quarta-feira, 11 de maio de 2011

A derrota e a reconstrução

Não vou, aqui, entrar no mérito da confusão alucinante que aconteceu no minuto final da indiscutível vitória de Franca sobre o Flamento na noite de ontem. Os 91-78 desta terça-feira e os 3-0 no confronto falam por si só. Era um time jogando contra cinco jogadores. Era uma equipe bem treinada contra um punhado de atletas razoavelmente talentosos e assustadoramente mal comandados. Varrida, classificação justa de Franca, que encerra, assim, o "vício" de decisões Flamengo x Brasília no basquete nacional (foram três seguidas). Como alguém lembrou na caixinha, a final pode reabrir as feridas daquela que não terminou em 2006, entre Franca e o agora extinto Ribeirão Preto, que seria representado por Brasília (Alex, Arthur, Nezinho e Cipriano).

Mas o assunto que mais me chama a atenção é a queda técnica do time do Flamengo. Poderia citar os números, mas nem acho que vale tanto assim. Duda, Fred, Hélio, Jefferson Willian e Bábby (que sofreu com lesões durante toda a temporada) caíram assustadoramente de rendimento, e com eles o Flamengo também caiu (era o núcleo que levou a equipe a dois títulos nacionais e a um vice, né). Marcelinho manteve o nível de seu jogo (aquele, de uma nota só, e que ainda dá resultado aqui no Brasil), mas fica claro que o elenco precisa de uma reformulação urgente. Isso, claro, sem excluir o técnico Gonzalo Garcia, que é educado, gente boa, coerente, mas definitivamente não mostrou nem pulso e muito menos conceitos novos ao basquete brasileiro. E aí não é uma questão de ser argentino, turco, italiano ou sérvio. É uma questão de ser bom ou não. Gonzalo não é (ou não foi).

É duro, é triste, vai ser doloroso, mas chegou a hora de o Flamengo reconstruir o time que tantas glórias deu ao clube nos últimos cinco, seis anos. A começar pela comissão técnica (quem vão trazer?), passando pelos atletas e culminando com um pouco mais de pulso por parte da diretoria, chegou o momento de mexer. Ninguém duvida da força dos rubro-negros, mas a eliminação com varrida deixou as feridas do time muito expostas. É hora de mudar.

42 comentários:

Lisa disse...

Parabéns Bala, teus comentários foram altamente racionais e lógicos. Perfeitas colocações, de modo geral a um vício escancarado que precisa ser eliminado. Franca mereceu, porque jogou e jogou muito e isso até me deu vontade de ler. Espero que assim que o texto estiver pronto e publicado você tenha oportunidade de ler e curta minhas palavras!

Victor Dames disse...

É Bala, só tiraria o Bábby dessa porque nos poucos jogos em que teve condição física decente atuou razoavelmente bem. O resto, assino embaixo.

Quanto ao Gonzalo Garcia, até acho que ele trouxe conceitos novos para o Fla, ao menos algo que os atletas não estavam acostumados a praticar em seu jogo. Mas concordo que esses conceitos não apareceram no time. E daí não dá pra culpar só os jogadores por não assimilarem. Por mais óbvio que seja dizer isso, a função de quem ensina é fazer com que os aprendizes aprendam. E nem todo técnico é professor. Alguns tão mais pra "pofexô", como dizem os boleiros no futebol. Infelizmente, o Gonzalo ficou nessa categoria...

Ainda apostaria num técnico argentino, mas um com cúrriculo respeitavel, como fez a CBB com o Magnano. Mas não descartaria ninguém por aqui. Até promover o João Batista a técnico é válido.

Mas a reformulação de elenco é necessária, até pela idade de alguns. Manteria o Marcelinho, lógico, mas tem que pensar na aposentadoria do cara, que por mais que ele queira protelar, não deve estar longe. Minha barca começaria com o Duda (ainda que isso dê rebuliço interno no clube), incluiria ao menos um dos armadores (hoje mais pro Hélio) e um dos pivôs (tchau Wagner). E vamos atrás de gente nova, sem velharias, pelamordedeus...

Abraços!

Anônimo disse...

E meu Deus!! Mais uma vez nosso IDOLO brasileiro arrumando das suas..
Porque a tv também não mostra a cara do senhor Marcelo.

ta bom que o Pena..que diz que usou um recurso..mas cá pra nos qtas vezes esse tão falado que e IDOLO do basquete brasileiro sempre apronta..se olharem novamente o video..antes de tudo ele já quis da no Drudi no rebote...e depois foi p cima no Fernando Pena..

