quarta-feira, 16 de março de 2011

Brilho também no Junior College

Começou ontem o torneio principal da NCAA, divisão universitária mais conhecida dos EUA. Não muito conhecida por aqui, mas muito valorizada por lá, tem início hoje o NJCAA Tournament, o campeonato nacional dos Junior College norte-americanos (como explicar os Junior College? seria uma espécie de faculdade preparatória).

Lá brilham, entre outros brasileiros, o quinteto (na foto acima) André Marone (SP), Ian Matos (RJ), João Vianna (DF), Mateus Crepaldi (SP) e Rodrigo de Souza (SP). Eles foram campeões da região IX por Western Wyoming e, no torneio Nacional, enfrentaram Shelton State ontem (derrota por 83-77 em Kansas). Além deles, chama a atenção o desempenho de Gerson do Espírito Santo (foto ao lado), que começou a jogar em Valença (RJ) há menos de quatro anos (jogou no América, de Três Rios, e também treinou no Pinheiros por algum tempo) e se destaca em Southern Idaho com 8,9 pontos e quatro rebotes por partida. Hoje Gerson e seu time enfrentam os Redlands.

Para quem quiser acompanhar mais sobre a decisão da NJCAA, o site é bem completo (clique aqui) e há também transmissão dos jogos (aqui). Seria muito bom se houvesse um controle grande por parte da Confederação (notícias no site então nem pensar...) sobre estes meninos. É muito brazuca nos EUA, e eles serão muito úteis em um futuro bem próximo.

17 comentários:

Anônimo disse...

O Gérson foi revelado pelo América de Três Rios antes de ir pro Pinheiros.

Anônimo disse...

Bala,
O junior College ja e uma parte da faculdade e nao um colegio. Todos ali ja terminaram o high school.O jogador pode jogar 2 anos no JUCO e depois transferir para um college de 4 anos para terminar sua faculdade o que nesse caso faltaria apenas 2 anos.
abraços
Paulo

fábio balassiano disse...

perfeita explicação, paulo!
é isso aí mesmo

abs, fábio

Anônimo disse...

eles perderam 83-77

Ian matos 6 pontos em 21 minutes
Rodrigo de souza 9 pontos em 32 minutos (0/5 dos 3 pontos)
andre marone, Matheus e joao viana nao jogaram

Anônimo disse...

Junior college nao e colegio e universidade!!!
diploma em dois anos.
Pra fazer o Junior College voce tem que ter acabado a high school.

Anônimo disse...

bala olha esse video aqui
http://www.youtube.com/watch?v=S4J06SXxVpo

fábio balassiano disse...

irado o vídeo!
mto bom mesmo.

abs, fábio

Anônimo disse...

André Marone : Armador alto e habilidoso(1,94m). Está em seu segundo ano nos EUA. Além deste título regional pela Western Wyoming (NJCAA), foi campeão em 2008 pela Anhembi Morumbi no Chile, em torneio universitário internacional(Laureate)e 3o. colocado em 2009. Após o juvenil paulista de 2008, onde defendeu o Benespa e anotou 296 pontos em 23 jogos, recebeu convites para a Millenium e para testes no Paulistano. Foi recrutado para os EUA em 2009(pela Western Nebraska).Por necessidade do time atual, que só tem um jogador acima dos 2,00m, tem jogado em outras posições, até no pivô, devido à sua forte marcação.

Anônimo disse...

Sera que nao conseguiamos fazer um levantamento de atletas e tecnicos que estao trabalhando/estudando nessas faculdades americanas?
Eu por exemplo tenho um amigo que joga na CEU - College of Eastern Utah - ele é daqui do sul de santa catarina ( criciuma) Renan Custodio (Energia Basquetebol- Adblu/Blumenau- Conti Assis- Sao Bernado e seleções de santa catarina), lateral de 2,04m, e ano passado a faculdade dele participou das finais do nacional americano da NJCAA. Esse atleta ja deveria estar sendo vigiado pela cbb assim como outros(tanto no masculino como no feminino) que tambem estudam nessa mesma faculdade. Vale lembrar tambem que o assistente tecnico dele é o Vandinho que já teve passagens por times de sampa e sc e revelado varios atletas famosos ( vide Baby)... vamos criar alguma coisa pra tentar ajudar essa administracao da CBB, eu como um ex atleta, torco por essa rapaziada que esperam ter retorno por parte da CBB. Tentar levantar um post com os atletas femininos e masculinos alem de tecnicos que poderiam estar ajudando o basquete brasileiro......

Abracos

Léo Inácio - criciuma - SC

Anônimo disse...

Anônimo das 15:53, o Marlon é este mesmo de Casa Branca. É impressionante que quase todo mundo acha que todos os atletas que estão no EUA, tem condições de
servir a seleção brasileira.

Anônimo disse...

Sem querer ser o chato, mas já sendo.
A maioria dos atletas que atua nos EUA estão em equipes secundárias.
Com certeza não seriam titulares em equipes de ponta do NBB (Flamengo, Brasilia, Pinheiros e Franca). Podem no maximo ser atletas para compor o elenco.

Se evoluiram ( torço muito para isso) podem ter certeza que ganharam grande destaque por parte do americanos e dai sim valeria um monitoramento.
Abraços
Luiz

Anônimo disse...

concordo com o Luiz !
muito bem colocado

Anônimo disse...

Estes cinco rapazes do Western Wyoming College já foram sondados por equipes do NBB porém estão jogando e estudando lá nos EUA, coisa que aqui no Brasil, pelo calendário é mais difícil. Teem totais condições de jogar sim aqui nos melhores times do país.

Anônimo disse...

O matheus Crepaldi é o n] 3 saiu do Basquete Clube da cidade de Araçatuba sobrinho da Cleia Crepaldi e filho da Secretaria de Esportes e ex jogadora Claudia Crepaldi. Ele é muito bom. parabéns familia.

Fernando disse...

Parabéns pela iniciativa de falar sobre JUCO. Joguei por 2 anos na NEO, com e contra vários brasileiros. Realmente falta um levantamento sobre os brasileiros que estão fora, no JUCO são muitos e a maioria bem talentosos. Nos meus anos de college na quadra encontrei Hatila (hj Uberlândia), Sony Weens (era do time do Hatila e hj está NBA com o Leandrinho), Cicero Gonzaga (hj Assis), Marcos Hubner ( Palmeiras) e vários outros além das mulheres (que são vááárias, e fazem a diferença!!)
Bala, faça alguma ação em seu blog, crie uma comunidade em redes social, quem sabe com ajuda de seus leitores não consegue um breve levantamento desses jogadores? A molecada precisa disso, vários voltam para o Brasil desconhecidos e acabam no banco de times com técnicos fracos e sem preparo para utilizar jogadores recém saídos de um basquete de alto nível como é o JUCO. É necessário um acompanhamento e até mesmo uma forma de preparo para esses jogadores voltarem e se adaptarem bem ao basquete brasileiro.
Abs

Anônimo disse...

GERSON SANTO FOI CAMPEÃO DA NJCAA!!!

Anônimo disse...

7 brasileiros entre os 7 melhores times dos EUA na NJCAA.

Parabéns !!!!
André Marone, Gerson Santo,Ian Matos, João Vianna, Marcel Campos, Mateus Crepaldi, Rodrigo de Souza.
Representando, em alto nível, o basquete brasileiro na terra do basquete.