidade alguma para o negócio e não conquista/retém cliente algum. Isso tudo, reitero, para uma Liga que, ora bolas, foi criada para ser gerenciada pelos clubes - e só pelos clubes. Chegou a hora de mudar isso, não chegou?

12 comentários:

Anônimo disse...

o que mais me incomoda é ver que praticamente todos os amantes do basquete (torcedores/jornalistas) concordam com relação ao q vc escreveu sobre a submissão excessiva à TV, e mesmo assim os dirigentes da Liga insistem em não fazer nada pra mudar esse panorama.

Anônimo disse...

Bala, teu amigo por aqui de novo.
Gosto muito de basquete, sigo varios sites, blogs, times via internet e tambem adoro ir aos ginasios quando posso. Ate mesmo ja tentei jogar um pouco mas nao dei muito pra isso.

Mas so por gostar nao faz do basquete o segundo esporte mais popular do mundo, por mais que a gente queira ver ele la um dia.
ai vai a lista:

1 futebol
2 cricket
3 hockey de campo
4 tennis
5 volleybol
6 tennis de mesa
7 baseball
8 golf
9 BASQUETE
10 Futebol americano

um dia a gente chega la.

fábio balassiano disse...

qual a fonte, anônimo?!

abs, fábio,

Anônimo disse...

Alguns esportes devem estar estar na lista por causa da China(Volei e Tenis de Mesa) e India ( Cricket e Hockey de campo) que tem populações imensas.
Nas Olimpiadas, quem atrai mais publico, basquete ou tenis de mesa?
Luiz

Anônimo disse...

Nada à ver essa lista aí! o Cricket até dá para acreditar,
agora:voleyball, e golf tem muitos porens para estarem tão bem em uma lista.

O basquete não é o "principal" esporte em carisma na China nos últimos anos ? isso deve contar em algo não ?

E quanto as Olimpiadas, é claro que nos torneios mundiais como as OLimpiadas o interesse é diluído pela importância da liga da NBA como acontece em extrema escala com o beisebol que engatinha para forma um mundial.

Anônimo disse...

http://www.mostpopularsports.net/

Marcos_Galo13 disse...

Concordo!

Ainda mais que é a Globo...

O site da LNB tem que mudar (o site é feio, com pouco informação, sem interatividade)

Melhorou em algumas coisas (na tabela colocaram a opção de ver os jogos apenas de um time e colocaram as estastísticas individuais do jogador), mas é muito pouco...

Tem que ter vídeos, alguma coisa, tipo um fantasy...

O site é um dos meios de comunicação da Liga mais fáceis de mudar...
E essa pequena mudança já seria muito válida!!

Victor Dames disse...

Apoiadíssimo! Um triênio é suficiente para se avaliar erros e acertos e buscar o salto para a esperada qualidade...

Agora, será que a Globo não deveria repensar esse horário vespertino para esportes? O que mais bomba nessa faixa é desenho animado e programas para donas de casa... Só no Domingo é que ainda parece rolar alguma atenção do espectador médio para o esporte...

Abraços!

Victor Dames disse...

Acho que os basqueteiros acessaram muito esse site aí de cima nos últimos dias. Basquete é o primeiro em preferência no Brasil, segundo os caras! Tá bom...

Abraços!

Anônimo disse...

ridículo! essa lista é feita pela presença diária de acessos em sites especifico de 1 único esporte.
O q desqualifica os fãs q acompanhão as notícias em sites de diversos esportes.

Nem metade da população mundial tem acesso à internet, quanto mais diariamente!( por isso o Golf deve ter subido umas posições, por exemplo.)

O site pode ajudar à dar uma idéia para uma lista, mas está muito longe de algo real.

Patricia Arbulo disse...

Vcs realmente estao preocupados com o ranking do Basquete no mundo? Acho q os Norte Americanos, nao estao nem um pouco preocupados com a projeçao da NFL no mundo!
Com isso, so quería dizer que o mesmo modelo nao funciona pra todo mundo! Tipo NBA, por exemplo. Mais alguns detalles poden ser aproveitados!
Comcordo com o Bala, e acho q todos temos esse ponto em comum, que os clubes sao os que tem q tomar a rédia da liga!
Um abraço!
@Patri_BR

Anônimo disse...

O esporte mais popular do mundo nao é americano, sim, ingles..O Football (ou soccer).Os USA ignoram, pq nao inventaram....algo assim como o avião . P eles não existe santos dumont...Pode ser, p mim, fingem q nao veem.
Nós, amantes do basquete, é q estamos remando ao contrario e querendo q esse esporte (o nosso)seja respeitado, como ja foi, e tenha seu espaço.
Mas , levar essa lista a sério...nem na noruega,do curling,ela passa...td respeito ao curling ein? é...deve ser por ai..rsrsrs...café da manha e ja volto