Aff Marcelinho...como vc disse Bala
(aquele, de uma nota só, e que ainda dá resultado aqui no Brasil)sempre aprontando das suas....

Régis Marlo - Campo Grande - MS disse...

Fábio o que mais me admira é o quanto a mídia brasileira acoberta o sr. todo poderoso Marcelinho Machado. O que ele faz de estupidez dentro de quadra é sem precedentes. O cara não respeita ninguém, ninguém. Ele já acabou com partida de final de campeonato porque não quis sair de quadra, lembram em Joinville, muito mal educado, muito mimado. Imagina que o telespectador está vendo jogo em casa e o jogo não termina antes de acabar o 4° período porque o mimadinho não quis sai de quadra. E o STJD dá puniçãozinha no cara em jogos amistosos. rsrsrs
Hoje a mídia foi rídicula não mostrando o replay da íntegra da atitude descontrolada e de um garoto mimado que não saber perder. O Marcelinho saiu querendo dar soco no Fernando Pena porque não gostou do drible que o Fernando deu no adversário, drible de gênio, o Neymar humilha os adversários e todo mundo bate palma. Agora tenho que ver uma foto e você babando ovo deste babaca. Débito, débito!

fábio balassiano disse...

Régis, leia novamente o texto.
E por favor me diga quando "aplaudi" o rapaz que você chama de "babaca".
Acho que você até não gostar dele, ou de mim, mas precisa haver respeito, educação.
Eu acho que o Marcelinho errou, claro, e sou um dos poucos que o critico pessoalmente e em sua frente. Ele sabe disso, e quem me lê diariamente também.

Abs e releia o que eu escrevi. Com educação e respeito nós vamos longe.

Fabio

Marçal de Lima Hokama disse...

Mais uma vez perfeita a sua análise do jogo Franca x Flamengo, Bala. Só acrescento que naquele episódio do Marcelinho achei ridículo o Pacheco dar apenas uma falta técnica no Marcelinho e outra no Fernando Pena (!?). Agora tirar a bola das mãos do adversário batendo nela e a mesma passando por baixo das pernas dele (é só ver o vídeo) é falta técnica!?

Marçal de Lima Hokama disse...

E podemos ficar aliviados de não ter acontecido nada mais grave neste episódio. Seguranças brigando com o elenco do Flamengo, polícia dentro da quadra... Só faltou a torcida invadir para o caldo desandar de vez. E apesar de estar tudo filmado, não podemos esperar nenhuma providência moralizadora do STJD ou da LNB, como aconteceu no jogo 4 da final da temporada passada. Do jeito que as coisas são, até periga do Fernando Pena ser punido por "uso excessivo de habilidade", hehehe...

Anônimo disse...

Gosto de ver o time de Franca ganhando por que mostra novos jogadores como Dedé e benite. Alias o benite deve ser convocado ja que nao teremos leandrinho.

César Franca disse...

O problema eh q o Marcelinho jah tinha aprontado depois do jogo 2,
qdo agrediu ou tentou agredir os arbitros jah na porta dos vestiarios...Quero ver q punição ele vai tomar..

O Bala, gostaria de saber sua opiniao sobre a evolução do Benite (ate q enfim o Helio ta deixando ele mais tempo). E se ele tem basquete pra jogar na seleção...

Valeu Abraço..

Anônimo disse...

Fabio, concordo com vc em quase tudo, porem acredito que a reformulação da equipe tem que ser DRASTICA,com excessão de Marcelinho e Baby, TODOS os demais são descartaveis inclusive a comissão técnica.E não vão faltar jogadores querendo jogar no mengão, que sem duvidas nenhuma é uma das equipes mais admiradas no NBB.

Blog do Tavares disse...

Vitória inconteste do Franca, que a muito já merecia essa final.

Quanto à confusão armada pelo Marcelinho... É mesmo um cara que não sabe perder, por isso que também não é um grande vencedor. Bem que poderia aproveitar o ensejo e se mandar do basquete brasileiro, se aposentar seria ótimo.

Parabéns pelo texto, muito lúcido.

Abraços.

Marcelo Nogueira disse...

Adoraria poder ver o Flamengo mudando de postura,com uma filosofia de jogo coletivo, trabalhando com um técnico jovem e competente, utilizando mais a garotada da base, enfim: realizando uma renovação a la Paulistano. Sei que isso, no "universo político" da Gávea cheio de vaidades e pressões extraquadra, é praticamente impossível, mas dessa maneira sim haveria uma verdadeira reconstrução do basquete rubro negro!

Rafael Liberato disse...

Benite jogou muito!
Acho que é o melhor reserva para a seleção.
Tchau Nezinho!!

Anônimo disse...

É sempre assim quando o Flamengo ganha o Marcelinho fica tranquilo, porém quando a equipe perde sempre existe alguma desculpa. Triste fim para o Flamengo e o Sr. Marcelinho. Por favor chega de idolatrar esse cara. Um bom atleta não se faz somente de técnica e boas jogadas. Deve saber ganhar e perder em quadra.

Sergio 2 due disse...

Juro que assisti ao jogo so esperando quando o Marcelinho ia arrumar encrenca..era questão de tempo..ja desisti de contar as vezes que ja falamos disso.Hoje foi Penna,antes qualquer outro
A festa de Machado continua...

Quando contrataram a Gonzalo García falei que não ia conseguer dominar a esse time...podem trazer a Phil Jackson...que vão acabar do mesmo jeito.o grande atleta e jogador Marcelinho Machado,segundo a Globo ,a maior estrela do basquete brasileiro atual,precisa certamente de um psiquiatra que lhe explique como deve se comportar numa quadra.
Lindo exemplo para as crianças...desta vez até Pacheco levou porrada...e o melhor de tudo: a Globo justificando,e o Penna sendo punido com falta técnica...foi divertido pra caramba...hahahahaha

Anônimo disse...

Técnico brasileiro 3 x técnico argentino 0. Que surra !!! Sérgio Hernandez para seleção !!!

Anônimo disse...

Coloca o Paulo Bassul para dirigir o Flamengo. Sabe tudo.

Márcio-33 disse...

Não acho que a culpa seja do Gonzalo, acho que o estilo os jogadores não conseguiram se readaptar ao Basquete pensado. Com o chupeta era aquele, como diria o Marcel, basquetebol "SELVAGEM"...

Acho que o julgar o Marcelinho apenas por não gostar dele não é certo. Ele como lider do time, não podia deixar passar essa caneta do Penna, mesmo nós, de trás da tela e fora do calor do jogo achando legal o flamengo se fu***. Basquete é um jogo de contato jogado por gente muito forte, então existe uma convenção invisivel que este tipo de jogada não deve ser feita para não gerar este tipo de reação ou piores, quem joga ou jogou(pelada não conta) sabe do que eu estou falando, o próprio Fernando sabe disso. Acho que a atitude do Marcelinho foi errada e que ele tem que ser punido exemplarmente já que é "reincidenteenteenteente", mas se fosse eu perdendo de forma lamentável, sendo varrido e acontecendo o que aconteceu faria igual, afinal ele não agrediu, bateu boca e acho que não tentaria agredir se não fosse contido, afinal ele é um cagão.
Deixo o politicamente correto para os colegas ai de cima e fico com minha opinião!

Abraxxx

Rodrigo Tetzner disse...

Ótimo jogo ontem, Sem Aquele pivo (5ão) mas com um time leve e rodando bem no ataque,não concentrou os pontos em um só atleta, teve banco coisa que o Flamengo não teve, soube anular algumas jogadas do flamengo, cortou a linha do passe para o Marcelinho e deixou os outros jogadores a decidir no ataque(PJ fez isso com Malone na final contra Utah quando estava nos Bulls). Parabéns Franca por estar na final. Jogando Marcelinho é um baita jogador mas peca com o psicológico. Flamengo precisa sim reformular a equipe, o técnico precisa ter autoridade sobre seus atletas, ficou nitido nos jogos que os jogadores é quem mandam no time na hora decisiva(não respeitam o técnico).

Anônimo disse...

FABIO

DISTO TUDO FICA UMA LIÇÃO,PRINCIPALMENTE PARA O VC BALA,QUE NÃO SE DISCUTE QUE O SEU SITE É DISPARADO O MAIS SÉRIO DE MELHOR CONTEÚDO,O VELHO E SUPERADO(DE ACORDO COM SEUS CONCEITOS E PRECONCEITOS)HÉLIO RUBENS,COM UM ELENCO INFERIOR(O TIME NÃO TEM 5 E OLHE LÁ UM 4)E TASCOU 3XO,NO FLAMENGO QUE TEM UM ELENCO MUITO SUPERIOR,E UM TÉCNICO ARGENTINO,QUE ASSIM COMO O DE MINAS NADA CONSEGUIU E O SR MAGNANO TÃO IDOLATRADO IDEM!ASSIM VAMOS FAZENDO E VENDO A HISTÓRIA,NEM SEMPRE JUVENTUDE É SINAL DE MODERNISMO E COMPETENCIA,ASSIM COMO A IDADE NÃO SINAL DE ULTRAPASSADO E TAMPOUCO INCOMPETENCIA!

Anônimo disse...

Dessa vez os TÉCNICOS Argentinos não foram bom para os Times, mem para o Flamengo ,nem para o Minas. Na verdade acho que é um conjunto de fatores, mas todos (Técnicos e Jogadores) tem sua parcela de culpa.

Bruno Maia disse...

e o Leandrinho, vem mesmo pro Flamengo durante a greve da NBA?

Anônimo disse...

Romano para o mengão já!!! Único argentino que pode freiar esse temperamento do Marcelinho.

Anônimo disse...

Fiquei com "vergonha alheia" com a atitude da arbitragem. Técnica pro Pena?!! Marcelinho continuar em quadra?!!! Que coisa triste.

Anônimo disse...

Qual punição o marcelinho vai ter?

A mesma que franca teve qdo sua torcidinha agrediu o valtinho: nenhuma

Ontem apenas confirmou o titulo do brasilia

Agora a globo que se deu mal, nao vai ter audiencia no jogo final e por causa disso corre o risco de nem passar na tv aberta

Anônimo disse...

Luiz Mauro,

parabéns bala pelo seu comentário.

Caro Regis...por favor estamos tentando resgastar o basquete e suas palavras nada contribuem para esse resgate.
Com relação ao Marcelinho, ele errou, mas te garanto a relação custo / benefício dele para o clube ainda esta muiiiiiiiiiito pisitiva.
Desafio a qq clube que não queira ele.

Não concordo com o Vitor , Héliofez uma temporada ruim mas acho que deve ser mantido com relação ao Baby ( o pacote é prejudicial ao Flamengo).

Aguardem o Flamengo 2011/12.

Tenho certeza que teremos umelenco forte , renovado....

João Paulo Benini disse...

Quem acompanhou os jogos do Flamengo contra o Itabom/Bauru pode notar o tamanho da SOBERBA rubro-negra.
O time carioca conseguiu passar das quartas do NBB por alguns jogadores do Bauru terem encolhido o braço e pelo elenco jovem da equipe de Guerrinha.
Se contra Bauru, que tem limitações financeiras, o time flamenguista passou muito apertado, imaginar que conseguiria ganhar de Franca, que tem um elenco experiente e mais balanceado, serai bastante complicado, ainda mais dependente de um jogador só.
Ao Flamengo as sandálias da humildade. Perder faz parte do jogo. Apelar é coisa de time podre. Ao Franca/Vivo meus parabéns. O único time da NBB que pensa o jogo, cadencia e usa a defesa em suas partidas. Hélio Rubens, o professor, merece estar em mais uma final da Liga.

Anônimo disse...

Infelizmente Helio Rubens trabalhando com a seleção masculina durante 5 anos não conseguiu classificar o Brasil numa Olimpiada. Alem do mais o Oscar (mão santa) vivia criticando ele.

Anônimo disse...

Marcelinho e/ou outro Machado arranjando confusão quando perde?

NÃO ACREDITO.

Voces ouviram Byra Belo enaltacendo o fato de Mrcelinho ter média de mais de 30 pontos nas finais e não fazer nenhuma ligação com as derrotas do time?

Isto é bsqeute?
Isto é comentarista competente

abaços

Ricardo Estevão ( Thibau)

Anônimo disse...

Parabéns ao Franca pela excelente série que fez jogando conscientemente em quase todos os aspectos.E por favor alguém mostra a jogada do Ginobili nas finais dos playoffs de 2007 para o Marcelinho.Quero ver ele falar que existia alguma outra saída naquele momento,assim como o Penna não podia fazer mais nada além disso.

Anônimo disse...

Eu achei muito bom pro nbb. As equipes estao Mais coletivas, com excecao do flamengo, que mesmo com um Elenco muito bom é definitivamente bem pier que Os 3 demais.

A serie de Brasilia e Pinheiros ta dando gosto de ver. Times com craques, marquinhos e giovanoni, e Muitos jogadores muito bons. Tá diferente do que eu já vi. Nao dependem de um Só jogador e demonstram melhoras defensivas.

Isso merece um post.


Marcelio Leal

marcelo marques disse...

se convocarem nezinho e duda MERECE FICAR FORA DE MAIS UM JOGOS OLIMPICOS

Régis Marlo - Campo Grande-MS disse...

Fábio! Me desculpe se houve desrespeito por minha parte. Não era minha intenção contigo. Agora eu penso que o Marcelinho Machado é mesmo um babaca.
Reli o seu texto Fábio, e repito, neste texto que você escreveu você realmente não aplaudi o Marcelinho, e eu também não disse isto. Eu falei que você está babando ovo do Marcelinho, desculpa o termo, mas penso mesmo que não é a maneira mais adequada de dizer isto, mas você de alguma forma o ato do mau perdedor é acobertado quando não é discutido, você devia ter colocado uma foto dele mesmo, mas uma foto dele dando um soco no Fernando Pena.
Outra coisa que disse é que a mídia acoberta Marcelinho e é verdade, tanto é que você começa o texto falando que não iria falar da confusão. Não gostei da atitude, pois é pelo fato de quem precisa se pronunciar se calar, é que as punições no Flamengo e no próprio Franca são brandas. Você é jornalista, não seja omisso.
Repito não tenho vontade de ser mal educado ou desrespeitoso. Irei medir minhas palavras mas não deixarei de dizer o que eu penso.
Abraço!
P.s.: Gosto de você como jornalista, adorei sua reportagem sobre o balancete da CBB.
Justiça para seguirmos indo longe!

Anônimo disse...

Regis,
entao arrume uma foto do Marcelinho dando um soco no Penna porque simplesmente nao existiu isso. E quanto a ele ser expulso em final de campeonato isso e mentira porque o mesmo foi expulso de um amistoso e por isso foi suspenso de amistosos.
Infelizmente quem esta sendo babaca e outra pessoa.

Victor Dames disse...

Luiz Mauro, até concordo que dá pra manter o Hélio, apesar dá má temporada. É que acho que a reformulação do Fla deve começar na armação. O Bábby manteria dependendo de sua condição física. Ontem no twitter, ele disse que está com DUAS hérnias de disco, o que certamente vai comprometer sua próxima temporada. Os outros citados, um abraço.

Abraços!

Anônimo disse...

bala,
voce sabe como esta a situaçao de contratos no Fla?acredito que alguns tenham mais de um ano de vinculo.
abraços
carlosRJ

João Pedro Tonhão disse...

Falar em Flamengo lota a caixinha..
Deve ter batido aquele arrependimento de tirar o Chupeta do comando do time.. xD

fábio balassiano disse...

carlos, vou averiguar.

abs, fábio

Anônimo disse...

TODOS TEM CONTRATO POR NAIS UM ANO MENOS O FRED E O GUTO...VAO TER Q SE ATURAR MAIS UM ANO

Anônimo disse...

Meu Flamengo me deixando cada vez mais envorgonhado e preocupado :/

Anônimo disse...

FORA GONZALO! FORA BÁBBY! FORA JEFFERSON! FORA FRED! FORA DIRETORIA INCOMPETENTE! FORA PATRÍCIA AMORIM! FORA BYRA BELLO!

Régis Marlo - Campo Grande-MS disse...

Anônimo! Infelizmente a rede Globo acoberta o Marcelinho e não teve o replay da imagem do Marcelinho correndo atrás do Penna e dando um soco nele. Mas aconteceu. Como que você acha que o Marcelinho parou o Fernando Penna no contra-ataque? Te digo que foi uma falta desqualificante, soco. E o Pacheco que por sorte não levou dois socos quando tentava conter o Marcelinho, os socos pegaram de raspão, isto pelo menos foi reprisado, deu apenas uma técnica no Marcelinho, que merecia ser desqualificado e por ironia deu uma técnica no Penna, por ser tão habilidoso. Absurdo! O cara tinha que ter sido expulso.
Nem vou discutir o que aconteceu em Joinville, porque era final sim, e não somente um amistoso. Se o campeonato não era oficial, é outra história.
Talvez seja babaquice de minha parte ofuscar o brio do todo poderoso Marcelinho Machado.